gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sorteios – PO02 - 2017 / 2018

Depois da publicação com o quadro previsto no CO N.º 2 da presente época, realizou-se hoje (07-08-17) conforme anunciado o sorteio da PO02.

Devemos recordar que esta prova é disputada em 3 Zonas com 10 clubes em cada zona, com um total de 30, o que nos parece exagerado para o valor atual do Andebol Nacional, criando de certeza grandes dificuldades na constituição das zonas, conforme já por nós previsto, no texto de análise da prova.

Conforme prevíamos, para o acerto de Zonas o Benfica B, foi colocado na zona 2 ou centro, conforme lhe queiram chamar, no entanto o acerto de zonas que teve de se verificar em especial, com a existência de duas equipas dos Açores, foi efectuado via sorteio o que não se compreende, então porque não se manteve tudo na mesma, ou então por não entrou o Marítimo no sorteio, e sorteava-se as equipas insulares uma para cada zona, e assim teríamos um critério de equidade para todos. No Final acabou por ficar tudo na mesma com o CD Marienses colocado na Zona 2 (Centro).

Foi uma prova que em tempo sofreu um forte alargamento no seu número de participantes, aumento esse que no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresenta-se equipas “B”, com o objectivo de que tal facto desse origem a que se registasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano. No entanto a adesão continua a ser um autêntico Fracasso.

Na continuidade deste formato de competição, veremos quantas serão as equipas, e se o seu número será razoável, quando se verificar o final do processo de inscrição para a disputa do PO03.

Mantiveram-se exatamente com as mesmas equipas B das equipas participantes na PO01, ou seja, apenas Benfica e FC Porto se inscreveram, não sendo de estranhar, pois conforme se referiu em tempo, os tempos são difíceis e os apoios quase que não existe, para não dizer nulos.

Pois apesar de todas as informações ou divagações que fomos recebendo, o que se verificava é que esta competição, que era das mais estáveis no panorama do andebol nacional, apesar do facilitismo existente atualmente, alguns clubes (na nossa opinião) vão-se mantendo com maior ou menor dificuldade, mas pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fase Final Nacional Grupo A.

Uma nota de relevo para a FAP, os sorteios se realizaram, com a existência de Regulamentos Desportivos das Provas, o que se saúda.

Formato competitivo

Três zonas (10 equipas cada), Fase Final Grupo A com 6 equipas as 2 primeiras de cada zona da 1.ª Fase, e 6 descidas, os dois últimos de cada zona da Fase Final do Grupo B. Ascendem á 1.ª PO01, os 2 primeiros da Fase Final. As equipas B, não participam na Fase Final, mantendo-se as exceções que não permitem a existência de equipas A e B na mesma prova.

A 1.ª Fase terá início em 23-09-17 e terminará em 03-03-18.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1São Mamede, Boavista FC, CA Póvoa Varzim, CCR Fermentões, SP. Oleiros, CP Natação, Marítimo, FC Gaia, FC Porto B, e GC Santo Tirso.
1.ª Jornada 
Zona 2AA Coimbra, AC Sismaria, AD Albicastrense, AD Sanjoanense, ADC Benavente, CD Marienses, Estarreja AC, Juventude Lis, SIR 1.º Maio, e Benfica B.
1.ª Jornada 
Zona 3Zona Azul, Vela Tavira, CCP Serpa, Alto Moinho, SC Horta, CDE Camões, CF Sassoeiros, Ginásio Sul, 1.º Dezembro, e Vitória FC.
1.ª Jornada
O Noticias

3 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica no zona do centro, está lindo está e agora Carlos Cruz como é

Jorge Almeida disse...

Vi o Portugal vs Croácia do Mundial Sub 19. Perdemos uma excelente ocasião de termos ganho à Croácia.
Quanto a mim, boa exibição do PD Monteiro (se não estou enganado, e sem consultar ficha de jogo, marcou 4 golos em 5 remates, por sinal só falhou num contra-ataque), e do GR Valério. Boa 2ª parte do LD Silva, que a organização escolheu como MVP de Portugal.
André Gomes e Nekrushets ao seu nível.
Ineficaz ligação com o PV Frade, só resultou uma vez, num passe do LD Silva perto do final do jogo.
Boa prestação na defesa posicional, que anulou o ataque posicional croata em muitas ocasiões. Ainda assim, às vezes deixaram com demasiada liberdade o LD croata, especialmente na 1ª parte. Razoável prestação no ataque posicional. Jogo muitas vezes afunilado, pouca bola nos pontas (quando até o PD Monteiro esteve extremamente eficaz).
Má marcação na saída para contra-ataque dos croatas. Muitas vezes, os nossos atacantes do lado contrário ao da bola estavam a apreciar o espectáculo em vez de marcarem a saída para contra-ataque dos croatas.
Poucas tentativas de contra-ataque, especialmente direto, não cheguei a perceber se por estratégia ou eficaz marcação croata. E, das 3 que houve, só 1 é que deu golo (PD Monteiro). O contra-ataque falhado a cerca de 3 minutos do fim custou-nos mesmo a não vitória.
Para além disso, só um livre de 7 metros a nosso favor, e que foi à barra. Contra cerca de 3 livres de 7 metros dos croatas, em que só falharam 1.
Imenso tempo de utilização para André Gomes e Nekrushets, assim como para os 2 pontas e o PV Frade. Será que só temos um 7 inicial? Com 5 jogos em 7 dias, isso costuma-se pagar caro ...
Em termos de arbitragem, penso que os asiáticos foram um bocado artistas, na duvida apitavam a favor dos croatas, mas não foi por aí. Aquela sanção de 2 minutos aplicada a André Gomes na defesa de Portugal, transformando o que me pareceu uma falta atacante numa falta defensiva e dando-lhe 2 minutos, enfim ...
Aqueles 2 minutos aplicados ao banco de Portugal quando a 1ª parte estava a meio denota desorganização do banco. Não há ninguém que controle aquele tráfego de entradas e saídas de campo nas substituições? Será que tem de ser o treinador? Estamos a falar de Juniores, não de alguém que acabou de começar a jogar Andebol ...

Agora, resta descansar, recuperar bem os jogadores, estudar bem a Argentina, para amanhã lhes ganhar.

Anónimo disse...

Jorge Monteiro, saudo a sua crónica, lamento que ela não tenha lugar num magazine ou revista de andebol a nivel nacional... a promoção da nossa modalidade é... o que é!