gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 31 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 49 – 2017 / 2018 – I – Actualizada


Crónica Intermédia de fim-de-semana da PO01, dedicada apenas ao único jogo da 2.ª jornada da Fase Final do Grupo A, que foi antecipados, face aos compromissos Europeus de uma das equipas.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “A”
1.ª Jornada
Dia 28-03-18
Madeira SAD 18 – 29 FC Porto (antecipado)
Dia 30-03-18
Benfica 24 – 29 Sporting
Dia 31-03-18
ABC 23 – 22 AA Avanca

Actualização

Depois do jogo antecipado e já comentado, temos nova jornada dividida por três dias, esperamos que não seja regra. Em apenas um encontro se verificou o registo de ocorrências disciplinares. Com o jogo mais importante (na nossa opinião), a ser o dérbi Benfica / Sporting. Qual é o critério de nomeação de Delegados, pois existem jogos com dois (2) delegados e jogos só com um, Porquê? E Já agora qual a razão por que o principal encontro da jornada não teve estatística.


Em Braga no pavilhão Flavio Sá leite, realizou-se o ABC / AA Avanca (jogo com ocorrências disciplinares), com uma razoável assistência, que presenciou um encontro de grande equilíbrio e de constantes alternâncias no marcador. Nos primeiros 30 minutos o ABC comandou o jogo e o marcador até cerca dos 10 minutos de jogo, quando a AA Avanca iguala o marcador a 6 golos, volta ao comando do jogo e do marcador chegando à vantagem máxima que qualquer equipa dispôs (3 golos) quando vencia por 9-6 aos 14 minutos de jogo, com a equipa da AA Avanca a dar a volta ao jogo e ao marcador e a chegar, agora ela aos 3 golos de vantagem quando vencia por 15-12 aos 27 minutos de jogo, para o intervalo chegar com a equipa visitante na frente do marcador por 15-13. No segundo tempo, repetiu-se a vantagem da equipa de Avanca que aos 39 minutos vencia por 19-16, com o ABC a ter uma excelente reacção e aos 44 minutos estava tudo numa perfeita igualdade agora a 19 golos, igualdade que se registava aos 59 minutos agora a 22 golos, com o ABC a concretizar a vitória nos momentos finais do encontro pelo experiente Dario Andrade. Total destaque para o experiente Humberto Gomes na baliza do ABC, com 46% de eficácia, apesar de Luís Silva com 36% de eficácia, também ter tido uma prestação desportiva na baliza da AA Avanca. Hugo Rocha com 6 golos (55% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros), foi o melhor marcador do ABC. Por sua vez o jovem Diogo Siva com 8 golos (62% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros), foi o melhor marcador do ABC.

Benfica 24 – 29 Sporting

Jogo disputado no pavilhão da Luz, que se encontrava, com uma excelente assistência, e foi um excelente jogo, onde as várias alterações tacticas, em especial por parte do Benfica, merecem uma forte análise e uma profunda reflexão, mas o plantel do Sporting, que possuiu, outras soluções no seu plantel, levou de vencida este encontro, depois dos primeiros 18 minutos, de total equilíbrio, com o Benfica a estar mais vezes no comando do marcador, devido em especial uma excelente prestação de Hugo Figueira na baliza do Benfica, e do jovem Cavalcanti (4 golos), quando se registava uma igualdade a 7 golos, pois a partir desse momento a equipa do Sporting, assumiu o comando do marcador, e do jogo, até final do encontro, atingindo-se o intervalo com o Sporting na frente do Marcador, por 12-10, e que teve nos últimos 15 minutos do primeiro tempo em Skok, de primeiro plano, aqui cabe-nos referir a sua substituição por Cudic, cerca dos 34 minutos de jogo, devido a lesão, mas Cudic, teve em excelente plano igualmente, assim como Carlos Ruesga (5 golos) e Pedro Portela (6 golos) que foi letal (na nossa opinião), O Sporting aumenta o seu ritmo de jogo e comete menos faltas técnicas e aos 40 minutos vence por 20-13 (maior diferença registado durante todo o encontro), e que se repetiu aos 43 e aos 46 minutos (22-15), momento em que o Benfica aumenta a sua agressividade defensiva, e altera o mesmo para uma defesa mais aberta, e inicia uma recuperação que chega a um diferencial de apenas 2 golos (24-22) cerca dos 53 minutos, para o Sporting Mais uma vez conseguiu superiorizar-se e voltou a aumentar a diferença para os valores finais que se registaram, seria injusto não referir o trabalho de Belone Moreira no Benfica (7 golos, 6 de 7 metros), e de Pedro Seabra um dos mais inteligentes jogadores portugueses (na nossa opinião), assim como a prestação de Frankis Carol (4 golos) e de Pedro Solha (5 golos). Já que em termos defensivos não deve ser esquecia a actuação de Pedro Valdez (1 golo). Jogo dirigido pela dupla internacional de Leiria, constituída por Eurico Nicolau / Ivan Caçador, que não teve um jogo fácil de dirigir, em especial face ao contacto físico existente estando bem em termos da sanção progressiva, na falta do atacante, já nos livres de 7 metros tiveram algumas falhas. 

Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º Sporting (44 pontos), 2.º FC Porto (41 pontos) 3.º Benfica (40 pontos), 4.º ABC (36 pontos), 5.º AA Avanca (33 pontos), 6.º Madeira SAD (30 pontos).

Fase Final Nacional – Grupo “B”
2.ª Jornada
Dia 31-03-18
Belenenses 27 – 25 Arsenal
Águas Santas 26 – 20 AC Fafe
São Bernardo 23 – 22 Ismai
Dia 07-04-18
Boa Hora – Xico Andebol (21H15)

Jornada incompleta por adiamento de um dos encontros, continuando-se a verificar, que o fecho dos Boletins de Jogo, não é feito de forma correcta, após o términus dos mesmos, e continua a registar-se problemas com a elaboração das estatísticas, pois encontros houve onde o mapa final não foi feito. Tendo-se registado um encontro com ocorrências disciplinares.

A grande surpresa da jornada, na nossa opinião ocorreu em São Bernardo, no São Bernardo / Ismai, que terminou com a vitória da equipa do São Bernardo pela diferença mínima, mas que ao intervalo já vencia por uns claros 14-9. Num encontro em praticamente comandou quase sempre o marcador sendo raros os momentos em isso não aconteceu, logo no início do encontro pois o Ismai foi o primeiro marcador e depois algumas igualdades que foram surgindo durante os 60 minutos, como por exemplo a 5 golos cerca dos 15 minutos de jogo, e a 17 golos, já no segundo tempo quando estavam decorridos cerca de 43 minutos de jogo, e já peto do final do encontro quando Ismai iguala através de um livre de 7 metros a 22 golos, com o golo que deu a vitória à equipa da Região de Aveiro a ser concretizado nos momentos finais. Vitória importante para a equipa do São Bernardo. Ulisses Ribeiro com 6 golos, foi o melhor marcador do São Bernardo, e António Ventura com o mesmo número de golos foi o principal marcador do Ismai, onde 11 atletas marcaram golos.

No Pavilhão do Águas Santas, disputou-se o Águas Santas / AC Fafe (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com a vitória esperada da equipa maiata, mas que passou por dificuldade não esperadas, quando aos 1 8minutos de jogo perdia por 10-7, para posteriormente equilibrar o jogo, e chegar ao intervalo a perder por apenas 1 golos (14-13). No segundo tempo ainda se registou algum equilíbrio até cerca dos 52 minutos quando a equipa maiata vencia apenas por 21-19, para posteriormente realizar um parcial de 5-1 que definiu o resultado final. Mais uma vez os guarda-redes fizeram a diferença com António Campos pelos maiatos a chegar aos 38% de eficácia, enquanto Nuno Silva na baliza dos minhotos chegou aos 27% de eficácia, Pedro Cruz (57% de eficácia) e Luis Frade (73% de eficácia), ambos com 8 golos, foram os melhores marcadores do Águas Santas, por sua vez Nuno Pimenta com 6 golos (67% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros, foi o melhor marcado do AC Fafe.

No Pavilhão Acácio Rosa, tivemos o Belenenses / Arsenal, que apesar de ter terminado com a vitória da equipa do Belenenses, este sentiu dificuldades não esperadas perante os arsenalistas, que venderam cara a sua derrota, pois apesar de em determinados momentos do encontro dar a sensação de a equipa da casa estava com uma confortável vantagem, pois ainda no primeiro tempo chegou a ter vantagens 6 e 7 golos, como por exemplo aos 20 minutos quando vencia por 13-6, mas a reacção do adversário e o menos acerto da equipa da casa, levaram a que se chegasse ao intervalo a vencer somente por 15-13.NO segundo tempo o equilíbrio ainda foi mais acentuada com diversas igualdades e alternâncias no marcador, de tal forma que o Arsenal vencia por 25-23, aos 53 minutos de jogo, sofrendo até final do encontro um parcial de 4-0, que deu a vitória à equipa do Belenenses. João Moniz na baliza do Belenenses foi um dos homens em foco com os seus 41% de eficácia, contra os 25% de eficácia de Luís Oliveira na baliza do Arsenal. João Ferreira com 10 golos (77% de eficácia) foi o melhor marcador do Belenenses, com Sérgio Caniço e os seus 5 golos (63% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), a ser o principal marcador do Arsenal, onde 10 atletas marcaram golos.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º Águas Santas (33 pontos), 2.º Belenenses (31 pontos), 3.º Ismai, e Boa Hora (-1 jogo) (25 pontos), 4.º Ismai (24 pontos), 5.º Arsenal, e São Bernardo (21 pontos), 7.º Xico Andebol (-1 jogo), e AC Fafe (20 pontos).

O Banhadas Andebol

13 comentários:

Anónimo disse...

O Carlos Cruz já não faz sentido na coordenação do Benfica, Já vai tarde. O Benfica dedicado, mas falta a classe que faça a diferença.

Anónimo disse...

A prestação do Sporting desde a derrota com o Porto em pleno João Rocha, é a melhor da história do andebol nacional. Esta equipa com a chegada dos dois pontas esquerdo, com uma grande solução para lateral direito (deixando o Carol na sua posição natural) e alguém para ajudar a defesa tem legitimidade para pensar em passar a fase de grupos da champions.

São mais de 40 anos a ver andebol, e alguns como praticante, e como o Ruesga por este território nunca vi.

Anónimo disse...

Parabéns ao Sporting.
Só num país mesquinho como o nosso se prefere aziar a desfrutar jogadores como Ruesga ou Skok.
O Resende pode ser bom, mas precisa de 2 ou 3 jogadores de outro nível em vez de chamar amigos como o Grilo. A diferença de físico foi determinante. Como o FCP teve para os rivais durante anos.

Anónimo disse...

Durante a minha vida de praticante e treinador de Andebol, nunca vi equipa como a do Porto á uns anos. O sarilho está em que em Portugal o Campeão vai para a Champions League. Se fosse numa EHF tudo bem, podíamos or a finais ou melhor. Esta equipa do Sporting, é de longe a mais cara de sempre do nosso empobrecido Andebol. Agora já vai sendo mais equipa, o sarilho será a pressão do ter que ganhar! Porque será que era para vir o Obradovic e mis tarde o Resende? Está na cara que não há comandante para aquele exército. Claro que para consumo externo, é outro assunto, afinal o Sporting andou na Champions League, depois de apurado por uma defesa de cabeça. Ali fia fino e apesar do investimento louco para Portugal, lá depressa se vai notar que, Cudic, Bosko ou Tavares estão a mais!

Nando disse...

O ABC dos anos 90 rebentava com qualquer uma equipa...nas calmas.

Anónimo disse...

Calma que o fafe esta em ultimo mas nao vai descer a federaçao vai arranjar mais uma tramboia para eles ficarem na po1

Anónimo disse...

Há gente que posta aqui sem a miníma noção da realidade! Um país sem cultura e tradição de Andebol não pode ter ordenados como os que está a praticar o Sporting\Bruno. O pavilhão do sporting leva quase tres mil pessoas. Somem os ordenados e prémios da tal equipa mais cara de sempre e imaginem, quanto teria que custar um bilhete! Depois vejam o nível de vida nacional. Se calhar Porto e Benfica já passam um pouco o racional. O que o narcisismo e igualmente a pouca competencia de Bruno, estão a fazer vai acabar mal. O dinheiro gasto só pode ser de adiantamento da NOS. Abram os olhos! O desespero de nada ganhar pode levar a ilusões perigosas. O que se ganha em Espanha, Alemanha etc em Portugal é IMPOSSÌVEL!!!

Anónimo disse...

È um facto que o Sporting operou um milagre não só no Futebol, como nas Modalidades. Em algumas das últimas parecem milagres porque elas até estavam fechadas á mais de vinte anos como o Volley. No caso do Andebol fomos campeões mas pense-se um pouco. O Porto conseguiu e internacionalmente teve até algum êxito mas, gastando muito, muito menos! Mafiosices como as dos Cubanos e como o controle das arbitragens levaram ao Record de sete títulos seguidos! No último como uma equipa de facto vulgar e dando a sensação de não ir longe, o Sporting foi roubado indecentemente, por dois rapazes da Madeira fardados de árbitro. Que fizeram os que nos dirigiam, estando tantos nas bancadas do tal dragão-caixa a assistir?! Curioso que o primeiro mostrar de força foi entre o eleito Borrasco de Carvalho e um simples director actual do Andebol do Porto, o sr. Caldeira! Mais curioso é que actualmente os simpaizantes e sócios do Porto, andam pelos cabelos com este ilustre sr. e , pedem a volta de Magalhães! Estou farto de ser comido por Urso!
NA- Cascais

Anónimo disse...

Finanças á parte e ideologias de gerir andebol. Resende pode ser bom ou o melhor mas, logo no peso e altura fica a perder muito. Experiencia de campeonatos competitivos e provas europeias nem falar. Perdeu por poucos e nada podia fazer com Grilo a zero e um só g. redes. Por alguma razão o Sporting o queria depis da falha de Obradovic. Falta ao Sporting liderança e psicologia de quem comanda. Verdade verdadinha á quantos anos o Benfica não ganha ao Sporting em Andebol? Afinal gastando pouco, muito ou muitissímo o Benfica não tem no Andebol a modalidade das preferidas. Lá é o Hóquei e o Basket. Bem faz o Porto só apostando para ganhar

Anónimo disse...

A tal suposta super-equipa de andebol do sporting, só o é em Portugal. Na Europa é uma equipa banal e não chega aos calcanhares, do Porto que se afirmou na Champions e EHF! Esta poderá e oxalá consiga mas na EHF quando muito. Tem demasiados pontos fracos e teria que ter jogadores de topo na tal Europa. Tem um jogador (Carlos Ruesga) que ganha mais por mês que, o sete-base de qualquer outra equipa do nosso paupérrimo Andebol 1! Mas não fantasiem! Tenho pena de ver o nosso Tiago Rocha com acamisola dos fidalgos do desporto, mas nós não pagamos loucuras e sem quase negociar. O sporting não tem público para a pagar e esperem e veremos uma catástrofe! Bem diziam os nossos opositores e com razão que, quem tem um Magalhães tem tudo. È um computador dos pobres mas resultava. Pena as loucuras cometidas no Futebol com Lorpategui que, obrigam agora a contenção. Atenção que o Porto lutará até ao fim! Julgo que o Benfica não melhora nos próximos dois anos e o ABC nem numa década, embora tenha público de Andebol. Alguém me desmente? Pois...

Anónimo disse...

Andam-se a ouvir coisas e coisinhas que costumam dar certo! Espero que o meu Belenenses não seja rasteirado! Já agora gostava que alguém me conseguisse convencer que, há melhor que Areia para a seleção. Gostei da convocatória e penso que a equipa de Portugal está feita mas, sinto que algo foi mal feito.

Anónimo disse...

O anónimo das 13:07 há de me dizer o que o Porto fez na Europa que o Sporting ainda não tenha feito. Na Champions quando esteve nos grupos C/D não passou de grupo como o Sporting, mas tal como o Sporting deixou boas impressões. Na EHF atingiu a fase de grupos, mas recorde-se que em 2013/14 o Sporting não só atingiu essa mesma fase de grupos como a ultrapassou, atingindo os quartos de final. Portanto pode levar essa conversa da afirmação europeia para outro lado que aqui não cola!

Anónimo disse...

Infelizmente nem o Andebol escapa a clubite futeboleira...deviamos era dar gracas a Deus de termos no nosso campeonato craques como Skok, Nikcevic e do Ruesga.

PS: Não sou do Sporting.