gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 25 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 47 – 2017 / 2018 – I – Actualizada


Crónica de fim-de-semana da PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “A”
1.ª Jornada
Dia 21-03-18
Benfica 27 – 22 Madeira SAD (antecipado)
Dia 24-03-18
AA Avanca 23 – 23 FC Porto
Dia 25-03-18
Sporting 34 – 22 ABC

Actualização

Depois do jogo antecipado, e já devidamente comentado, temos a 1.ª jornada deste grupo, disputada em três dias. Encontros disputados sem ocorrências disciplinares registadas. Onde assinalamos a primeira grande surpresa desta Fase com a igualdade que se registou em Avanca, e a vitória do Sporting sobre o ABC.

Sporting 34 – 22 ABC

Jogo disputado no Pavilhão João Rocha que se foi compondo de público, acabando o encontro por ter uma razoável assistência. Jogo sempre dominado e comandado pelo Sporting, que nunca perdeu a frende do marcador durante os 60 minutos, de tal forma foi o seu início que o ABC, solicita o seu 1.º Time OUT aos 5 minutos de jogo, quando o marcador se situava, em 4-0 a favor dos visitados, a velocidade imposta pelo Sporting, perante uma equipa muito mais limitada no seu plantel, provocou alguns estragos na equipa que aos 14 minutos de jogo, já perdia por 10-3, com a equipa da casa a defender bem e a ter um ataque assertivo onde se destaca Pedro Solha (6 golos, 100% de eficácia) e na baliza Skok (25% de eficácia), mas com algumas defesas decisivas. O ABC que não mostrou toda a sua qualidade, esteve mais “amorfo” e em determinados momentos do encontro pareceu-nos desmotivado e descrente. O intervalo chega com o Sporting na frente do marcador por 17-8. No segundo tempo surgiu Pedro Valdez (6 golos, 75% de eficácia), como marcador, pois no primeiro tempo tinha demonstrado a sua qualidade como defensor, sendo na nossa opinião um dos melhores jogadores em campo. O marcador foi evoluindo chegando aos 51 minutos a ter uma das maiores diferenças de jogo (29-17), com o Sporting nunca baixando o ritmo, enquanto no ABC, que começou a mostrar alguma descrença e desmotivação, nesta situação teremos sempre de informar que o ABC sofreu duas desqualificações, e teve Nuno Silva, a sair de campo lesionado aos 50 minutos de jogo, mas com os experientes Hugo Rocha (7 golos, 55% de eficácia, 3 em 5 de 7 metros), e Dario Andrade (5 golos, 83% de eficácia), momento em o técnico bracarense coloca em jogo o jovem guarda-redes Cláudio Silva, embora o experiente Humberto Gomes, (18% de eficácia), não tenha estado nos seus dias. O Sporting, que utilizou quase todo o seu plantel, apenas Bozovic, não foi utilizado, e teve 11 jogadores a marcarem golos, com Pedro Portela que também fez um excelente jogo a ser o principal marcador com 7 golos (70% de eficácia), e Cudic, que também entrou para a baliza com 42% de eficacia. Jogo dirigido pela dupla internacional de Leiria, constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que na nossa opinião tiveram excessos disciplinares, e alguns erros na falta do atacante.

No pavilhão Adelino Costa, disputou-se o AA Avanca / FC Porto, que apesar e algum equilíbrio nos primeiros 30 minutos do encontro, o FC Porto, chegou a comandar com 4 golos de vantagem, (8-4, aos 11 minutos), mas a aguerrida equipa da AA Avanca, que pratica um agradável andebol e possui um conjunto de jovens jogadores de grande qualidade, nunca perdeu o seu sentido de jogo e foi paulatinamente recuperando no marcador e criando cada vez mais dificuldades ao FC Porto, e o resultado ao intervalo, embora favorável ao FC Porto, o era por apenas 2 golos de diferença (13-11). No segundo tempo a AA Avanca com uma entrada mais assertiva em jogo, e com o seu guarda-redes Luís Silva (45% de eficácia), em dia sim, começou por igualar o marcador a 14 golos, aos 35 minutos e daqui para a frente o equilíbrio foi total, e com diversas alternâncias no marcador, com a da região de Aveiro a chegar à frente do marcador pela primeira vez aos 42 minutos quando colocou o resultado em 17-16 a seu favor, e chegasse a ter 2 golos de vantagem à passagem do minuto 47, quando vencia por 19-17, mantendo-se no comando do marcador até aos 55 minutos (21-20), para estar a vencer por 1 golo (23-22) no último minuto de jogo, com António Areia, a marcar o golo da igualdade a cerca de 30 segundos do final do encontro. Com este resultado o FC Porto, perde pontos na discussão para o título. Na equipa da AA Avanca, Taboada (6 golos, 50% de eficácia) e Diogo Oliveira igualmente com 6 golos (60% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores. No FC Porto além de Angek Hernandez com 9 golos (50% de eficácia), que foi o seu melhor marcador, destaca-se ainda na Baliza Alfredo Quintana com 36% de eficácia.

Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º Sporting (41 pontos), 2.º Benfica (39 pontos), 3.º FC Porto (38 Pontos), 4.º ABC (33 pontos), 5.º AA Avanca (32 pontos), 6.º Madeira SAD (29 pontos).

Fase Final Nacional – Grupo “B”
1.ª Jornada
Dia 24-03-18
Águas Santas 31 – 27 Belenenses
Ismai 33 – 31 Arsenal
AC Fafe 29 – 30 Boa Hora
Xico Andebol 34 – 25 São Bernardo

1.ª Jornada do Grupo B, que foi totalmente disputada, e com apenas um encontro a registar ocorrências disciplinares. Jornada praticamente sem surpresas.

Naquele que porventura terá sido o jogo mais importante da jornada o Águas Santas / Belenenses, terminou com a vitória da equipa maiata, que ao intervalo já vencia por uns esclarecedores 19-11, resultado que permitiu uma gestão e controlo do jogo no segundo tempo. Num encontro sentido único com a equipa maiata a comandar o marcador durante os 60 minutos. No Águas Santas, Mário Oliveira com 7 golos (78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foi o seu melhor marcador, com o homem da baliza António Campos a chegar aos 29% de eficácia, No Belenenses Nuno Santos com 6 golos (67% de eficácia, 0 em 1 de 7metros), r João Ferreira igualmente com 6 golos (60% de eficácia), com o seu guarda-redes João Moniz a chegar aos 32% de eficácia. Com este resultado a equipa do Águas Santas isola-se no comando Grupo.

No Municipal da Maia, realizou-se o Ismai / Arsenal, que foi um dos encontros que terminou como resultado mais equilibrado, tal como foi o encontro, embora a equipa visitada tenha chegado ao intervalo a vencer por 19-17, e tendo a sua maior vantagem (4 golos) cercados 53 minutos, mas com a equipa bracarense a dar sempre excelente réplica. A equipa Maiata, cujo principal objectivo é escapar à descida de divisão tal como o Arsenal, esta vitória vêm auxiliar e bem. Os guarda-redes, quer Manuel Borges (26% de eficácia), quer Ricardo Castro (27% de eficácia), estiveram em bom plano tal, como Tiago Heber o seu melhor marcador com 7 golos (64% de eficácia), e António Ventura com 6 golos (55% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), já no Arsenal o seu melhor guarda-redes não ultrapassou os 22% de eficácia, e o seu melhor marcador foi Sérgio Caniço com 6 golos (100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros).

No Municipal de Fafe, tivemos o AC Fafe / Boa Hora (encontro com ocorrências disciplinares), que terminou com 14 exclusões e 2 desqualificações. O resultado final pela diferença mínima a favor da equipa do Boa Hora, coloca a equipa minhota numa situa difícil na discussão à fuga pelos lugares de descida, o resultado ao intervalo já era favorável à equipa visitante por 16-12. Foi um encontro em que a equipa do Boa Hora comandou o jogo e o marcador a grande maioria dos 60 minutos, chegando ainda no 1.º tempo a ter 7 golos de vantagem quando vencia por 14-7 aos 22 minutos de jogo, após ter feito um parcial de 6-1 em 6 minutos. NO 2.º tempo voltou a ter uma vantagem confortável quando aos 40 minutos de jogo vencia por 21-15, permitindo uma recuperação total do Arsenal que igualou o resultado no último minuo de jogo a 29 golos, com o Boa Hora a marcar o golo da vitória através de um livre de 7 metros nos momentos finais do jogo. No AC Fafe, boa presença de Nuno Silva na baliza com 43% de eficácia, e de Paulo Cândido que com 9 golos (64% de eficácia) foi o seu melhor marcador. NO Boa Hora, realçasse também o homem da baliza Denis Tiselita (34% de eficácia), e o experiente Luís Nunes (9 golos, 69% de eficácia, 6 em 6 de 7 metros), e Pedro Sequeira com 6 golos (50% de eficácia).

Finalmente tivemos no pavilhão do Francisco Holanda, o Xico Andebol / São Bernardo, encontro entre as duas equipas, que na última época ascenderam à 1.ª Divisão Nacional de Seniores, e que se encontram, na discussão pela fuga aos últimos lugares, curiosamente o São Bernardo vencia ao intervalo por 19-16, e já pairava no ar o espectro da surpresa, mas o Xico Andebol, consegue equilibrar o marcador e o jogo, e aos 40 minutos iguala o marcador a 22 golos, para se verificar nova igualdade a 24 golos aos 42 minutos, para a equipa de Aveiro sofrer um forte “apagão”, sofrer um parcial de 7-0, entre os 44 e os 55 minutos, ficando resultado em 31-24 a favor do Xico Andebol, e aqui terminou na prática o jogo. Fábio Macedo com 36% de eficácia na baliza dos vimaranenses é um dos responsáveis da reviravolta no marcador, bem Bruno Landim com 11 golos (78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foi o melhor marcador da equipa visitada. No São Bernardo com Emanuel Ribeiro na baliza muito abaixo do que sabe e pode produzir, e esteve com apenas 16% de eficácia, a equipa do São Bernardo teve 10 jogadores a marcarem golos, sendo Ulisses Ribeiro com 7 golos (78% de eficácia), o seu principal marcador.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º Águas Santas (30 pontos), 2.º Belenenses (28 pontos), 3.º Boa Hora (25 pontos), 4.º Ismai (24 pontos), 5.º Xico Andebol e Arsenal (20 pontos), 7.º AC Fafe (19 pontos), 8.º São Bernardo (18 pontos).

O Banhadas Andebol

10 comentários:

Anónimo disse...

Grande Xico

Anónimo disse...

O Fafe esta no lugar dele, pois se assim continuar e é justo será que a federaçao para proxima epoca vai alargar o campeonato da primeira divisao para 16 clubes?

Anónimo disse...

Fafe um cidade com vocação histórica para o Andebol ao longo das ultimas décadas com excelente trabalho de Autarquia, Dirigentes e o Clube.
Acontece que nas ultimas décadas não tem acertado nas escolhas da liderança técnica e os resultaods estão á vista, mais valia o regresso do Prof. Jaime que não cometeria tantos erros a nivel do banco e jogo!
Um conselho aos responsaveis do Clube vale a pena contratarem um treinador qualificado e depois vem o resto e nada de compadrios!
Sigam o exemplo do ABC anos 80/2000.
Felisberto da Silva

Anónimo disse...

Pois claro, a culpa do insucesso do fafe são as escolhas da liderança técnica. Veja o exemplo do Boa-Hora, excelente treinador...sem erros nem a nivel de banco nem a nivel de jogo!

Anónimo disse...

Professor Jaime ? oh Felisberto vá dar uma volta.
Estamos nos anos 90?
O problema em Fafe é o Artur não saber gerir o dinheiro que tem , e não sabe porque não percebe cheta de andebol. O fafe com o orçamento camarario que tem , tinha orbirgação de andar entre o 6 e o 8 lugar sempre ....Não menos que isso.
E a verdade é que todos os anos é este circo!
É aldeia a mais.

Anónimo disse...

O Porto mesmo com uma arbitragem com medo de assinalar contra eles empatou, com a maior surpresa deste campeonato. O ABC perdeu Gomes, e Seabra, Pesqueira e Vidrago. Foi esmagado pelo super-Sporting que, gasta mais que Benfica e Porto juntos! Só uma feitiçaria fará o Sporting perder este campeonato. È isto o Andebol neste país! Competitividade!!! E vamos ter uma final a quatro na Taça com uma equipa que não irá subir de divisão... em princípio!
E entretanto Pedro Portela vai pra França! Mais uma perda e já se sabe que o Sporting comprou mais dois estrangeiros. Enfim...

Anónimo disse...

Interessante que continua a notar-se a falta de público no Andebol 1.
SPORTING EM 1º, FCPORTO 2º,SL BENFICA 3º.
ABC-AVANCA EM 4º E QUEM DESCE? Talvez Fafe, Xico ou S. Bernardo!
Isto tem interesse?!

Anónimo disse...

Este campeonato foi alargado pra safar o Fafe de descida de divisão. Agora salta á vista o abismo entre grupo A e B! Veja-se que no Sporting o Português mais bem pago, Solha depois da lesão aparece mas tem mais dois concorrentes no lugar que, são internacionais estrangeiros. Na baliza há três internacionais estrangeiros! Lá no fundo no gr B há estudantes e estudantes\trabalhadores que, não ganham o ordenado minímo! Fazem das tripas coração mas a diferença de qualidade é abismal. Que futuro? Eu não vou aos pavilhões na fase normal só quando é a decidir!

Anónimo disse...

Claro que o problema ali em Fafe nem sempre são os treinadores.
Fafe já tem aquela conhecida fama de ser o que é.
E eles a nivel de formação é zero.

Anónimo disse...

Há uma diferença enorme do Sporting para o Porto e Benfica. A seguir ABC,Madeira And., Avanca e Àguas Santas. Na cauda Xico e S.Bernardo e Fafe. Num país onde os alunos das escolas ou Liceus nem sabem as regras e NÂO VIZUALIZAM outros desportos, tudo esclarecido! Vamos vendo atletas a saír e basta olhar para a última convocatória da nossa principal selecção nacional. Que os que dirigem se reunam e deixem as clubites e regionalismos e PENSEM COMO PORTUGUESES! Fala-se aqui no Blogue do público em pavilhões e acrescento que duvido das estatísticas para mais! A Federação tem de negociar mais com outras tvs, para além da habitual Tvi24 e as dos clubes! Os clubes precisam chamar as escolas para ver jogos de Andebol!