gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Ranking Europeu para a Época 2017 / 2018 - Femininos

PORTUGAL VOLTA A DESCER UM LUGAR

Segundo informou o portal de EHF (Publicando o respectivo documento o que mais uma vez se saúda), divulgou novamente a tabela do Ranking Feminino para a época 2017/ 2018, e conforme já dissemos em tempo, e iremos repetir, faremos uma análise muito sumária sobre a mesma.

Informação - Importante
Apenas se informa de que a Federação teve de informar até ao dia 7 de Junho, de quais as equipas que irão estar presentes quer mo masculino, quer no feminino, na Liga dos Campões. Não sabemos o que foi feito em relação a Portugal, pois têm norma nas últimas épocas, estarmos ausentes desta prova e tentarmos mais uma inscrição na EHF, neste preciso momento é uma incógnita o que se irá passar, apenas temos uma certeza todas estas situações se irão refletir no próximo Ranking.

Tabela Feminina
Na altura da primeira divulgação dissemos:

Portugal desceu novamente um lugar, passando do 23.º para o 24.º lugar, continuando no entanto com direito às, que lhe foram atribuídas, face á restruturação das provas Femininas, que passam, a ser iguais aos Masculinos. Assim Portugal terá direito a 4 equipas (quase todos os Países perderam representação), distribuídas por, Liga dos Campeões (1), EHF CUP (1), Winners’ CUP (1) e Challenge CUP (2). No entanto importa referir que ficamos no limite inferior de ter direito a 1 lugar na Liga dos Campeões, o que face a mais uma ausência já anunciada nesta prova, e á ausência de informação sobre a presença nas restantes provas, é muito provável que no próximo ranking, se verifique nova descida e Portugal perca o lugar de acesso direto á Liga dos Campeões.

Importa esclarecer que estamos que se a situação negativa, descrita anteriormente se vier a verificar, e passamos a ter 1 representante na EHF CUP e 3 representantes na Challenge CUP.

O que dissemos anteriormente, já o tínhamos referido em 2014, e em 2015.

Por outro lado estranha-se que o sítio da FAP, nada tenha referido acerca dos perigos existentes, embora tenha publicado esta tabela., o que se saúda.

Existem algumas alterações que poderão ser consideradas significativas na tabela, uma foi a subida da Eslováquia ao 22.º (era 26.º), com uma ascensão de 4 lugares na classificação, o que lhe permitiu passar a ter, a entrada direta de 1 clube na Liga dos Campeões, outra foi a subida de 5 lugares da Grã Bretanha, passou de 38.º para 33.º, embora neste caso não existam alterações nem na quantidade nem nas provas em que participarão, sucedendo o mesmo com a Polónia e a Turquia, ambas com uma subida de 3 lugares. Nas descidas e na nossa opinião a mais significativa foi a da Áustria (5 lugares), passando do 9,º lugar para 14.º, mas sem qualquer alteração em termos do número de equipas.

De destacar igualmente que nos 7 primeiros lugares, apenas se verificaram trocas de posição, embora os dois primeiros sejam exatamente pertença das mesmas equipas (Dinamarca e Hungria. Estes dois Países são os únicos com 5 representantes nas diversas provas, sendo ainda os únicos com a entrada direta de duas equipas na liga dos Campeões.”

A EHF com base nos mesmos critérios já definidos para os Masculinos, decidirá quais as equipas que participarão, quer em torneios de apuramento, quer na Fase de Grupos, pois a prova, será disputada nos mesmos moldes da última época.
Assim a Liga dos Campeões Feminina será constituída na Fase de Grupos por apenas 16 equipas:
Grupos a definir num total de 16
Torneios de qualificação, cujos vencedores, farão serão incluídos na Fase de Grupos.

Nota – Este Ranking, foi elaborado com base nos resultados obtidos nas épocas 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.

O Sorteio das qualificações e dos Grupos será realizado em Ljubljana (Eslovénia) em 30 de Junho de 2017.

As principais Datas para a liga dos Campeões Femininos, serão as seguintes:
07-06-17 – Prazo Limite para indicação pelas Federações dos seus representantes e dos pedidos extras.
23/24-06-17 – Divulgação das equipas, que constituirão os Grupos, e torneios de qualificação.
30-06-17 – Sorteio, conforme já divulgado neste texto.
09/10-09-17 – Torneios de qualificação.
06/08-10-17 – Fase de Grupos, 1.ª Jornada.
17/19-11-17 – Última Jornada para os Grupos (6.ª jornada).
26/28-01-18 – Main Round, 1.ª Jornada.
09/11-03-18 – Main Roun, última jornada (6.ª)
06/15-04-17 – 1/4 Final
17-04-18 – Sorteio da Final Four
12/13-05-18 – Final Four em Budapest.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

PORTUGAL DESCE NO RANKING? POIS... É QUE SE VAI NOTANDO NO AMBIENTE CONSPURCADO DESDE FASES FINAIS DE FORMAÇÃO, ATÉ AO AND. 1, EM QUE AINDA NEM SABEMOS SE HÁ CAMPEÃO. UMA ALEGRIA! HÁ DEMASIADOS CASOS DUVIDOSOS E ATÉ A ESCOLHA DE SELECIONADORES É ENVOLVIDA EM MISTÉRIOS MAS, PORQUE SÃO TODOS OS TRÊS DO MESMO CLUBE E PARECE ESTAREM A ESCONDER-SE. CONTINUEM...