gal vence

- Vamos encher os Pavilhões - mas com dignidade a Modalidade merece
Calendário e Resultados na Barra Direita

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sorteios – PO02 - 2016 / 2017

Depois de cumpridas as provas relacionadas com o alargamento da prova para 3 Zonas, e de ficar completo o quadro previsto no CO N.º 2 da presente época, realizou-se hoje (27-09-16) conforme anunciado o sorteio da PO02.

Antes de falarmos no sorteio, importa referir que na presente época a estrutura da prova sofreu conforme já o descrevemos uma forte alteração. Passando de 2 para 3 Zonas com 10 clubes em cada zona, aumentando número de equipas de 28 para 30, o que nos parece exagerado para o valor atual do Andebol Nacional, criando de certeza grandes dificuldades na constituição das zonas.

Depois de disputados os jogos da PO02-A, e tal como já se tinha previsto, o SP: Oleiros passou para a Zona Norte, agora “pomposamente designada de Zona 1”, e contro os critérios naturais, mas que também tínhamos previsto como uma das opções que poderia ser tomada o CD Marienses passou para a Zona Centro, também ela agora designada por Zona 2.

Foi uma prova que á três épocas, sofreu um forte alargamento no seu número de participantes, aumento esse que no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresenta-se equipas “B”, e pensamos nós, que tal facto desse origem a que se registasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano. No entanto a adesão foi um autêntico Fracasso. Esta época novo aumento do número de equipas, dividindo a prova em 3 zonas de 10 equipas (1.ª Fase, TxT a 2 voltas) e 8 equipas (Fase Final Nacional Grupo B), pois a chamada zona sul, estava geograficamente a ser desde Aveiro até ao Algarve, em termos de formato teremos de dizer que estamos de acordo, quanto ao número de equipas, veremos se o mesmo será razoável, quando se der inicio ao processo para a disputa do PO03, e quantas equipas aí existirão.

Mantiveram-se exatamente com as mesmas equipas B das equipas participantes na PO01, ou seja, apenas Benfica e FC Porto se inscreveram, não sendo de estranhar, pois conforme se referiu em tempo, os tempos são difíceis e os apoios quase que não existe, para não dizer nulos.

Pois apesar de todas as informações ou divagações que fomos recebendo, o que se verificava é que esta competição, que era das mais estáveis no panorama do andebol nacional, apesar do facilitismo existente atualmente, alguns clubes (na nossa opinião) vão-se mantendo com maior ou menor dificuldade, mas pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fafe Final Nacional Grupo A.

Uma nota de relevo para a FAP, os sorteios se realizaram, com a existência de Regulamentos Específicos das Provas, o que se saúda.

Formato competitivo

Três zonas (10 equipas cada), Fase Final Grupo A com 6 equipas as 2 primeiras de cada zona da 1.ª Fase, e 6 descidas, os dois últimos de cada zona da Fase Final do Grupo B. Ascendem á 1.ª PO01, os 2 primeiros da Fase Final. As equipas B, não participam na Fase Final, mantendo-se as exceções que não permitem a existência de equipas A e B na mesma prova.

A 1.ª Fase terá início em 15-10-16 e terminará em 11-03-17.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1Modicus, Boavista FC, CCR Fermentões, SP. Oleiros, Xico Andebol, Marítimo, FC Gaia, FC Porto B, GC Santo Tirso, e Gondomar Cultural.
1.ª Jornada 
Zona 2AC Sismaria, ACD Monte, AD Albicastrense, AD Sanjoanense, ADC Benavente, CD Marienses, São Bernardo, Estarreja AC, Juventude Lis, e Beira Mar.
1.ª Jornada 
Zona 3Zona Azul, Almada AC, Vela Tavira, CCP Serpa, Alto Moinho, CDE Camões, 1.º Dezembro, IFC Torrense, Benfica B, e Vitória FC.
1.ª Jornada
O Noticias

18 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber se os custos da zona foram ponderados, pois existe muita gente que para o ano acaba certamente, custos insuportáveis.

Anónimo disse...

Acho uma piada desgraçada, agora que saiu uma "fava" pra algumas equipas, virem questionar os custos e as viagens... só se queixam quando lhes convém!
Então ninguém se lembrou disso quando a Federação solicitou aos clubes da PO1 e PO2 que se pronunciassem sobre o dito alargamento?
E já agora o que responderam os iluminados dirigentes dos vossos clubes?
Não era muito difícil prever há 3 meses atrás (Junho) que isto ia acontecer, bastava ter algum trabalho pra elaborar alguns cenários possíveis.
O único clube que teve coragem pra assumir a sua posição pública contra o alargamento foi o Passos Manuel, que se manteve coerente e abandonou o Campeonato Andebol 1 preferindo jogar na 3ª Divisão de Seniores Masculinos.

Anónimo disse...

Benavente com cerca d 3000km d viagens nesta primeira fase e a deslocacao aos aos Açores. Custos altissimos.
Os marienses é identico
Que vergonha

Anónimo disse...

Se desistiu do campeonato dvia mesmo ter ido pa 3a e nao para a 2a que é onde está.
E porque nao fica o slb na zona centro? Nao da jeito neh

Anónimo disse...

JÁ ALGUÉM OLHOU PARA O CAMPEONATO NACIONAL DA III DIVISÃO?

VEJAM BEM COMO FORAM AGRUPADOS OS CLUBES DE LISBOA COM DESLOCAÇÕES AO ALGARVE (DUAS) E A SINES (1) E COM O AGENDAMENTO DE JOGOS PARA COMEÇAR A 15 DE OUTUBRO E A TERMINAR A 17 DE DEZEMBRO.

JÁ EXISTERM CLUBES DE LISBOA A EQUACIONAR OU NÃO PARTICIPAREM OU ATÉ A DAREM FALTAS DE COMPARÊNCIA NOS JOGOS A REALIZAR NO ALGARVE (FARO E LAGOA) PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA ISTO, A DIVISÃOP EM DUAS SÉRIES PREJUDICA MAIS UMA SÉRIE DO QUE A OUTRA (1 TEM UMA DESLOCAÇÃO A FARO A OUTRA TEM 2 DESLOCAÇÕES A LAGOA E A SINES), NINGUÉM SABE COM QUE CRITÉRIO ISTO FOI DEFINIDO, NÃO TEM QUALQUER INTERESSE EM TERMOS COMPETITIVOS E FICA NO AR A PERGUNTA:
-DEPOIS DE 17 DE DEZEMBRO, SE DAS 11 EQUIPAS QUE COMPOEM AS DUAS SÉRIES (1 COM 5 EQUIPAS E A OUTRA COM 6 EQUIPAS) FICAREM APURADAS 6 EQUIPAS DE LISBOA, AS OUTRAS DUAS QUE NÃO FICAREM O QUE VÃO FAZER ATÉ JUNHO DE 2017?

NINGUÉM HOUVE DIRIGENTES E TREINADORES E ISTO VAI ACABAR TUDO BASTANTE MAL.

Anónimo disse...

Parabéns para a realização do jogo de andebol entre reclusos de Lisboa e Setúbal. Mais um bom trabalho do Joaquim Escada que os homens da Calçada aproveitam para fingir que trabalham.
É penoso ver o Laranjeiro a falar do que não sabe. Não sei o que foi lá fazer. Ou talvez esperasse rever o seu antigo secretário-geral.
Afinal, sempre era um jogo entre reclusos....

Anónimo disse...

Anónimo 28 de setembro de 2016 às 13:13

Onde foi que viu o desistente Passos Manuel na 2ª Divisão???

Anónimo disse...

Anónimo 28 de setembro de 2016 às 13:20

Desculpe a pergunta, então o Andebol pra certos clubes só tem interesse se os jogos forem à porta de casa?
Pelo que vejo a Associação de Lisboa teve o cuidado de dividir as 2 deslocações ao Algarve por ambas as séries...
E já agora qual seria a solução alternativa no seu entender que permitisse às 11 equipas estarem na competição?

Anónimo disse...

OS CLUBES NÃO TEM QUE PAGAR OS PROBLEMAS DA INTERIORIDADE, OU DA INSULARIDADE OU DA FALTA DE CLUBES PARA AS PROVAS SEREM DISPUTADAS NAS RESPECTIVAS ASSOCIAÇÕES.

ALGUNS, NÃO QUEREM IR PARA AS DIVISÕES ACIMA, POR FALTA DE MEIOS PARA CONSEGUIREM SOMAR MAIS UM DIA DE VIDA AO ANTERIOR E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

ESTA "SOLUÇÃO" FOI CERTAMENTE A PEDIDO DE "ALGUNS", SÓ FOI COMUNICADA A ALGUNS CLUBES QUASE EM CIMA DA HORA E OS INTERVENIENTES, ALIÁS COMO JÁ VEM SENDO HABITUAL, NÃO FORAM SEQUER OUVIDOS.

ALIÁS: OS POUCOS QUE FORAM "CONVIDADOS" PARA ESTAREM PRESENTES NO "SORTEIO", HOUVE QUEM NÃO CONCORDASSE COM ESTA ABERRAÇÃO EM TERMOS FINANCEIROS E DESPORTIVOS.

POR ÚLTIMO: OS CLUBES DE LISBOA NÃO TEM APOIOS (VAI DOS PAVILHÕES AS DESLOCAÇÕES EM AUTOCARROS CAMARARIOS, PASSANDO PELA ALIMENTAÇÃO AOS COMBUSTIVEIS E PORTAGENS, DOS SUBSIDIOS A TREINADORES, ETC.) DE NINGUÉM PARA SUPORTAREM TODA ESTA "SOLUÇÃO" PELO QUE RESTA PERGUNTAR:

-SE A INTENÇÃO ERA JUNTAREM CLUBES DE VÁRIAS ASSOCIAÇÕES, PORQUE É QUE LISBOA NÃO O FEZ COM SANTARÉM?

AINDA VAMOS VER, QUANTOS CLUBES VÃO INICIAR ESTA "SOLUÇÃO" E SE O FIZEREM, QUANTAS FALTAS DE COMPARÊNCIA VÃO EXISTIR.

Anónimo disse...

Nao entendo porque o marienses ficou na zona centro , pois a zona que os clubers sao mais longe do aeroporto de lisboa ou porto e que ficaram com esse premio sim senhor bem planeado

Anónimo disse...

Quem não quer jogar andebol nos CAMPEONATOS NACIONAIS mais vale dedica-se ao Inatel ou aos veteranos... Assim jogam sempre à porta de casa, não têm que se preocupar com dinheiro e essas coisas chatas (tipo insularidade e interioridade).
Ou então façam fases regionais apenas com 2 ou 3 clubes, jogam 3 ou 4 voltas durante o ano e acabam sempre todos à batatada... Isso é que tem piada páh!!!

Anónimo disse...

O COMENTÁRIO INFRA, DEVE PERTENCER A MAIS UM LIRICO QUE DEVE ESTAR BEM "ACONDICIONADO" OU "RESGUARDADO".

"Quem não quer jogar andebol nos CAMPEONATOS NACIONAIS mais vale dedica-se ao Inatel ou aos veteranos... Assim jogam sempre à porta de casa, não têm que se preocupar com dinheiro e essas coisas chatas (tipo insularidade e interioridade).
Ou então façam fases regionais apenas com 2 ou 3 clubes, jogam 3 ou 4 voltas durante o ano e acabam sempre todos à batatada... Isso é que tem piada páh!!!

29 de setembro de 2016 às 22:05"

ESTA QUESTÃO NÃO SE COLOCAVA AOS CLUBES DA ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA PORQUE ATÉ TEM 8 CLUBES PARA ENTRAR NO CAMPEONATO.

POR OUTRO LADO, O NIVEL DE TODO O NOSSO ANDEBOL, CAMINHA PARA OS PRINCIPIOS DA INATEL EM TERMOS COMPETITIVOS, PORQUE BATATADA JÁ EXISTE E NÃO É SÓ DE AGORA.

Anónimo disse...

Ó anónimo do dia 29 ás 22:05, deves ser um iluminado tipo daqueles a quem o ANDEBOL deve a sua degradação ano após ano e que só la estão para chupar o pouco dinheirito que ainda lá mora. É uma falta de respeito a quem trabalha com afinco e desinteressadamente em prol da modalidade. Uma porcaria de Andebol de Elite que a nível internacional nem se fala e a nível nacional muita emoção mas qualidade sofrível. E tu deves ser da raça de meter a mão no mel.

Anónimo disse...

Estás enganado páh... Pertenço orgulhosamente a um clube com mais de 150 atletas em atividade, com seniores e escalões de formação a competir nas competições nacionais fixas, que não brinca ao andebol mas desenvolve a prática da modalidade de maneira responsável e sustentada.
Um clube que luta contra dificuldades em vez de carpir mágoas, que busca soluções em vez de ser sempre do contra, que fomenta o desporto em vez de alimentar críticas, que se mobiliza em vez de se lamentar... Só sabemos estar assim, não sabemos estar doutra forma!!!

Anónimo disse...

Vocês devem ser daquela raça que o país é Lisboa e o resto é paisagem!
Que se lixe o andebol em Sines, Lagoa ou Faro, na Madeira ou nos Açores... queremos jogar mas só à porta de casa!
Não brinquem ao andebol páh... Deixem-se de politiquices e bairrismos, se estão sempre no contra apresentem-se às eleições nas associações regionais e façam melhor do que eles!

Anónimo disse...

Cantas bem mas não me alegras, se fazes parte de um clube desses devias era ter outra postura, pois se estás contente com o estado das coisas, então é porque o trabalho é leve e o dinheiro é fácil. Ainda bem para ti e para o teu clube PÁ.

Anónimo disse...

A nossa postura é não alinhar com aqueles que apenas se apresentam pra dizer mal, pra criticar, pra denegrir, pra insinuar, pra desdenhar... Já não damos pra esse peditório!
Fazemos das dificuldades as nossas conquistas, fazemos dos obstáculos os nossos triunfos, fazemos das insuficiências as nossas forças e fazemos dos desafios os nossos objetivos... Como dizia um certo indivíduo, temos que deixar de ser piegas páh!

Anónimo disse...

És um lírico páh!