gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 01 – 2017 / 2018 – II

Iniciamos a nossas habituais crónicas, dedicadas á PO02, constituída por 3 Zonas, mantendo-se a alteração introduzida relativa aos apuramentos para a Fase Final, onde as equipas “B”, não estarão presentes.

Apuram-se para a Fase Final do Grupo A, o que dá acesso á 1.ª Divisão os 2 primeiros classificados de cada Zona.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

1.ª Jornada – Resultados
Zona 1
1.ª Jornada
Dia 23-09-17
Marítimo 34 - 27 FC Porto B
FC Gaia 25 - 22 SP. Oleiros
CA Póvoa Varzim 40 - 27 Boavista FC
CCR Fermentões 31 - 28 São Mamede
Santo Tirso 28 - 19 CP Natação

Jornada disputada sem adiamentos, sendo já por si um facto a salientar, e onde tivemos como dominante a vitória de todas as equipas que jogaram na condicção de visitadas, e que em termos disciplinares apesar do excessivo número de exclusões e desqualificações em alguns jogos, não se verificaram relatórios de ocorrências disciplinares o que é sempre saudável. Apenas um encontro teve alguma assistência considerada por nós razoável que foi o FC Gaia / SP. Oleiros, mas que foi dos jogos onde se verificou 3 desqualificações directas e 8 exclusões, (na nossa opinião, um possível excesso de zelo), o FC Gaia não venceu com a facilidade esperada, e ao intervalo a igualdade a 11 golos era precisamente o espelho da dificuldade que os homens de Oleiros estavam a colocar á equipa visitada. No entanto a jornada começou com o Marítimo / FC Porto B, num encontro totalmente dominada pelos insulares, que ao intervalo já vencia por uns claros 22-13, gerindo depois a vantagem e controlando o jogo, com uma completa gestão do plantel, terminando com 11 jogadores a marcarem golos, enquanto apesar da dificuldade que sentiram o FC Porto, ainda teve 10 atletas a concretizarem golos, parece-nos que a equipa insular, poderá eventualmente esta época ser uma das fortes candidatas nesta zona. O jogo com o maior diferencial disputou-se entre o neo divisionário CA Póvoa Varzim e o Boavista FC, com a reforçada equipa da Póvoa a vencer de forma clara o seu adversário, e ao intervalo o resultado já era completamente demonstrador da sua superioridade (24-14), para terminar num expressivo 40-27, parece-nos que esta equipa, reforçada como foi poderá igualmente ser outra das fortes candidatas à discussão dos primeiros lugares nesta zona, mas foi um jogo com 13 exclusões, o que não é muito abonatório do mesmo, onde não nos podemos, depois temos as outras tradicionais equipas candidatas da zona (na nossa opinião), o CCR Fermentões que defrontou o São Mamede, num jogo onde imperou o equilíbrio, com o intervalo a registar uma igualdade a 13 golos, depois do CCR Fermentões ter chegado a estar na frente do marcador com 4 golos de diferença (8-4, e 10-6, por exemplo), no segundo tempo uma melhor entrada do São Mamede permitiu-lhe estar no comando do marcador, por exemplo a 15-14, mas equipa local rapidamente voltou ao jogo, e foi construindo a vitória pela diferença de apenas 3 golos. O outro encontro disputou-se em Santo Tirso com os locais a vencerem o neo divisionário do CP Natação, por um dos maiores diferencias da jornada, dominando o encontro e ao intervalo já venciam por 15-11, depois consolidaram a sua vantagem até final.

Zona 2
1.ª Jornada
Dia 23-09-17
Juventude Lis 28 - 22 Benfica B
SIR 1.º Maio 32 - 30 AC. Coimbra
ADC Benavente 35 - 36 AD Albicastrense
CD Marienses 28 - 23 AC Sismaria
Dia 27-09-17
AD Sanjoanense - Estarreja AC (21H00)

Zona onde começamos com um adiamento, o que se estranha pois não foi com a equipa que eventualmente poderá provocar mais adiamentos, face às deslocações que obriga. Verificou-se igualmente que nos jogos disputados não se verificaram ocorrências disciplinares registadas, tal como na Zona 1, o que se saúda. Quanto á presença de espectadores, verificaram alguns jogos com assistentes deveras interessantes para a Divisão. Tivemos a grande maioria dos jogos com grande equilíbrio, começando pelo jogo disputado em Benavente, onde a equipa local que se apresenta com grandes ambições esta época na nossa opinião, terminou perdendo pela diferença mínima com outra das equipas com ambições na Zona o AD Albicastrense, que vencia ao intervalo exactamente pela mesma diferença (18-17). Uma das equipas que todas as épocas inicia as mesmas sempre com ambição foi derrotada pelos insulares do CD Marienses, equipa que se apresenta esta época fortemente reforçada, mas que no final dos primeiros 30 minutos, o resultado que se verificava era o AC Sismaria na frente do marcador por 12-11. A diferença verifica-se toda nos segundos 30 minutos, deve-se ainda referir que a equipa de Gândara, não concretizou nenhum dos livres de 7 metros que dispôs. Na Marinha Grande disputou-se o SIR 1.º Maio / AC Coimbra, que terminou com a vitória dos locais, num encontro onde a não se registaram grandes preocupações defensivas, e o resultado final reflete precisamente a mesma diferença que se registava no final dos 30 minutos iniciais do encontro. Por último não podemos deixar de registar a excelente vitória da Juventude Lis sobre o Benfica B, construindo todo o resultado nos 30 minutos iniciais do jogo, para no segundo tempo controlar o jogo e o marcador de forma a poder terminar com a vitória, e curiosamente pelo maior diferencial registado nos jogos da Zona.

Zona 3
1.ª Jornada
Dia 23-09-17
CF Sassoeiros 17 - 18 Ginásio Sul
Alto Moinho 25 - 19 Vela Tavira
CDE Camões 23 - 22 CCP Serpa
Zona Azul 18 - 19 Vitória FC
Dia 28-10-17
SC Horta - 1.º Dezembro (21H00)

Mais uma Zona, que se inicia com um jogo adiado, infelizmente com uma equipa, que certamente irá acontecer mais vezes, pois não nos recordamos de nas últimas épocas, o SC Horta, iniciar a época ao mesmo tempo que as outras equipas, ao afirmamos isto não estamos a desfazer em ninguém mas sim a constatar um facto. Nesta Zona, infelizmente tivemos o único jogo com ocorrências disciplinares, e apenas tivemos um jogo com o resultado um pouco mais desequilibrado, e com algumas surpresas na nossa opinião. Um a grandes surpresas deu-se precisamente no encontro onde se registaram ocorrências disciplinares, no CF Sassoeiros / Ginásio Sul, que terminou com a vitória do Ginásio Sul pela diferença mínima, num encontro onde se registaram 15 exclusões (não houve certamente andebol de sete, e foi um jogo de caracter iminentemente defensivo, conforme o demonstra o resultado ao fim dos primeiros 30 minutos, que era uma igualdade a 7 golos. É uma Zona onde o equilíbrio se irá verificar e prevemos que será ainda bastante difícil fazer qualquer tipo de prognósticos, sobre favoritismos, embora na nossa opinião tanto o Alto Moinho, como o Vitória FC, sejam, talvez das equipas, a quem atribuímos maior favoritismo. Em Beja tivemos outro dos encontros mais equilibrados da jornada, e que foi disputado entre o Zona Azul e o Vitória FC, e ao intervalo tínhamos uma igualdade a 8 golos, sendo mais um encontro marcadamente defensivo, e que terminou com o Vitória FC a vencer pela diferença mínima, resultado que poderá catapultar a equipa para outros voos a ver vamos. Na Zona, o equilíbrio ocorrido na maioria dos jogos está mais uma vez refletido no resultado final do CDE Camões / CCP Serpa, que foi o encontro de equilíbrio permanente e até de alternâncias no marcador, pois o CCP Serpa ainda no primeiro tempo chegou a estar na frente do marcador por 6-5, mas no entanto o intervalo chegou já com o CDE Camões a vencer por 12-9, no entanto no segundo tempo regressou o equilíbrio e voltou a registar-se uma nova igualdade a 19 golos, acabando a equipa do CDE Camões por vencer pela diferença mínima, um jogo onde no Boletim de Jogo, não existe resultado ao intervalo. Terminamos esta nossa ligeira crónica com o encontro que terminou com o resultado mais dilatado, com a equipa visitada a chegar ao intervalo já na frente do marcador por 14-8, o que lhe permitiu encara o segundo tempo com calma e fazer uma boa gestão dos recursos que possui.

O Banhadas Andebol

29 comentários:

Anónimo disse...

A surpresa maior no jogo CF Sassoeiros x Ginásio do Sul foi claramente a nomeação e o desempenho da dupla de "árbitros" vindos de Santarém, uma vez que a qualidade do Sassoeiros e do Ginásio não se questiona. Já no que diz respeito à qualidade da tal dupla, se este é o "futuro" da arbitragem em Portugal, estamos bem lixados...

Anónimo disse...

Mas a equipa B do Benfica é só juniores e alguns atletas de 2000?

Se assim for é apenas para rodar atletas certo?

Qual o objectivo? Para isto, mas valia não ter equipas B e dar acesso a equipas de seniores que andaram a lutar para subir e não tiveram possibilidade.

Anónimo disse...

Qual a necessidade do Porto B ter apenas atletas de 2000 e 1999, tirando apenas 2 que se podem chamar de seniores?

Isto não é desvirtuar um bocado a competição e o escalão?

Anónimo disse...

Póvoa já subiu basta ver o investimento feito pelos patrocinadores o Gaia ou melhor Porto B agora com direito a treinador made On champions league também lá está todos os outros estão equilibrados talvez tirando o Cpn que vai regressar a Terceira Bom Campeonato a todos.

Anónimo disse...

Desloquei-me ao pavilhão do Sassoeiros para ver o jogo entre duas equipas que subiram recentemente.
Deu para perceber que foi um jogo de inicio de epoca, com muitas falhas sobretudo no ataque, o que levou a que as defesas fossem o ponto forte neste jogo.
O Banhadas destaca as 15 exclusões neste... eu destacaria a falta de qualidade dos árbitros, com demasiados erros para poderem apitar numa 2a divisão nacional de seniores.
Boa sorte para as equipas de Lisboa

Anónimo disse...

Infelizmente o nível das arbitragens vai sendo cada vez mais baixo com duplas e indivíduos sem a menor qualificação a passarem a ter insígnias de "nacional". E esta falta de qualidade é transversal a toda a modalidade e um claro reflexo do que se vai passando por cá. Não é de estranhar que FCPorto e Benfica coloquem os seus atletas juniores e alguns juvenis mais evoluídos a jogar na segunda divisão (que para além de maior poder físico e alguma experiência em muitos casos não prima pelos dotes técnicos!) pois o campeonato de juniores vai apresentando de época para época falta de qualidade e competitividade confrangedoras. Parece-me que o próprio Sporting com a quantidade e qualidade de jogadores que tem nessas idades, já deveria ter apresentado uma equipa B para fazer rodar e amadurecer muitos dos seus jovens atletas, até porque esta época parece ter uma formação mais reforçada. Talvez seja altura de repensar o modelo da competição de juniores e a segunda divisão numa fusão para uma coisa mais abrangente tipo sub 23 ou coisa que valha e que prepare os jovens para eventuais chegadas à divisão principal, onde se diga que este ano a qualidade também está nivelada por baixo, salvo honrosas exceções. Ao que parece e para não variar muito, para a Federação mais do que a evolução dos produtos da quinta na sua globalidade, o importante é destacar e aprimorar alguns quintais. É pena!

Anónimo disse...


Alguém me explica como é que o Benavente com aquela equipaça não ganha a uma equipa que supostamente não treina?? é verdade que o Albicastrense não treina?

Espero que este ano seja diferente e a gente consiga pelo menos a fase final, depois tudo é possível.

O Benfica B não devia estar na zona centro!!

Anónimo disse...

À atenção do CA da FAP: cuidado com a forma como continuam a fazer as nomeações.
Uma vez mais se colocou em risco a credibilidade da modalidade com duas ou três nomeações que não lembram ao diabo.
Exemplo flagrante: Fabio Goncalves / João Vinagre no jogo Sassoeiros x Ginásio do Sul. Um verdadeiro recital de disparates, num encontro em que nem os jogadores dificultaram.

Anónimo disse...

Obrigado ao Povoa por ter abrandado o ritmo de jogo pois caso contrário seria uma derrota estrondosa. Muito fraco o meu Boavista será que não houve pré época

Anónimo disse...

Enquanto se andar a brincar às arbitragens não vamos a lado nenhum. Triste espectaculo protagonizado pela dupla vinda de Santarém no Pavilhão do CF Sassoeiros. Sem qualidade nem personalidade para apitar esta modalidade.

Anónimo disse...

Curiosamente também fui ver o seu Boavista e não é bem como afirma,tudo bem que o Póvoa jogou melhor mas olhe que não foi assim tanto a diferença a não ser que esteja a falar das exclusaoes aí sim 5 vezes mais para o Boavista uma coisa asseguro com estás duas arbitras que deveriam estar no Regional o Desporto é uma mentira.

Anónimo disse...

A tecla das arbitragens é sempre a mesma O Boavista só equilibrou o jogo porque o Povoa controlou o jogo e nestas situações a equipa que está a levar uma banhada de andebol engana-se a si própria, e o argumento é fácil "arbitragem" A fasquia é alta o Boavista com esta equipa tem que ir a fase final. Boa sorte .

Anónimo disse...

Lamentável. O Benfica não apresentou um único jogador senior no jogo com a Juve Lis com apenas juniores e juvenis e o Porto contra o Maritimo com apenas 2 seniores e alguns juvenis e juniores. Dá que pensar se os 2 lugares que ocupam retirando a possibilidade de outras equipas participarem.

Anónimo disse...


Mais um ano para o Sanjoanense ganhar fácil a fase regular.
Hoje vamos mostrar a nossa força fácil!!

Estou a gostar de ver o S. Bernardo na 1ºdivisão, tem tido azar quase que ganham os 4 jogos...

Anónimo disse...

26 de setembro de 2017 às 17:03, não vi o jogo, só acompanhei via portal, mas foi por esse motivo que o Boavista perdeu por muitos? é que as exclusões foram quase todas na 2ª parte e já estava por 15 golos de diferença.
Fui ver o Sto Tirso-CPN, acho que o CPN não ira ter mínima hipótese.

Anónimo disse...

Só para informar que já disse aqui em quatro post diferentes que a arbitragem Sassoeiros - Ginásio não prestou!

Anónimo disse...

a sao mamede este ano vai lutar para nao descer. deviam ir reforçar-se à formação (do águas santas)

Anónimo disse...

Anonimo 26 de setembro de 2017 às 23:36 quase que a sanjoanense ganhava o jogo . fica para a proxima jornada. equipa de meninos mimados . direcao gasta dinheiro com jogadores que deviam pagar para jogar.
Fica a dica

Anónimo disse...

Ao anónimo de 27 de setembro de 2017 às 11:20,

O seu comentário é o melhor de sempre! Espero que a azia do jogo de ontem passe entretanto.

Anónimo disse...

Arbitragem deplorável no jogo em Estarreja.
Deveriam ter vergonha do jogo que fizeram! Qualquer equipa que seja apitada por essa dupla vai ter sérios problemas em campo.
Muito mal vai a arbitragem em Portugal se sujeitos como estes conseguem apitar Jogos da 2a Divisão Nacional de Seniores.

Anónimo disse...

Sanjoanense, começa mal, mas pode acabar bem.
Nem que comecem a encomendar "árbitros", treinador, jogadores, estrangeiros, provavelmente o plantel mais caro da 2ªdivisao, só o treinador (1600).
Podiam dar algum ao meu "pobre" S. Bernardo.
Dou vos o treinador, ficam com 2 bons treinadores e vocês dão algum dinheirito.
Imagino se estivessem no grupo mais a norte.
(é verdade a culpa é sempre dos árbitros, eles são maus, mas se não lhes dermos armas para serem tendenciosos)

Anónimo disse...

Sanjoanense nem chega a fase final este ano, mandaram o treinador embora mas o problema está nos jogadores que se acham vedetas. Se fossem bons não estavam ali. Crescam e joguem a bola.

Anónimo disse...

Ainda agora começou a procissão e já muito se fala!
Só falam da Sanjoanense... Realmente deve incomodar muita gente! Senão nem ao trabalho se davam de pensar quanto mais de falar!
Preocupem-se mais com os vossos umbigos em vez de invejarem os dos outros! É que por norma a inveja traz azar...mas para quem a deseja!
Saudações andebolisticas

Anónimo disse...

Como é que o estarreja tem duas expulsões diretas ridiculas e é a sanjoanense que diz que foi uma roubada. lamentavel a atitude daquele " dirigente " a querer agredir o senhor ja reformado e de idade avançada. nunca vão chegar longe por se acharem os maiores. é inconsevivel jogadores como mario lopes e afins ganharem dinheiro para jogar.
a primeira de muitas derrotas ja esta.
Saudações andebolistas

Anónimo disse...

O senhor reformado e de idade avançada também tem que ter educação e como diretor de campo (cuja competência para tal não é nenhuma) não pode passar um jogo inteiro a insultar os jogadores da equipa adversária! Respeito cabe em todo o lado e se querem ser respeitados, dêem-se ao respeito!
Quanto a achar que jogadores como o Mário Lopes e afins ganharem dinheiro é inconcebível, se calhar é porque a dor de cotovelo não o deixa dormir. Se não faz contratos como desejaria problema é seu. Não se meta no que os outros fazem! Não é do seu bolso que sai... não tem de achar nada!
Saudações andebolisticas a quem muita dor tem!

Anónimo disse...

Falam do Boavista e devem e calar a boca pois no Bessa só se pensa em não descer pois sabemos que não temos grandes jogadores tirando um ou dois mas pronto deixem nos em paz

Anónimo disse...

Gostei dos comentários infelizes dos atletas que aqui escrevem, e outros afectos à Sanjoanense. Quis o destino que dias a seguir se deslocassem a Estarreja para serem vencidos pela humildade e competência. Enquanto aquela malta dirigir a Sanjoanense, será sempre um clube tendencialmente fanfarrão, sem respeito pelo adversário e outros elementos do jogo.

Pela boca morre o peixe, já no ano passado assim foi. Continuem a jogar aqui no banhadas, aqui é que ganham jogos. Agora ganham à Académica e já voltam a ser os maiores do Mundo.

Anónimo disse...

Sapateiros de muita parra e pouca uva �� chamem o Mister Gin

Anónimo disse...

Sanjoanense continua a tirar o sono a muita gente! Preocupem-se mais convosco e menos com os outros!
Falam mais os outros do que os próprios. Se calhar a humildade não vos é assim tanta!