gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 27 de agosto de 2017

VII Gala do Andebol – FAP – 2017 – II

PINHEL - 2017

Realizou a Federação de Andebol de Portugal a sua VII Gala da Modalidade, a organização de decorreu numa das Salas de Visitas de Pinhel, o Centro de Congressos e Exposições, integrada num conjunto de actividades que diversos Municípios da Zona como Mêda e Figueira Castelo Rodrigo, como as Finais das Supertaças (Masculina e Feminina).

Este ano, a principal animação esteve a cargo de diversas personalidades ligadas á cultura do Distrito da Guarda, em especial de Pinhel. Verificaram-se algumas alterações na forma de apresentação, que consideramos positivas, Pena é, que na apresentação não tenham estado duas pessoas ligadas ao Andebol, como é normal, isto não significa que quem apresentou não tenha estado bem, pois aí temos de lhes dar os parabéns (Filipa Fontes do Colégio Gaia, e Sandro Veloso locutor da rádio). Lamentamos no entanto a falta de ritmo e enorme atraso com que começou a Gala, cerca de 50 minutos é demais.

Mais uma vez, e não nos cansamos de repetir, esta realização deverá continuar a ser uma tarefa singular, que deve conter no seu espirito, além do seu evidente e gratificante significado, deverá ser de agradecimento para com todos, mas mesmo TODOS OS AGENTES DA MODALIDADE.

No seu discurso de apresentação e Abertura o Presidente da FAP Dr. Miguel Laranjeiro usou palavras e expressões das quais destacamos pelo seu significado:

“… Um agradecimento aos atletas técnicos, árbitros e famílias que são os verdadeiros mentores da modalidade…”

“… Às autarquias, que são essenciais no apoio ao desporto no seu todo, e um virar para o interior, pois o Andebol é do País e não só de uma Zona…”

“… O Andebol não é só competitividade, mas igualmente solidariedade…”

“ … Mais alto, mais rápidos e mais fortes juntos vamos conseguir…” A Ver vamos

Para além dos melhores, a Gala do Andebol teve prémios de reconhecimento, uma novidade com que concordamos em absoluto, e que foram para os vencedores no Europeu de Masters em Gondomar:

Gaia Porto Masters (+33) – Femininos – Medalha de Ouro
Masters Porto (+35) – Masculinos – Medalha de Ouro

Chegando finalmente aos prémios homenagem, sendo atribuídos a:

Walter Chicharro – Presidente da Camara Municipal da Nazaré, pela organização de excelência dos Europeus de Sub-16 em Andebol de Praia.
Na nossa opinião o ponto alto da Gala, o momento em que se reconheceu e se prestou homenagem a quem de alguma forma, têm (ainda o têm) um papel preponderante e de enorme relevo na nossa modalidade. Costa e Silva, um dos verdadeiras mentoras dos Oficiais de Mesa, com uma dedicação inexcedível, apesar dos seus 80 anos de idade, e que serve de exemplo a todos aqueles que falam e nada fazem, com uma vida dedicada á modalidade e em especial à função de Oficial de Mesa, e que recebeu o chamado prémio Homenagem, vendo reconhecida a sua dedicação e o seu trabalho na modalidade, foi para nós o ponto alto da Gala.

Os Premiados Foram

Atleta Revelação Masculino – Francisco Tavares, que sucede a André Gomes.
Atleta Revelação Feminino – Cristiana Morgado, que sucede a Diana Oliveira.
Melhor Jogador – Carlos Ruesga, que sucede a Pedro Seabra Marques.
Melhor Jogadora – Patrícia Lima, que sucede a Ana Andrade.
Melhor GR (masculino) – Matej Asanin, que sucede a Alfredo Quintana.
Melhor GR (feminino) – Jéssica Ferreira, que repete a distinção.
Melhor Treinador Provas Masculinas – Hugo Canela, que sucede a Carlos Resende.
Melhor Treinador Provas Femininas – Paula Castro, que sucede a Sandra Fernandes.
Melhor dupla de árbitros – Eurico Nicolau / Ivan Caçador, que repetem a distinção.

E uma nota que por vezes se torna difícil de entender, que na entrega dos prémios apenas não existissem entidades ligadas á modalidade, lamentamos tal situação. Apenas existiram pessoas ligadas à modalidade na entrega dos prémios reconhecimento e homenagem, que na nossa opinião, não sabemos o motivo por que uma delas o fez. 

Apesar de muita gente não se lembrar, ou não se querer lembrar, não gostaríamos de terminar, sem mais uma vez dizer que esta foi a VII Gala da FAP, mas já existiram outras que ficam para memória futura, pois também fazem parte do legado histórico da modalidade. Mas parece que alguns dos actuais dirigentes da Federação, nem querem ouvir falar pois faz-lhes certamente muita confusão.

A Gala teve transmissão em directo pela Andebol TV, o que nos leva a saudar a iniciativa.

O Historiador

6 comentários:

Anónimo disse...

Justíssima a homenagem a António Costa e Silva. Todos fossem como ele.
As palavras do presidente da FAP são de quem quer correr mas não pode, ou não quer. Vou mais por aqui.
Quando será que a FAP entrega a apresentação do evento a alguém que perceba do que está a fazer?
Quanto aos vencedores, escolhidos pelos viajantes da net, nada a dizer pois é tudo relativo. Mais justiça aqui, menos acolá mas siga a festa.
Quanto à ausência de entidades ligadas à modalidade ... é a vida.
Já agora, quando se lembrarão de convidar grandes figuras do andebol que se distinguiram ao longo de muitos anos?

Anónimo disse...

Deveria ter havido a eleicao do pior selecionador nacional , pois o Paulinho Jorginho ganhava logo com maioria absoluta .
Se houvesse direito a perguntas feitas pelos entrevistadores uma que seria bem colocada era : porque nao poe o seu lugar a disposicao , ou porque atropelou o Nuno Santos ou ainda , porque levou jogadores que diz que sāo maus e sem qualidade e ainda , afinal quem é que lhe dá essas indicacoes ???

Anónimo disse...

Agradeço aos que tornam a vida mais bela fazendo-nos rir.
O andebolnesta pobre e corrupta nação anda como anda, todos sabemos!
Então o Sporting como tem apostado e talvez até muito e demais para os que, nos pavilhões batem-lhe palmas agora compra tudo?
Canela é treinador de Andebol 1? Obrigado pela piada!
Tavares revelação de quê? Então se nada joga como o analisamos e votamos nele? Esta passa o surreal! Ruesga é o melhor e tem títulos e muitos, assim como Asanin o Croata é um fora do comum que, nem entendo estar em Portugal. Ele lá saberá!
Só me gozam. Eu gosto!

Anónimo disse...

Que vergonha este Paulinho . Há jogadores desanimados e revoltados por terem ido dar um passeio a Geórgia e não terem jogado . Para que andou ele a gastar dinheiro a fpa se não os ia por a jogar ? E os que jogaram , será que estão bem ??? Porque deu cabo deles ?Tantas "coisas estranhas " em alguns jogadores .como é possível alguém não querer ver o que lá se faz . Fica a dica

Anónimo disse...

È uma vergonha e gostava de saber como se chega e se é proposto para estas fantochadas. Canela treinador? Isto merece atenção?È sério? Não nos gozem. E comecem mais cedo o circo e com pessoas competentes!
Valha-ns que os curiosos e afilhados de Marreiros na arbitragem... não ganharam mas, tiveram de prémio apitar a Supertaça! Quem está relacionado co actos duvidosos e suspeitos não deveria apitar mais! Deveria ser irradiado assim como quem consente e protege!

Anónimo disse...

O reconhecimento e sucesso dos outros causa um sentimento de inveja que deve ser doloroso. Mais que criticar há que trabalhar para sermos melhores. ..Pelo menos como pessoas. Parabéns a todos os premiados que continuem
A dignificar a modalidade.