gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Arbitragem – Oficiais de Mesa – 2017/2018 - IV

O CAOS INSTALADO
(OFICIAIS DE MESA)

Depois das acções de Formação que decorreram em Viseu nos passados dias 18 a 20 de Agosto, conforme várias publicações no site da FAP, e até nossas, e sabendo nós que se realizaram testos escritos e físicos, e provavelmente exames médios (Facto inédito, pois todos os quadros devem fazer anos no mesmo dia), continua a verificar-se a total ausência de informação no Portal da FAP, e curiosamente até na página do CA, sobre os resultados finais da acção de formação. E apesar dos comentários já recebidos, continuamos à espera do total cumprimento da lei em especial do Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que rectifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações), pois continuam sem ser publicadas as respectivas circulares, e vamos iniciar uma nova época sem que até hoje, seja do conhecimento de todos os intervenientes na modalidade, adeptos incluídos, sem se saber quem são as duplas para a época bem como os restantes quadros de arbitragem, sabendo nós que em Viseu se verificaram algumas faltas, e continua-se sem esclarecer quais são os critérios de nomeação. Voltamos a repetir mais uma vez referimos, para bem da verdade que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP.

Estamos perante uma nova situação, pois o CA, conseguiu retirar do novo Regulamento de Arbitragem, qualquer obrigatoriedade, da existência ou publicação de CO ou Circulares ficando tudo ao livre arbítrio de quem dirige, mas esqueceram-se de “limpar a alínea l) do Artigo 11.º do novo Regulamento”. Não se compreende é como estes Regulamentos que são da Responsabilidade directa da Direcção da FAP, são aprovados (assunto para tratar noutro texto).

Criou-se a obrigatoriedade dos clubes indicarem os Oficiais os seus próprios Oficiais de Mesa, os chamados CROM (ver nomeadamente o CO n.º 1 da época 2017/2018, bem como o CO N.º 79 da Época 2016/2017), criando-se um novo regulamento (Regulamento das Funções de Oficiais de Mesa de Clubes CROM – Clube Responsável por Oficial de Mesa), e criando ainda um novo anexo ao CO N.º 1, o Anexo 13 (Ficha de indicação Provas regulamento CROM 2017/2018), que na prática é para os clubes dizerem que prescindem da apresentação de Oficiais de Mesa nos jogos na condicção de visitante, e em que provas.

Mas até ao momento pouco se sabe, quem são e os que prescindem ou não. A PO01, inicia-se neste fim-de-semana, apenas 8 clubes, informaram (pelo menos os que constam nos mapas disponibilizados pela FAP), um deles que é precisamente a dispensa de Oficial de Mesa como visitante, apenas 9 clubes indicaram a sua posição em relação á dispensa a apresentação na PO01. Mas depois temos um novo mapa (Mapa de clubes com Oficiais de Mesa inscritos 2017/2018) (actualizado a 16-08-17), mas curiosamente o seu link abre-nos precisamente uma informação de Clubes sem Oficiais de Mesa (2017/2018). Ficando toda a gente sem sabero que se passa.

Vamos agora às nomeações deste fim-de-semana, onde realizam 5 encontros, mas três (3), deles não têm sequer indicação de quaisquer Oficial de Mesa. Dois dos clubes que jogam em casa, constam do Mapa, onde se auto excluem na indicação como visitantes, o que significa que têm que nomear como visitados, mas nada está feito, o terceiro não deu nenhuma indicação até ao momento, pelo menos que conste em qualquer dos mapas divulgados, assim perguntamos em que ficamos? Como vai ser já na 1.ª Jornada? Está o “Caos” instalado?

Terminamos com mais uma grave contradição em relação aos Oficiais de Mesa, esperando que tudo seja esclarecido e os senhores dirigentes se entendam de uma vez por todas, e leiam aquilo que aprovam. Pois o Artigo 61 do novo Regulamento de arbitragem, em especial no seu ponto 1, contraria o Novo Regulamento dos Oficiais de Mesa, e os CO, emitidos acerca do assunto, inclusive o agravamento dos custos de arbitragem. Mais uma vez o Caos Instalado. Ver imagem.
Continuamos a achar estranho o silêncio da Associação de classe, que dá pelo nome de APAOMA, sobre este e outros temas, pois limita-se na sua página do Facebook, a divulgar nomeações internacionais, muito mal vai a Arbitragem Nacional.

No entanto desejamos a todos uma excelente época desportiva, onde a arbitragem possa contribuir para a melhoria do jogo e a sua competitividade.

O Regras 

7 comentários:

Anónimo disse...

No final no que ficamos, grande misturada, demonstrativo do nível do dirigismo que temos

Anónimo disse...


Caos instalado? Em que país residem os administradores do Banhadas? Caos? Caos é o que a administração do Banhadas promove todos os dias sem sucesso!
Não é o caos que está instalado, é o progresso! Vocês já viram a distância que o andebol ganhou daqueles que eram concorrentes do andebol, nomeadamente o Basket e o Volei? Estão a anos de luz do andebol. Há meia dúzia de anos era exatamente o contrário era o andebol que estava na cauda da tabela. Onde se pode ler algo no Banhadas que retrate esta realidade?
Será mesmo, como todos os dias transmite o Banhadas, que o andebol vai de mal a pior? Têm a certeza disso?
A TVI terminou a relação com o Basket e introduziu o andebol porque o andebol lhe dá maiores audiências. Isto não Vos diz nada? As páginas nos jornais sobre a nossa modalidade multiplicaram-se nos últimos anos. Isto não tem nenhuma leitura objetiva? Há quatro anos atrás ninguém queria o andebol nem pagando, hoje temos um canal que transmite o andebol sem custos para a modalidade. Isto é caos? A TVI e os jornais decidiram apostar no caos? Ontem aparecia aqui o rugby como o grande exemplo das modalidades. Onde anda o Rugby?
O Banhadas pode e deve ser critico pois fazendo-o presta um grande serviço ao andebol. Não pode nem deve ser um canal de destruição sistemática da nossa modalidade. E se tiverem dúvidas sobre isto vamos ver que caos é que se vai instalar! Espero que depois de constatarem que divergência de opiniões e métodos não corresponde a caos, tenham a honestidade de assumirem o erro.

Anónimo disse...

Discurso, preparado e bem feito o do anónimo das 19:26, mas onde está a TVI24 a transmitir de borla?, são benfeitores, tentem saber quanto é que a federação paga por cada transmissão e então ficara devidamente esclarecido, olhe j+a agora não acha que a duplicidade d«nos regulamentos, conforme está demonstrado pelo banhadas, não é um caos ou acha que está tudo bem, felizmente que o Banhadas têm gente que lê os regulamentos e os compara, não faça comparações com outras modalidades, algumas em termos organizativos estão a nos de luz do andebol, e tome nota você não gosta mais do andebol do que eu, mas dou razão a quem a têm e não sirvo de escadote a ninguém. Seja Feliz. E Banhadas não pares não tenham medo pois à muitos que o Têm.

Anónimo disse...

Anónimo de 31 de Agosto de 2017 às 19:26

A realidade é exactamente o inverso do que escreve.
Está, é evidente, instalado o caos quer na FPA quer no CA quer na APAOMA quer, enfim, em todas as associações de classe.

O andebol é, actualmente, a modalidade pior classificada no ranking que abrange o basquetebol, o voleibol, o hóquei em Patins, o Futsal.
É verdade que os tempos não são os melhores no basquetebol mas, apesar disso, está uns furos acima do andebol.

Quem é que hoje aposta no andebol? Pergunte-se, por exemplo, à SportTv porque não investe em transmissões de jogos de andebol.
Sejamos realistas, o andebol já bateu no fundo e, com esta gente, paralisou, entrou em estado de coma.

Cumps

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente o texto do anónimo das 19.26. O Banhadas faz falta ao andebol enquanto critico, mas tem mais obrigações e responsabilidades para além disso, se realmente quer servir a modalidade. Também já cansa ler que sempre que alguém discorda do Banhadas é porque é uma encomenda. Pergunto: se for a favor também é encomenda? Olhe a mim ninguém me encomenda nada!
Também não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que passa a ser verdade. em Reunião de clubes na epoca passada foi vinculada a informação que a TVI passou alguns jogos na época passada a titulo experimental, sem custos para a FAP e que se o andebol justificasse este ano seria para toda a época. Como este ano ainda não houve nenhuma reunião com os clubes não sei qual o modelo implementado, mas sei de certeza absoluta que não é com a FAP a pagar. É otimo para nós clubes ter a TVI a transmitir, pois dá alguma margem para procurarmos patrocinadores, apesar dos apoios andarem pelas ruas da amargura.
Canais como a TVI não precisam que lhes paguem transmissões, nem é esse o seu modelo de negocio, precisam de audiências, pois são essas que pagam as transmissões e o resto!
Devemos estar contentes pois se a TVI quis o andebol em detrimento do Basket isto tem uma leitura muito favorável para o andebol. Cabe agora à direção da FAP e aos clubes explorar esta oportunidade de potenciar o andebol, mas desde já não posso deixar de felicitar a direção da FAP por esta grande oportunidade de afirmação do andebol.
Quanto ao Banhadas também concordo que é importante para modalidade, pois o seu sentido critico obriga a quem está no poder a não adormecer. Isto só por si já é um grande serviço ao andebol.
Quanto ao caos, convenhamos que é bastante exagerado!

Anónimo disse...

Quem coloca o andebol e o futsal no mesmo patamar, tem uma forma muito peculiar de fazer análises.
O Futsal faz parte da F P de Futebol e não há comparação possível, pois o futebol tem meios financeiros e operacionais enormes, que nenhuma outra modalidade alguma vez terá. Quando o futebol decidir secar o país desportivo, ninguém lhes resistirá!
Dizer que o andebol está baixo das restantes modalidades indoor, é ignorância total, ou má fé e nem vale a pena alimentar esta discussão.
Basta recorrer a uma fonte insuspeita, o discurso público do Presidente do Instituto Português da Juventude, que é quem distribui o subsídio a todas as modalidades, e que na avaliação que fez das modalidades, disse publicamente e foi criticado por isso, que o andebol é a 2ª modalidade em número de praticantes, em resultados internacionais e em visibilidade nacional.
Junte a isto estes factos: os orçamentos dos três grandes do andebol cobrem o orçamento total das equipas de Basket da 1ª divisão e é três vezes superior ao orçamento da totalidade das equipas de Volei da 1ª divisão; o orçamento das equipa abaixo das três grandes no andebol é equivalente ao orçamento total do Basket da 1ª divisão, onde apenas duas equipas têm orçamentos próximos de um milhao, sendo que as restantes 3 que pagam tem orçamento inferior a 200.000€. No andebol o orçamento dos três grandes ultrapassa os 5 milhoes.o orçamentos dos restantes 3 ultrapassa um milhão, o orçamento dos restantes 6 ultrapassa um milhão e apenas duas equipas da cauda da tabela não distribuem qualquer subsidio pelos seus atletas. Em contra partida há 5 equipas na 2ª divisão que subsidiam os seus atletas.
No Basket há duas equipas profissionais, mais três que subsidiam os atletas com prémios que na maior parte dos casos, o subsidio de 90% do plantel não ultrapassam os 300€. As restantes são completamente amadoras. No andebol, o orçamento do Fafe, Belenenses, ou Boa Hora é superior a estes três do Basket. Já nem cito o ABC, A. Santas, Madeira, etc.
Se a leitura destes números, o facto de o andebol ter sido eleito para passar na TVI, os resultados internacionais do andebol, mais a dinâmica do andebol em relação às outras modalidades indoor não são suficientes então olhe...
Uma coisa é não gostarmos da administração da FAP e esse é um direito que cada um de nós tem, outra é ignorar factos e neste caso, isto tem um nome: miopia intelectual. Venha o caos!

Anónimo disse...

felizmente que o banhadas diz que o caos instalado é na arbitragem, porque arriscavam-se a ser míopes intelectualmente, mas só por curiosidade já repararam que até ao momento em que escrevo o site da federação ainda não fez qualquer noticia sobre a participação do Sporting na Liga dos Campeões, força andebol