gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXII


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2018/2019

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, na analisar das provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 15 da Época 2018/2019, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases. Hoje poderemos fazê-lo mais completa, pois já foram divulgados os CO N.º 23 e 24, da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Verificando-se algumas alterações embora ligeiras mas com algum significado, entre o que foi publicado através do CO N.º 15 desta época Embora se verifique que ainda existem Associações que não criaram as provas, no sítio da Federação o que torna tudo muito mais difícil.

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO07

PO07 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão

Mantém-se praticamente igual, com o mesmo número de zonas (7), repetimos que, deixaram de existir as Associações de Beja e Évora, o que conforme já dissemos em tempo é um factor completamente discriminatório, transferindo provavelmente para o litoral as suas competência. Com esta decisão estamos certamente a criar super Associações, com a Zona 7, a ser constituída por apenas Setúbal e Algarve. No entanto o total de Associações previstas para esta prova, sofre uma forte diminuição, passando-se de (16), um bom número, para apenas 13. Curiosamente o Regulamento Desportivo desta prova é uma cópia fiel do da época 2017/2018.

Em relação ao número de participante, apenas poderemos dizer que em 14/15, tivemos nesta Fase da Prova 51 equipas, e em 15/16, 56 equipas, em 16/17, 58 equipas, em 17/18 um total de 61 equipas, lamentavelmente não poderemos sequer confrontar os números, pois até ao momento, apenas a AA Viseu criou a prova (11 participantes) as outras zonas, não têm a prova sequer criada.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, é um modelo igual ao aplicado na época passada, e com o mesmo de apurados nesta fase, seja precisamente as mesmas 24 equipas.

Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em três (3) zonas, que será disputado no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º Classificado de cada Zona fica apurado para a Fase Final e sobem á 1.ª Divisão. Informa ainda de que os representantes da Madeira e dos Açores participam na Fase Final, continua a programar uma Fase final em concentração com um número equipas impar, continuando a manifestar o total desacordo (5 equipas). A Fase final é disputada em concentração no sistema de TxT a 1 volta. Disputa-se ainda uma Fase de Apuramento, entre os 2.º’s classificados de cada Zona, em concentração no sistema de TxT a uma volta, para na prática apurar a 4.ª equipa que sobe de divisão. O que continua a significar que nem o representante da Madeira, nem o representante dos Açores têm direito a ascender de Divisão. Será porque não querem ou porque não lhes são proporcionadas condicções por quem de direito para tal? É Triste.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 23

Zona 1 (???) – Braga e Vila Real – Apura previsivelmente 2 equipas  
Zona 2 (???) – Porto – Apura previsivelmente 3 equipas  
Zona 3 (11 equipas) -Viseu e Guarda - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 4 (???) – Aveiro - Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 5 (???) – Leiria, Portalegre, Santarém e Castelo Branco – Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 6 (???) – Lisboa - Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 7 (???) – Setúbal, Algarve - Apura previsivelmente 4 equipas  

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

tudo cumprido e sem falhas, vocês só sabem dizer mal