gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Crónica Relativa á PO09 Play OFF e Grupo B – 28 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, e dedicada desta vez não apenas aos jogos do Play OFF (Grupo “A”), pois não se disputaram jogos do chamado Grupo “B”.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Jogos 1/2 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 1.º ao 4.º Lugar

1.º Jogo
Dia 30-04-16
Alavarium 29 - 25 Colégio Gaia
João Barros 27 - 28 Madeira SAD
2.º Jogo
Dia 07-05-16
Colégio Gaia - Alavarium (18H00) Andebol TV
Madeira SAD - João Barros (16H00)
3.º Jogo (Se necessário)
Dia 08-05-16
Colégio Gaia - Alavarium (18H30)
Madeira SAD - João Barros (15H00)

Jogos 5/8 Lugar (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 5.º ao 8.º Lugar

1.º Jogo
Dia 30-04-16
Santa Joana 17 - 24 Maiastars
Dia 01-05-16
CA Leça 37 - 38 CS Madeira (C/Prolongamento)

Com os dois jogos das 1/2 Final, transmitidos pela Andebol TV, tivemos um fim-de-semana em “cheio” para o andebol feminino. Os quatro (4) jogos disputados no chamado Grupo A, foram todos realizados sem o registo de ocorrências disciplinares, o que deve ser devidamente destacado, e com algum cuidado nas nomeações das duplas de arbitragem, em especial nas 1/2 Final.

No jogo disputado no pavilhão das meirinhas, entre o João Barros e o Madeira SAD, assistiu-se a um encontro de grande equilíbrio entre duas boas equipas, com a equipa Madeirense a saber utilizar a sua maior agressividade defensiva, o que na nossa opinião lhe eu a vantagem final num encontro fortemente equilibrado como já dissemos, com o resultado ao fim dos primeiros 30 minutos a situar-se numa igualdade a 15 golos, para nos segundos 30 minutos assistirmos a alternâncias no marcador, como por exemplo cerca dos 35 minutos com a equipa do João Barros a vencer por 20-17, e aos 41 ainda se encontrava na frente do marcador por 22-20, para o Madeira SAD, através da sua melhor jogadora na nossa opinião Erica igualar o marcador cerca dos 50 minutos a 23 golos, seguindo-se a equipa madeirense a comandar o marcador e a última igualdade verificou-se cerca dos 53 minutos a 25 golos, a partir deste momento o Madeira SAD, passa a comandar o marcador até final do encontro, chegando aos 28-26, mais uma vez através de Erica (9 golos e melhor marcadora da equipa) aos 59 minutos, para o João Barros ainda reduzir para a diferença mínima, através de um 7 metros convertido por Adriana Lage (5 golos), de destacar a excelente prestação na baliza das meirinhas de Carolina Costa, e ainda Neuza Valente com os seus 7 golos, e Eduarda Pinheiro (3 golos), mas com excelente jogo não só a atacar como a defender, e a jovem Inês Pires com 5 golos. No Madeira SAD, destaca-se o facto de nunca desistirem e a experiência de Renata Tavares com 7 golos que juntamente com Ana Andrade (5 golos) foram decisivas, na vitória da sua equipa.

Em Aveiro, no pavilhão do Alavarium, bem composto de um público entusiasmado, a equipa da casa, recebeu o Colégio de Gaia que entrou muito bem no jogo, perante um Alavarium sem soluções e aos 16 minutos de jogo vencia por 10-5, sendo que partir deste momento a equipa aveirense começa a encontrar soluções a e faz um parcial de 4-0 em 5 minutos colocando o marcador pela diferença mínima, ainda a favor do Colégio (10-9), para até ao final do primeiro período de jogo, se sucederem as alternâncias no marcador, e o intervalo chegar com uma igualdade a 15 golos. No segundo tempo o Colégio Gaia, começa a perder discernimento, e no Alavarium Andreia Madail, que tinha entrado para defender um livre de 7 metros substituindo Isabel Góis, continua na baliza fazendo uma excelente exibição e sendo uma das grandes responsáveis do triunfo final da equipa aveirense. De referir que nos segundos 30 minutos o Alavarium chega á frente do marcador aos 34 minutos (16-15), para passar a comandar o jogo e o marcador até final do encontro, chegando a ter seis (6) golos e vantagem (26-20), cercados 49 minutos, com a Colégio Gaia num forcing final ainda conseguiu reduzir a diferença, mas o vencedor estava encontrado. No Alavarium de destacar Filipa Fontes (8 golos), e sendo para nós a melhor jogadora da equipa apesar da eficácia de Mónica Soares com os seus 10 golos, já que Mariana Lopes apenas concretizou 5 golos. No Colégio Gaia, destaque para o trabalho tanto defensivo como atacante da experiente Bebiana Sabino (5golos), muito bem acompanhada por outra experiente jogadora Fernanda Carvalho igualmente com 5 golos.

Com estes resultados e na nossa opinião continua tudo em aberto, para a definição dos finalistas da prova.

No Pavilhão Municipal de S. Pedro Fins, tivemos o Santa Joana / Maiastars, 1.º dos jogos a contar para a definição dos lugares do 5.º ao 8. Lugar. Foi um encontro onde a esperada superioridade da equipa visitante, só se fez sentir a partir de uma igualdade a 5 golos, que se verificou ainda muito perto do início do encontro, pois a equipa maiata, rapidamente tomou conta do jogo e chegou ao intervalo já na frente do marcador por 13-10. A equipa visitada, ainda tem uma ténue reação, mas nunca conseguiu melhor do que atenuar a diferença, com a equipa maiata a não deixar os “créditos por mãos alheias”, e a terminar como vencedora por uma assinalável diferença, pensamos que esta eliminatória ficará resolvida com o 2.º jogo na Maia. O Santa Joana, apesar de ter 10 jogadoras a marcarem golos a sua melhor marcadora não ultrapassou os 4 golos (Ana Sampaio). No Maiastars, Ana Sousa, Maria Cerqueira e Diana Oliveira todas com 6 golos cada, foram as suas marcadoras de serviço.

Em Leça da Palmeira, no encontro CA Leça / CS Madeira, igualmente para a disputa dos lugares do 5.º ao 8.º, tivemos um encontro impróprio para cardíacos, pois foi um encontro que obrigou a prolongamento e a decisão final é pela diferença mínima a favor das madeirenses. Apesar do excelente primeiro tempo protagonizado pela equipa do CS Madeira que vencia ao intervalo por uns claros 18-12, no segundo tempo e como de costume as leceiras com uma excelente postura e uma enorme garra, efetuaram uma excelente recuperação, chegando mesmo a colocar-se na frente do marcador pela vantagem mínima, nos momentos finais do tempo regulamentar, com as madeirenses a igualar (32-32) em cima do apito final, levando o jogo para prolongamento. No prolongamento a equipa visitada adiantou-se cedo no marcador, mas com nova reação do CA Leça, levou a que o resultado final se situasse na diferença mínima. Cristiana Morgado com 13 golos e Nádia Lemos com 8 golos foram as principais marcadoras do CA Leça, enquanto no CS Madeira, Cláudia Vieira com 11 golos e Ana Castro com 8 golos, foram as suas melhores marcadoras. Apesar desta vitória (na nossa opinião), a eliminatória, ainda não deve estar resolvida.

Grupo B
3.ª Jornada
ARC Alpendorada 30 – 30 Passos Manuel s/d
Assomada 33 – 37 Juventude Lis s/d

Grupo a ser disputado com grande equilíbrio pontual e onde a meio da prova ainda nada está definido, e onde como se sabe o seu maior interesse resume-se a quem irá descer de Divisão, com a disputa da 3.ª Jornada, volta a evidenciar algum equilíbrio, em especial nos jogos disputados até ao momento, o que em nossa opinião torna cada vez mais difícil, fazerem-se previsões, pela nossa parte esperamos que assim continue, até final, pois será um sinal de enorme vitalidade da prova. Esperando nós que o CA, tenha em devida consideração a relevância, que este Grupo poderá ter. Apesar do enorme equilíbrio com que estes jogos foram disputados, não se registaram ocorrências disciplinares o que é sempre salutar.

Em Alpendora, a equipa do Passos Manuel, obteve uma excelente igualdade final, apesar de no final do primeiro tempo estar na frente do marcador por 17-14, para ceder no segundo tempo e permitir a recuperação do ARC Alpendorada, que conseguiu chegar á igualdade final no marcador, num encontro que tem a curiosidade de se terem assinalado 15 livres de 7 metros. Por sua vez a equipa da Juventude Lis, que se encontra numa fase de excelente recuperação depois de uma 1.ª fase da prova, longe do que se esperava que rendesse, foi vencer a Assomada, equipa sempre difícil em especial quando joga no seu reduto, com a equipa visitante a construir todo o resultado nos primeiros 30 minutos quando chegou ao intervalo já na frente do marcador por 19-13. A Juventude Lis nesta fase da prova, e neste Grupo B, é a única equipa que apenas contabiliza vitórias nos jogos disputados.

Classificação do Grupo “B”, após esta Jornada: 1.º Juventude Lis (25 pontos), 2.º Passos Manuel (22 pontos), 3.º ARC Alpendorada (21 pontos), 4.º Assomada (20 pontos).

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Pedro Marques disse...

Então foram arbitragens limpinhas em Pombal e Aveiro. Hmmmmmmmmmm.

Anónimo disse...

Play-off na P09

Com grelha adequada e sem duvidas e resolve-se em 2 semanas e final a melhor de 5, porque não seguiram os mesmo patrões da FPA o mesmo modelo! evitando esta barraca de casa-cora-casa-fora-casa ridículo e sem sentido de responsabilidade"!
Quem não sabe pergunta,, quem erra vai-se embora para bem do Andebol!

Anónimo disse...

Grande madeira sad, com esta grande treinadora, grande vitoria. Vencemos por 1 num pavilhão que o madeira não vencia à 14 anos! Obrigado Sandra, estás a fazer um trabalho fantástico. Grande Andebol. Supersônico. Tinhas razão quando falavas mal na Bancada dos Duartes... Venceste onde nunca eles venceram