gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 14 – 2016 / 2017 - IV

Crónica dedicada à PO04.

São directamente aprovados para a Fase Final as 3 primeiras classificadas em cada zona da 1.ª Fase

Nesta jornada, verificaram-se que alguns jogos nem sequer se iniciaram, presumimos que devido às condições atmosféricas, e um jogo não terminou, segundo o que consta no boletim de jogo, devido a circunstâncias alheias á vontade dos clubes, embora esta notação tenha sido colocada tardiamente, julgamos que pelo mesmo motivo, mas infelizmente ninguém informou até ao momento o que se passou.

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos.

Zona Norte
14.ª Jornada
29-01-17
CD Feirense 9 - 19 ABC (N/Concluído – data da conclusão 15-02-17)
Xico Andebol 43 - 29 Boavista FC
Águas Santas 34 - 18 Académico FC
Ismai 24 - 32 FC Porto
GC Santo Tirso - AA Avanca (N/realizado – nova data 08-02-17)

Apurados Fase Final – Águas Santas

Jornada que corresponde à 5.ª jornada da 2.ª volta, que infelizmente esta semana verificou-se uma quebra na sua regularidade competitiva, onde um jogo não se inicio, e o outro não foi concluído, pelo que nos termos regulamentares explícitos no relatório de jogo, deverá jogar-se apenas o tempo em falta (2.º Tempo) e usando o mesmo boletim de jogo. Assim nos três jogos realizados, não se registaram ocorrências disciplinares, facto que no nosso entender deverá ser sempre destacado, nos mesmos jogos constatou-se a retificação de resultado em dois deles, assim como apesar da falta de alguns encontros o Águas Santas, com a sua vitória sobre o Académico FC no único jogo em que foi confirmado o resultado verificado na 1.ª volta, já garantiu o apuramento para a Fase Final a quatro (4) jornadas do fim desta Fase da prova. Foi u encontro totalmente controlado pela equipa maiata, sendo o maior indicativo do facto resultado que já se verificava ao intervalo, e que era de 18-8 a favor do Águas Santas, que face á gestão do plantel teve 12 jogadores a marcarem golos, com José Barbosa com 5 golos a ser o seu principal marcador. A equipa do Académico fez o que pôde e teve em Gonçalo Meireles com 10 golos o seu melhor marcador. Um dos jogos onde se registou o maior número de golos foi o Xico Andebol / Boavista FC, que foi igualmente um dos jogos onde foi retificado o resultado verificado na 1.ª volta, pois desta vez terminou com a expressiva vitória dos homens de Guimarães. Num jogo em que comandaram o jogo e o marcador durante os 60 minutos, estando já na frente do marcador ao intervalo por 24-14, com este resultado o Xico Andebol ultrapassou o seu adversário em termos classificativos, e nesta fase face às suas classificações apenas procuram amealhar pontos para a disputa do Grupo B na Fase seguinte da prova. Carlos Abreu com 11 golos e José Silva com 9 golos foram os melhores marcadores do Xico Andebol, por sua vez Tiago Ferreira com 10 golos e Bernardo Ferreira com 6 golos, foram os melhores marcadores da equipa do Boavista FC. Por fim tivemos um encontro entre duas das principais equipas que ainda discutem um lugar na Fase Final, o Ismai / FC Porto, que tal como o anterior, foi um dos encontros onde foi retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta, e que desta vez terminou com a vitória do FC Porto, que construiu a mesma durante os primeiros 30 minutos, quando chegaram ao intervalo a vencer por 19-11, diferença igual á registada no final do encontro. Com esta vitória o FC Porto reforça a sua candidatura e distância dos seus adversários mais diretos na discussão do possível apuramento para a Fase Final. Hugo Glória com 5 golos foi o melhor marcador do Ismai, No FC Porto Ruben Santos com 6 golos e Paulo Cândido com 5 golos foram os seus melhores marcadores.

Classificação até ao momento: - 1.º Águas Santas (40 pontos), 2.º FC Porto (37 pontos), 3.º Ismai (34 pontos), 4.º ABC (28 pontos, -1 jogo), 5.º AA Avanca (27 pontos, -1 jogo), 6.º CD Feirense (26 pontos, -1 jogo), 7.º Académico FC (24 pontos), 8.º Xico Andebol (22 pontos), 9.º Boavista FC (21 pontos), 10.º GC Santo Tirso (13 pontos, -1 jogo).

Zona Sul
14.ª Jornada
Dia 29-01-17
Juventude Lis 13 - 38 Benfica
Estarreja AC - Sporting (N/realizado – nova data 25-02-17)
São Bernardo - Alto Moinho (N/Realizado – nova data 18-02-17)
Belenenses 33 - 25 ADC Benavente
AC Sismaria 31 - 19 Ginásio Sul 29/25 = 20-5 (11-14) SD

Apurados Fase Final – Benfica

Zona onde se disputou igualmente a 5.ª jornada da 2.ª volta, não se verificando qualquer retificação de resultados, em relação ao verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, no entanto nos três jogos disputados, em dois deles verificaram-se ocorrências disciplinares, o que se lamenta. Sendo praticamente uma jornada de confirmação para a maioria dos clubes, com a deslocação do Benfica a Leiria (jogo com ocorrência disciplinares), para defrontar a Juventude Lis e confirmar o bom momento que a equipa atravessa vencendo folgadamente, com o resultado ao intervalo a ser um perfeito indicativo da sua superioridade ao estar a vencer por uns claros 21-8, continuando no segundo tempo a construir um resultado que é um verdadeiro “massacre”, para os jovens da equipa leirienses. Com esta vitória o Benfica continua a ser o líder da zona invicto, e já apurado para a Fase Final desde a última jornada. Fábio Moreira com 5 golos foi o melhor marcador da Juventude Lis, enquanto no Benfica com 11 jogadores a marcarem golos, Francisco Pereira com 10 golos, e Pedro Santana com 6 golos, foram os seus principais marcadores. Em mais um jogo onde se verificaram ocorrência disciplinares, O Belenenses, refez-se da derrota sofrida na jornada anterior, ao vencer o no pavilhão Acácio Rosa, o ADC Benavente, confirmando o resultado ocorrido na 1.ª volta, e com esta vitória, a manter-se pelo menos em termos matemáticos na discussão dos restantes dois lugares de apuramento para a Fase Final, neste encontro já vencia ao intervalo por 15-11, Ricardo Igreja com 8 golos e Daniel Salgado com 6 golos, foram os melhores marcadores do Belenenses, Ruben Monteiro com 6 golos e André Rodrigues com 5 golos foram os melhores marcadores do ADC Benavente. Por fim tivemos o AC Sismaria / Ginásio Sul, num jogo, que terminou com o AC Sismaria a vencer sem grande dificuldade, pois ao intervalo já o resultado lhe era favorável por 20-5, para no segundo tempo conde imperou o excesso de confiança (na nossa opinião), permitiram honrosa reação da equipa do Ginásio Sul. Com esta vitória a equipa do AC Sismaria continua a ser uma das favoritas aos lugares de apuramento para a Fase Final, na zona. No AC Sismaria com 12 atletas a marcarem golos, Iúri Anastácio e Francisco Miguel, ambos com 5 golos cada foram os seus principais marcadores. O Ginásio Sul que como de costume se apresentou com apenas 10 jogadores inscritos no Boletim de Jogo, teve em Tiago Gonçalves com 11 golos o seu melhor marcador.

Classificação até ao momento: - 1.º Benfica (42 pontos), 2.º Sporting (36 pontos, -1 jogo), 3.º AC Sismaria (32 pontos), 4.º Estarreja AC (31 pontos, -1 jogo), 5.º Belenenses (28 pontos), 6.º Alto Moinho (27 pontos, -1 jogo), 7.º São Bernardo (23 pontos, -1 jogo), 8.º ADC Benavente (19 pontos), 9.º Juventude Lis (18 pontos), 10.º Ginásio Sul (16 pontos).

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta semana talvez já não hajam "adeptos do Belem" a falar mal do Florencio , quem quer falar mal que saia do anónimo!

Anónimo disse...

CAMPEONATO DE JUNIORES

Análise:
Neste campeonato só interessa a Fase Final para atribuição do Titulo é um escalão a desaparecer e aumentar a idade de Juvenil 1 ou 2 anos e quem passa a sénior vai para as Equipas "B" obrigatórias na P001 e P009 a jogar na P002.
Quem não quer fazer carreira desportiva no Andebol e gosta de jogar e dedicar-se menos tempo as Associações Regionais deveria ter campeonatos do Andebol Social para todos os que gostam de jogar e não querem ir para os "Solinca" fazer cargas ou futsal!
Actualizar conceitos e novos modelos de competição para aumentar a pratica desportiva na modalidade.
MODELOS DE COMPETIÇÃO NUMA FEDERAÇÃO:
1-FORMAÇÃO
1-Andebol na Escola(ensino) e Escolinhas de Andebol nos clubes
-Festants a nível das Associações e Autarquias.
2-COMPETIÇÃO
3-ALTA COMPETIÇÃO
-Selecções Nacionais
-Clubes
4-ANDEBOL DE PRAIA
5-ANDEBOL SOCIAL
6-ANDEBOL CADEIRA DE RODAS
o meu contributo,
ADC

Anónimo disse...

Este campeonato de Juniores está muito nivelado por baixo. Quiseram encurtar nas despesas e então esta primeira fase tem vindo ao longo dos anos a ter menos competitividade. Cada vez o fosso é maior e chega a um ponto que até dá dó.
Talvez no Norte a competição seja um pouco mais forte mas mesmo assim é muito mau. Este ano, até o ABC está uma lástima e nem vai conseguir o apuramento para a Fase Final.
Por muito que achem um exagero, devido aos custos, sou a favor de um campeonato nacional com uma série só de 12 equipas e depois uma fase final com as quatro primeiras classificadas e as restantes oito disputavam a fase dos últimos com duas descidas.
Mas como para a época 2018/2019 vai acabar este campeonato, passando de Juvenil para Sénior, vamos ver se de fato este tipo de competição com as equipas B será a melhor solução para o aumento da competição nestas idades.
Quanto a esta época, é da minha opinião que os grandes candidatos serão o Benfica e o Porto pois as restantes equipas não têm hipóteses contra o poderio destes dois candidatos.

Anónimo disse...

Alguém é capaz de explicar como ficam as idadades dos escalões para o ano? Já tinha feito esta pergunta num outro post mas ninguém respondeu.

É tipo, Juniores (99(16), 00(17)), Juvenis (15, 14), Iniciados (13, 12), Infantis (11, 10)?!?

Obrigado.

Anónimo disse...

Para quê andar a gastar em miúdos de depois nem para as B, nem para equipas do meio da tabela vão? Não tarda e haverá Cubanos a estagiar para depois aterrarem no Porto. No Sporting aguardemos se Zupo aguenta uns tempos e, se Bruno Cascalho lhe dá mais mercenários "ic´s". No Benfica nem com os ic´s nem com Espanhóis em fim de carreira. Ainda agora um tal de Cutura vai para a seg. div. em França. Que andou a fazer no Benfica? Por acaso os diretores de andebol dos três grandalhões não são á uns anos os mesmos?

Anónimo disse...

Sismaria humilhou e ridicularizou o Ginásio ao colocar um guarda-redes como jogador de campo...