gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 01 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que irá acompanhar como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). E que neste fim-de-semana, teve a sua primeira jornada, embora tenha alguns jogos adiados.

Esperamos que a Federação continue a dar valor acrescentado às transmissões que deverão ser efectuadas, em especial pela Andebol TV, com a transmissão de pelo menos um jogo por jornada (conforme aconteceu esta semana), já que aqui não existem segundo sabemos canais próprios de clubes, via internet.

Quanto á nossa esperança em estatísticas nesta prova, e que seriam uma normal contribuição para o seu desenvolvimento e implementação, deixámos de ser poetas e líricos, pois já constámos que que a entidade máxima da modalidade não está interessada em tal, sendo as mesmas feitas por alguém com “carolice” pela modalidade, a quem desde já agradecemos.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
Dia 13-10-18
CS Madeira 25 - 26 Madeira SAD
JAC-Alcanena 21 - 24 Juventude Lis
Assomada 20 - 24 Passos Manuel
Maiastars 21 - 25 CA Leça
Colégio Gaia 33 - 28 ARC Alpendorada
Sir 1.º Maio/CJB 20 - 21 Alavarium

Começou o campeonato 2017/2018. Apesar de, em teoria as chamadas equipas grandes terem missões facilitadas, e depois de algumas equipas se terem renovado e bem (reforçado), poderemos dizer que se espera (a ver vamos) uma prova provavelmente mais equilibrada que o da última época. Na 1.ª Jornada disputada completa, tivemos tal como na última época um dérbi, madeirense para abertura da prova. Verificando-se um grande equilíbrio na maioria dos encontros. Realce ainda para as razoáveis assistências na maioria dos principais encontros da jornada, que infelizmente teve um jogo com ocorrências disciplinares registadas.

No Pavilhão do Bartolomeu Perestrelo (mudança de local, por motivo de condições atmosféricas adversas, disputou-se o dérbi da Madeira com o CS Madeira / Madeira SAD, e com um resultado final, no mínimo surpreendente, mas que reflecte o que se passou num pavilhão muito bem composto de público, com a equipa do CS Madeira a surpreender e de que maneira o favorito Madeira SAD e nos primeiros 30 minutos foi manifesta a sua superioridade, de tal maneira que chegou ao intervalo a vencer por margem que se poderia considerar confortável (14-9), com a equipa do Madeira SAD a apenas converte 2 golos nos 15 minutos iniciais. Nos segundos 30 minutos com uma forte reacção o Madeira SAD, foi reduzindo a diferença, mas apenas depois dos 45 minutos de jogo conseguiu pela 1.ª vez estar no comando do marcador (20-19), para manter a mesma diferença no final do tempo regulamentar, num encontro onde não conseguiu mostrar a superioridade que se esperaria, e não fosse a veia goleadora de Mónica Soares com 14 golos, que apenas a melhor marcadora da equipa e do jogo, com Cláudia Aguiar com 9 golos, a ser a melhor marcadora do CS Madeira. Jogo onde deve ser destacado o facto de ter terminado com 18 livres de 7 metros no total, número completamente anormal (na nossa opinião)

Tal como na época transacta, tivemos um Maiastars / CA Leça, só que desta vez disputado no pavilhão Municipal da Maia, que registou uma boa assistência, e que foi na nossa opinião o jogo com o resultado que maior surpresa causou nesta 1.ª Jornada, onde a equipa do CA Leça, apesar de chegar ao intervalo a perder por 12-9, nunca foi inferior ao adversário, com a diferença a verificar-se em especial na eficácia atacante, onde o Maiastars foi mais assertivo. No segundo tempo a equipa do CA Leça rectificou a sua forma de jogar em especial na finalização onde registou visíveis melhorias, com transições rápidas defesa ataque, e com alguns contra-ataques á mistura, rapidamente chegou à igualdade, passando a comandar o jogo, e a terminar como vencedora, rectificando a derrota sofrida em Leça na última época, precisamente na 1.ª jornada desta fase da prova. Encontro que em nossa opinião registou um número excessivo de exclusões (17 no total). Maria Cerqueira com 10 golos, foi a melhor marcadora do Maiastars, no CA Leça onde os golos foram mais distribuídos tivemos Catarina Silva, e Vera Monteiro, ambas com 5 golos, cada, como melhor marcadoras da equipa.

Outro dos resultados menos esperados, registou-se no pavilhão Carlos Queirós, local da realização do Assomada / Passos Manuel, com uma fraca assistência, e onde a equipa sensação da última época, acaba por perder diante uma das equipas que subiu de divisão mas que soube gerir melhor o jogo, que embora disputado com grande equilíbrio, teve o marcador quase sempre a pender para o Passos Manuel, que ao intervalo já vencia por 11-9. Ampliou a diferença nos segundos 30 minutos, nunca perdendo o comando do jogo e do marcador. Odete Tavares com 5 golos foi a melhor marcadora da Assomada, por sua vez Mariana Faleiro com 9 golos, Mónica Romba, e Joana Reis, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel

Um dos jogos mais importantes da jornada, pois era disputado entre duas das principais candidatas ao título Nacional, tínhamos o SIR 1.º Maio/CJB / Alavarium, disputado na Marinha Grande, onde o pavilhão se encontrava, bem composto, e a equipa local se apresentava com o seu novo técnico. Foi um encontro de tal maneira equilibrado, que apesar da equipa local comandar o marcador durante a maior parte do tempo durante os 30 minutos iniciais, permitiu, que o Alavarium terminasse este período de jogo com uma igualdade a 10 golos, que reflecte na verdade o que se passou em campo. Nos segundos 30 minutos, o encontro não sofreu grandes alterações, com o enorme equilíbrio de “forças”, a continuar a verificar-se no neste período de jogo, mas com a equipa do Alavarium a ser mais feliz e a terminar por vencer pela diferença mínima, mas a verdade é que somou os 3 pontos da vitória. Adriana Laje com 7 golos, e Adriana Bastos com 5 golos, foram as marcadoras de serviço do SIR 1.º Maio/CJB, enquanto Ana Catarina Silva com 5 golos, foi a melhor marcadora do Alavarium.

Em Alcanena, realizou-se o JAC-Alcanena / Juventude Lis, encontro que igualmente foi disputado com uma assistência considerada equilibrada face às condições climatéricas que se registavam. Foi um encontro com algum equilíbrio, talvez maior do que se esperaria, depois da “sangria”, sofrida pela equipa local, que mesmo assim conseguiu equilibrar o jogo e o marcador e chegou ao intervalo a vencer por 11-10, mas não aguentou o ritmo de jogo, e permitiu que nos segundos 30 minutos o conjunto de Leiria, fizesse valer a sua maior experiência, e tivesse uma reacção positiva, que levou a equipa a dar a volta ao resultado e a terminar como vencedora do jogo. Carolina Justino com 11 golos, foi a melhor marcadora do JAC-Alcanena, por sua vez Rita Campos, e Margarida Oliveira com 7 golos, cada, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis.

Terminamos esta nossa breve crónica, com o único encontro onde se registaram ocorrências disciplinares, o Colégio Gaia / ARC Alpendorada, encontro que colocava frente a frente um dos principais candidatos ao título Nacional (Colégio Gaia), e uma equipa que ascendeu esta época à 1.ª Divisão Nacional (ARC Alpendorada). A equipa visitada, comandou sempre o jogo e o marcador apesar da réplica animosa da equipa visitante, e construiu a sua vitória nos primeiros 30 minutos, quando chegou ao intervalo a vencer por 17-11, margem suficiente para gerir o seu plantel, e dar tempo de jogo, às suas atletas menos utilizadas. No Segundo tempo a animosa equipa do ARX Alpendorada, conseguiu dar uma maior réplica, mas esta melhoria foi insuficiente para que o jogo tivesse outro cariz, e terminou naturalmente com a vitória da equipa visitada. Salientamos o regresso de Sandra Santiago à competição depois de um longo período de afastamento por lesão. Joana Resende com 10 golos, e Helena Soares com 9 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio de Gaia, Sara Barbosa e Viviana Rocha, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada.

Uma última nota para os nossos principais OCS, que pouco ou nada disseram sobre esta prova (existem excepções), um desprezo total. Lamentável. 

O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

Fim de semana negro para o João Florêncio Junior! Assomada a começar mal o campeonato. Ainda bem que o autorizam a acumular com os juniores do Belenenses, pois se a coisa lhe correr mal, refugia-se em Belém!

Anónimo disse...

Quanto custará fazer a estatística de uma prova como a PO9? Se é 30.000€ época como consta por ai acho bem que a carolice continue!