gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Crónica de Fim-de-semana, No Feminino – 05 – 2017 / 2018

Mais uma crónica de fim-de-semana exclusivamente dedicada ao Feminino.

Depois de termos referido a falta de transmissões por parte da Andebol TV, tivemos  uma transmissão na jornada anterior, o que significa que em 4.ª jornadas apenas se registou uma transmissão, o que consideramos praticamente nulo o efeito das mesmas. O género necessita de mais.

Quanto á existência de estatísticas nesta prova, e após a informação por nós dada na crónica anterior, continuamos a informar de que as mesmas existem em http://po09.videobserver.com/pt/, continua-se estranhar que a Federação nada informe. Mas podemos informar de que estivemos a monitorar as mesmas durante os jogos e não são feitas em tempo real, e a maior parte delas surge passados bastantes dias sobre a realização dos jogos, mas é uma realidade que existem, e só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação, pois auxiliam em especial os técnicos da modalidade.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
1.ª Jornada
Dia 05-11-17
SIR 1.º Maio/CJB - Juventude Lis (15H00)
2.ª Jornada
Dia 12-11-17

CA Leça - Santa Joana (17H00)
4.ª Jornada
Dia 14-10-17
SIR 1.º Maio/CJB 27 – 19 CA Leça
Santa Joana 16 – 46 Alavarium
Juventude Lis 24 – 23 Maiastars
Académico FC 18 – 32 Colégio Gaia
Dia 22-10-17
Assomada - CS Madeira (17H00)
JAC-Alcanena - Madeira SAD (21H00)

Jornada com apenas 4 jogos disputados, pois continua o adiamento de jogos, quando estão em causa equipas insulares, o que significa que na próxima deveremos ter jornada dupla para as equipas não intervenientes, este fim-de-semana. Nos jogos disputados registaram-se algumas surpresas, como (na nossa opinião), a vitória da Juventude Lis sobre o Maiastars, e ainda o resultado verificado no Santa Joana / Alavarium. De destacar pela positiva, que em nenhum dos jogos disputados se registaram ocorrências disciplinares.

No Pavilhão da Juventude Lis, disputou-se o Juventude Lis / Maiastars, que foi quanto a nós a surpresa da jornada, ao terminar com a vitória da equipa leiriense, que foi a sua primeira vitória na prova até ao momento. Foi um encontro de grande equilíbrio e até de alternâncias no marcador, com a equipa visitada a chegar ao intervalo a vencer pela diferença mínima 12-11. Nos segundos 30 minutos, a equipa do Maiastars, assumiu a liderança do marcador, chegando a ter 3 golos de vantagem quando estavam decorridos cerca de 50 minutos de jogo, mas mais uma boa reacção da Juventude Lis, leva a equipa ao comando do jogo e do marcador por 24-22, com a equipa maiata a reduzir para a diferença mínima nos momentos finais do encontro. Na Juventude Lis, Francisca Marques com 5 golos, foi a melhor marcadora da equipa, por sua vez na equipa maiata, Debora Moreno com 9 golos, e Mariana Azevedo com 6 golos, foram as suas melhores marcadoras.

O outro encontro que chama a atenção dos amantes da modalidade disputou-se no Municipal de São Pedro Fins, e foi o Santa Joana / Alavarium, não pela qualidade do jogo, mas pelo resultado final ocorrido, onde o Alavarium venceu por uma margem de 30 golos, “cilindrando” autenticamente a sua adversária e construindo um resultado que em nossa opinião não coaduna com uma 1.ª Divisão Nacional. O encontro foi disputado com um sentido único e a equipa do Alavarium a comandar o marcador e o jogo, durante os 60 minutos do jogo, de tal forma que ao intervalo já estava na frente do marcador por 19-8, aumentando significativamente a diferença nos segundos 30 minutos, perante uma equipa, completamente “ desorientada”. Ana Lopes com os seus 5 golos foi a principal marcadora do Santa Joana, enquanto na equipa do Alavarium, que fez uma total gestão do seu plantel, teve 13 jogadoras a concretizarem golos, com Ana Sampaio e os seus 9 golos, a ser a melhor marcadora da equipa e do jogo, bem acompanhada por Joana Ferreira, e Ana Carolina Silva, com 6 golos cada.

Na Marinha Grande realizou-se o SIR 1.º Maio/CJB / CA Leça, que após as derrotas sofridas na Madeira no último fim-de-semana, a equipa visitada obteve o seu primeiro trinfo na prova ao derrotar o CA Leça. Foi um encontro disputado nos limites pois ocorreram 14 exclusões no total, o que significa, que se jogo muitas vezes andebol de 6. Apesar da melhor entrada no jogo realizada pela equipa da casa, que se manteve sempre no comando do marcador, com a equipa do CA Leça e a sua normal raça e garra chegou a colocar o marcador em apenas um golos de diferença 11-10, para o intervalo chegar, como SIR 1.º Maio/CJB a vencer por uns escassos 12-10. No segundo período do jogo veio ao de cima a maior qualidade do plantel da equipa visitada, com a equipa a chegar aos 5 golos de vantagem (16-11), e a aumentar o diferencial no marcador até final do encontro. No SIR 1.º Maio/CJB onde 10 jogadoras marcaram golos as suas melhores marcadoras não foram além dos 4 golos (Tela Amado, Carolina Gomes, e Adriana Lage), no CA Leça, Ana Gomes com 7 golos foi a melhor marcadora da equipa e do jogo. Com esta derrota a equipa do CA Leça é uma das 3 equipas que ainda não registam qualquer vitória na prova, as outras são Santa Joana, e Académico FC.

No Lima, tivemos o Académico FC / Colégio Gaia, que venceu como esperado a equipa Campeã Nacional em Titulo, e que não deixou os seus créditos por mãos alheias, conformando-se a notícia já divulgada em diversos locais do abandono precoce (pelo menos até final da época) de Bebiana Sabino, o que lamentamos pois o Andebol em especial o feminino, merecia mais atenção. Sabia-se que a equipa do Lima iria dar tudo o que podia, mas foi insuficiente de tal forma que o intervalo chegou com o Colégio Gaia já na frente do marcador por uma confortável margem (15-8). No segundo tempo, não se verificaram grandes alterações, e as visitantes, mantiveram o seu ritmo de jogo, e chegaram a ter 15 golos de vantagem quando venciam por 29-14 (por exemplo), para terminarem mesmo assim com uma confortável vantagem. Josefina Rodrigues com 5 golos, foi a melhor marcadora do Académico FC, Carolina Monteiro com 11 golos, foi não só a melhor marcadora do Colégio Gaia, como do jogo, com Nair Pinho a marcar 5 golos.

Classificação após a disputa destes encontros: - 1.º Colégio Gaia (12 pontos), 2.º Alavarium (10 pontos), 3.º Madeira SAD (-1 jogo, 9 pontos), 4.º Maiastars, JAC-Alcanena (-1 jogo), Assomada (-1 jogo), e CS Madeira (-1 Jogo) (7 pontos), 8.º SIR 1.º Maio/CJB, e Juventude Lis (-1 jogo) (5 pontos), 10.º Académico FC (4 pontos), 11.º CA Leça (-1 jogo), Santa Joana (-1 jogo) (3 pontos).

Voltamos a referir que para os nossos principais OCS, que pouco ou nada disseram sobre esta prova (existem raras excepções), é um desprezo total. Lamentável.

O Noticias

5 comentários:

Anónimo disse...

O que aconteceu ao maia? As estrelas andam a dormir?

Anónimo disse...

O que se passa com a Mihaela?

Anónimo disse...

A Mihaela chateou-se com o treinador, têm feitios incompatíveis. Será que vai voltar para o JAC?

Anónimo disse...

Mas a Mihaela não estava aleijada?

Anónimo disse...

A Mihaela está lesionada, vez ontem só alguns minutos.
Obvio que não vai voltar para o JAC, uma vez que o individuo funcionário da Camara fez com que ela passasse a ser odiada no clube.