gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana, No Feminino – 10 – 2017 / 2018

Mais uma crónica de fim-de-semana exclusivamente dedicada ao Feminino (PO09).

Depois das nossas referências às poucas transmissões da Andebol TV desta prova, tivemos uma este fim-de-semana, (esperamos que não tenha sido uma excepção), os nossos parabéns.

Voltamos a referir o assunto das estatísticas, pelo respeito que nos merece o Andebol e em especial o Feminino, por vezes tal mal tratado, a nível da FAP, a verdade é que as mesmas existem ás vezes em http://po09.videobserver.com/pt/ , continuando-se a estranhar o silencio da Federação sobre o assunto. O Blog não têm de ser informado os adeptos da modalidade é que têm de ser devidamente informados e é para isso que nós tentamos contribuir. Referimos para os interessados que as mesmas não são em tempo real, mas mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
Dia 08-12-17
CA Leça - Alavarium (17H00)
7.º Jornada
Dia 23-11-17
Académico FC - CA Leça (21H15)
8.ª Jornada
Dia 19-11-17
CA Leça 29 - 22 CS Madeira
Maiastars 18 - 27 Madeira SAD
Dia 07-01-18
SIR 1.º Maio/CJB - Alavarium (17H00)
9.ª Jornada
Dia 18-11-17
Académico FC 11 - 28 SIR 1.º Maio/CJB
Assomada 23 - 27 Colégio Gaia
Maiastars 35 - 31 CS Madeira
JAC-Alcanena 35 - 21 Santa Joana
CA Leça 11 - 31 Madeira SAD
Dia 10-12-17
Alavarium - Juventude Lis (18H00)

Apenas uma breve referência à falta de regularidade da prova por bons motivos (a presença nas Competições Europeias), outras por motivos de que poder politico deveria intervir (Viagens ás ilhas e vice-versa), e outras nem se sabe porquê. Este fim-de-semana, mais uma vez isso aconteceu. Com equipas a disputar jorna dupla, jogos em atraso da 8.ª jornada e os normais jogos da 9.ª Jornada. Nos jogos disputados, não existiu (na nossa opinião) nenhum resultado que pudesse ser considerado surpresa, decorrendo tudo dentro de uma normalidade absoluta. Destacar pela positiva, que em nenhum dos jogos disputados se registaram ocorrências disciplinares.

Assomada 23 – 27 Colégio Gaia

No pavilhão Carlos Queirós, perante uma razoável assistência, para o normal que se regista neste espaço e nestes encontros, a equipa da Assomada, deu uma réplica que não era esperada por muitos e apenas, começou a ceder cerca dos 49 minutos do segundo tempo, pois o encontro foi de grande equilíbrio, com as equipas a presentarem esquemas defensivos diferenciados, o Colégio Gaia com o seu habitual 6x0, enquanto a Assomada, apresentou um esquema mais agressivo e aberto de 4x2, que criou enormes dificuldades ao ataque da equipa visitante, foi no entanto um jogo de muitas falhas técnicas, em especial do Colégio Gaia, com maus passes quando se encontrava no ataque. Neste encontro mais uma vez a equipa da Assomada se apresentou a praticar um andebol atractivo, e de qualidade, com a sua guarda-redes Soraia Almeida e ser uma grandes figuras do encontro, sendo bem acompanhada por Jéssica Ferreira na baliza do Colégio Gaia. O equilíbrio foi de tal forma evidente com as igualdades a sucederem-se, e o intervalo a chegar com o Colégio Gaia a vencer por um golos (21-11), com a equipa da Assomada a falhar a igualdade a 4 segundos do intervalo. No segundo tempo, o equilíbrio manteve.se até cerca dos 49 minutos de jogo, quando o marcador registava uma igualdade a 21 golos, neste momento a maior experiencia das atletas do Colégio, onde Helena Soares (5 golos) foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa da Assomada, que sofre um parcial de 5-0 em 9 minutos colocando o resultado em 26-21aos 28 minutos, a favor do Colégio Gaia, e o jogo fica praticamente resolvido. Um dos momentos chaves do encontro ocorreu cerca dos 51 minutos quando Kassia César (6 golos), uma das melhores em campo pela sua equipa e a sua melhor marcadora, não concretiza em golo um livre de 7 metros, que foi defendido por Jéssica Ferreira. No Colégio Gaia, as suas melhores marcadoras, foram Patrícia Resende, e Joana Resende, ambas com 6 golos cada. Jogo bem rígido pela dupla madeirense constituída por Gonçalo Aveiro, e Hugo Fernandes, num encontro competitivo e com um exemplar comportamento desportivo por parte das atletas.

O CA Leça em jogo da 9.ª Jornada, defrontou o Madeira SAD, que tinha o natural favoritismo, dessa forma, a equipa da casa, fez naturais poupanças, para poder no dia seguinte, em que defrontava o CS Madeira, apresentar-se mais forte. Neste encontro prevaleceu a natural superioridade do Madeira SAD, que ao intervalo já vencia por uns esclarecedores 14-5, continuando no segundo tempo a equipa insulara a fazer valer a sua natural superioridade, terminando com 10 jogadores a concretizarem golo, sendo Cristiana Morgado com 8 golos a sua principal marcadora, por sua vez no CA Leça a sua melhor marcadora não foi além dos 4 golos (Ana Costa). No jogo respeitante à 8 jornada, o CA Leça defrontou o CS Madeira, e conforme já tínhamos referido apresentou-se com outra disposição e venceu o encontro, que apenas foi equilibrado nos primeiros 30 minutos, pois o intervalo chegou com a equipa do CA Leça a vencer pela diferença mínima (13-12), para no segundo tempo e após as madeirenses recuperarem e se colocarem na frente do marcador nos momentos iniciais, mas acabou por aproveitar e bem a sua superioridade em termos de condicção física, para se impor em definitivo, vencendo de forma clara. NO CA Leça 10 jogadoras marcarem golos, com Catarina Oliveira e Ana Castro, ambas com 7 golos cada, a serem as suas principais marcadoras, enquanto pelo CS Madeira foi Catarina Ascensão com 6 golos a sua melhor marcadora.

Em jogo da 9.ª Jornada o Maiastars, defrontou a teoricamente mais acessível equipa da Madeira o CS Madeira, de referir que as duas equipas ocupavam o 4.º lugar da tabela classificativa, como era normal, verificou-se um ascendente natural das maiatas a que responderam com muita dignidade as madeirenses chegando a estar na frente do marcador por 6-5, no entanto as maiatas apesar do forte equilíbrio que se verificava, chegaram ao intervalo na frente do marcador por 19-17. No segundo período de jogo, o equilíbrio foi mais uma vez a dominante do encontro, com a equipa do Maiastars, quando atingiu um diferencial de 3 golos, a não deixar que existisse nova aproximação do marcador bem pelo contrário, consegui aumentar a sua vantagem. Mariana Azevedo com 13 golos, e Diana Oliveira com 10 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, com Jéssica Gouveia com 10 golos, e Cláudia Aguiar com 6 golos a serem as melhores marcadoras do CS Madeira. No dia seguinte o Maiastars, defrontou a forte equipa do Madeira SAD, em encontro referente à 8.ª Jornada, e desta vez não conseguiu vencer, embora o encontro fosse equilibrado mas apenas nos primeiros minutos, quando o resultado estava numa igualdade a 3 golos, mas rapidamente o Madeira SAD faz valer o seu valor e se coloca na frente do marcador, e chega o intervalo a vencer por 14-10. No segundo tempo a equipa insular manteve o ritmo de jogo, e controlou o mesmo e o resultado, acabando por vencer de forma clara e convincente a equipa maiata. Mariana Azevedo com 6 golos e Debora moreno com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Sara Gonçalves com 5 golos, foi a melhor marcadora do Madeira SAD.

Tivemos um dos resultados mais dilatados da jornada de fim-de-semana, no Académico FC / SIR 1.º Maio/CJB, onde a equipa da Marinha Grande, fez valer a sua superioridade, diante uma equipa que não produziu nada que se comparasse ao que tinha feito na jornada anterior, e ao intervalo já a equipa do SIR 1.º Maio/CJB vencia por uns confortáveis 14-5, continuando segundo tempo a manifestar uma completa superioridade sobre a equipa do Lima. Uma referencia de que as melhores marcadoras do Académico FC, não passaram dos 4 golos, e foram, Sofia Freitas e Cristiana Alves, por sua vez Barbara Ferreira com 7 golos, Neuza Valente e Carolina Gomes, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB.

Em outro encontro que terminou com o resultado desnivelado, o JAC-Alcanena, venceu como se esperava o Santa Joana, equipa mais fraca da prova, até este momento (na nossa opinião), dominando em todas as vertentes o encontro, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 18-5, depois de um início de jogo fortíssimo, resultado que permitia à equipa do JAC-Alcanena, fazer uma completa gestão do seu plantel e do próprio jogo em si. Deste encontro não existe muito mais a referir a não ser os 8 golos de Aurora Prata, e os 7 golos de Maria Malaca pelo JAC-Alcanena, e os 7 golos de Ana Lopes pelo Santa Joana.

Classificação após estes encontros: - 1.º Madeira SAD, e Colégio Gaia (26 pontos), 3.º SIR 1.º Maio/CJB (-1 jogo), e Maiastars (19 pontos), 5.º JAC-Alcanena, e CS Madeira (17 pontos), 8.º Juventude Lis (- 1 jogo), e Assomada (16 pontos), 9.º CA Leça (-2 jogos, 13 pontos), 10.º Alavarium (- 3 jogos, 12 pontos), 11.º Académico FC (- 1 jogo, 10 pontos), 12.º Santa Joana (9 pontos).

Continuamos a referir que os nossos principais OCS, pouco ou nada disseram sobre esta prova, é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje e de ontem, no site da Federação. Lamentável.

O Noticias

3 comentários:

Anónimo disse...

O Ulisses e o Artur foram de férias Two weeks..... O Salto continua a manipular tudo e todos, será que vai durar ou vai acabar como o Forum? ou vai alimentar-se do/no Andebol Feminino e depois como o fez, tirar o tapete ao "criador futeboleiro"?
Anda a Federação a pagar analises a jogos para depois alguém andar a manipular com projectos pessoais. O indice de sofisticação é grande mas bacôco, pois estes senhores não sabem estar...

Anónimo disse...

"Continuamos a referir que os nossos principais OCS, pouco ou nada disseram sobre esta prova, é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje e de ontem, no site da Federação. Lamentável."

Os principais OCS fazem eco daquilo que vende. Basta o exemplo deste blogue para perceber a importância que o Andebol Feminino tem. Se neste blogue que reúne grande parte da audiência de interessados na modalidade este post tem até agora 1 comentário é porque não há interessados. Assim, é evidente que os OCS não vão dar importância àquilo que a quase ninguém interessa.

E aproveitando o embalo sempre posso dizer que tal acontece pois o Andebol Feminino, apesar de meia dúzia de boas executantes, é no seu global medíocre. Os jogos pautam-se por grandes desequilíbrios no marcador, são repletos de falhas técnicas e dignos de uma terceira divisão mundial. Quando assim é não há que lhe fazer.

Anónimo disse...

Tudo poderia estar correto no anonimo das 17h58 não fosse exemplos claros de coisas que nada interessam constantemente presentes nos OCS. Por exemplo, o futebol de praia que até merece transmissões na tv. É futebol mas não é por isso que é transmitido. É transmitido porque a federação faz por isso. Até modalidades como o goalball, hipismo e afins vão tendo eco na comunicação social. Há que trabalhar para isso a nível federativo para que as coisas aconteçam. A esse nível da comunicação a federação é uma nódoa! Vai o masculino aproveitando que tem os três grandes do futebol porque se não nem ai tinham destaque.
Quanto ao número de comentários destes posts, mesmo não fazendo eu parte do mesmo, é uma dedução ridícula. O importante é quantas pessoas leêm os textos e não quantos comentam. Ridículo comentário.