gal vence

- Vamos encher os Pavilhões - mas com dignidade a Modalidade merece
Calendário e Resultados na Barra Direita

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 07 – 2016 / 2017

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, numa semana em que devido á participação das equipas nacionais nas Competições Europeias, apenas se disputaram 4 jogos, referentes a duas jornadas.

Hoje não referimos nem a história das duplas, pois iremos dedicar um “post” exclusivo ao assunto, nem falaremos nas tão preciosas estatísticas, pois enquanto na FAP, se desviarem os gastos para outros fins, provavelmente com visões diferentes da nossa e da maioria dos adeptos da modalidade, o feminino bem pode continuar à espera de que elas existam.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
Dia 03-12-16
Passos Manuel - Académico FC (18H00)
7.ª Jornada
Dia 13-11-16
Académico FC 22 – 29 SIR 1.º Maio/CJB
Dia 03-12-16
Alavarium - Juventude Mar (18H30)
Dia 08-01-17
Passos Manuel - Colégio Gaia (18H00)
8.ª Jornada
Dia 12-11-16
SIR 1.º Maio/CJB 20 - 21 Alavarium
Passos Manuel 20 - 20 Juventude Lis
Santa Joana 25 - 18 Académico FC
Dia 20-11-16
CA Leça – Madeira SAD (17H00)
Dia 03-12-16
Maiastars - Colégio Gaia (13H00)
Dia 08-01-16
Juventude Mar - CS Madeira (16H00)

Apenas comentaremos os quatro encontros disputados, um relativo à 7.ª Jornada, e os restantes três respeitantes à 8.ª jornada. Um destaque especial pela negativa, para o facto de em dois jogos se terem verificado relatórios e ocorrências disciplinares.

No Principal encontro de entre os que se disputaram tínhamos o SIR 1.º Maio/CJB / Alavarium (jogo com ocorrências disciplinares registadas), disputado na Marinha Grande e que colocava frente a frente duas das possíveis candidatas ao título Nacional. Na equipa da Marinha Grande continua-se a verificar a ausência de uma das suas principais figuras (Neuza Valente) por lesão, mas verificou-se o regresso ao bando de Paulo Félix. Por sua vez o Alavarium apresentou-se com a sua “máxima força disponível”, num jogo que foi disputadíssimo, e onde se registaram poucas exclusões (não entendemos por que motivo o item de disciplina, no boletim de jogo aparece assinalado como “sim”). O Jogo foi sempre disputado com grande equilíbrio, de tal forma que o resultado ao intervalo era favorável ao Alavarium pela diferença mínima (12-11). O cariz do encontro teve a sua continuidade nos segundos 30 minutos, com a equipa do Alavarium a assegurar a sua vantagem mínima nos momentos finais do encontro. Lorena Delgado com 7 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB, com Mónica Soares a marcar 8 golos e a ser a melhor marcadora do Alavarium. Com este resultado a equipa da Região de Aveiro, isola-se no 2.º lugar da classificação com apenas uma derrota.

No Pavilhão da Quinta Marrocos tivemos um Passos Manuel / Juventude Lis, que foi um dos jogos mais equilibrados da jornada, apesar de se verificarem algumas alternâncias no marcador o intervalo chegou com uma igualdade a 12 golos, no segundo período de jogo, uma melhor entrada do Passos Manuel que coloca o marcador em 20-15 a seu favor, mas as leirienses com a garra que normalmente colocam nos seus jogos, teve uma excelente reacção fazendo um parcial de 5-0, e terminando o encontro numa igualdade absoluta. No Passos Manuel, Joana Pereira com 8 golos foi a sua melhor marcadora, por sua vez a Juventude lis com maior distribuição de golos as suas melhores marcadoras não foram além dos 4 golos (Francisca Marques, Andreia Cardoso, e Vanessa de Oliveira).

Em S. Pedro Fins disputou-se o Santa Joana / Académico FC, que foi um jogo com duas partes distintas, nos primeiros 30 minutos a equipa do Lima (que já havia surpreendido o SIR 1.º Maio/CJB, para a Taça de Portugal), tomou conta do jogo e chegou ao intervalo na frente do marcador por 12-10, causando alguns “calafrios” na equipa visitada, mas nos segundos 30 minutos tudo se alterou, pois uma entrada bem mais positiva da equipa visitada, que começou por igualar o marcador para rapidamente assumir o comando do marcador e do jogo, para terminar como vencedora por uma margem folgada. Com esta derrota a equipa do Lima continua nos últimos lugares da tabela classificativa com apenas uma vitória. Renata Pereira e Andreia Dias, ambas com 6 golos cada foram as melhores marcadoras do Santa Joana, enquanto no Académico FC a sua melhor marcadora foi Sónia Ribeiro com 8 golos.

No Pavilhão do lima disputou-se o Académico FC / SIR 1.º Maio/CJB, (Jogo com relatório), que dizia respeito à 7.ª Jornada e que se encontrava em atraso, e que desta vez terminou de forma muito diferente do que tinha acontecido para a Taça de Portugal. Apesar de as equipas terem realizado jornada dupla, este encontro teve sempre um único sentido, com a equipa da Marinha Grande a comandar o jogo e o marcador praticamente durante os 60 minutos de jogo, indo aumentando a sua vantagem no marcador progressivamente, chegando ainda nos primeiros 30 minutos a dispor de uma vantagem de 6 golos quando o marcador assinalava 11-5, para se atingir o intervalo com o resultado em 12-9, o que significa alguma reação nos minutos finais deste primeiro tempo por parte da equipa do Académico FC. No Segundo período, nada se alterou e maior valia do plantel da equipa do SIR 1.º Maio/CJB fez-se valer aumentando progressivamente o diferencial no marcador. Bárbara Gandra com 6 golos e Sónia Ribeiro com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Académico FC, enquanto Adriana Lage com 7 golos, e Luana Periquito e Naddezza Abreu, ambas com 5 golos cada foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB.

Classificação após estes jogos: - 1.º Madeira SAD (20 pontos, -1 jogo), 2.º Alavarium (19 pontos, -1jogo), 3.º Maiastars (17 pontos, -1 jogo), 4.º CS Madeira (-1 jogo), e SIT 1.ª Maio/CJB (16 pontos), 6.º Colégio Gaia (.2 jogos), e Santa Joana (14 pontos), 8.º Juventude Lis (13 pontos), 9.º Passos Manuel (-2 jogos), e CA Leça (-1 jogo) (11 pontos), 11.º Académico FC (9 pontos, -1 jogo), 12.º Juventude Mar (8 pontos, -2 jogos).

O Noticias

Sem comentários: