gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 9 de dezembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 27 – 2017 / 2018 – I

Normal cronica de fim-de-semana da PO01, dedicada aos encontros que se disputaram relativos à 15.ª Jornada. Para termos novas a 13 e 20-12-17. Sendo posteriormente a prova interrompida até 20-01-18.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

15.ª Jornada
Dia 09-12-17
Benfica 32 – 28 Águas Santas
Arsenal 28 – 29 AA Avanca
Ismai 23 – 26 Belenenses
Sporting 39 – 24 Xico Andebol
São Bernardo 20 – 32 ABC
FC Porto 32 – 21 Madeira SAD
Boa Hora 28 – 27 AC Fafe

Jornada disputada completa, o que começa a ser uma raridade, e onde tivemos não só conformações em de resultados em relação à jornada homóloga da 1.ª volta como algumas rectificações de resultados. Felizmente disputada sem ocorrências disciplinares registadas.

FC Porto 32 – 21 Madeira SAD

No Dragão Caixa, razoavelmente composto, disputou-se um encontro onde foi rectificado o resultado ocorrido na 1.ª volta da prova, foi um encontro de grande equilíbrio e jogado a excelente ritmo até cerca dos 15 minutos de jogo, quando o resultado era uma igualdade a 8 golos, e aos 19 minutos o FC Porto perdia por 10-8, para até ao final do primeiro tempo realizar um parcial de 8-1, chegando ao intervalo a vencer por 16-11. Com Hernandez e Miguel Martins em bom plano e com Hugo Laurentino a defender tudo e mais alguma coisa, (cabe aqui referirmos os comentários despropositados dos comentadores que estavam em serviço sobre a qualidade das camisolas, pois no nosso entender deviam boas, mas as de ambas as equipas, bem como sobre o tamnha dos jogadores), apenas referimos pois que quem comenta mesmo num canal de clube deve demonstrar alguma já não digo tal, isenção. O FC Porto que fez um jogo de grande qualidade em especial em termos defensivos, pois em ataque planeado a rapidez na troca de bolos e com dois centrais da qualidade de Miguel Martins e Rui Silva, está tudo ou quase tudo dito. O Técnico do Madeira SAD, que não têm as soluções no banco que o FC Porto, possui, fez tudo o que podia fazer, mas em termos atacantes foram demasiados atabalhoados, seja dado mérito à equipa do FC Porto, que até estreou o consagrado Sérgio Morgado (75% de eficácia) na baliza, onde demonstrou todas as suas inatas qualidades, com Hugo Laurentino a chegar aos 34% de eficácia). Miguel Martins (7 golos, 78% de eficácia, 4 de 7 metros), e Hernandez com 6 golos (60% de eficácia), foram os melhores marcadores do FC Porto, que com esta vitória, se mantêm totalmente inseridos na discussão pelo primeiro lugar nesta Fase da Prova, No Madeira SAD, que foi ineficaz em termos atacantes, teve em Hugo Lima o seu melhor jogador e marcador com 6 golos (75% de eficácia. Dirigiu este encontro a dupla de Braga constituída por Fernando Costa / Diogo Teixeira, que na nossa opinião estiveram pouco assertivos na faltado atacante sem bola, e nas violações da área provocada pelo atacante e não pelo defesa estar a fender lá dentro, o que deu origem a alguns livres de 7 metros.

Benfica 33 – 28 Águas Santas

No pavilhão da Luz o Benfica ao vencer o Águas Santas, não só confirmou o resultado da 1.ª volta, como se manteve no 1.º lugar da tabela classificativa a par do Sporting. Este encontro, foi de grande equilíbrio até as forças dos maiatos existirem ou seja até cerca dos 46 minutos de jogo. O jogo que se iniciou a um ritmo frenético, de tal forma que aos 12 minutos de jogo se verificava uma igualdade a 12 golos, e durante este primeiro tempo, nenhuma das equipas esteve na frente do marcador por mais de dois golos de diferença, chegando ao intervalo com o Benfica na frente do marcador por 18-16. Neste período de jogo total destaque para Paulo Moreno (9 golos, 100% de eficácia), pelo Benfica e para Mário Oliveira (6 golos, 75% de eficácia) pelo Águas Santas. No segundo tempo conforme já dissemos o jogo foi mais atabalhoado pelo ataque do Águas Santas, face à forte melhoria defensiva do Benfica, e o equilíbrio apenas durou até aos 46 minutos quando se verificava uma igualdade a 24 golos, já com Miguel Espinha (50% de eficácia) na baliza onde esteve bem, e com a quebra física verificada na equipa maiata, sem soluções atacantes, rematando praticamente no limiar do jogo passivo, os maiatos foram perdendo discernimento e o Benfica aos 55 minutos de jogo venciam por 30-36, e o resultado do encontro estava praticamente decidido. Pois até final apenas deu Benfica. No Benfica destaque ainda para Fábio Vidrago com 7 golos (100% de eficácia), foi um dos seus melhores marcadores. No Á, o seu melhor marcador desta vez foi Elias António com 7 golos (70% de eficácia, 1 de 7 metros), e António Campos (16% de eficácia) não esteve igualmente nos seus dias. Dirigiu em termos de arbitragem a dupla Tiago Correia / João Aranha, que fez uma arbitragem sem critério e sem equidade, pois existiram demasiadas exclusões sem se justificarem, asfaltas do atacante estiveram sem noção das mesmas, e no jogo passivo que existiu e várias vezes apitavam, (parecia) a pedido, e as bolas nos pés são para serem vistas e marcadas, na nossa opinião para esquecer.

No pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / AC Fafe, que foi um dos resultados rectificado em relação ao ocorrido na 1.ª volta (uma igualdade a 29 golos), este foi um encontro de total equilíbrio mais uma vez, com alternâncias no marcador, mas sem nenhuma das equipas ter nunca mais de 2 golos de vantagem, esse verificavam sempre recuperações, e foram diversas as igualdades de tal forma que o ao intervalo o resultado era uma igualdade a 16 golos, resultado que refletis o que se tinha passado no primeiro tempo. No segundo tempo a forma de jogar e o ritmo de jogo, não sofreu grandes alterações, e terminou com a vitória da equipa visitada pela diferença mínima, e curiosamente com um golo marcado nos últimos momentos do jogo, pelo mesmo marcador que o tinha feito na última jornada, Uros Markovic (2 golos, 50% de eficácia), de referir que o AC Fafe terminou o encontro em inferioridade numérica por exclusão do experiente Nuno Pimenta (8 golos, 62% de eficácia, - 5 de 7 metros), e que foi o melhor marcador da equipa, acompanhado por Tiago Silva com 6 golos (75% de eficácia), uma referências para os homens da baliza do AC Fafe, que estiveram bem, quer Nelson Reyniel (29% de eficácia), quer Nuno Silva (33% de eficácia). Na equipa do Boa Hora, estiveram em evidência os seus dois jogadores de campo mais experientes, Rui Barreto com golos, e melhor marcador da equipa (62% de eficácia, 2 de 7 metros), e Luís Nunes com 7 golos (54% de eficácia), uma palavra ainda para Henrique Carlota na baliza, com 29% de eficácia), com este resultado, o Boa Hora mantém o mesmo lugar da tabela classificativa.

No pavilhão João Rocha, realizou.se o Sporting / Xico Andebol, com pouco público, jogo que terminou com a vitória esperada do Sporting, que confirmou o resultado da jornada homóloga da 1.ª volta, e que não começou bem o jogo, com demasia displicência, pois permitiu que os homens de Guimarães sabendo bem o que podiam fazer, foram equilibrando o jogo, atá aos 6 minutos de jogo (igualdade a 3golos), para aos 11 minutos estarem a perder apenas por 2 de diferença (6-4), situação que se repetiu aos 15 minutos (9-7), pois só a partir deste momento o Sporting, foi mais assertivo em termos atacantes, e rapidamente chega aos 9 golos de vantagem, quando estavam decorridos cerca de 28 minutos de jogo, para o intervalo chegar com o resultado em 18-11, e com o jogo praticamente resolvido. No segundo tempo apesar da ligeira reacção do Xico Andebol, que diminui a diferença para os 5 golos de diferença aos 35 minutos, para a partir deste momento o Sporting, ir dilatando a sua vantagem, que chegou a ser de 16 golos (39-23), pela última vez aos 59 minutos. O Sporting com 12 atletas a marcarem golos, o que demonstra a gestão do plantel que foi efectuada, com Carlos Carneiro (7 golos, 88%, 1 de 7 metros), Francisco Tavares (71% de eficácia), e Carlos Ruesga (83% de eficácia, 3 de 7 metros), a serem os seus principais marcadores, uma referência para o jovem guarda-redes Manuel Gaspar, que jogou os 60 minutos com uma eficácia de 25%. No Xico Andebol, Bruno Landim com 11 golos (85% de eficácia), foi o seu melhor marcador, na baliza Élcio Fernandes foi o mais produtivo com 27% de eficácia. Com esta vitória o Sporting mantem-se no comando da tabela classificativa em conjunto com o Benfica.

No pavilhão do São Bernardo, realizou-se o São Bernardo / ABC, com um pavilhão bem composto face à sua capacidade, e era um encontro que despertava alguma curiosidade face aos resultados verificados na jornada anterior, mas afinal tudo decorreu dentro de uma absoluta normalidade competitiva, com a esclarecedora vitória do ABC, que desta forma confirmou o resultado verificado na 1.ª volta. Foi um encontro que apenas foi equilibrado até aos 20 minutos, quando o ABC passou para a frente do marcador por 10-9, situação que não mais largou chegando ao intervalo a vencer por 15-10, para realizar um segundo tempo onde foi clara a diferença entre as duas equipas com o diferencial a ir subindo, de tal forma, que o encontro terminou com um dos maiores diferencias verificados na jornada. Com este resultado o São Bernardo continua com apenas uma vitória na prova, e o ABC continua na discussão pelos primeiros lugares da classificação. Na equipa do São bernardo com 12 jogadores a concretizarem golos, o seu principal marcador não passou dos 4 golos e foi Tiago Sousa. No ABC, com 13 jogadores a marcarem golos, Délcio Pina, e Tomás Albuquerque com 5 golos cada, foram os seus principais marcadores. Não referimos as eficácias, pois o relatório da estatística não foi realizado.

Na Maia, e no seu pavilhão Municipal disputou-se o Ismai / Belenenses, que foi mais um resultado que confirmou o ocorrido na 1.ª volta. Foi um jogo de grande equilíbrio com a equipa do Ismai a estar mais vezes na frente do marcador durante os primeiros 23 minutos de jogo, quando o Belenenses alcança uma igualdade a 10 golos, passando de seguida a comanda o marcador, chegando ao intervalo já a vencer por 14-12. No segundo período do jogo a toada e a tendência mantiveram-se com a equipa do Belenenses a chegar a estar a vencer com uma vantagem de 5 golos, a última das quais aos 43 minutos de jogo (21-16), apar o encontro a partir deste momento ser de grande equilíbrio com a equipa visitante a controlar o marcador e o jogo. Duas adas grandes figuras do jogo, foram os guarda-redes, no Ismai Manuel Borges com 36% de eficácia, e no Belenenses João Moniz com 39% de eficácia. No Ismai António Almeida (83% de eficácia), Francisco Fontes (71% de eficácia, 3 de 7 metros), e Tiago Héber (63% de eficácia), todos com 5 golos cada foram os seus melhores marcadores. No Belenenses Nelson Pina (8 golos, 89% de eficácia), e Nuno Roque (6 golos, 50% de eficácia) foram os seus melhores marcadores.

No Flávio Sá Leite, disputou-se o Arsenal / AA Avanca, foi mais um jogo onde foi confirmado o resultado da 1.ª volta, só que desta vez num encontro muito mais equilibrado, e grandes alternâncias no marcador, pois o Arsenal ainda no primeiro tempo chegou a ter 4 golos de vantagem aos 25 minutos de jogo, para chegar ao intervalo a vencer pro 13-11. No segundo tempo a AA Avanca, entrou melhor, mas só aos 50 minutos de jogo conseguiu reduzir para a diferença mínima (24-23), para igualar o marcador a 24 golos aos 52 minutos, e de seguida assumir o comando do marcador, sempre com o Arsenal a responder de forma positiva, de tal maneira que se entra no último minuto com uma igualdade a 28 golos, e uma desqualificação a Manuel Sousa do Arsenal, com o golos da vitória ser obtido nos últimos momentos do encontro. No Arsenal, Rui Lourenço com 8 golos (80% de eficácia, 5 de 7 metros), Manuel Sousa (5 golos, 55% de eficácia), e Sérgio Caniço (63% de eficácia), ambos com 5 golos cada, foram os melhores marcadores da equipa, que teve na baliza um Luís Oliveira em bom plano com 34% de eficácia). Na AA Avanca, Jenilson Monteiro com 8 golos (73% de eficácia), e Diogo Silva com 6 golos (55% de eficácia), foram os seus melhores marcadores. Tendo na baliza Luís Silva com 25% de eficácia.

Após a realização destes jogos a classificação é a seguinte – 1.º Sporting, e Benfica (42 pontos), 3.º FC Porto (40 pontos), 4.º ABC (38 pontos), 5.º AA Avanca (36 pontos), 6.º Belenenses (33 pontos), 7.º Águas Santas, e Madeira SAD (29 pontos), 9.º Boa Hora (26 pontos), 10.º Ismai (24 pontos), 11.º Arsenal (22 pontos), 12.º Xico Andebol (21 pontos), 13.º AC Fafe (20 pontos), 14.º São Bernardo (18 pontos). 

O Banhadas Andebol

1 comentário:

Anónimo disse...

Andando atento ao critério de nomeações de arbitragens para jogos de And 1, é fácil verificar que há uma total ausência de justiça e equilibrio! Depois há suspeições, pois há! A próxima jornada pode trazer novidades.