gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 2 de março de 2018

Arbitragem Nacional - I


A arbitragem é um tema controverso e na maior parte das vezes, vive num ambiente demasiado fechado. Muitos são os que criticam (por vezes com razão, para não dizer muitas), outras para se justificarem dos desaires que as suas equipas sofrem, outras ainda, apenas como descarga para o seu, mau / péssimo desempenho, mas os contributos para a sua melhoria, começando pela entidade responsável pela sua formação e acompanhamento (FAP-CA) são nulos ou quase nulos. E porquê? Uma questão que se poderá colocar. A resposta não é linear, mas sempre poderemos adiantar que no nosso entender, a mesma se fundamentará essencialmente na falta de qualidade dos seus Dirigentes, na falta de qualidade dos prelectores nas suas acções de formação, e sobretudo na falta de elaboração e divulgação de toda a documentação que é emanada pelos organismo Internacionais e não só, pois através dos actuais meios de comunicação e divulgação, muita matéria interessante se encontra no Ciberespaço.

Mas existe algo que nos alerta, para este marasmo de informação e divulgação, então alguns dos Dirigentes (FAP-CA) e dos nossos árbitros não frequentam acções no Estrangeiro? Sabemos que sim, mas uma questão se levanta, e onde estão os respectivos relatórios? Existem? Provavelmente não, Mas se existem, onde está a divulgação dos mesmos? Ou são guardados, para só alguns terem conhecimento?

A FAP-CA faz observações em alguns jogos (ou deveria fazer, segundo os seus próprios regulamentos), mas quais são os resultados? Ou apenas servem como mero instrumento classificativo de final de época e para umas quantas deslocações. Não existe uma avaliação dos parâmetros que segundo a IHF e a EHF, devem ser analisados, não existe um levantamento sério dos problemas em que a arbitragem Nacional está mais fraca, resumindo não existe nada.

Nós iremos dar um pequeno contributo, realizado com base nas situações que os nossos colaboradores têm verificado, e em que a arbitragem Nacional, necessita de melhorar (na nossa opinião), não faremos referências a nomes, pois estas foram feitas na análise às duplas, mas apenas dos parâmetros que conhecemos.

Parâmetros Maus: Sanção Progressiva; Passos.
Parâmetros Insuficientes: Falta do Atacante; Lançamento Livre de 7 metros.
Parâmetro a Rever: Lei da Vantagem, Personalidade (Arrogância)

O Formador

4 comentários:

Anónimo disse...

Estamos a chover no molhado, pois a incompetência é sinonimo da vaidade das pessoas.

Anónimo disse...

Está a ficar tão fraquinho, fraquinho, fraquinho este bolg que já ninguém escreve nada.Qual a solução para contornar isto? Fazer como fizeram neste e noutros posts: escrever o artigo e passadas umas horas colocar um comentário, para ficar a sensação que algum leu, não é?
O problema é que ao fim de varias ações deste género e continuar sem comentários, cansa não é?
Já pensaram em desistir? Eu considerava essa hipótese!

Anónimo disse...

Parâmetros Maus: Sanção Progressiva; Passos.
Parâmetros Insuficientes: Falta do Atacante; Lançamento Livre de 7 metros.
Parâmetro a Rever: Lei da Vantagem, Personalidade (Arrogância)


Ora portanto segundo o Banhadas os árbitros escapam em que parâmetros? Praticamente em nenhum.

E quem diz isto? Diz o Banhadas, leia-se os seus Cronistas, que semana após semana debitam asneiras sobre as prestações dos árbitros e mesmo depois de referido, explicado e justificado nos comentários, com as devidas imagens e regras que os árbitros acertarem, não se digna a fazer uma nota a desdizer o que erradamente afirmam do alto do pedestal.

E posto isto vem ainda o Banhadas dar contributos para a arbitragem. Ok.

Anónimo disse...

Há relatórios propositadamente não divulgados uma vez que não interessa mostrar a mediocridade das actuações.