gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 41 – 2016 / 2017 – I – Em Actualização

Crónica intermédia de fim-de-semana da PO01, dedicada a dois dos encontros que se encontram em atraso da 13.ª Jornada, da 17.ª Jornada e por antecipação da 23.ª Jornada, devido às competições Europeias.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

13.ª Jornada
Dia 15-02-17
Águas Santas 26 – 24 ABC
16.ª Jornada
Dia 08-03-17
ABC - SC Horta (21H00)
17.ª Jornada
14-02-17
SC Horta 26 – 26 Ismai
23.ª Jornada
Dia 14-02-17
Belenenses 24 – 36 Sporting

Nesta crónica vamos nos referir, aos 3 jogos disputados a meio da semana, um por antecipação conforme já dissemos e relativo à 23.ª jornada, que corresponde à 10.ª jornada da 1.ª volta, outro que corresponde à 4.ª jornada da 1.ª volta, e uma jornada ainda da 1.ª volta (13.ª e última da 1.ª volta), que contraria tudo o que está regulamentado. Nos jogos disputados apenas tivemos um encontro com o resultado rectificado, jogo onde se registaram ocorrências disciplinares.

Atualização

Finalmente terminou a 1.ª Volta desta Fase do Campeonato, com a realização do jogo Águas Santas /ABC que se encontrava em atraso, foi felizmente um jogo bastante disputado e equilibrado, apesar de a equipa maiata após uma igualdade a 9 golos aos 20 minutos de jogo, passar para o comando do marcador chegando ao intervalo já a vencer por 14/10, máxima margem registada durante todo o encontro, para qualquer das equipas, no segundo tempo com o Águas Santas quase sempre no comando do marcador o ABC chega a nova igualdade, desta vez a 24 golos, quando estavam decorridos cerca de 55 minutos, através de dois golos oportunos de Dario Andrade, para um dos jovens em evidência na equipa do Águas Santas, Luís Frade (7 golos e 70% de eficácia) voltar a colocar a equipa maiata no comando do marcador, com Gonçalo Vieira (5 golos, 63% de eficácia) a concretizar o golo da consolidação. Pedro Seabra Marques (7 golos, 54% de eficácia) pelo jogo e fez jogar na equipa bracarense foi uma das sua principais figuras, juntamente com Dario Andrade (5 golos, 100% de eficácia), no Águas Santas deve-se ainda destacar a prestação do experiente Pedro Cruz (8 golos e 57% de eficácia), excelentemente acompanhado por António Campos (30% de eficácia) na baliza, sem nunca esquecer a igualmente excelente prestação de Humberto Gomes (35% de eficácia) na baliza do ABC. Com esta vitória a equipa do Águas Santas iguala o Madeira SAD no 5.º Lugar da classificação, e afirma-se como um dos mais fortes candidatos a um lugar nos 6 primeiros da classificação desta fase da prova.

Belenenses 24 – 36 Sporting

No pavilhão do restelo, “quase deserto” disputou-se um antigo clássico da modalidade, o primeiro jogo que o Sporting realiza na era pós Zupo, e ainda sem a presença do seu técnico interino por motivos de saúde, enquanto continua “órfão” do seu principal jogador (na nossa opinião), tivemos um Belenenses que se apresentou com uma defesa aberta e a defender de forma agressiva, a que se juntou a extraordinária exibição de Miguel Espinha (30% de eficácia) na sua baliza (não se compreendendo a sua substituição ao intervalo), na equipa do Sporting, constatou-se uma maior rotação dos jogadores, mas uma verdadeira falta de concentração na defesa que nos primeiros 30 minutos jogou sem qualquer agressividade e de forma passiva, enquanto no ataque eram evidentes as suas grandes dificuldades, com constante falhas técnicas e completamente desordenada, demonstrando não encontrar soluções para os problemas que a equipa do Belenenses, lhe ia colocando. Assim o resultado foi-se equilibrando, aos 15 minutos tínhamos uma igualdade a 7 golos, devido também à boa prestação de Cudic (40% de eficácia) na baliza do Sporting, que a partir desta igualdade passou para a frente do marcador, e nunca mais a largou até final do encontro, chegando ao intervalo a vencer por 15-11. O Belenenses que entrou bem no segundo tempo, mas rapidamente começou a decair na sua produção, em especial em termos físicos, pois pouca rotação do plantel fez, enquanto no Sporting, em especial Pedro Portela (6 golos, e 67% de eficácia), e o lateral Bozovic (4 golos, e 67% de eficácia), vimos finalmente Cláudio Pedroso (3 golos, e 100% de eficácia) a jogar e bem, com a equipa a ganhar vantagens, que por várias vezes foram dos mesmos 12 golos com que o encontro terminou. De salientar ainda o facto de na equipa do Sporting, as grandes melhorias ocorridas no segundo tempo, terminando com 12 jogadores a concretizarem golos. Na equipa do Belenenses, além do guarda-redes que já referimos, teremos de dizer uma palavra para o forte acerto defensivo em especial no primeiro tempo e para Gonçalo Ribeiro (8 golos, e 53% de eficácia), em especial nas suas ações atacantes, e para o polivalente Diogo Domingos (3 golos, e 50% de eficácia), com Carlos Siqueira a produzir no seu posto especifico bem menos do que se esperava. Com este resultado o Sporting, confirmou o resultado ocorrido na 1.ª volta. Jogo dirigido, como se esperava pela dupla de lisboa constituída por Tiago Monteiro e António Trinca, que estiveram bem melhor em termos disciplinares do que da última vez que os vimos, realizando trabalho bem mais positivo, embora não se compreenda como Tiago Monteiro permite (52 minutos), sejam marcador livres com atletas da equipa que beneficia do livre quase nos 6 metros, vê claramente a situação, hesita e deixa seguir.

Na Horta realizou o SC Horta / Ismai, jogo em atraso da 17.ª jornada, e onde se verificou uma retificação do resultado verificado na jornada homóloga da 1.ª volta. Foi um jogo que terminou infelizmente com o resisto de ocorrências disciplinares. Encontro disputadíssimo, com uma entrada com as duas equipas a alternarem no comando do marcador, para cerca dos 10 minutos de jogo, a equipa do SC Horta estar a vencer pela diferença máxima em todo o encontro. Mas o Ismai com excelente reação equilibra o encontro, e chega ao intervalo a perder somente por um golo (11-10), a equipa visitada entra melhor na segunda parte e ganha uma vantagem de dois golos (13-11), para aos 40 minutos de jogo termos uma igualdade a 16 golos, com os 20 minutos finais a decorrerem com sucessivas igualdades no marcador, sendo de referir, que o SC Horta, termina o encontro em inferioridade numérica, e que os dois últimos golos um para cada equipa derivam da marcação de livres de 7 metros, um a cerca de 30 segundos do fim que coloca a equipa da casa a vencer por 26-25, para de seguida e após um time-OUT, a equipa do Ismai a cerca de 10 segundos do términus do encontro igualar o resultado. Na equipa do SC Horta Angel Norris (50% de eficácia) e Hugo Freitas (88% de eficácia), ambos com 7 golos cada foram os seus melhores marcadores, com Nuno Silva na baliza a chegar aos 26% de eficácia, enquanto Angel Zulueta com 6 golos (67% de eficácia) foi o melhor marcador do Ismai, que teve no seu guarda-redes Reyniel Nelson com 38% de eficácia um dos elementos mais em evidência na equipa. Com este resultado o Ismai mantêm-se na discussão do 6.º lugar da classificação, embora não seja fácil.

A Classificação está assim ordenada: - 1.º FC Porto (66 pontos), 2.º Sporting (63 Pontos, + 1 jogo), 3.º Benfica (56 pontos), 4.º ABC (52 pontos, - 1 jogos), 5.º Águas Santas, e Madeira SAD (47 Pontos), 7.º AA Avanca (45 pontos), 8.º Ismai (40 pontos), 9.º Belenenses (38 pontos, +1 jogo), 10.º AC Fafe (37 pontos), 11.º Boa Hora (36 Pontos), 12.º Arsenal (34 pontos), 13.º SC Horta (30 pontos, -1 jogos), 14.º São Mamede (25 pontos).  

O Banhadas Andebol

23 comentários:

Anónimo disse...

Correção no jogo do Belenenses foi o Goncalo Ribeiro que marcou os 8 golos e não o Gonçalo Valerio.

Anónimo disse...

O Belenenses-Sporting é um retrato fiel do nosso pobre campeonato. E ainda houve quem corruptamente aumentasse o número de equipas. Pavilhão vazio e nem se ouvia. È como jogar quase no deserto. Um Belenenses com muito menos altura e peso e tecnicamente fraco. Ainda por cima sem alguma alma. Sem o ceu maestro que até, se ouve que era para vir para o Sporting, nada controla quanto a ritmos de jogo. O Sporting rodou mais a equipa apareceu novamente Portela a marcar os livres. Mas lê-se nos olhos a tristeza. Solha já jogou mais. De resto má coordenação sobretudo a atacar onde o novo reforço, está desfazado. Ainda por cima a reagir sem vivacidade. Sente-se na equipa que, a derrota com o Porto e, daquela maneira deixou marcas. Sorte que nos próximos tempos Benfica e Porto vão andar pela EHF e, talvez com algum cansaço o Sporting possa tirar dividendos. No caso do Benfica até vão jogar com eles para Taça e campeonato. Ao menos o ABC já só pensa no campeonato, pese embora já estar longe. Venham os play-off que está tudo monótono.

Anónimo disse...

Que terão de especial esta dupla Trinca|Monteiro? Apitam na pr divisão e até jogos importantes porquê?
Vi um andebol pobre com uma equipa traumatizada e outra sem valor. Não me digam que, a falta de público foi devido ao futebol, e que o trânsito estava infernal e choveu um pouco. O público do Sporting já se viu desistiu do campeonato e, toca de desejarem mal a Zupo. E os outros? Num clube que á beira de eleições e dizendo ter 150 000 sócios, só cerca de 40 000 podem votar, o que pensar? Alguns já tremem porque já deixaram as ilusões e agora já dizem que, foi um gasto exagerado. No principio era o ano de ganhar tudo. A ver vamos se nos jogos com os Macedónios em Lisboa, curaram as feridas. Sobra a taça e com um motivante Sporting-Benfica. Ontem parecia haver um leilão discutindo-se para omnde vai Florêncio pai. Benfica ou Sporting? Então mas só agora repararam nele? Ài Canela o que te espera e terás que aturar os impecilhos Cruz e André. No Belenenses chamou á atenção o 33 Gonçalo Ribeiro mas... está emprestado pelo Benfica. Dentro daquele pavilhão os passarinhos poderam voar á noite porque, tinham a luz acesa e havia pouca gente para os incomodar!

Anónimo disse...

O ismai está na luta para o 6 lugar como o Obama está para ser novamente presidente da republica dos estados unidos.
Fazem muita parra, e ganharam ao benfica , ao aguas e ao madeira, e depois e o resto? Conclusão o treinador é bom para os grandes e depois são mamede, horta, arsenal, onde fica o treinador?

Anónimo disse...

Ontem em vez de ficar em casa a ver a liga dos campeoes fui ver o meu belenenses -Sporting perdemos bem pois os jogadores do Sporting sao superiores em qualidade e fisico jogo facil que nem se deu pela equipa de arbitragem.
A unica critica que tenho a fazer e como e que o treinador adjunto do belenenses ainda continua no banco e a dar palpites depois de arruinar a epoca a este plantel enfim, depois como e que se troca um guarda redes ao intervalo que estava a ser o melhor em campo ja começo a ficar um pouco farto da familia Florencio
adepto do belenenses ha 50 anos com cotas pagas

Anónimo disse...

Não me façam rir. Perguntem aos adeptos do Sporting, bem sei que cada vez menos e depois do caso do jogo que, a dez minutos do fim em vantagem de sete se perdeu por um. Aquele Cudic é guarda-redes para o Sporting ser campeão. bem sei que se vendeu a ilusão duma super-equipa mas este dá que pensar porque ficou no Sporting. Só os deuses saberão. Aliás Bosko correu o rumor de saída mas ficou e agora depois de lesionado, e com um companheiro para pivot defensivo voltou. De resto que fazem Carneiro e Pedroso? Que fizeram até agora em números. Fazem-se tantas estatísticas que assusta como alguns clubes tão profissionais, com gente pelo menos mais bem paga que o normal, não viu isto. Também há direcções que, não viram um treinador que fazia experiências e que em alguns jogos levava bailes, por falta de inteligência tática.

Anónimo disse...

Que luxo de campeonato! Ainda nem começaram as decisões e já se sabe quem vai ser o campeão e o segundo? E quem vai descer? Se calhar vai ser mais disputado o campeonato das descidas, apesar de haver quem pudesse ter descido e agora, este ano não vá descer...

Anónimo disse...

Uma vez mais... No Belém, quem marcou os 8 golos foi o Gonçalo... Ribeiro!!!

Anónimo disse...

Parabéns ao Águas Santas. Fez um excelente jogo, muito bem pensado pelo treinador pois conseguiu reduzir a grande alma deste ABC que é o Seabra.
Depois, dentro de campo, aqueles três miúdos bem comandados pelo Pedro Cruz e com as costas quentes na baliza já que o Campos fez uma exibição de luxo, deram água pela barba a defesa do campeão nacional e não tenhamos dúvida que estão ali três jogadores com grande valor individual. Pena é que o Águas Santas pode não conseguir segurá-los pois já se falava no Pavilhão que dois deles já tinham sido sondados pelos grandes e que o Águas Santas poderá estar a dormir e ficar sem os jogadores na próxima época. O que se lamenta porque ali no Águas Santas eles têm tudo para jogar regularmente e crescer ainda mais ao nível individual e se passam para os grandes, vão jogar poucos minutos ou andar nas equipas "bes".
Veremos o que vai acontecer e espero que o Águas Santas fique no grupo A porque bem merece.

Anónimo disse...

O ABC perdeu com o Àguas Santas! È novidade? Quando não se deixa o ABC impôr o ritmo que lhes convém... é assim! Eles não são nenhuma equipa fora do comum. O peso da Ass. de Braga é que torna tudo num sufoco. O ano passado lá foram enervando os outros, este ano não vão longe. Só lhes peço que ganhem ao Benfica. O Sporting dizia que vencia tudo. Gastaram mais que a NASA para ir á lua e agora estão no inferno. Tem piada que Bruno de Carvalho começou a ser conhecido pela teatralidade, quando se meteu com o nosso Caldeira, porque nem consegue falar com o nosso pr. Pinto da Costa. Oxalá coontinue depois daquela espécie de eleições. Só um ganha por maioria... Deu-nos pena o que fizeram ao Roque, comoveu até. Pensando que ía ganhar muito bem, eles deixaram-no pendurado e agora vai de terminar a carreira no Belenenses. Deu pra rir o Sporting pensar que ia dar-nos luta. E agora foram as arbitragens? este ano já levaram duas lições. O treinador deles era um comediante incrível! Vai deixar-nos muitas saudades! Assim fosse na sabedoria e na tática como era na gritaria. Neste momento a verdade é que há uma equipa invencível em Portugal. O Porto!

Anónimo disse...

AGUAS SANTAS-ABC
Grande jogo 26.24 ASANTAS excelente os jogadores Luís Frade, Gonçalo vieira e gr António campos no abc Hugo rocha, André Gomes e Dario. Arbitragem ao nível do jogo muito positivo e parece fácil arbitrar !.
TREINADORES UM DUPLA QUE FORAM ENORMES COMO ATLETAS E HOJE CONTINUAM COMO TREINADORES DE 1º NÍVEL.
ADC

Anónimo disse...

O ISMAI é aquilo que em resumo se passa demasiadas veses no nosso campeonatozinho. jogar empertigado com ops grandes, e com uma motivação doutro mundo e depois com quem, até está abaixo na classificação, anda-se pelo campo com uma bola na mão. No fim eles nem vão ganhar nada nem perder. Nem chegam á Europa nem descem.

Anónimo disse...

Enganem-me que eu não gosto. Nota-se que no Sporting Zupo foi mandado embora, tal como no Hóquei foi embora o coordenador. Mas chama a atenção a não mudança total. O Jorge continua e há quem diga que, ele está por dentro de tudo. Afinal saíu o que ganhava mais e continua a chularia. Vem aí eliminatória da challenge e tudo leva a crer não termos problemas muito sérios. Este clube não investe muito e apesar de já ter andado na Europa, no seu país não está bem. talvez a partir daí apanhemos equipas mais cotadas. Há que apostar forte na taça e esperar que o Porto acumule sobrecarga na EHF. Era bom haver mudanças sérias. Este jogo do Belenenses deu para recuperar traumas. Este ano aquele clube anda ainda em crise. Temos de ganhar ao Benfica e continuar na taça e ir fazendo pontos. Desconfiem do AVANCA que é um Porto B disfarçado.

Anónimo disse...

Oxalá o Sporting aprenda com esta rebalderia que, andou no Andebol. Que nunca mais se torne a assistir ás palhaçadas dos últimos dois anos! Olhem para o Futsal que cresce e cada vez tem mais público. Ali há um trabalho de base e um sistema sólido. Com pequenas mudanças aperfeiçoa-se!

Anónimo disse...

O ABC está a cair na real. Grilo não devia ter saído porque, era dos melhores naquela posição. Na baliza dá nas vistas que há um titular e um maluquinho a fazer bobeiras.

Anónimo disse...

Não haja dúvida que se forem buscar o velhote J. Florêncio, o andebol do Sporting vai voltar a ser o que era. No jogo do Belenenses-Sporting, ele até ajudou com as alterações. A verdade é que depois de perder com o ABC o milionário Zupo devia logo ter ido embora. Andava longe da equipa e o ambiente sabe-se não era o melhor. Quando vem jogar com o Porto, bastava olhar para a face dele, de tão tensa que estava adivinha-se o desfecho. Ele sabia-o e sabia ser detestado por alguns sectores e jogadores. Alguns foram ficando porque aqui lhes pagam melhor, sobretudo em fim de carreira. Na Madeira já tinha dado mais uma das suas barracas, eu prefiro chamar-lhe atestado de incompetência. Agora é o habitual. Vamos ver fazer uma grande festa em cada golo mas, não é amor á camisola nem sequer respeito. A maioria nem sabe o que é! Apenas esperar que lhes paguem os prémios fabulosos. Reza a história que quando a época começou, havia uma s divídas. este momento é determinante. A època está acabada quanto a compeonato. Resta a taça e a Europa. Curioso que aí demos cabazes porque era fácil. Não tarda estamos a decidir títulos e quero vêr.

Anónimo disse...

O ABC teve um apagão...
Mas só saíu o Grilo. O Àguas Santas este ano até nem anda grande coisa. Como venceu tanto o ABC na época passada com a mesma equipa? Ela tem tanto ponto fraco. Spínola o único lateral direito. Seabra um bom central mas quase único pois, o outro é só para ele descansar. Na baliza um guarda-redes acomodado e que, certamente não tem outras ambições e, um que só é conhecido por maluqueiras e aparato. Há dois miudos a despontar e vai ser duro manter naquelas bandas, O Branquinho e o Gomes. Dario caminha para o fim de carreira. Há acordo com Sérgio Barros actualmente na Macedónia? Está comprometido com outro clube estrangeiro? È verdade que tem familia em Braga? Resta a taça de Portugal. O campeonato começa a ser ilusão dada a distancia! Resende sái? Para outro grande? Ou França?

Anónimo disse...

Aleluia! O Sporting usou mais Portugueses, sobretudo os seus debutantes. Mas aceita-se que, do outro lado esteve uma equipa instável e, onde impera a juventude. Siqueira continua a gostar de brincar, o que lhe tira melhores médias. O tão falado Edmilson Araújo vai sair? No caso de Tavares não se pode emprestar. Se houver lesão de P. Portela o que será? O Chileno do Sporting vê-se que, ainda não tem entrosamento com a equipa. Porquê a pressa de o meter num jogo de fogo? Asanin é um fora do comum e quando estiver ambientado, pode ser igual a Quintana ou melhor. Mas por amor de Deus, aquele Cudic não era melhor escolher outra actividade para manter a forma? Céus!

Anónimo disse...

Zupo já conseguiu enganar outros. Apresentado no Bm. Benidorm ultimo classificado da Asobal. Vai salvar o dinheiro deles.

Anónimo disse...

esta tudo a fugir do Restelo...Porque sera?

Falta de guito, limpeza ou de paciencia para aturar doidos da cabeça.

Anónimo disse...

Nesta altura todos os jogadores do Belenenses que querem sair dizem que o boa hora os convidou ou vai convidar. Tenham juízo. Aos srs. Domingos e Zé Francisco tenham juízo e portence como homens que é coisa que nunca foram. Dignifiquem o nosso Belenenses

Anónimo disse...

Srs, do BOA-HORA, tenham vocês juizo, porque se a ROOF acaba vocês não têem dinheiro. Vocês ao querem-se nivelar pelo Belenense só demonstra que o Belenenses é mesmo grande. Se tem dinheiro ou não? não será importante ou querem irem para lá jogarem? vejam bem se vale a pena andar em guerras e tenham juízo. A propósito os clubes do norte dizem que vocês não estam a cumprir com as regras.

Anónimo disse...

Já agora pergunto se O Belenenses se sente tão incomodado, não será pela sua incompetência? Quanto a regras quem são eles? NÃO DEVEM NADA? NÃO É O QUE SE OUVE POR AÍ... INCOMODA UM CLUBE FAZER MELHOR E SER MAIS BEM ORGANIZADO? INCOMODA QUE, JOGADORES DO BELÉM ANDEM POR CÁ? OS TEMPOS DE PRESIDENTE DA FAP LUÍS SANTOS, JÁ LÁ VÃO! NÃO PAREM NO TEMPO! JÁ REPARARAM QUE ATÉ JÁ TEMOS MAIS PÚBLICO QUE NO RESTELO? DÓI? TRABALHEM! NÃO NOS PROVOQUEM!