gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXIV


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2018/2019

Com o defeito de nos tornarmos repetitivos nos textos iniciais destas analises, continuamos no entanto a repetir alguns enunciados anteriores, pois estamos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 15 da Época 2018/2019, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, completadas, pela divulgação em especial dos CO N.º 23 e 24, da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Verificando-se algumas alterações embora ligeiras mas com algum significado, entre o que foi publicado através do CO N.º 15 desta época Embora se continue a verificar que que a grande maioria das Associações responsáveis pelas zonas, ainda não criaram as provas, no sítio da Federação o que torna tudo muito mais difícil.

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO08

PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos

Constata-se a total manutenção do número de zonas (9), no entanto numa primeira analise o mesmo de Associações a participar, tinha diminuída, passando de 15 para 13, e agora voltou a diminuir com menos uma Associação (Guarda), sendo assim teremos apenas 12 Associações a disputar a prova, se não existirem mais desagradáveis surpresas.

Em relação ao número de participante, apenas poderemos dizer que em 13/14, tivemos 110 equipas, passando-se para 99 na época 2014/2015, para 98 em 2015/2016 (entre quais se encontram 7 equipas B), e em 2016/2017, felizmente tivemos alteração na tendência com 109 inscritos o que significa um aumento de 11,2%, o que na nossa opinião foi significativo, para em 2017/2018, voltarmos a aumentar e a ter 112 participantes (com 6 equipas B), até ao momento estão completamente definidas 2 zonas (Braga e Viseu), com 23 participantes inscritos, faltando infelizmente sete Associação criar a prova, esperamos que não existam desagradáveis surpresas.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, é um modelo que não sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, mantendo o mesmo número de equipas apuradas para a 2.ª fase (36). Disputando-se uma fase de apuramento, onde entram os Açores e a Madeira.

Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em seis zonas, que serão disputadas no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º classificado, fica apurado para a Fase de Apuramento, com os representantes Insulares (Açores e Madeira), onde serão constituídos dois grupos de 4 equipas, que disputarão em regime de concertação e no sistema de TxT a 1 volta o apuramento para Fase Final (Apuram-se os dois primeiros classificados de cada Grupo).

A Fase Final, será disputada por 4 equipas, no sistema de TxT a 1 volta em regime de concentração.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 23

Zona 1 (11 equipas) – Braga, e Vila Real – Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 2 (??? equipas) – Porto - Apura previsivelmente 8 equipas
Zona 3 (12 equipas) – Viseu - Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 4 (??? equipas) – Aveiro - Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 5 (??? equipas) – Leiria e Castelo BrancoApura previsivelmente 2 equipas
Zona 6 (??? equipas) – Santarém e Portalegre - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 7 (??? equipas) – Lisboa - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 8 (??? equipas) – Setúbal - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 9 (??? equipas) – Algarve - Apura previsivelmente 3 equipas

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Seria interessante saber os números de equipas onde está ????

Leiria só apura 2??? tem mais equipas que o Algarve, por exemplo.....