gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 12 de novembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 19 – 2017 / 2018 – I

Cronica dedicada à PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

10.ª Jornada
Dia 11-11-17
Xico Andebol 27 – 34 Benfica
ABC 36 – 22 AC Fafe
Madeira SAD 23 – 24 Belenenses
São Bernardo 24 – 27 Águas Santas
Boa Hora 23 – 22 Ismai
FC Porto 29 – 19 AA Avanca
Dia 15-11-17
Sporting - Arsenal (19H00)

Jornada onde apenas se registou um jogo adiado, devido às provas Europeias (Sporting / Arsenal), tivemos quanto a nós uma grande surpresa (vitória do Belenenses na Madeira), e ainda mais um encontro que foi resolvido pela diferença mínima (Boa Hora / Ismai). Todos os restantes encontros dentro de uma normalidade absoluta. Encontros disputados sem ocorrências disciplinares registadas.

O encontro disputado no Funchal, o Madeira SAD / Belenenses, e onde na nossa opinião se registou a grande surpresa da jornada, é o único encontro que não têm estatística do mesmo, o que não se entende, pois é raro a jornada em que não existe uma falha. No entanto foi um encontro onde a equipa insulara chegou ao fim dos primeiros 30 minutos na frente do marcador por 12-9, mas a equipa do Belenenses com a garra que lhe é conhecida conseguiu equilibra o encontro, e acaba por vencer pela diferença mínima. Elledy Semedo com 10 golos, foi o melhor marcador da equipa do Madeira SAD, enquanto no Belenenses, Diogo Domingos com 6 golos, e João Ferreira com 5 golos, foram os seus melhores marcadores. Com esta vitória apesar de ter um jogo a mais a equipa do Belenenses reforça o seu 5.º lugar largando a companhia da AA Avanca.

No pavilhão Fernando Tavares tivemos o Boa Hora / Ismai, encontro que terminou com a vitória da equipa da cas pela diferença mínima, apesar de ao intervalo estar na frente do marcador por 14-9, no entanto o encontro apenas se começou a desequilibrar em termos de resultado a partir dos 21 minutos de jogo, quando a equipa do Boa Hora passou a vencer por 9-8, fazendo um parcial de 4-0, entre os 21 e os 27 minutos, levando a equipa chegasse ao intervalo na frente do marcador. No segundo tempo o Ismai, aos 38 minutos já tinha anulado a vantagem do Boa Hora, que no entanto voltou a ter 3 golos de vantagem aos 42 minutos (19-16), mas aos 56 minutos de jogo tínhamos novamente uma igualdade a 22 golos, para o Boa Hora, fazer o 23-22, aos 58 minutos, e terminar o encontro em superioridade numérica, pois a equipa do Ismai sofreu duas exclusões nos momentos finais do encontro. Rui Barreto (6 golos, 67% de eficácia – 4 de7 metros), foi o melhor marcador do Boa Hora, com Henrique Carlota, que teve a maior parte do tempo na baliza da equipa visitante a chegar aos 32% de eficácia. No Ismai Eduardo Borges foi o guarda-redes com maior produtividade ao chegar aos 31% de eficácia, e Leonel Fernandes com 6 golos (60% de eficácia), e António Ventura com 5 golos (45% de eficácia), foram os melhores marcadores da equipa. Com esta vitória a equipa do Boa Hora sobe duas posições na tabela Classificativa e iguala o seu adversário em termos pontuais.

Em São Bernardo realizou-se o São Bernardo / Águas Santas, qua acabou por ser um dos encontros com o resultado final mais equilibrado da jornada, onde a equipa da Região de Aveiro sofreu nova derrota, continuando a ser a única nesta fase da prova que ainda não contabiliza vitórias. Foi um encontro onde a dominante foi o equilíbrio, apesar da equipa maiata ir para o intervalo a vencer por 12-10.mas aos 38 minutos de jogo, a equipa do São Bernardo tinha equilibrado o resultado ao coloca-lo numa igualdade a 13 golos, e aos 55 minutos a vantagem do Águas Santas era apenas de 1 golo (22-21), com a equipa maiata nos 5 minutos finais a fazer um parcial de 5-3, e a estabelecer a diferença final. O Atleta do encontro foi sem dúvida nenhuma Pedro cruz com os seus 14 golos (70% de eficácia, 5 de 7 metros) pelo Águas Santas, na equipa do São Bernardo a distribuição foi maior com Leandro Rodrigues a marcar 8 golos (67% de eficácia), Augusto Pereira com 5 golos (83% de eficácia, 5 de 7 metros), e Ulisses Ribeiro com o mesmo número de golos e 56% de eficácia.

No Pavilhão do Francisco Holanda, tivemos o Xico Andebol / Benfica, que terminou com um resultado esperado, ou seja a vitória do Benfica. Apesar do diferencial final, têm de se referir a excelente réplica que a equipa vimaranense deu pois aos 24minutos de jogo, registava-se uma igualdade a 12 golos, para o Benfica fazer um parcial de 6-2 e chegar ao intervalo a vencer por 18-14.No segundo tempo a equipa do Xico Andebol, conseguiu com muita determinação e qualidade, manter o diferencial e algumas vez até diminui-lo até cerca dos 54 minutos quando perdia por 30-26, no entanto nos últimos minutos apenas concretizou uma ocasião de golo, permitindo então ao Benfica construir o diferencial final. Cláudio Mota com 13 golos (87% de eficácia, 8 de 7 metros), foi o melhor marcador do Xico Andebol, o Benfica em gestão de plantel, teve em Nuno Grilo com 8 golos (89% de eficácia), o seu melhor marcador, logo seguido de Fábio Vidrago com 7 golos (64% de eficácia). Com esta vitória o Benfica, regressa ao comando da da prova nesta fase.

No pavilhão Flavio Sá Leite, realizou-se um dérbi minhoto o ABC / AC Fafe, que terminou com a vitória da equipa do ABC, no resultado mais dilatado da jornada, e com esta vitória a equipa bracarense mantêm-se isolada no 3.º lugar da classificação geral. Foi um encontro de sentido único, pois a equipa do ABC, comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 16-12. No segundo tempo aumentou a sua pressão atacante e chegou a ter 15 golos de vantagem a última das quais aos 45 minutos quando o marcador assinalava 29-14. Uma das granes diferenças esteve na prestação defensiva das equipas com o experiente Humberto Gomas na baliza do ABC a chegar aos 41% de eficácia), enquanto o melhor elemento no posto por parte do AC Fafe, foi Nelson Reyniel e não ultrapassou os 17% de eficácia. No ABC com 10 jogadores a marcarem golos, Hugo Rocha (60% de eficácia, 2 de 7 metros), e Dario Andrade (100% de eficácia) ambos com golos, cada foram os seus melhores marcadores. No AC Fafe foi Vasco Santos com 8 golos (57% de eficácia) o seu melhor marcador.

No Dragão Caixa, bem emoldurado, tivemos o FC Porto / AA Avanca, que apenas foi equilibrado no primeiro minutos de jogo (igualdade a 1 golo), com o FC Porto a assumir o comando do marcador de seguida e transformar o encontro num jogo de sentido único, indo aumentado a diferença no marcador progressivamente, apesar de se esperar uma maior réplica da equipa visitante, e ao intervalo já vencia por 13-7. No segundo tempo a AA Avanca ainda tem alguns momentos de determinação, e aproveitando o relaxamento da equipa do FC Porto, consegue diminuir a diferença para 4 golos ais 42 minutos (17-13), para de seguida o FC Porto arrancar em termos definitivos e colocar a normalidade no desenvolvimento do jogo. Com esta vitória o FC Porto ascende ao 4.º lugar da classificação geral. Alfredo Quintana voltou a ser uma das principais figuras da equipa com os seus 32% de eficácia, na baliza do FC Porto, enquanto Luís Silva na baliza da AA Avanca, se situou nos 27% de eficácia, No FC Porto Yoel Morales com 6 golos (86% de eficácia), e Diogo Branquinho com 5 golos (83% de eficácia), foram os melhores marcadores do FC Porto. Na AA Avanca, Taboada com 7 golos (70% de eficácia), foi o seu melhor marcador.

Após a realização deste jogo a classificação é a seguinte – 1.º Benfica (28 pontos), 2.º Sporting (27 pontos), 3.º ABC (26 pontos), 4.º FC Porto e Belenenses (+ 1 jogo), (25 pontos), 6.º AA Avanca (23 pontos, 7.º Madeira SAD (20 pontos), 8.º Águas Santas (18 pontos), 9.º Boa Hora, e Ismai (17 pontos), 11.º Xico Andebol (16 pontos), 12.º Arsenal (-1 jogo, 14 pontos), 13.º AC Fafe (13 pontos), 14.º São Bernardo (11 pontos). 

O Banhadas Andebol

18 comentários:

Anónimo disse...

Avanca a fazer suar o Porto que só no final se distanciou e porque tem banco. Madeira teve alguma crise e torna isto equilibrado. Boa-hora a ganhar no seu campeonato. Mas temos equipas a mais no And1. È pena. E pena na Europa andarmos mal. Sporting a fazer-nos sofrer, Porto deve encostar e Benfica já encostou.

Anónimo disse...

Aonde anda o famoso Madeira que faz jogos fantásticos contra o Porto? Tem prémio suplementar? Vergonha

Anónimo disse...

Que grande jogo do xicoooooo

Anónimo disse...

12 de novembro de 2017 às 11:47
anónimo
Comentário ignorante, pessimista mas muito armante!

Anónimo disse...

....grande jogo do xico? Que grande vergonha para o andebol....deploravel prestaçao da arbitragem. Surreal...

Anónimo disse...

O que terá o pav. do Xico que sobretudo com grandes acontecem sempre jogos com muito suspense responda quem souber

Anónimo disse...

Afinal não é só o Porto que tem duas equipas B. O Madeira deve ter um acordo especial. Joga sempre, sempre tão bem com o Porto e depois adormece com equipas mais fracas...
O atento!

Anónimo disse...

VAI ACONTECER ALGO NUM JOGO E APOSTAVA QUE O BENFICA, NÃO TERMINA A PR. FASE EM PRIM LUGAR...
SIMPLESMENTE DEPLORÁVEL!!!

Anónimo disse...

Não tenho problemas em dizer que em minha casa há gente de gostos variados. Aprecia-se o desporto. O que se viu em Guimarães no recinto do Xico Andebol é grave! A FAP devia tomar medidas contra estas palhaçadas. È que nem todos os árbitros sabem fazer estas trapalhadas com naturalidade. Sabe-se que há encomendas. O que admira é levarem-se jogos até ao limite da neurose, esperando que, a equipa mais em pressão ceda e cometa erros. Naquele recinto os segredinhos e molhinhos de pessoas são uma constante! Sei que o Benfica não tem uma equipa de estrelas cintilantes mas, não esperava ver reviver de tempos em que, se comandavam árbitros através de telémovel. Espero não tornar a ver comanzanas em certos restaurantes até porque não há dinheiro que anda atrasado nos pagamentos.

Anónimo disse...

Jornada
Dia 11-11-17
Xico Andebol 27 – 34 Benfica
ABC 36 – 22 AC Fafe
Madeira SAD 23 – 24 Belenenses
São Bernardo 24 – 27 Águas Santas
Boa Hora 23 – 22 Ismai
FC Porto 29 – 19 AA Avanca
Jornada com algumas surpresas nos resultados alcançados:
ABC, Porto, Benfica com resultados desnivelados principalmente com uma fraca prestação do AVANCA na visita ao DRAGÃO!.
Cada semana que passa o interesse desta competição é saber quem fica apurado para o 5 e 6 lugar para a Fase final Grupo "A".
Os primeiros 4 estão garantidos, Sporting, ABC, Benfica,Porto e surpreendentemente o Belenenses! para o 5º e 6º lugar temos, Avanca, Aguas Santas, Sad-Madeira,Boa hora e Ismai!!!!!

conclusão:
Prova á evidencia que deveriam participar na FASE Final GRUPO "A" 8 equipas e não 6!
A PRINCIPAL VARIÁVEL NUMA COMPETIÇÃO É O MODELO DE COMPETIÇÃO E NÓS NO ANDEBOL ANDAMOS SEMPRE A REMAR CONTRA A LÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE.


Anónimo disse...

Uii o Xico já incomoda assim tanta gente?
Uma equipa de miúdos fez o Benfica suar e os senhores vêm falar de arbitragem e lançar suspeições que em nada dignificam a modalidade.
Já que foi ao pavilhão realce o bom que se viu e deixe os fantasmas para as séries televisivas.

Anónimo disse...

O Campeonato Andebol 1 podia e devia ter menos equipas. Claro que já andavamos mal e depois certos srs. para desenrascar o Fafe alargaram e pumba! Agora que fazer? As equipas do fundo da tabela não possuem meios para andebol a sério. Por isso se vai ver mais casos de quem faz das tripas coração. Se mesmo em equipas de cima há jogadores\estudantes e trabalhadores o que esperar? Que haja jogadores de topo a sair aceito mas agora, basta darem um pouco nas vistas que, alguém lhes acena com o estrangeiro. Porque não criar uma Taça só de equipas de Andebol 1 a duas mãos?

Anónimo disse...

Para quê ir a pavilhões onde o resultado já se sabe e apenas se aposta na diferença? Deixei-me disso e vejo andebol de alto quilate acedendo a outros campeonatos ou vendo a Champions na Spor tv. Ontem vi o PSG-Vesprem. È tão diferente do nosso...
Pavilhões com mil pessoas onde se metem putos ou se convidam escolas? Não dá para pagar luz e água. È um problema cultural porque nesta terra, só o futebol prevalece. O orçamento do Sporting dava para as despesas dos quatro últimos classificados e, isto diz tudo! Só quatro? Hum...

Anónimo disse...

Vamos todos ajudar o Xico para entrar no GUINESS!
Já foi batido o recorde de livres de sete metros mas, podemos ir mais longe!
Pedimos aos árbitros deste país que, apesar deste clube até ter mudado de nome devido ás divídas, porque era Francisco de Holanda, eles podem ajudar. Onze é pouco! Pode-se chegar mais longe, que tal á dúzia? È que no final nas descidas isto pode contar e decidir. Vá lá ajudem! Sempre que um jogador do Xico encontrar o chão já sabem! Prrriu! E podem ajudar dando dois minutos!

Simpatizante do ABC, não sócio

Anónimo disse...

E então? O Paulo perde (por culpa ds falhanços dos seus pupilos, que falham nos momentos cruciais, quando não devem falhar), e ainda não culpou a equipa de arbitragem que tanto estima?!?!? Estranho.......

Anónimo disse...

Para o simpatizante do ABC, não sócio, o que lhe posso falar é que se é para falar em dividas fale das do seu clube, pois são muitas, apesar das grandes ajudas da autarquia.
Relativamente à jogo em si, é claro que o Benfica com o seu orçamento tem toda a obrigação de se superiorizar ao Xico Andebol, clube onde os seus atletas jogam totalmente por amor à camisola, embora isso por vezes faça a diferença. Num jogo em que o Benfica pensava que antes de jogar já tinha ganho fácil, foi preciso darem o litro, tamanha era a atitude dos jogadores vimaranenses. O Benfica a certo momento já aparecia estar a jogar com um Porto ou um Sporting tamanha era festividade sempre que marcavam um golo.
Parabéns aos atletas do Xico Andebol e sábado é para ganhar ao ABC e aumentar a venda de kompensan lá para os lados de Braga e de Fermentões.

Simpatizante do XICO ANDEBOL, sócio e com cotas pagas.


Anónimo disse...

O simpatizante do abc já está com medo do Xico!?

Calma meu rapaz do abc o maximo que pode acontecer é perderes com uma equipa que de Amadora só tem o final do mês. Há muita qualidade nos jogadores do xico e muita vontade. Apreendam alguma coisa e reconheçam o mérito de quem lá trabalha. Falar dos livres 7 metros e de rir pois deveriam ter sido mais não fosse os árbitros ajudar o benfica em momentos decisivos e quem sabe a tal equipa amadora ficasse com os 3 pontos. Caia o Carmo e a trindade! Joguem andebol e por falar nisso sábado há mais.

Anónimo disse...

Olhem que se o Xico jogar sempre com esta vontade e haver um empurrão zito... pode ir á Europa ou pelo menos não descer! Cuidado ABC!