gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 16 de setembro de 2018

Andebol Acaba em Coimbra


A. ACADÉMICA de  COIMBRA 
ACABA COM ANDEBOL

Tomou-se conhecimento nos últimos dias, de que a Académica de Coimbra iria fechar a sua secção de Andebol, se em Coimbra já não existia a Associação, estando os clubes que ainda restam a filiar-se na AA Aveiro, tivemos agora a última “machadada”, passe a expressão na modalidade em Coimbra, Sabemos que o mesmo se passa com outras modalidade mas, aqui, apenas iremos falar do andebol. Começamos por lamentar o acontecido.

Não se compreende que numa Cidade que ainda à poucos dias realizou os Jogos Europeus Universitários, onde o Andebol, teve uma participação positiva, seja possível isto vir a acontecer. Será que os gastos com esta organização terão de ser recuperados à custa desta medida?

A secção de Andebol, que segundo as informações de que dispomos, mantinha em actividade cerca de 12 equipas, nos mais diversos escalões, precisamente no ano em que se celebram os 80 anos da prática da modalidade, pela Académica de Coimbra, tenha lugar um acontecimento destes… Que na nossa opinião é completamente lesivo da modalidade e do desporto em si, pois serão certamente mais umas dezenas de jovens que deixarão de ter actividade desportiva, que os desviava de outros caminhos.

Custos que a secção de Andebol, têm praticamente como inviáveis, arranjar nesta altura da época, e assim a sua Secção apresentou de imediato a sua demissão, sendo estranho que as entidades responsáveis, até ao momento nem sequer se tenham pronunciado, tendo entregado as “chaves” da secção, à Direcção Geral da AAC.

Não iremos transcrever as declarações dos seus responsáveis, por tornar o artigo bastante extenso, mas iremos fornecer alguns links que confirmam esta nossa triste notícia.

Agora pensamos que será uma excelente oportunidade da FAP, intervir, pois a grande prejudicada é a modalidade, não basta só assinar protocolos e acabar com Associações, é preciso defender os clubes, e acima de tudo defender a sua existência.

Este nosso texto, deve ser interpretado como um alerta do que se está a passar e que provavelmente não será, caso único no País.

Só uma última questão, quem pagou a construção das instalações…

Links que confirma e suportam a nossa triste e lamentável noticia.


O Banhadas Andebol

3 comentários:

AAC Andebol disse...

Transcrito da pagina da Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra, para além do dever de informar de que quer a Federação Portuguesa de Andebol quer a Associação de Andebol de Aveiro foram partes importantes no desfecho deste processo.

A Direção da Secção de Andebol informa que, na passada quinta-feira, dia 13 de setembro, tomou a decisão unânime de se demitir, em consequência da posição pública anunciada anteriormente, tendo-o feito no dia seguinte, junto dos órgãos competentes da AAC.

A Direção cessante da Secção de Andebol informa que foi possível assegurar a continuidade da atividade da secção, devido a disponibilidade de um grupo de antigos jogadores, estudantes universitários e amigos do Andebol que vão dirigir a secção, até à eleição de novos corpos gerentes, mantendo-se já na próxima semana o normal funcionamento dos treinos de todos os escalões.

Aos novos responsáveis dos destinos do Andebol da AAC a Direção cessante deseja que consigam atingir o objetivo almejado por todos os adeptos do Andebol e da AAC, de ajudar a promover práticas desportivas saudáveis, contribuir para a formação como ser humanos dos jovens atletas e fomentar a prática do Andebol no concelho de Coimbra, com especial atenção para os atletas universitários.

A Direção cessante providenciará todo o apoio necessário nesta fase de transição, até ao restabelecimento do normal funcionamento dos órgãos diretivos da Secção de Andebol, em total cooperação com as entidades responsáveis (AAC, UC, FPA e AAA).

Votos de sucesso e de reforço da Secção de Andebol!

Anónimo disse...

É mesmo verdade que no distrito de Coimbra, que tem 440 mil habitantes, só se pratica andebol na Académica?

Para que serve uma federação que não consegue chegar a quase meio milhão de pessoas, num país de 10 milhões?

Anónimo disse...

Anónimo das 20:56, tem de me explicar a que país se refere. O futebol não chega aos 200mil inscritos, o andebol está nos 50mil. Não há nenhuma modalidade em Portugal com meio milhão de praticantes. Num país com 10 milhões seria difícil...