gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 8 de maio de 2016

Crónica Relativa á PO09 Play OFF e Grupo B – 29 – 2015 / 2016 – Atualizada

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, jogos do Play OFF (Grupo “A”), e do Grupo “B”. 

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Jogos 1/2 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 1.º ao 4.º Lugar

1.º Jogo
Alavarium 29 - 25 Colégio Gaia
João Barros 27 - 28 Madeira SAD
2.º Jogo
Dia 07-05-16
Colégio Gaia 23 – 30 Alavarium
Madeira SAD 24 – 18 João Barros
3.º Jogo (Não necessário)

Apurados Finalistas o Madeira SAD e o Alavarium, com vitórias totais de 2-0 em número de jogos.

Com um dos dois jogos das 1/2 Final, transmitido pela Andebol TV, tivemos um fim-de-semana em “cheio” para o andebol feminino. Os dois jogos disputados no chamado Grupo A, em termos de 1/2 final, foram todos realizados sem o registo de ocorrências disciplinares, o que deve ser devidamente destacado. Tiveram ainda a curiosidade de em nenhum deles se necessário recorrer ao chamado 3.º jogo.

No Pavilhão do Funchal com uma excelente moldura humana, disputou o Madeira SAD / João Barros, onde a equipa insular não desperdiçou o fator casa, pois em caso de necessidade de terceiro jogo, o mesmo seria sempre disputado neste pavilhão. Foi um encontro com aparente equilíbrio, mas apenas aparente pois as madeirenses comandaram quase sempre o marcador, e ao intervalo já venciam por 10-6, o que é completamente esclarecedor da superioridade dos aspetos defensivos sobre os processos atacantes. No segundo tempo, mantiveram-se sempre no comando do marcador, tendo um diferencial favorável de 6 golos, quando o marcador registava (20-14), para terminar com o mesmo diferencial. E com este resultado face á sua vitória no primeiro encontro no pavilhão das meirinhas, serem imediatamente apuradas para a final. Ana Andrade com 9 golos foi a grande figura da equipa do Madeira SAD, enquanto no João Barros com os marcadores mais distribuídos, a melhor marcadora foi Neuza Valente com 5 golos.

No Colégio de Gaia, com um pavilhão completamente cheio, onde as linhas laterais, nem espaço têm para os técnicos puderem cumprir as limitações impostas pelas regras de jogo, o que se lamenta, pois ou andam dentro de campo ou estão fora da sua zona técnica. Posto diremos que se assistiu a uma excelente exibição do Alavarium, perante um Colégio Gaia, que não parecia o mesmo que tinha disputado a 1.ª Fase da prova, sem eficiência defensiva, onde a sua guarda-redes Jéssica Ferreira, fazia os possíveis por preservar o resultado, mas á sua frente, estava tudo demasiado passivo, e sem orientação, enquanto o Alavarium com uma soberba exibição de Isabel Góis, e mais uma vez de Filipa Fontes (5 golos), e com as restantes jogadoras a darem tudo por tudo em termos defensivos e atacarem sempre com mais eficiência e propósito, destacando-se ainda o trabalho de Mónica Soares (6 golos). O Colégio de Gaia ainda equilibrou o encontro até aos 15 minutos (5-5), depois de já ter estado em desvantagem por 2-0, o que isto significa que o Alavarium, comandou o jogo e o marcador praticamente durante os 60 minutos, e nem o fator casa ajudou a equipa do Colégio que chegou ao intervalo já a perder por 15-10. No segundo tempo a equipa visitada tudo tentou, e nem Helena Soares (6 golos), e uma das melhores jogadoras do Colégio, demonstrando grande garra e fibra, bem acompanhada por Ana Gante (5 golos), foram suficientes para dar a volta a um resultado e a uma equipa que fez talvez um dos seus melhores jogos da época em especial quando chegou a ter nove (9) golos de vantagem cerca dos 37 minutos (20-11), o Colégio ainda teve uma ligeira reação, diminuído para 20-24, mas não passou disso mesmo, ligeira reação pois rapidamente a equipa aveirense repôs tudo no seu devido lugar, e terminou como uma justa vencedora (ma nossa opinião) do encontro, e indo assim disputa a final com as madeirenses do Madeira SAD.

Jogos 5/8 Lugar (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 5.º ao 8.º Lugar

1.º Jogo
Santa Joana 17 - 24 Maiastars
CA Leça 37 - 38 CS Madeira (C/Prolongamento)
2.º Jogo
Dia 07-05-16
Maiastars 37 – 22 Santa Joana
CS Madeira 24 – 25 CA Leça
3.º Jogo (Necessário)
Dia 08-05-16
CS Madeira 31 – 25 CA Leça

Atualização

Tal como os jogos das 1/2 Final, também este foram todos realizados sem o registo de ocorrências disciplinares, o que deve ser devidamente destacado. E com a necessidade de se recorrer a um terceiro jogo, no caso do CS Madeira / CA Leça, jogo este que foi disputado hoje (08-05-16), no Funchal, que terminou com a vitória do CS Madeira, resolvendo desta forma os apuramentos finais para a disputa dos 5/6 Lugar e 7/8 lugar.

5/6 Lugar – Maiastars e CS Madeira
7/8 Lugar – Santa Joana e CA Leça


O 3.º encontro entre o CS Madeira e CA Leça, disputado no Funchal em jornada dupla depois de não véspera a equipa do CA Leça ter obrigado á disputa deste encontro de “tira teimas”, ao vencer com alguma surpresa a equipa madeirense. No jogo de desempate a equipa do CS Madeira comandou praticamente o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando já ao intervalo a vencer por 4 golos de diferença (14-10), continuou com a sua superioridade e com o CA Leça, com um plantel mais curto neste encontro, começou a mostrar dificuldades, e desta forma o CS Madeira chega a ter dez (10) golos de vantagem (26-16), para a partir deste momento começar a gerir o plantel e a controlar o marcador, de tal forma que a equipa do CA Leça num último assomo de dignidade, ainda colocaram o diferencial em somente cinco (5) golos (29-24), para depois terminarem com um diferencial de 6 golos. O CS Madeira com esta vitória irá disputar o 5/6 lugar juntamente com a equipa maiata do Maiastars. Por sua vez o CA Leça irá disputar o 7/8 lugar juntamente com o Santa Joana. Neste encontro total destaque para os 14 golos da experiente Sara Gonçalves, e para os 5 golos de Jessica Gouveia, do CS Madeira. No CA Leça, Cristiana Morgado com 6 golos, e Daniela Mendes com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras.

Depois de ter vencido na semana anterior o Santa Joana, o Maiastars desta vez a jogar no Pavilhão Municipal da Maia, realizou uma exibição do “quante baste”, pois permitiu ainda nos primeiros minutos de jogo algum equilíbrio no jogo e no marcador (10-9), para depois arrancar para uma boa exibição e aproveitando todos os pontos fracos do seu adversário, construiu um resultado que noa final dos primeiros 30 minutos, já se situava nos 20-12, e praticamente com o resultado feito. Nos segundos 30 minutos foi sempre em crescendo e depois do 23-13 (10 golos, de diferença), chega aos 31-15 (16 golos de diferença), para terminar, como justo vencedor, e resolver desta forma em apenas dois jogos a eliminatória, e apurando-se para os jogos de classificação do 5.º / 6.º lugar. Ana Sousa com 9 golos, Maria Cerqueira, Diana Oliveira e Sofia Gomes, todas com 6 golos cada foram as melhores marcadoras da equipa maiata, Ana Capena com 7 golos, foi a melhor marcadora da equipa do Santa Joana, que com esta segunda derrota, irá participar nos jogos que definem o 7.º e o 8.º lugar.

Na semana anterior o jogo terminou com a vitória da equipa do CS Madeira em prolongamento por diferença mínima, o que traduziu um forte equilíbrio entre as duas equipas, desta vez no segundo jogo disputado no Funchal, com um pavilhão muito bem composto publico, o que prova a excelência da forma de disputa da prova, a equipa visitante o CA Leça, venceu no tempo regulamentar pela diferença mínima, levando a decisão da eliminatória a ser feita em terceiro jogo a ser disputado já amanhã. Começaram melhor as madeirenses, que apesar de algum equilíbrio no primeiro tempo com diversas igualdades (a 4 golos e 6 golos, como exemplo), foram para o intervalo na frente do marcador com dois (2) golos de diferença 11-9. Mas mais uma vez a garra e determinação das leceiras e acompanhadas da sua qualidade, voltam a equilibrar o jogo e igualam a 11 golos para passarem para a frente do marcador e chagarem a estar na frente do mesmo com 5 golos de vantagem (23-18), para permitirem nova reação das madeirenses, que terminaram perdendo pela diferença mínima. Na equipa do CS Madeira com os golos muito distribuídos, Cláudia Vieira com 5 golos foi a sua melhor marcadora, enquanto, no CA Leça, igualmente com grande distribuição das marcadoras, Nádia Lemos com 7 golos foi a sua melhor marcadora.

Grupo B 

4.ª Jornada (1.ª da 2.ª Volta
Passos Manuel 27 – 28 Juventude Lis
Assomada 33 – 22 ARC Alpendorada

Continua a ser um Grupo a ser disputado com algum equilíbrio pontual e onde nesta jornada (a 1.ª da 2.ª Volta), apenas um dos resultados foi confirmado, e curiosamente pelo mesmo diferencial (diferença mínima), e onde como se sabe o seu maior interesse resume-se a quem irá descer de Divisão. Apesar do enorme equilíbrio com que estes jogos foram disputados, não se registaram ocorrências disciplinares o que é sempre salutar. Teremos de assinalar que o resultado do Passos Manuel / Juventude Lis, é nos fornecidos pela reportagem no sítio da Federação, pois não existe até ao momento Boletim de jogo Efetuado.

O Passos Manuel, volta a perder com a Juventude Lis pela diferença mínima, o que significa certamente um jogo de grande equilíbrio e emocional, enquanto por sua vez a Assomada, vence claramente o ARC Alpendorada, que deste modo sofre a sua primeira derrota na disputa deste grupo. Neste encontro a Assomada comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos e ao intervalo já vencia por 16-9, para no segundo tempo aumentar ainda o diferencial.Com estes resultados a duas jornadas do fim da prova, apenas a Juventude Lis, já tem a sua classificação definida, ou seja já garantiu a manutenção na 1.ª divisão.

Classificação do Grupo “B”, após esta Jornada: 1.º Juventude Lis (28 pontos), 2.º Passos Manuel e Assomada (23 pontos), 4.º ARC Alpendorada (22 pontos).

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

Para quando a saída da Prof.ª Paula Marisa? A equipa merece um "treinador que treine". Lutar por tudo e não conseguir nada é frustrante. Algumas jogadoras não merecem.

Anónimo disse...

Ale colegio ale ale ale ale ale
campeãs campeãs la la la la la
...da treta!!!!
Paulinha quem vais secar para o ano? Quantas jogadoras mais vais queimar? Cemitério!

Anónimo disse...

Lol não ligue Professora, é só o Alavarium e a SAD a meter pressão para ver se lhe rouba algumas jogadoras para o ano. Tenha cuidado. Assim conseguem disfarçar o que se passa na casa deles. Continue que vai la chegar mais tarde ou mais cedo ao passo que os outros cada vez ficarão piores.
Força Colégio!!!!!!

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que Aveiro tem o controlo do andebol, e veja-se de onde é o Alavarium, que curioso.