gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 - VII

Provas Nacionais Fixas - Época 2018/2019

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, e conforme já referimos a Federação, com uma antecedência razoável (o que nos apraz) á data de inicio da época divulgou primeiro o CO N.1 (05-07-18) e posteriormente os chamados Regulamento Desportivos de todas as provas, esta época não foram feitas em simultâneo com o CO o N.º 1, e o CO N.º 2, na mesma data, procedeu a divulgação das equipas com direito desportivo a participar nas diversas provas Nacionais fixas, segundo o conceito estabelecido na época que agora vai terminar. Não iremos repetir o já foi dito em relação às principais provas de Seniores Masculinos, embora todas as outras mereçam o natural destaque, e estão a ser igualmente analisadas por nós, dando sempre a nossa opinião, e aceitando todas as outras opiniões que contribuam para o melhor andebol.

Felizmente imperou algum bom sendo e desta vez não se verificou qualquer aumento de participantes nas provas, e pelo que nos foi dado observar no CO N.º 2, manteve-se tudo o estava definido em termos competitivos.

No entanto, e respeitando as datas referidas nos respectivos Comunicados Oficiais emitidos até ao momento, em que escrevemos este texto, apenas se poderá ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-18. Veremos então, se não existem desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal).

Hoje apenas iremos abordar a PO06 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos 1.ª Divisão.
A não existência no Regulamento Desportivo da fase intermédia, a chamada de Fase de Apuramento, que apurava duas equipas para a fase final, eliminou pura e simplesmente toda e qualquer possibilidade de participação nesta prova de equipas das Regiões Autónomas, o que na nossa opinião representa um factor extremamente negativo (embora estivesse previsto, no Regulamento da última época), sendo apenas concedido a estas equipas o direito de participarem na PO07, e apenas ingressarão na PO06, caso vençam a PO07.

Mantem a sua forma de disputa e pensamos que bem, ao ser disputada em quatro (4) zonas geográficas, será uma prova certamente muito mais económica não só para os clubes como certamente para a Federação. Felizmente que o número par de clubes 40, vai permitir uma 1:ª fase com todas as zonas equilibradas (10 equipas em 4 Zonas). Embora nos parece que face às equipas que subiram de divisão, o rearranjo das zonas poderá provocar algumas surpresas, não muito agradáveis (em especial nas zonas 1 e 2), quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista desportivo, pois o mais que provável que o FC Infesta seja enquadrado na Zona 2, com o enquadramento do CP Natação, a poder criar ainda alguma alteração na própria zona 1, nas Zonas 3 e 4, parece-nos tudo completamente definido, com o regresso do Benfica à zona 4, que no entanto nos parece que será a zona com maiores custos, pois vai de Lisboa a Lagos, e engloba Beja e Tavira. Apesar de a Zona 2, também não ser fácil em termos financeiros. Partindo do princípio que inscrevem todas as equipas com direito desportivo, conforme CO N.º 2.

Com a eliminação da Fase de Apuramento a Prova sofreu ligeiras alterações no seu formato competitivo, assim teremos uma 2.ª Fase com 2 Grupos A e B.

Embora mantenhamos a opinião de que a fórmula de disputa, “representa um profundo retrocesso, para o escalão, pelo desequilíbrio existente entre as diversas equipas participantes”.

Assim a 2.ª Fase Grupo A – será disputada em 2 zonas geográficas de 6 equipas, a ser disputada no sistema de TXT, com 6 equipas, 3 de cada Zona, apurando-se para a Fase final os dois (2) primeiros classificados de cada zona da 2.ª Fase.

2.ª Fase Grupo B – Será disputada pelas restantes equipas não apuradas para o Grupo A (número ímpar, o que na nossa opinião não é positivo), que se manterão na mesma zona, e que será disputada a 1.ª volta no sistema de TxT, após sorteio, sendo os recintos neutralizados, para o efeito, e transportarão 50 % dos pontos obtidos na 1.ª Fase. O último classificado de cada zona desce de divisão.

Fase Final – É disputada pelos dois (2) primeiros classificados de cada zona da 2.ª Fase, no sistema de TxT a duas voltas.

Quanto aos CROM, agora Oficiais de Mesa dos Clubes, opção de que continuamos a discordar, assim como se se vier a verificar (e é o mais provável) a decisão de na 1.ª Fase desta prova as nomeações das duplas de arbitragem ficarem a carga das Associações, é mais uma fuga para a frente demonstrativa da falta de trabalho por parte do CA. No entanto o Regulamento Desportivo da prova é completamente omisso sobre esta matéria.

Existem outras provas no CO N.º 2, que serão comentadas em próximos textos, pois são indicadores preciosos, do planeamento que se seguirá.

Assim no próximo texto iremos tratar da PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.º Divisão.

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

realidade dura e crua

Anónimo disse...

O Benfica sempre foi da zona 4

Anónimo disse...

Mas alguém acha normal se por exemplo na fase final da PO7 as equipas dos açores e da madeira ficarem em 2º e 3º não subirem à PO6 e as equipas classificadas abaixo sim? Onde está a justiça deste regulamento que se mantém assim há anos?