gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Planeamento Desportivo – Época 2016/2017 - III

Conforme já referimos a Federação, com uma antecedência razoável (o que nos apraz) á data de inicio da época divulgou os Regulamento Especifico de todas as provas, feita em simultâneo com o CO o N.º 1 (24-06-16), e o CO n.º 2 (27-06-16) procedeu ainda á divulgação das equipas com direito desportivo a participar nas diversas provas Nacionais fixas, segundo o conceito estabelecido na época transata, e que em especial nas provas designadas por PO01 (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina) e PO02 (Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina), foram as provas que sofreram mais alterações, e se fizermos uma leitura atenta dos mesmo, poderemos concluir sem grande margem de erro, que as grandes alterações (Já esperadas) foram realizadas a “pedido” em especial na PO01, e com uma certa realidade na PO02, Não sabendo nós o que se passou na noticiada reunião de clubes realizada no passado dia 02-07-16, onde pensamos que um dos principais temas terá sido certamente a calendarização.

Mas todo o seu impacto desportivo e que na nossa opinião (mas não repudiámos outras) será na nossa opinião bastante negativo, pois conforme já o afirmamos e voltamos a repetir, a criação da chamada prova de apuramento (PO01A), é uma prova que se realiza, para ultrapassar a lei e os regulamentos, e fazer-se um alargamento da Divisão Máxima do Andebol Português, que irá beneficiar os interesse alguns, e prejudicar a modalidade no seu todo. Num futuro com a conjugação dos vários CO que deverão estar a ser emitidos, poder-se-á ficar com uma ideia mais abrangente do que será o futuro calendário de provas, que a cumprir-se através das datas previstas no anexo V ao CO N.º 1, irá causar grandes problemas aos clubes que participam nas provas Europeias, em especial. Mas, haverá sempre um mas, teremos de esperar pelas datas limite das inscrições e da sua confirmação, para então termos uma verdadeira e consistente ideia de quem participa, e de quem abandona (esperamos que ninguém,) nas chamadas Provas Fixas.

Hoje apenas iremos abordar a PO01 e a PO02.

A PO01 (Principal prova do Calendário Nacional) é a prova sofreu as maiores alterações quer na sua forma de disputa, quer no número de clubes que irão participar, e que obrigará á realização de 26 jornadas na 1.ª Fase, e á realização de 10 Jornadas no chamado Grupo A, e de 14 jornadas no chamado Grupo B, ou seja haverá clubes que disputarão um total de 40 jogos (para equipas que se dizem não profissionais, como será a utilização dos dias de semana para disputa de jornadas) o que encaixar no calendário deverá ser um autêntico “bico-de-obra”. Estes dados são fáceis de obter pois a prova será disputada numa 1.ª Fase, no sistema de TxT a 2 voltas, e a 2.ª Fase será constituída pelo Grupo A que reúne os 6 primeiros classificados da Fase anterior, que transitam com 50% dos pontos acumuladas, e será disputada igualmente no sistema de TxT a 2 voltas. O Chamado Grupo B, reunirá as restantes 8 equipas, que transitam igualmente com 50% dos pontos acumulados, e será disputada igualmente no sistema de TxT a 2 voltas.

Este sistema de prova poderá permitir que a segunda Fase no chamado Grupo A, seja apenas para cumprir calendário, pois poderá dar origem a fortes desequilíbrios com o Campeão praticamente definido na primeira Fase, dando ainda e mais vez na nossa opinião a uma total perca de publico, e de visibilidade da modalidade, e será uma boa altura para se compararem com os dados desta época que agora termina e de se verificar a nulidade de algumas destas opções em especial o aumento do número de clubes.

No Grupo B, os custos financeiros de uma participação com 40 jornadas para disputar, e cujo interesse reside em encontrar quem irá descer de divisão, será certamente relevante, e não saberemos quantos praticantes irão desaparecer, em especial das camadas mais jovens e quantos clubes se tornarão verdadeiros “satélites” de outros de forma camuflada, neste preciso momento ainda falta definir, dois dos participantes, que são precisamente aqueles que forem apurados através da chamada PO01A, a ser disputada segundo o anexo ao CO n.º 1 já referido entre 19 e 21-08-16.
Como defensores do formato Play OFF, que na nossa opinião será bem mais emotivo e traria certamente mais gente aos pavilhões e poderia mais facilmente adquirir patrocinadores (admitimos no entanto opiniões diversas da nossa), não efetuaremos mais nenhum comentário neste texto sobre a prova.

A PO02, foi uma prova que á três épocas, sofreu um forte alargamento no seu número de participantes, aumento esse que no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresenta-se equipas “B”, e pensamos nós, que tal facto desse origem a que se registasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano. No entanto a adesão foi um autêntico Fracasso. Esta época novo aumento do número de equipas, dividindo a prova em 3 zonas de 10 equipas (1.ª Fase, TxT a 2 voltas) e 8 equipas (Fase Final Nacional Grupo B,), pois a zona sul, estava geograficamente a ser desde Aveiro até ao Algarve, em termos de formato teremos de dizer que estamos de acordo, quanto ao número de equipas, veremos se o mesmo será razoável, quando se der inicio ao processo para a disputa do PO03, e quantas equipas aí existirão.

Em termos de equipas B, a continuação mantém-se, pois basta ler o CO N.º 2, para constatar tal facto, continuando apenas Benfica e FC Porto, com equipas designadas de “B”. Continuando a existir a alteração introduzida no formato competitivo, onde as mesmas não poderão estar presentes na chamada Fase Final Nacional, onde apenas terão lugar as duas (2) primeiras de cada zona (6 equipas igual ao consignado no modelo anterior). As equipas apuradas para o Grupo A, iniciarão a Fase Final com 0 pontos, enquanto as equipas do Grupo B, iniciarão o Chamado Grupo B, na mesma zona, com 50% dos pontos acumulados na 1.ª Fase, que será novamente disputada no sistema de TxT a duas (2) voltas. SE as equipas se queixavam da longevidade e do excesso de jogos, que esta prova tinha, teremos mais uma vez para as equipas que irão disputar o Grupo B, 18 jogos na 1.ª Fase, mais 14 jogos na 2.ª Fase, num total de 32 jornadas, o que discordamos, pois as equipas que disputam o Grupo A, apenas terão, 18 jogos na primeira Fase e mais dez (10), na Fase Final num total de 28 jogos. Quando o modelo com apenas uma volta na 2.ª Fase para o Grupo B, teria sido o ideal até em termos de custos (esta é a nossa opinião, nunca repudiaremos outras).  

Neste momento, apenas são conhecidos os nomes de 24 participantes, pois os restantes 6 estão dependentes não só dos jogos da PO01A, como da PO02A. Criando-se outra questão e grande (ou talvez não), que é a constituição das zonas, face às subidas que se registaram da PO03 (AD Albicastrense e Zona Azul) e ainda ao enquadramento das equipas das provas de apuramento, e a divisão das equipas pelas zonas, não será fácil, em especial na zona centro, nunca nos devemos esquecer que esta prova, corre o risco de ter três equipas insulares, e como será feita a sua colocação, em termos de acessibilidade e custos.

Dada continuidade, que na nossa opinião é de bom senso, á inclusão das equipas insulares nas duas zonas (Norte e Sul) e não apenas numa, ou divididas pelas 3 (Em ´caso da existência deste número) na nossa opinião deveriam ser os mesmos enquadramentos verificados na última época. Ou seja, Marítimo a Norte e os Marienses a Sul, com a hipótese do SC Horta de juntar-se a este, o que colocaria um sério um problema pois pela nossa contagem só indiscutíveis na zona, já existem 9 equipas.

Existem outras provas no CO N.º 2, que serão comentadas em próximos textos, pois são indicadores preciosos, do planeamento que se seguirá. No entanto apenas a partir de 31-07-16, data limite para confirmação da inscrição, poderemos confirmar todos os dados.

O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Vai ser lindo vai

Anónimo disse...

é pá vocês escrevem sobre esta matéria, nas o pessoal quer é material para fazer sangue

Anónimo disse...

O Modelo de campeonato aprovado pelos Clubes vai prejudicar em muito o Andebol Sénior, Clubes, Treinadores, jogadores e Comunicação Social. Nos próximos dias vou apresentar um Modelo bem mais competitivo e motivador se me autorizarem! RECORDO QUE O CAMPEONATO APROVADO TEM 2 FASES E PERDA DE 50% DOS PONTOS DA 1ª FASE. ISTO É AS VITORIAS NA 1ª FASE VALEM 1,50 PONTO E NA 2ª FASE VALEM 3 PONTOS!! muito difícil explicar aos atletas e treinadores(profissionais)estrangeiros e comunitários. Até breve! A MINHA PROPOSTA JÁ DISCUTIDA COM VARIOS AGENTES DA MODALIDADE, DIRIGENTES, ÁRBITROS ,TREINADORES TEM 2 FASES E FINAL FOUR E SEM CORTES NOS PONTOS! Grande campeonato....
aGUARDEM!
adc
NOTA: VALE A PENA REFLECTIR E SE TIVER QUE MUDAR DE MODELO E FOR BOM PARA A MODALIDADE, PORQUE NÃO!

Anónimo disse...

vamos ter campeões ao fim da primeira fase, acabaram com o melhor sistema que pode existir, e esta época, foi uma prova do que estou a dizer, na próxima, voltamos a ter resultados de muitos a poucos, e estão devagar devagarinho a matar o andebol.

Anónimo disse...

Bom dia. Pelos meus calculos apenas 2 clubes estarao em condicoes de disputar o titulo na 2 fase da prova ja que os outros 4 estarao tao longe que nao valera a pena.

Anónimo disse...

quanto as equipas b claro que so podia ser um fracaso pois as equipas nao tem dinheiro para uma equipa quanto mais duas.
Se fizeram isto para que os miudos seniores 1º ano nao deixarem de jogar , pois com a retirada de um ano aos juniores so vieram acelarar este processo de miudos com 20 anos deixaram de jogar andebol.
e vejamos este ultimo campeonato de juniores quais os jogadores que vao continuar a jogar nas equipas que estavam ou noutras vai ser uma percentagem muito pequena ate arrisco dizer 2% dos atletas vao continuar

Anónimo disse...

REFLEXÃO:
Tudo resolvido entre os Donos do Andebol que são 3 pessoas (JMPS+AS+AM) e o novo Pres.ML passa ao lado e um dia vai por tudo na ordem!
O Anterior Pres. Ulisses Pereira introduziu á força e consegui o Campeonato com Play-off para tirar os títulos ao Porto mas era na direcção do Benfica mas o ABC deu a volta ao texto, parabéns Dr.João nogueira.
Agora e por pressão do JMPS voltamos ao campeonato com 2 fases e retirar 50% dos pontos, modelo gasto e deram vitorias NO PASSADO! mas já não vai dar certo tudo está mais próximos e o Sporting, Benfica e Porto parecidos no potencial das suas equipas, portanto erro de BASE do JMPS e sua equipa de dirigentes!
Face a embrulhada e com apoio de 6 treinadores da P001 vou apresentar 2 Tipos de campeonato um curto e outro mais extenso.
Abraço

Anónimo disse...

8 de julho de 2016 às 13:09
anónimo
Subscrevo o conteúdo e já dizia o meu professor que "Não se ganha no futuro com estratégias de sucesso do passado!"