gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 66 – 2016 / 2017 – I

Esta não será certamente a última crónica desta prova, mas poderá ser a última crónica relativa ao Grupo A, pois hoje é somente dedicada a este Grupo da PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

SPORTING CAMPEÃO NACIONAL
(À CONDIÇÃO)
Fase Final Nacional – Grupo “A”

10.ª Jornada
Dia 31-05-17
Sporting 25 – 23 Benfica
FC Porto 33 – 19 Águas Santas
ABC 33 – 33 Madeira SAD

Disputou-se a que deverá (poderá) ser a última jornada, da prova, relativa ao Grupo A, e que define o Campeão Nacional, que face a um CO (completamente inoportuno, mas isso será matéria para um texto próprio), não fará a entrega de qualquer Troféu, o que na nossa opinião se o vencedor da prova for encontrado poderá sê-lo a título provisório. No entanto desde já fazemos um forte reparo à calendarização, das provas para este escalão, pois não se entende que se dispute hoje a última jornada, para já no próximo dia 3, se iniciar a disputa da Final Four da Taça de Portugal, será que não haveria outras datas? Ao dizermos que o Sporting é campeão à condicção, queremos dizer que teremos de aguardar provavelmente pela decisão do recurso que segundo consta será ou foi apresentado pelo FC Porto. Nos jogos realizados, decorreram sem problemas disciplinares registados. E onde apenas em um dos encontros se verificou o mesmo resultado ocorrido na jornada homóloga da 1.ª Volta. Numa jornada onde mais uma vez as estatísticas, não estiveram, bem, em Braga nem existiu, e no Dragão Caixa, nem ficha de resumo.

Sporting 25 – 23 Benfica

Jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas, praticamente cheio (pois apenas a bancada destinada aos adeptos do Benfica, apresentava uma clareira), e onde o resultado final, ditou mesmo que a titulo provisório, o novo Campeão Nacional. Uma referência negativa, mais uma vez para a claque do Sporting, colocada atrás da balizado Benfica no 1.º, com o derreamento de líquidos para a zona do guarda-redes, e que acaba por prejudicar o seu próprio guarda-redes Asanin, nos momentos finais do encontro com uma queda, que poderia ter tido graves consequências. O Sporting que realizou 40 minutos de grande qualidade, em especial devido à grande prestação do guarda-redes Asanin (33% de eficácia), e onde a eficácia de Bozovic com 7 golos (70% de eficácia), destacando a defesa de Cudic a 7 segundos do fim, o que na prática fixouo resultado final. Mas teve em Carlos Ruesga (5 golos, 83% de eficácia) o seu maestro, ao dirigor o ataque de uma forma bastante competente, e onde Pedro Portela com o seus 5 golos (83% de eficácia), foi também um dos seus principais elementos, onde João Paulo Pinto esteve longe do pode render, e Frankis Carol, demonstrou estar completamente fora de forma. Mas a equipa do Sporting, sofre de um “síndroma” de confiança, pois após ter uma vantagem já no segundo tempo que chegou a cifrar-se em 9 golos, aos 35 minutos (18-9), para aos 40 minutos vencer por 8 golos (20-12), permite ao Benfica que teve uma forte melhoria defensiva com a entrada do guarda-redes Nikola Mitrevski (52% de eficácia), e onde Cavalcanti bem igualmente no ataque (4 golos, 67% de eficácia), foi reduzindo a diferença, para aos 55 minutos estar em apenas num golo (23-22), com Tiago Pereira a ser o maestro da equipa, neste período (2 golos, 50% de eficácia), e voltou a estar a um golode diferença aos 58 minutos (24-23), obtido através de Belone Moreira ( 7 golos (64% de eficácia) na conversão de um livre 7 metros, confirmando a boa prestação que teve ao longo do jogo, mas com U. Silva longe das últimas exibições. De referir que o Benfica no primeiro tempo esteve cerca de 15 minutos sem concretizar qualquer golos, entre os 14 e os 29 minutos, com a equipa do Sporting, entre os 42 minutos, e os 54 minutos a sofrer um parcial de 10-3. Jogo dirigido pela polémica (para alguns) dupla Internacional da Madeira, constituída por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que num jogo, onde os atletas não complicaram, tiveram trabalho irregular em especial na sanção progressiva, e no critério de 7 metros, mas na nossa opinião a lei da vantagem foi o seu pior.

No Dragão Caixa, com “meia casa”, como se costuma dizer, tivemos o único encontro onde foi confirmado o resultado ocorrido na 1.ª volta. Tivemos o FC Porto / Águas Santas, jogo comandado durante os 60 minutos pelo FC Porto, e onde a equipa maiata, apenas replicou até aos 15 minutos quando, depois de sofrer um 3-0 inicial, conseguiu reduzir para diferença mínima, aos 15 minutos, quando perdia apenas por um golo de diferença (6-5), para de seguida o FC Porto alertado para uma possível consequência negativa, arranca em definitivo, para uma boa exibição, embora com alguma ansiedade, e rapidamente chega aos 11-5 cerca dos 22 minutos., para chegar ao intervalo já a vencer por 16-9. Para o FC Porto realizar um segundo tempo em crescendo e terminar com um diferencial, não esperado por muita gente, pis esperava-se mais atitude em especial em termos defensivos da equipa do Águas Santas, face ao “caudal” atacante da equipa do FC Porto, onde 13 jogadores marcaram golos com Yoel Morales com 7 golos, e Marko Matic com 4 golos a serem os seus principais marcadores do FC Porto, Pedro Cruz e Elias António, ambos com 5 golos cada foram os melhores marcadores do Águas Santas.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, perante uma assistência longe dos seus melhores dias no pavilhão tivemos o ABC / Madeira SAD, onde se registou uma igualdade final, num encontro quase sempre de grande equilíbrio, de tal forma que o intervalo chegou com o ABC na frente por apenas 1 golos 19-18, e que juntamente com o resultado final demonstra a pouca preocupação defensiva que as equipas tiveram neste encontro. Segundo tempo onde se voltou a registar um forte equilíbrio entre as equipas, com alternâncias no marcador e diversas igualdades a registarem-se. Este jogo poderia decidir o 4.º lugar do campeonato, mas com este resultado ficou tudo na mesma. Pedro Spínola com 7 golos, e Pedro Seabra Marques com 5 golos foram os melhores marcadores do ABC, enquanto no Madeira SAD, Daniel Santos e Fábio Magalhães com 7 golos cada, e Bruno Moreira com 6 golos, foram os seus melhores marcadores.

A Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º Sporting (62 pontos), 2.º FC Porto (61 pontos), 3.º Benfica (53 pontos), 4.º Madeira SAD (49 pontos), 5.º ABC (48 pontos), 6.º Águas Santas (44 pontos).

O Banhadas Andebol

28 comentários:

Vitor Manuel disse...

Gostei de ver os tripeiros a rezar peço benfica...

Anónimo disse...

Parabéns ao Sporting, mostrou ter uma equipa da qualidade e que o investimento do treinador anterior (que também merece uma palavra) foi certo. O SCP mostrou em todos as posições jogadores de qualidade, alguns claramente como figuras de estrelas e experiência da 1ª divisão europeia.

O Benfica fez um bom jogo, e continua a expectativa, mas seria útil deixar as figuras institucionais de coordenação e passar para outro nível estratégico. O Carlos Cruz passou à História, como mostraram o Carneiro e o Pedroso.

Anónimo disse...

Só mesmo num país pobre de espírito como Portugal, temos o privilégio de ver actuar jogadores como ruesga e nikcevic, e em vez de disfrutar preferimos enxovalhar e apoucar.
Não aproveitamos o talento internacional que veio para este fim de mundo, optamos pela pequenez e mesquinhez.
Ainda dizem gostar de andebol.

Anónimo disse...

sporting campeao muitos parabens e obrigado Ricardo Costa para proximo ano que continues no Porto

Anónimo disse...

Quando mudamos o CHIP? È uma vergonha o andebol amador e apalhaçado em Portugal. Termina um campeonato e não há campeão! Que planificação foi esta? Então há uma equipa Portuguesa que na mesma semana, joga a Challenge, disputa a final do campeonato e, de seguida vai para a Taça de portugal que poderá ter dois jogos a fazer! A FAP precisa duma sra. limpeza! Que vergonha!
Não é por acaso que os pavilhões vão ficando mais vazios e, os jogadores vão saindo! Mas o que devia dar vergonha ao fraco e corrupto dirigismo viciado neste país, é que os jogadores Portugueses são procurados. Nalguns casos sabemos que trocam de clube no país e, até casos há que já trocaram de país onde jogam! Vivo em Lisboa e até chegava a ver dois jogos no mesmo fim de semana. Actualmente vejo um se calhar por trimestre. Como pode haver emoção se não há crédito?

Anónimo disse...

Terminou o Campeonato Nacional P001 com um vencedor com sorte(Sporting) face á fraca Fase final do Porto com 4 derrotas muito pouco habitual nos últimos anos! e o actual Campeão em titulo Académico de Braga este aquém da época passada mas houve há factos interno no clube saída anunciada do Treinador Carlos Resende e Atletas em pleno Fase Final pouco estimulante para um bom momento da Equipa! aprender com os erros e que não se repitam...

CONCLUSÃO:
-Aqueles que tudo fizeram para mudar o "modelo de Campeonato" passar do "Play-off" para fase final com 50% dos pontos PARA SEREM CAMPEÕES!!!!! tenham APREENDIDO a lição, NÃO RESULTOU A ESTRATÉGIA E PRESSÃO SOBRE Vários CLUBES Satélites para aprovar o actual modelo de Campeonato ainda e à pressa na Direcção do Dr. Ulisses Pereira, prestaram um mau serviço ao Andebol.

-Porque o campeonato do ano passado em 2 Fases e "Play-off" foi empolgante com pavilhões cheios e muito entusiasmo até ao ultimo jogo ganho pelo Académico de Braga!

-Corrigir o modelo de Campeonato voltar ao PLAY-OFF COM 8 CLUBES jogar a melhor de 3 e final a melhor de 5.

-Afinal eu tinha razão! mas como em Democracia quem Manda é quem tem a maioria, mas quem sabe é a minoria !
O ideal é reflectir com uns e outros para bem do ANDEBOL único objectivo.

-LAMENTÁVEL NÃO TER SIDO ENTREGUE A TAÇA AOS NOVOS CAMPEÕES MESMO QUE A TITULO SIMBÓLICO PARA IMAGEM DA MODALIDADE!

-A arbitragem com menos peripécias da época passada e sem influencia nos resultados desportivos com algumas nomeações de criancice por parte do CA!
somos uns amadores do caraças!
ADC

Anónimo disse...

O que ganhou o desesperado e infantil Sporting? Não quero acreditar que, com as imagens que há a documentar o sarilho, tudo fique como está. O Porto jogou mal ou abaixo das possibilidades. Costa não é o meu preferido e é escolhido por sentimento. Tudo bem. Ontem fartei-me de rir como um clube que, tem a equipa mais cara de sempre e, anunciou ter o pavilhão esgotado, não conseguiu ter mais público que o Porto. O Porto é o campeão. Esteve sempre na frente. Olhe-se para a diferença de público na EHF do Porto e nos jogos da Challenge do Sporting! Quem dá mais jogadores á selecção?

Anónimo disse...

O Porto está apenas a fazer o seu habitual jogo de pressões. O Rui Silva é muito manhoso e julgava que, perseguindo o árbitro ele cedia. Esse tempo vai acabar. Esta época já se notou um Porto não dominador e onde o Ricardo já velhote, tropeçava e caindo ao chão era sempre, livre de sete metros e agora já nem tanto. O Porto defendia como queria e deixava-se andar. Agora o tratamento vai ter de ser igual. Nos momentos de decisão eles venciam sempre. O problema foi haver muita gente a falar demais. Zupo deveria estar calado e treinar a equipa. O valor dela é inquestionável mas, houve uma grande pressão devido aos nomes. Também tenho a certeza que agora após estes ganhos, esta equipa vai crescer. Reconheço que houve erros e, devido á confusão instalada nem sempre as escolhas foram as melhores. Que a direcção saiba dar apoio a Canela que, pôs este grupo a funcionar sobretudo na defesa. Zupo estava a leste da maneira de jogar de algumas equipas. Julgo que teremos de ter cuidado e o caso de F. Magalhães não deveria ter acontecido. Spínola está a jogar bem mas nada defendia e não é de decisões como Bojo. Asanin é simplesmente de outro mundo, vai ser o melhor Guarda-redes em Portugal. Olhem para a idade!

Anónimo disse...

Rennie...
Kompensan...
Férias no Júlio de Matos.
Espero que o Futebol Cubano do Porto seja sempre campeão assim...


Ia fazer muito bem.

Anónimo disse...

Sporting campeão à condição? Isto é mais uma vergonha proporcionada pelos habitantes da Calçada da Ajuda.
É incrível e inadmissível a forma como os meninos do Conselho de Justiça actuam.
Se tomassem decisões de forma célere, isto não acontecia. Permitir que se jogue a derradeira jornada sem que haja decisão sobre o protesto do FCPorto no jogo ante o SLBenfica é mau e demonstrador de incapacidade ou falta de coragem.
Pode haver outra leitura. O CJ ter esperado pelos resultados da jornada de ontem para tomar uma decisão. Se o Sporting perdesse o jogo, o Porto garantia a conquista do título e o protesto até podia ser arquivado. Acontece que o Sporting ganhou e agora? Posso estar a ser especulativo e injusto mas já vi muita coisa que me leva a acreditar que haja, por aqui, malandrice.

A arbitragem do Sporting x Benfica foi ardilosa. Repare-se, e é só um exemplo, que quando era preciso 'parar' a equipa leonina, se mandava limpar o piso?
Duarte Santos e Ricardo Vieira não estiveram bem. Tal como o Sporting que depois de estarem de posse de uma vantagem confortável, a deixaram diminuir perigosamente. O Benfica também não sai bem deste jogo. Alguns jogadores a precisar de férias e outros a necessitarem de ser devolvidos à procedência.
E para quando um pontapé no traseiro de Carlos Cruz, o veneno mór lá do sítio?

E assim (não) vai o andebol luso.

Anónimo disse...

No dragão, desta vez, não houve "chapecoense"...Está aí o primeiro resultado pós pacto....

Agora a sério: incompetente Porto cai às mais do sistema que quis implementar manipulando tudo e todos.... Vão ter de pressionar para experimentar outro...

No entanto, o titulo não é demérito do Porto. É mérito do SCP...Quem perde numa fase de 10 jogos 4 e apenas ganha um fora de portas deve questionar-se sobre o modelo de treino e gestão do plantel seguidos. E não foram as arbitragens. Foi a falta de humildade e arrogância do técnico e alguns jogadores.... O Magalhães bem que mandou o Telmo para a bancada e foi para o banco mostrar-se...

SLB inconstante mas Mariano fez bem os eu trabalho e deve ser aproveitado.

ABC...problemas internos, plantel curto..sinais errados para o plantel (dispensa do Grilo...)...Champions desgastante e muito azar nas lesões em momentos cruciais...

Madeira muito bem, paulatino e a surgir na hora certa...Fruto também dum plantel estável e a quem se pode permitir dedicara tempo inteiro. Justo e merecido...

AAAS também com uma fase final bem interessante...

Venha a TAÇa...

Anónimo disse...

Nos momentos críticos do jogo com ascendência do Benfica a "galopar" sobre o desnorte do Sporting(mais uma vez) foi a entrada por 3 vezes dos limpadores do pavilhão que permitiram a recuperação do Sporting física e anímica e pararam o Benfica!
incrível as incidências do jogo.Nem tudo é programado e todos so detalhes tem a sua importância e SORTE!

Anónimo disse...

caro anónimo das 13:27, o CJ da federação só pode julgar o têm, e não julga protestos, esses já foram julgados, apenas julga recursos, e quando os têm.

Anónimo disse...

È adorável "sentir" como procurando a discrição a mesma dupla de árbitros que em tempos conseguiu dar um campeonato ao Porto e, nessa altura o Sporting era mais fraco e o Porto mais forte, desta vez foi ajudando. Só a grande experiência e valor de Asanin, Ruesga e Bojovic valeu para desenrolar o stress. Porque será que a meio da segunda parte o Sporting tem uns apagões incríveis? Na próxima época vamos ver se há juizínho e se compreende o que é fazer uma equipa. Continue Canela mas faça-se a limpeza porque há dois\três jogadores desnecessários e no corpo técnico há um a mais! Sejamos realistas!
JV- Algés
*Parabéns pela contratação de Galambas. È um bom começo!

Anónimo disse...

Foi visível que o Benfica não tem futuro no andebol. Nem banco nem soluções. Jogou bem estes dois jogos? Não! Estava apenas a gerir e jogar no erro dos adversários. O Porto acusou a obrigação de ter que ganhar e noutros tempos, teria havido aquelas caldeiradas e era logo campeão. O Sporting acusou cansaço de tanto festejo e na segunda parte borrou-se todo. Vai acabar como grande vencedor da época? Já saíu o comandante da marinha que de comandante nada tinha. Já saíu o Jorge fumaça. Vamos ver agora porque é preciso controlar despesas, ou o Sporting terá que chamar muito mais gente ao Andebol. Quanto custou esta equipa? Cuidado! Só ontem se viu um pavilhão composto. No lugar das galinholas é que havia uns lugares porque á muito que o andebol por lá nada dá. O Belenenses tem quase tantos títulos como eles! E o ABC tem mais.

Anónimo disse...

Valeu tudo. Arbitragenm de dois critérios no Benfica-Porto. Paragenm constante do jogo para o Sporting descansar no Sporting-Benfica. Vergonha! Há equipas hiper-motivadas em alguns jogos e relaxando noutros. Como explicar que uma equipa a ganhar por seis, sete e ontem nove, treme tanto e porquê? Porque não conseguiu o Sporting cahamar o seu povo aos pavilhões? Porque não acreditam neles como equipa! Esperemos pela verdade.

Anónimo disse...

Tanta polémica e afinal o Canela conduziu a Caravela. O Zupo que ganhou as suas comissões com a vinda dos super-jogadores não tinha unhas para a levar a bom porto.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:03 que escreveu " O Porto é o campeão. Esteve sempre na frente. Olhe-se para a diferença de público na EHF do Porto e nos jogos da Challenge do Sporting! Quem dá mais jogadores á selecção?" o meu muito obrigado pela gargalhada que proporcionou. Parece as crianças birrentas que perdem e dizem: "Para mim o vencedor fui eu" ahahah
Tome um kompensan que isso passa-lhe.
Andaram a época toda a enxovalhar o Sporting e agora curvam-se perante o campeão. Tente só não afogar-se no próprio refluxo gástrico (vulgo azia).

Parabéns ao Sporting Clube de Portugal!

Anónimo disse...

Adoro ver os comentários de tripeiros ressabiados, com especial ênfase no anónimo das 11:03.

Anónimo disse...

O FCP em 9 épocas ganhou 7. As únicas 2 em que não ganhou o treinador foi o Ricardo Costa.

O ano passado era por causa dos playoffs. Este ano é por causa dos árbitros. Mas é fácil perceber o que mudou...

Anónimo disse...

Anónimo das 14:31
Se não escrever adequadamente não percebo o que quer dizer.
Mas não se preocupe com isso agora. Primeiro, perceba o funcionamento dos órgãos federativos e contextualize-os.

Anónimo disse...

Parece-me que o benfica nao pensou bem na troca ortega-resende. Resende é boa pessoa mas é um treinador fraco. Paupérrima fase final do abc. Num clube grande era despedido.

Anónimo disse...

Meus caros amigos,

Parabéns ao Sporting. Talvez não seja o melhor colectivo mas o prazer que eu tive, como adepto de andebol, em ver Nikcevic e Ruesga em Portugal é único. Náo tenho dúvidas que o espanhol é o melhor andebolista que Portugal viu jogar nos seus campos desde o fim da carreira dos senhores Carlos Resende e Ricardo Andorinho. Uma qualidade estonteante. O jovem Asanin também será um caso sério. Não é normal este tipo de qualidade num guarda redes tão jovem.

Uma palavra para o Porto. O Sr. Ricardo Costa foi um grande jogador e acredito que possa ter uma grande carreira como treinador, mas falhou. Duas vezes. É preciso repensar os seus erros porque o Porto vinha de 7 campeonatos seguidos e falha, este ano, com um plantel absolutamente fantástico. Para mim mais homogéneo que o do Sporting (que tem de facto 5 ases, 2 belissimos atletas e depois muito mediano).

Nota negativa para a federação. Ridículo o campeão nao levantar o troféu.

Não quero estar no "diz que disse" mas a informação que tenho é que o Sporting vai ter uma equipa muito (mas muito) boa para o panorama nacional. Não seria de admirar a chegada de outro "Ruesga" e um ou dois grandes atletas nacionais...pessoalmente acho lindo que a modalidade volte a ter o reconhecimento do grande público. Foi muito bonito a moldura humana e as transmissões televisivas.

O andebol nao pode viver num mundo fechado.

Anónimo disse...

Pois... há agora quem diga o que interessa é que fui campeão! Mas haverá ideia de quanto ganham alguns destes super-jogadores? Portugal tem público PAGANTE para poder ver isto? Eu posso ir ao tavares rico comer lagosta mas, terei de no fim dizer que me esqueci do multibanco! Depois vou ao WC e alguém na mesa onde estou vai pagar... È que o Sporting tem menos público PAGANTE que o Porto, Benfica e ABC. No caso do ABC o clube não tem futebol mas tem público mais fiel e que percebe.

Anónimo disse...

No final quem tinha razão era o banhadas, basta ver o record de hoje, mas atenção ninguém diz que o CJ vai dar razão ao FCP.

O TóTó

Anónimo disse...

Ainda há quem acredite no Pai Natal?

Anónimo disse...

Nas máquinas de lavar é que podemos escolher o programa para as cores da roupa. No andebol e numa liga que se pretende séria e, vai decidir quem vai a que taça Europeia, é preciso responsabilidade. è uma vergonha o que se passa em Portugal em matéria de compadrio. Como pode o C. Arbitr. nomear para este jogo Sporting-Benfica a dupla mais suspeita? Não poderia se evitado? Como podem chegar aqui e serem nomeados para jogos na Europa? Ou é um inventivo e um ganho pelo que fizeram contra o andebol? Porque apareceu uma dupla nervosa e com critérios apertados no Benfica-Sporting? Não estou aqui para defender o meu clube mas sim o andebol! Porque é nomeada uma dupla como Trinca\Monteiro para decidir a taça do ano passado e depois do que se passou nada foi feito? como pode ver-se e ouvir-se tanta ilegalidade dentro de pavilhões e nada ser feito? que controlo anti-doping é feito na andebol 1? Continem e vejam os jogadores darem á sola para o estrangeiro.
Adepto do Belenenses\Andebol

Anónimo disse...

Não existe conversa.
4 derrotas, foram exclusivamente culpa dos árbitros?
Eu não tomo partidos, mas quem entrou na fase final a anunciar a vitoria final? Não foram os verdes. Pior ainda, tornou a faze-lo agora na taça, se correr mal, vão os árbitros sofrer outra vez?
Tal e qual o futebol.
Tantas mudanças de treinador e ta visto a nosso Porto.