gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Torneios de Seleções Regionais (Masculinos e Femininos) - II

Conforme anteriormente por nós referido, no seguimento do efectuado na época anterior onde a Federação reactivou as provas de Selecções Regionais, quer em Masculinos, quer em Femininos, provas que chegaram a ser por PO30 e PO31, mas com novo formato (que na nossa opinião bastante melhor que o anterior) estas designações deixaram de existir, e como tal também não as usaremos. Hoje iremos abordar a prova feminina, mantendo a introdução de abordagem que fizemos para o masculino.

Apenas voltamos a referir que se não se registarem candidaturas á organização das diversas Fases, cada Associação será responsável pela sua Seleção, com excepão das Selecções das Regiões Autónomas, que será da responsabilidade da Federação, com a omissão já assinalada, nos CO’s N.º 36 e 37 desta época, são omissos em alojamento, que se existir ninguém sabe de quem é a responsabilidade.

Torneio Seleções Regionais Femininas - Prova destinada a atletas nascidos em 2003 e 2004.

Participam em princípio – Algarve, Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Setúbal (*), Vila Real (*), um total de 10 de Associações. Verifica-se assim uma evolução positiva, pois passamos de 8 Associações (7 equipas, pois duas associações formavam uma única equipa), ou seja um aumento de cerca de 25%, o que consideramos bastante positivo.

(*) – Segundo a FAP, aceites a título de excepção, não se entende porquê? Havia Limites ou pressupostos de inscrição, que são desconhecidos? Ou será para justificar o formato competitivo?

Sistema competitivo.

A Prova será dividida em 3 fases:

1.ª Fase – 3 Zonas (1 zonas com 4 equipas e 2 zonas 3 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado de cada Zona para a Fase Final, o 2.º da zona com 3 (4 equipas), fica igualmente apurado para a Fase Final. As restantes equipas ficam apurados para uma Fase Intermédia.

Zona 1 – n.º 1 Braga (*), n.º 2 Vila Real, n.º 3 Aveiro;
Zona 2 – n.º 1 Porto (*), n.º 2 Viseu, n.º 3 Leiria;
Zona 3 – n.º 1 Lisboa (*), n.º 2 Madeira, n.º 3 Setúbal, n.º 4 Algarve;

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo as zonas 2 e 3.

(*) Cabeças de série (classificação da época 2016/2017) - Isto diz a Federação, e nós perguntamos para que servem? Nada é dito no Comunicado de divulgação dos dados essenciais da prova.

Esta Fase será disputa em 09 e 10-12-17, o que dará origem a 3 concentrações.

Fase intermédiaAqui o CO N.º 37 da Federação desta época, comete um erro, ao referir conforme imagem por nós apresentada, ao referir novamente o 2.º Classificado da Zona 3, quando deveria referir era o 2.º Classificado da Zona 1. Disputada em apenas 2 zonas de 3 equipas, que jogam no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado de cada zona para a Fase Final. Os segundos Classificados das zonas 2 e 3?Ddeverá ser 1, serão cabeças de série. Mantemos a nossa questão para que servem?
Estranho que a FAP não tenha divulgado, quais as zonas da 1.ª Fase que constituirão as zonas nesta fase intermédia, ou será que vai haver sorteio, este era um ponto que deveria ser completamente esclarecido.

Esta Fase será disputa em 24 e 25-02-18, o que dará origem a 2 concentrações.

Fase Final – Participam as 6 equipas apuradas quer na 1.ª Fase quer na Fase Intermédia, que numa 1.ª Fase serão agrupadas em 2 zonas de 3 equipas, jogando TxT a 1 volta, com os 1.º e 2.º classificados de cada zona, a disputarem as 1/2 Final, enquanto os 3.º Classificados farão um jogo de definição do 5.º e 6.º Lugar.

Esta Fase será disputa em 08 a 10-06-18, o que dará origem a 1 concentração.

Apesar do CO ser omisso, pensamos que estas zonas serão sorteadas, pois não existe razão para ser de outro modo.

A prova dará origem a um total de 6 concentrações, será que vai haver candidaturas para todas? Duvidamos, e neste caso, o local será sorteado, com os pavilhões a serem da responsabilidade da Associação sorteada, mas alimentação da responsabilidade de cada participante, e nós voltamos a perguntar e o alojamento se houver necessidade do mesmo de quem é a responsabilidade?

Como nota final (aplicada a ambos os géneros), diremos que a FAP considera a possibilidade de os jogos da 1.ª Fase as fases serem disputados num só dia, sistema do qual discordamos em absoluto, pois torna a mesma uma prova feita por favor e economicista e não uma competição para desenvolvimento e implementação da modalidade, nestes termos provavelmente o mais sensato (na nossa opinião), em vez de se fazerem deslocações de centenas de Km’s, Mais valia fazerem-se concentrações regionais, para observação, e desenvolvimento envolvendo os clubes das respectivas Associações

O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

continua tudo na mesma, é fartar vilanagem

Anónimo disse...

Quem vai orientar a seleção de Leiria nesta prova? É o sr. selecionador de praia ou o treinador que dá mais treinos à dita seleção? Porque não, outras seleções serem treinadas de vez em quando por outro qualquer selecionador? Sendo o treino um processo evolutivo, de continuidade ,o que representa o selecionador dar um ou dois treinos a uma seleção? O Paulo está decerto distraído mas não pode desrespeitar toda a região.