gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 42 – 2016 / 2017 – I

Crónica de fim-de-semana da PO01, dedicada aos encontros que se disputaram este fim-de-semana relativos à jornada 23.ª Jornada, que fica incompleta devido à participação das equipas portuguesas nas Competições Europeias.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

16.ª Jornada
Dia 08-03-17
ABC - SC Horta (21H00)
23.ª Jornada
Dia 14-02-17
Belenenses 24 – 36 Sporting (Antecipado)
Dia 18-02-17
SC Horta 25 – 28 Águas Santas
AA Avanca 26 – 28 Boa Hora
Madeira SAD 38 – 20 Arsenal
Ismai 27 – 30 ABC (20H00)
Dia 21-02-17
FC Porto - São Mamede (20H30) Canal Porto / Andebol TV
Dia 22-02-17
Benfica - AC Fafe (19H15) Benfica TV / Andebol TV

Conforme informamos no texto de apresentação desta crónica, apenas nos iremos referir aos 4 jogos disputados, no fim-de-semana, relativos á 23.ª Jornada (10.º da 1.ª Volta) desta 1.ª Fase da Prova. Continuando ainda em atraso o jogo relativo à 16.ª Jornada da prova. Todos os jogos confirmaram os resultados da 1.ª volta, e foram disputado sem qualquer ocorrência disciplinar. Nestes encontros também foi afastado o afastamento do Ismai da discussão dos 6 primeiros lugares da Classificação. A discussão resume-se aos lugares do 5.º ao 7.º lugar, sendo matematicamente possível a equipa da AA Avanc, ainda se classificar apesar da derrota que hoje sogreu.

Equipas que já se encontram apuradas para o Grupo A na 2.ª Fase da Prova:
FC Porto, Sporting, Benfica. ABC.

Equipas que já se encontram apuradas para o Grupo B na 2.ª Fase da Prova:
São Mamede, SC Horta, Arsenal, AC Fafe, Belenenses, Boa Hora e Ismai.

Num dos jogos com maior interesse da jornada disputado no Pavilhão Adelino Costa, o AA Avanca / Boa Hora, era um encontro, que tinha uma influência direta na discussão do 6.º lugar nesta Fase, e portante dar uma garantia a equipa visitada de que ainda poderia discutir esse lugar (como ainda pode, embora seja cada vez mais difícil), mas surpreendentemente a equipa do Boa Hora, terminou como vencedora do encontro, confirmando o resultado da primeira volta, num jogo em que comandou o marcador e o jogo durante os 60 minutos de tal forma que chegou ao fim do primeiro período de jogo na frente do marcador por 16-9, ou seja com um diferencial de 7 golos, que certamente não estaria nas previsões da maior parte dos adeptos da modalidade (nós incluídos), chegando a ter 8 golos de vantagem no último minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, a equipa do Boa Hora, teve de aguentar a excelente reação da equipa da AA Avanca, que tudo fez para minimizar os prejuízos, e foi mesmo só isso que conseguiu ao recuperar, para terminar com a penas um diferencial de 2 golos em seu desfavor. Tudo isto se passou apesar da diferença de eficácia dos guarda-redes das equipas com Luis Silva a ter 41% de eficácia, enquanto Henrique Carlota chegou aos 31%. Pedro Valdez com 8 golos (67% de eficácia), foi o melhor marcador da equipa da AA Avanca, enquanto Rui Barreto (67% de eficácia), e João Ferreira (46% de eficácia), ambos com 6 golos, foram os melhores marcadores do Boa Hora.

No Funchal, realizou-se o Madeira SAD / Arsenal, jogo que também poderia vir a ter influência na atribuição da classificação, em especial entre o 5 e 6.º lugar, lugares que dão acesso ao chamado Grupo A na segunda Fase do Campeonato. Foi mais um encontro de sentido único com a equipa madeirense a comandar o marcador durante os 60 minutos, e fazer valer a sua natural superioridade e a sua vontade em assegurar um lugar nos 6 primeiros da classificação final desta Fase. No entanto apesar de ter comandado o marcador quase todo o tempo, em termos de jogo este esteve bastante equilibrado até aos 15 minutos, em que o diferencial era favorável ao Madeira SAD por apenas 1 golo, mas a partir daqui começou a acentuar-se o diferencial, para o intervalo ser atingido já com o marcador em 18-12 a favor do Madeira SAD. No segundo tempo o diferencial manteve-se em progressão até os 40 minutos quando se situou em 8 golos, para se entrar num período de estabilização, chegando no entanto aos 9 golos aos 58 minutos de jogo (37-28). Luís Carvalho na baliza do Madeira SAD esteve irrepreensível com 43% de eficácia contra os 21% de Ricardo Castro na baliza do Arsenal. Fábio Magalhães com 11 golos (79% de eficácia), foi o principal marcador dos madeirenses, que tiveram 10 marcadores diferentes, seguido de Nélson Pina com 6 golos (46% de eficácia), No Arsenal, Manuel Sousa com 7 golos (58% de eficácia), e Oleksandr Nekrushets com 6 golos (50% de eficácia), foram os melhores marcadores do Arsenal.

No Municipal da Maia, tivemos o Ismai / ABC, que foi mais um encontro onde foi confirmado o resultado ocorrido na 1.ª volta. Com esta vitória o ABC, quase que garantiu o 4.º lugar na classificação final nesta Fase, e garantiu seguramente o Apuramento para o Grupo A. Foi um jogo disputado com grande equilíbrio, e até alternâncias no marcador, mas com o ABC a comandar por mais tempo, o encontro, chegando ao intervalo a vencer por 14-12, apesar de ainda nos primeiros 30 minutos ter estado na frente do marcador com uma vantagem de 4 golos aos 20 minutos quando vencia por 11-7. NO segundo período de jogo, o Ismai recupera e volta a equilibrar o encontro com o marcador aos 46 minutos a situar-se numa igualdade a 23 golos, para então o ABC passar em definitivo para a frente do marcador e terminar com a ventagem de 3 golos, que apenas foi confirmada nos últimos 5 minutos de jogo. Encontro onde os homens nas balizas estiveram em grande plano Manuel Borges pelo Ismai com 43% de eficácia, e o experiente Humberto Gomes na baliza do ABC com 40% de eficácia. António Ventura com 6 golos (60% de eficácia), e Angel Zulueta com 5 golos (71% de eficácia foram os melhores marcadores do Ismai. NO ABC, Pedro Seabra Marques confirma o excelente momento de forma que atravessa, pois com 6 golos (60% de eficácia), juntamente com o jovem André Gomes com igual número de golos, mas apenas com 55% de eficácia foram os melhores marcadores do ABC.

Na Horta em mais um jogo (SC Horta / Águas Santas) com influência direta na atribuição dos últimos lugares para o grupo A da segunda Fase desta prova, tivemos mais um encontro onde foi confirmado resultado ocorrido na 1.ª volta, com a equipa maiata a terminar esta sua maratona de jogos, com um saldo francamente positivo (na nossa opinião). Encontro onde apenas se verificou equilíbrio até aos 7 minutos de jogo quando o resultado apresentava uma igualdade a 4 golos, pois a partir desse momento o Águas Santas assume o comando do jogo e do marcador para chegar ao intervalo já a vencer por 18-15, no segundo tempo chegou por diversas vezes a ter uma vantagem com um diferencial de 6 golos, como por exemplo aos 50 minutos através de um golos do jovem Luís Frade que colocou o resultado em 28-22, a favor da equipa maiata, que jogou os minutos finais do encontro em controlo da equipa adversária. Desta vez não foi António Campos o seu “abono de família”, mas sim o jovem Pedro Pacheco com 33% de eficácia na baliza do Águas Santas, no SC Horta que têm cada vez vida mais difícil, Hugo Freitas com 7 golos (58% de eficácia), e Noelvis Reve com 6 golos (86% de eficácia, foram os melhores marcadores do SC Horta. Pedro Cruz com 7 golos (70% de eficácia), e André Rei com 6 golos (86% de eficácia), foram os melhores marcadores da equipa maiata. Uma nota final a ausência de Rui Santos no comando técnico do SC Horta neste jogo.

A Classificação está assim ordenada: - 1.º FC Porto (66 pontos, -1 jogo), 2.º Sporting (63 Pontos), 3.º Benfica (56 pontos, -1 jogo), 4.º ABC (55 pontos, - 1 jogos), 5.º Águas Santas, e Madeira SAD (50 Pontos), 7.º AA Avanca (46 pontos), 8.º Ismai (43 pontos), 9.º Boa Hora (39 pontos), 10.º Belenenses (38 pontos), 11.º AC Fafe (37 pontos, -1 jogo), 12.º Arsenal (35 pontos), 13.º SC Horta (31 pontos, -1 jogos), 14.º São Mamede (25 pontos, -1 jogo). 

O Banhadas Andebol

17 comentários:

António disse...

O Rui Santos não estava no banco porque foi castigado com um jogo de castio pelo conselho disciplina.O banhadas não viu isso?

Anónimo disse...

Saudades do Filipe Duque
Incentaram chicotadas no Horta e agora vão para a 2ª

Anónimo disse...

O horta ir para segunda divisao era um favor que fazia ao andebol nacional , pois os clubes do continente ficavam a vontade no seu orcamento com mais 5 ou 6 mil euros .
quanto ao jogo avanca-boa-hora que estive assistir so quero dizer que as manas sao mesmo uma vergonha apitar levar a encomenda feita por alguem , pois o boa hora apresentou se com uma defesa violenta principalmente o pivot que acho que e de um pais qualquer do leste e as senhores nada fizeram pois mais uma vez digo que foi uma vergonha o que se passou em avanca .
pois nao ha enteresse em o avanca ir aos 6 primeiros , madeira e aguas santas tem que estar presentes

Anónimo disse...

É importante a manutenção do Andebol na P001 nas ilhas Madeira e Açores e para isso a FPA deveria ter garantido e usar caso seja necessário os "Hid Cards" que não vai ser necessário porque o Sp. da Horta e madeira se vão manter na P001.
A substituição do Filipe Duque já há muito deveria ter acontecido passando para director desportivo e colocarem o Yuriy Kostetskyy face a sua enorme experiência a treinador principal ou dá ou não dá ! andar a servir de recadeiro do anterior e actual treinador Rui Santos. Não!
Há problemas no Horta atrasos nos salários dos atletas profissionais e deste modo explica a fragilidade das suas exibições
Corrigir rápido e vale a pena ter um andebol nas 9 ilhas e 1 a 2 referencias nos campeonatos da P001 e P002.
Cabrita da Horta

Anónimo disse...

Treinador de malas aviadas para Lisboa. Rolando Freitas depois de anos a investir nas Selecções Nacionais uma boa oportunidade para continuar uma carreira vitoriosa!
Outro de malas aviadas para outros voos o doutro José António Silva para África aguardem!
boa sorte para ambos!
Aristides Boa Vida

Anónimo disse...

Em relação ao Avanca. Os outros têm culpa de empatar com o Horta em casa? Os outros tem culpa de empatar no Arsenal? Os outros tem culpa de perder com o Ismai? Os outros tem culpa de perder dois jogos com o Boa Hora? Já agora perderam duas vezes com o Madeira e quando tinham de ganhar obrigatoriemente ao Aguas não conseguiram. Mas calma que a diferença vai aumentar. Até aposto que não ganham em Fafe, e depois segue mais duas derrotas.

Anónimo disse...

Senhor Cabrita da Horta, independentemente da grande experiência do yuri como jogador de altíssimo nível ele ainda de precisa de algum tempo e formação para treinar uma equipa de primeira divisão por isso o Filipe Duque era a pessoa certa para o cargo, como provou no passado. Quanto ao Prof. Rui Santos só posso dizer que deveria ter ficado a treinar os juvenis ou iniciado e nem percebo o que passou pela cabeça do dirigentes do Sp Horta para o contratar para os seniores...ainda se tivesse sido para a equipa B, talvez fizesse algum sentido. Quanto ao senhor que disse que as equipas dos Açores e da Madeira deveriam descer de divisão só lhe posso dizer que nós açorianos não somos portugueses de segunda como alguns pensam e para lhe dar um exemplo, as contrapartidas que Portugal já recebeu e continua a receber da Base das Lajes na ilha Terceira dava e da para pagar as deslocações da equipas de todas as modalidades aos Açores durante uns 1000 anos...haja paciência para tanta mesquinhez e ignorância.

Anónimo disse...

20 de fevereiro de 2017 às 16:07
CARO SENHOR
CONVERSA POLITICA RASCA!
CH

Anónimo disse...

Vem Rolando, vem que o Sporting tão cedo não se endireita. Tem é cuidado que isto aqui está tudo viciado. Há grupos que dividem. O diretor de sec. Andebol nada ajuda apenas quer folclore, estando á anos no comando. Coordenação com outras modalidades? Ohhh! Isso nem existe. O Vicente Moura vai mamando e não sabe de nada do que se passa. Ou sabe mas... não se chateia nada. O presidente? Esse quer é micros á frente e desviar as atenções. O que gasta não é dele nem do pai! Faz festas de arromba quando ganha no Ténis de Mesa ou no Atletismo. Anda cheio de medo que o Jesus comece com aquele discurso que, quando chegou tudo estava sem ordem. Tem medo de o demitir porque, o que tem de lhe pagar são quatro jogadores que, não compra! Coitados vivem a recordar o João Rocha. Têm um trauma incurável porque no andebol ultrapassamos e começamos a distanciar-nos! Agora lá vão andar ás cavacadas com os vizinhos da segunda circular que, em andebol já tremem. Vai ser um ano para esquecer e lá se vai mais um treinador embora. Uma aposta? Querem ver que querem o Obradovic como o dietista de Alvalade? Inaugurem o pavilhão que, cremos ver se enche no andebol.

Anónimo disse...

caro senhor de 20 fevereiro as 16:07 sabe ha quantos anos anda o sp horta a contratar jogadores e alguns treinadores a conta dos dinheiros publicos , para q so para dizer que a ilha tem uma equipa na primeira divisao tenham vergonha ao menos tinham gasto com atletas da terra e nao com atletas onde se tem que pagar viagens , dormida e comida e nada adiantam a ilha quer melhor exemplo que se esta a passar esta epoca quantos jogadores ha acoreanos e quantos ha do continente e estrangeiros e estamos a ver os resultados

Anónimo disse...

Cabrita da Horta

20 de fevereiro de 2017 às 10:32

Subscrevo:

Estou de acordo com a prespectiva do senhores Cabrita da Horta pela visão que teve sobre o Andebol Global e não a miopia saloia do Anónimo(20 de fevereiro de 2017 às 16:07).
Este modelo já se pratica noutras competições internacionais e com vantagens!
Abraço
CH

Anónimo disse...

Não abundam canhotos sobretudo á ponta... o puto A. Rei qualquer dia aparece! Está na hora!

Anónimo disse...

O que é um "hid card"?

Anónimo disse...

Não se preocupem com o que se gasta na Madeira e Açores. Preocupem-se é com o que alguns rebentam do erário público, construindo pavilhões e pagando equipas de maioria estrangeira! Explique-se: FCP= Pavilhão com dinheiro dos contribuintes pago por banco e Câmara etc... Benfica= Pavilhão pago com dinheiro dos contribuintes. Sporting= Pavilhão pago com dinheiro dos contribuintes, por uma segunda empresa construtora e, com palhaçadas de compra de uma super-equipa, para apresentar no dito. Entretanto o encarregado Espanhol, já está a treinar o último class. em Espanha! Quem se segue? Portuguguês? Estrangeiro?

Anónimo disse...

Há milagres em Portugal e o papa não sabe! Na ilhota da Horta que em cinco minutos numa moto ficamos a conhecer, há! Como se consegue equipa na pr. div. e mandar ir estrangeiros ou Continentais? Ai destino, ai destino cruel!

Anónimo disse...

Nunca me passou pela cabeça escrever num blogue de andebol. Mas como pode um anónimo vir para aqui, queixar-se e falando nas manas Sá e pedindo pelo Avanca? Já pensou se no Boa-Hora nos queixarmos por não levarem jogadores nossos á selecções jovens? Da outra julgo que nem vale a pena chorar-me... Então perdem com um dos grandes e, os jogadores vão para uma festa e agora choram porque connosco perderam? Haja criatividade! Quanto ao pivot de leste estudem o caso. podem e agradecemos fazendo já as pazes, mandar um Cubanito. Nós não praticamos a barriga de aluguer...

Anónimo disse...

Ohhhh perdeu a aposta..la se foi o fim de semana de sorriso na tromba.