gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 26 de novembro de 2017

Cronica da PO01, dedicada aos encontros disputados relativos à 12.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

12.ª Jornada
25-11-17
Benfica 29 – 29 ABC
Madeira SAD 33 – 24 Xico Andebol
Boa Hora 28 – 32 Águas Santas
Ismai 26 – 23 Arsenal
São Bernardo 23 – 24 Belenenses
Dia 28-11-17
FC Porto - AC Fafe (20H30) Canal Porto / Andebol TV
Dia 29-11-17
Sporting - AA Avanca (20H00)

Com dois encontros adiados, devido á participação das equipas portuguesas nas provas Europeias de Clubes, disputaram-se os restantes encontros, dos quais se destaca o Benfica / ABC (na nossa Opinião), não desprezando os restantes que se disputaram felizmente, foram disputados sem ocorrências disciplinares registadas. Pela negativa temos a registar dois encontros onde a folha resumos das estatísticas não foram feitas.

Benfica 29 – 29 ABC

No pavilhão da Luz, como de costume e apesar da boa campanha que está a realizar até ao momento, encontrava-se com uma presença de público um pouco acima do normal, mas mesmo assim aquém do desejado. Uma ilação que se poderá tirar deste encontro, é de que aconteça o que acontecer o ABC, fez em casa dos três grandes favoritos na prova, sempre resultados positivos (3 igualdades). Neste contro que infelizmente por problemas técnicos segundo a informação que nos foi dada pela TVI24, apenas começamos a ver o jogo quando já estavam decorridos cerca de 20 minutos, e nessa altura o ABC comandava por 12-8, pois a equipa bracarense comandava desde o primeiro minuto de jogo, situação que se manteve durante os primeiros 30 minutos ao chegar ao intervalo a vencer por 16-15, com Humberto Gomes (32% de eficácia) a ser uma das suas principais figuras, tal como Nuno Silva (7 golos, 78% de eficácia), enquanto no Benfica, Miguel Espinha (19% de eficácia) já tinha substituído Hugo Figueira (0% de eficácia), no ABC a ligação entre a 1.ª e a 2.ª linha tinha estado bem, situação, com o experiente Hugo Rocha (7 golos, 88% de eficácia, - 4 de 7 metros) em bom plano, que já não se rebelou tão profícua no segundo tempo, apesar da nítida subida de rendimento de Nuno Grilo (6 golos, 67% de eficácia), que com rapidez de execução e de saída para o ataque iam respondendo a um ABC, que com poucas soluções em termos de banco respondia com um ataque pausado e pensado, levando o jogo aos limites do jogo passivo. O encontro no segundo tempo foi de grande equilíbrio com sucessivas igualdades, com o Benfica a passar pela 1.ª vez para a frente do marcador aos 47 minutos (25-24), situação que repetiu aos 53 minutos (27-26), e aos 57 minutos (29-28), mas permitindo a igualdade aos 58 minutos, com Miguel Espinha a evitar a derrota aos 59 minutos. No Benfica destaque ainda para Belone Moreira (5 golos, 50% de eficácia, - 4 de 7 metros) e Ricardo Pesqueira (4 golos, 75% de eficácia), um autêntico muro na defesa. Dirigiu o encontro pela dupla da EHF de Leiria constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que pecaram (na nossa opinião), por serem demasiado permissivos em termos disciplinares, e na contagem dos passos, para já não falarmos na falta do atacante.  

No Pavilhão Fernando Tavares, disputou-se outro dos encontros onde se previa algum equilíbrio, o Boa Hora / Águas Santas, no entanto o mesmo apenas se verificou durante o primeiro tempo, e até cerca dos 22 minutos, quando o resultado se situava numa igualdade a 12 golos, pois a partir deste momento o Águas Santas passou para a frente do marcador, chegando ao intervalo já a vencer por 18-16. Dizer que neste período as grandes figuras do encontro tinham sido Pedro Cruz (14 golos, 70% de eficácia – 6 de 7 metros) e Elias António (6 golos, 86% de eficácia) pelo Águas Santas, e Pedro Sequeira (6 golos, 67% de eficácia), exactamente os mesmos números de Rui Barreto (3 de 7 metros) pelo Boa Hora, mas na nossa opinião o momento determinante do encontro deu-se cerca dos 33 minutos com a desqualificação de Uros Markovic (2 golos, 100% de eficácia), e a exclusão de André Lima (2 golos, 50% de eficácia), ficando o Boa Hora momentaneamente reduzido a 4 jogadores de campo, situação que foi muito bem aproveitada pelos maiatos que colocaram o marcador em 24-17 a seu favor após um parcial de 5-0, em 8 minutos. O Boa Hora até final do encontro ainda teve alguma reacção mas não deu para mais do que reduzir a diferença final para apenas 4 golos. Mais uma vez António Campos com 33% de eficácia na baliza dos maiatos foi determinante no desfecho final.

Na Madeira realizou-se o Madeira SAD / Xico Andebol, que aparentemente, parecia ser um encontro fácil para os madeirenses, mas apesar de ter sido um encontro de sentido único com o Madeira SAD, a comandar o marcador durante os 60 minutos, nos primeiros 30 minutos nunca consegui vantagem superiores a 3 golos, que foi precisamente a diferença que se registava ao intervalo (16-13), apenas no segundo tempo o Xico Andebol começou a ceder a partir dos 40 minutos, quando o marcador se situava em 23-19 a favor da equipa insular, com o diferencial a aumentar até final do encontro. (jogo sem o resumo das estatísticas concluído). Elledy Semedo com 10 golos e Bruno Moreira com 7 golos, foram os melhores marcadores do Madeira SAD, por sua vez Cláudio Mota com 6 golos, foi o melhor marcador do Xico Andebol, que assim se mantêm com apenas duas vitórias na prova até ao momento.

No Municipal da Maia, tivemos o Ismai / Arsenal, que foi mais um encontro de grande equilíbrio, que chegou ao intervalo com os maiatos a vencerem por 13-11, maior vantagem que tiveram nos primeiros 30 minutos, no segundo tempo excelente reacção dos bracarenses, que depois de estarem a perder por 3 de diferença (15-12) aos 34 minutos, chegaram á igualdade a 17 golos aos 40 minutos, para se colocarem momentaneamente na frente do marcador aos 46 minutos (18.17), e aos 48 minutos (21-18), situação que mantiveram até cerca dos 54 minutos quando permitiram nova igualdade a 21 golos, e a partir desse momento o Ismai não mais cedeu o comando marcador, terminando como vencedor. No Arsenal de destacar na baliza o Luís Oliveira dom 32% de eficácia, enquanto Ricardo Castro na baliza do Ismai chegou aos 37% de eficácia), António Ventura com 7 golos (88% de eficácia), foi o marcador de serviço no Ismai, com Manuel Sousa (70% de eficácia), e Rui Lourenço (70% de eficácia, 5 de 7 metros), ambos com 7 golos cada, os melhores marcadores do Arsenal.

Em São Bernardo, disputou-se o São Bernardo / Belenenses, que terminou com a difícil vitória do Belenenses pela diferença mínima, depois ir para o intervalo na frente do marcador por 13-9. O Belenenses iniciou forte o encontro e aos 7 minutos de jogo vencia por 5-1, e quando se esperava maiores facilidades, eis que uma excelente reacção dos locais colocam o marcador numa igualdade a 7 golos, quando estavam decorridos cerca de 17 minutos de jogo, para a equipa do Belenenses reagir e chegar ao intervalo na frente do marcador. Aos 47minutos de jogo, regista-se a maior diferença verificada durante todo o encontro quando os visitantes vencem por 19-15, mas mais uma vez uma excelente reacção dos locais levam a uma igualdade a 22 golos, quando estavam decorridos cerca de 58 minutos, que apenas perdem o encontro nos minutos finais, fruto de alguma desatenção defensiva. Ricardo Queirós com 6 golos, foi o melhor marcador do São Bernardo, enquanto na equipa do Belenenses os seus melhores marcadores não foram além dos 4 golos (Diogo Domingos, Nuno Roque, Fábio Semedo e Nelson Pina). Com esta derrota a equipa do São Bernardo continua a ser a única equipa que ainda não regista vitórias nesta fase da competição.

Após a realização destes jogos a classificação é a seguinte – 1.º Sporting, e Benfica (33 pontos), 3.º ABC (31 pontos), 4.º Belenenses (+ 1 jogo, 29 pontos), 5.º FC Porto (-1 jogo, 28 pontos), 6.º AA Avanca (- 1 jogos, 26 pontos), 7.º Madeira SAD (-1 jogo, 23 pontos), 8.º Águas Santas (22 pontos), 9.º Ismai (21 pontos), 10.º Arsenal, e Boa Hora (19 pontos), 12.º Xico Andebol (- 1 jogo, 17 pontos), 13.º AC Fafe (-1 jogo, 14 pontos), 14.º São Bernardo (13 pontos).

Nota – Eventualmente as pontuações do Madeira SAD e do Xico Andebol, poderão ter menos um encontro em consideração. 

O Banhadas Andebol

16 comentários:

Anónimo disse...

Então a equipa dos condenados, está dar cabo dos grandes favoritos, e na 2.ª volta recebe todos em Braga, vai ser lindo vai

Anónimo disse...

Esta equipa do Boa Hora é uma vergonha, não pelos os atletas ou falta deles (é gritante que este plantel não chega) mas sinceramente uma equipa que não tem dirigentes, não tem estrutura digna, onde só o presidente está presente, e nãp chega porque para aquilo que prometeu não tá a dar, o treinador tá só, os atletas estão sós, anda tudo a brincar á 1ª. divisão. Se o presidente não se chegar á frente, tá tudo .......




Anónimo disse...

E no Boa-hora alem desses problemas todos que ja foram divulgados aqui faço a pergunta.
Onde esta a formaçao do Boa-hora? Ápos verificar os campeonatos regionais so aparece a equipa de juniores, os juvenis so parteciparam na primeira fese, pois nao ha mais equipas a competir .
Será que ninguem ve isto os outros clubes tem todos formaçao e o Boa-hora nao tem pq?
Mas voltando ha equipa senior se o presidente esta sozinho pois a ele pode agradecer consegue correr com toda a gente pois julga que o clube e o brinquedo dele e do treinador que diz ha boca cheia que nao recebe qualquer vencimento e ainda paga a alguns jogadores

Anónimo disse...

ABC! Lá vamos andando!...Lá vamos andando!...
E os outros é quem têm grandes equipas... vão-nos levando o os jogadores mas não nos vão ultrapassando... os que saem parece que perdem qualquer coisa e os que chegam ou regressam que ganham qualquer coisa... jogadores e treinadores!
Felizmente já vi este filme muitas vezes! E acho que vou continuar a ver!
É A, é B, é ABC!

Anónimo disse...

Mas o discurso de coitadinhos do ABC é para enganar quem? O ABC tem grande sete inicial..e 2 ou 3 no banco com grande qualidade. E quanto a pagar..sabe-se que paga bem, até mais do que pagava aos que de lá sairam e que ainda por cima são credores de significativos calotes...Aliás muitos saíram por não terem outro remédio pois não vivem do ar...
Parem com esse discurso pois nada ficam aquém dos que eles dizem grandes. Têm obrigações competitivas e responsabilidades face à equipa que tÊm!!!!E têm cumprido com isso para já....

Anónimo disse...

Concordo. Andam ai a dizer que pagam o ordenado minimo a todos. Que conversa do ABC da treta. Depois têm dividas até à cabeça. Belmiro tinha o ordenado mais alto em Fafe, o Silva ganhava uma fortuna na Madeira, o Rosário ganhava bem no Aguas e na Madeira, o Humberto ganha muito bem. Espera, é tudo amor à camisola?

Anónimo disse...

Pois, pois caro anónimo das 11,48... Pois, pois...
É que há quem saiba alguma coisa de andebol e quem, como aparenta o senhor, não percebem nadinha, nadinha,nadinha. Coitados.
Mas há também os gostam de grandes orçamentos, que possibilitem grandes "comichões"... e vai para aí uma coceira!

Anónimo disse...

Anónimo das 13:46...
Não percebo nada de andebol porque? Então o sete inicial e a equipa do ABC é globalmente fraca?
Ok. Discordo: acho-a muito boa!
Talvez as minhas limitações andebolisticas (como diz..) não me permitam ver mais além...mas como adepto do andebol gosto do que vejo. Só não gosto do discurso do coitadinho nem da treta do orçamentozinho...até porque sei que é muito falso. ..Agora se pagam aos que lá estão já não sei, nem tenho, nem quero saber...
Sei também da veracidade das dividas do passado...
e sei também que os que lá jogaram e saíram (legitimamente e com processo claro) enquanto lá estiveram foram de um comportamento irrepreensível e exemplar. Ou também é uma limitação minha fazer esta leitura?
Quanto a coceira não tenho amigo: gosto de andebol bem praticado e bem jogado. Seja de quem for... E neste momento tenho o ABC nesse rol de equipas...
E nem lhe vou dar mais troco ou resposta porque a sua sapiência e superior conhecimento de andebol não me colocam ao seu nível!

Anónimo disse...

ANDEBOL.
Ontem grande jogo BENFICAxABC empate A 29, Classificação Oficial 1-Sporting 2- Benfica 3-ABC 4-Belenenses, 5- Porto,6-Avanca. Para a história um hino à "Escola de Andebol do ABC/UM", vários jogadores a jogarem nas 2 equipas e batendo se pelo melhor resultado desportivo. Recordando: ABC Tr. Jorge Rito/Carlos Ferreira, 90% da equipa(18) oriundos das Escolas do Clube e no BENFICA, Treinado.Carlos Resende jogadores da escola ABC, Nuno Grilo, Pedro Seabra, Ricardo Pesqueira, Fábio Vidrago um verdadeiro cartaz do ABC. Para além de vários atletas a jogarem nos Clubes da P001. Para além desta realidade vários atletas(4) do ABC que jogam nas Ligas Europeias!. Notável,
Parabéns a todos.

Vitor Manuel disse...

Grilo, seabra, pesqueira...branquinho...nuno silva...rosario...bemmiro...formaçao do abc? Estamos falados
Formaram e formarão o abc? Aí a conversa poderá ter algum sentido

Anónimo disse...

Boa noite,
Nuno Grilo e Pedro Seabra escola do ABC?????
Pesqueira escola do ABC???
Deve andar um bocado equivocado...ou então não sabe o que quer dizer escola...

Anónimo disse...

Nuno Silva escola do ABC????????

Anónimo disse...

27 de novembro de 2017 às 23:13
anónimo
resposta:
"Escola"
Em desporto é o local onde aprendi e fiz carreira desportiva ao melhor nivel nacional e internacional.
Crescer e valorizar o que os clubes fazem !

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 16,33.
Dos nomes que referiu (treinadores e jogadores) só o Fábio Vidrago foi formado no ABC.
Alguns foram valorizados no ABC é verdade, mas formados enquanto integrantes das camadas jovens não. Não que este facto seja desvalorizador da aprestação do ABC enquanto formador de andebolistas pois são muitos e bons os exemplo dos que lá foram formados. Embora sobretudo num passado menos recente, também é verdade.
Tenho visto e ouvido responsáveis (dirigentes, seccionistas e treinadores) recentes e também alguns actuais reivindicarem sucessos resultados desportivos e produtos da formação para os quais não contribuíram e curiosamente criticarem e menosprezarem os seus verdadeiros criadores.
Talvez porque a formação no ABC não tem sido nos últimos anos o que já foi no passado mais distante em que os jogadores dos seniores do ABC provenientes da formação eram a regra e agora são a excepção.
Oxalá as coisas no futuro se alterem e voltemos a ter a regra e não a excepção.
Tenho essa esperança até porque parece que estamos no início de uma nova fase do ABC, face à renovação verificada nos corpos gerentes do Clube, que espero também venha a correr nos sectores em que "já cheira muito a naftalina".
ABC somos todos nós!

Anónimo disse...

Vitor Manuel, tem razão em tudo menos no Rosário, que é da formação do ABC.

Vitor Manuel disse...

Certissimo....e belo jogador que é