gal vence

- Vamos encher os Pavilhões - mas com dignidade a Modalidade merece
Calendário e Resultados na Barra Direita

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Encontros Nacionais de Minis – 2017 / 2018 – I

ENCONTROS NACIONAIS DE MINIS
MASCULINOS (PO37) E FEMININOS (PO38)

A Federação através do Comunicado Oficiais n.º 59 e seu anexo (29-01-18), bem como através uma notícia publicada no seu Portal em 30-01-18, confirmou não só o local da realização dos Encontros Nacionais de Minis, tanto em Masculino como em Feminino, como a sua estrutura. Com limites de inscrição a 30-04-18.

Felizmente desapareceu a existência de números limites, no entanto mantêm-se uma nota tudo isto acompanhado de uma nota, que a nossa ver coloca a existência de limites só que desta vez serão “camuflados”, eis a nota (Mais se informa que a ordem de entrada na Federação do processo de inscrição será prioritária para o limite de inscrições), nota que não se entende pois não existe nenhum limite estabelecido, esta nota reforça a nossa dedução de que os números limites vão mesmo existir, mas agravado pela situação de não informar os limites para cada género, podendo os mesmos ser rapidamente atingidos por apenas um (género). Mas como de costume deveremos ultrapassar todos os números possíveis.

Todo o texto é acompanhado de uma nota curiosa, “As equipas de Minis dos clubes a participar no Garcicup 2018, serão integrados no Encontro Nacional de Minis”, só por curiosidade, serão contabilizados em que organização?

Ambas as provas serão realizadas em Estarreja. A data da realização prevista é de 28-06-18 a 01-07-18.

Finalmente:

Continua-se a permitir e até se incentiva a participação de equipas mistas, que nestes escalões são perfeitamente admissíveis, conforme se pode verificar os grandes torneios Internacionais.

A continuação da não definição de ”campeonato”, tornando estas provas, mais lúdicas e de divulgação do que em competições que normalmente trazem, na nossa opinião uma forte carga negativa às mesmas, embora tenhamos a consciência plena de que existem opiniões plenamente contrárias á nossa e que as aceitamos e respeitamos.

Um dos fatores mais positivos desta organização agora divulgada, foi o esclarecimento sobre a participação de equipas de Andebol de 5, e esclarecidas as condições de participação neste vertente, bem como as idades nos respectivos géneros, e ainda o número obrigatório de inscritos por equipa.

Continua a não se entender:

E repetindo o que afirmamos na época transata, a realização dos dois eventos em simultâneo. Será por certamente, se pretender efetuar uma grande ação de divulgação da modalidade, pois como todos sabemos, ao escolher o mesmo local pelo menos, evitam-se dispersão de meios às equipas participantes, deixando de haver este fator que na nossa opinião era limitativo, e provavelmente levava á tomada de opções por um ou outro encontro, no entanto não altera a nossa sensibilidade do princípio de separação dos encontros, permitindo a divulgação da modalidade em outros locais.

Faltou em nossa opinião a informação sobre a forma competitiva, e das actividades paralelas ao Quadro competitivo

Na PO38 – Femininos

Destinado aos nascidos em 2007/2008/2009, em Andebol 7
Pelo que nos foi dado ler existem fortes limitações à existência de Andebol de 5 neste género, embora possam existir equipas mistas.

Na PO37 – Masculinos

Destinado às idades de 2006 / 2007, para o Andebol 7, agora designados por Minis A.
Destinado às idades de 2007, e seguintes, para o Andebol 5, agora designados por Minis B. Aqui poderão existir equipas mistas. Existindo uma contradicção entre a alínea b) e c) do ponto 1 do CO, pois na alínea b) diz-se que o Andebol de 5, é destinado aos atletas masculinos nascidos em 2008 ou de depois, depois na alínea c) diz-se que nos masculinos os Minis B – O Andebol de 5 é a partir de 2007 e depois, nós questionamos mais uma vez em que ficamos?

Ficaremos a aguardar a conformação das inscrições definitivas nestas provas, nomeadamente sobre o número de inscritos. Após essa confirmação, divulgamos os mesmos, assim como qual o quadro competitivo e as actividades paralelas. 

O Noticias

Sem comentários: