gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 28 de outubro de 2018

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 03 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que acompanha como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
3.ª Jornada
CS Madeira 21 - 29 Alavarium (Já Comentado)
Madeira SAD 28 - 15 SIR 1.º Maio/CJB (Já Comentado)
Dia 27-10-18
Juventude Lis 22 – 23 Colégio Gaia
Passos Manuel 21 – 22 CA Leça
ARC Alpendorada 35 – 27 JAC-Alcanena
Maiastars 29 – 28 Assomada SD

Depois da Jornada duplas para algumas das equipas na semana anterior, este fim-de-semana, tivemos a conclusão da 3.ª jornada, esta será uma situação a que iremos ter repetição várias vezes durante a época. Tivemos encontros equilibrados, e por pouco que não se registaram grandes surpresas, numa jornada em que felizmente não teve jogos com ocorrências disciplinares registadas.

ARC Alpendorada 35 – 27 JAC-Alcanena

Jogo realizado em Alpendorada, (que apresentou o seu pavilhão com menos público, do que se esperava), entre duas equipas com as mesmas ambições, (na nossa opinião), ou seja de se manterem na 1.ª Divisão, no entanto a equipa local que se apresentou com o novo reforço Rira Alves, que é uma mais-valia, e deu mais poder de remate exterior, e colocou mais altura em termos defensivos. Tivemos um encontro que na nossa opinião apenas durou cerca de 37 minutos, até este momento assistimos a um encontro que embora não fosse um “primor” era disputado a grande velocidade, mas com muitas faltas técnicas praticadas por ambas as equipas, e que registava um grande equilíbrio, apesar de a equipa do JAC-Alcanena, ter comandado mais vezes o marcador, mas a desqualificação da sua melhor atacante (Neuza Valente, 2 golos), e que também era um elemento preponderante na defesa, em conjunto com a grande melhoria verificada, nas equipa do Alpendorada, que tinha melhores soluções em termos atacantes, passou a criara grandes problemas ao sistema defensivo do JAC, que por exemplo nunca soube aproveitar as diversas superioridades numéricas que teve a seu favor ao contrário da equipa do ARC Alpendorada, que teve em Cristiana Coelho na baliza em grande plano, embora na baliza do JAC-Alcanena a jovem Luísa Cortes, também tenha estado bem. Com tudo isto o intervalo chegou com a equipa visitante na frente do marcador por 16-15. No segundo tempo o equilíbrio manteve-se até cerca dos 37 minutos, quando se verificava uma igualdade a 20 golos, depois o JAC-Alcanena sofre um parcial de 11-2, em cerca de 15 minutos, chegando o ARC-Alpendorada aos 31-22, aos 53 minutos de jogo, de destacar ainda que a equipa visitante teve cerca de 14 minutos sem marcar qualquer golos. Até final do encontro apenas a registar o avolumar do resultado. Sara Barbosa com 10 golos, e Rita Alves com 8, foram as melhores marcadoras do ARC, por sua vez Joana Trindade e Carolina Justino, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras do JAC, equipa que continua sem vencer qualquer encontro até ao momento. Jogo dirigido pela dupla feminina do Porto, constituída por Mafalda Sousa, e Cristina Fernandes, que não estiveram bem em especial nos critérios disciplinares, e nos passos, nem na falta do atacante, devemos ainda dizer que um pouco mais de humildade na aplicação da sanção progressiva, não lhes ficava nada mal, pois a seu não critério disciplinar, prejudicou o jogo e a sua qualidade.

No Municipal da Maia, disputou-se o Maiastars / Assomada, encontro disputado entre duas equipas, que até ao momento, apenas tinham registado derrotas, foi um encontro de grande equilíbrio e alternâncias no marcador, com a equipa da Assomada a iniciar melhor o encontro e a comandar durante largo período do primeiro tempo, mas a partir do momento, em permite uma igualdade a 12 golos, com a passagem imediata da equipa maiata, para o comando do marcador, chega ao intervalo já a perder por 17-14. No segundo tempo, a equipa visitante reage bem e volta a recuperar, igualando o marcador a 20, e voltando a registar-se uma igualdade a 27 golos, nos momentos finais do encontro, quando tudo é decidido, quando a equipa do Maiastars, faz 29-27, para o encontro terminar, pela diferença mínima. Ana Silva com 10 golos, e Maria Cerqueira com 6, foram as melhores marcadoras do Maiastars, por sua vez, Edna Oliveira com 8 golos, e Maria Coelho com 6, foram as melhores marcadoras da Assomada. O Maiastars, obtém a sua primeira vitória na prova, enquanto a Assomada, continua a apenas contabilizar derrotas.

No Pavilhão da Juventude Lis, disputou-se o Juventude Lis / Colégio Gaia, que terminou com a vitória do Colégio Gaia, que assim se mantêm como uma das equipas que apenas regista vitórias na prova, mas que neste encontro, sofreu a bom sofrer, para vencer o encontro, o que apenas conseguiu, nos momentos finais do encontro, depois de passar a maior parte do tempo de jogo, sempre atrás do marcador, com equipa leiriense a realizar um excelente jogo, chegando ao intervalo a vencer 15-12. No segundo tempo o Colégio conseguiu uma aproximação no marcador, e a pouco tempo do final do encontro, a equipa visitada ainda vencia por 22-20, tendo as visitante obtido três golos seguidos que lhes deu a vitória nos momentos finais do encontro. Patrícia Mendes com 6 golos, e Francisca Marques com 5, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis, com Catarina Ruela e os seus 6 golos, juntamente com Sandra Santiago com 5, a serem as melhores marcadoras do Colégio Gaia.

No Pavilhão da Quinta Marrocos, disputou-se o Passos Manuel / CA Leça, outro encontro jogado nos limites entre duas equipas que ainda não tinham perdido nenhum encontro, mas que neste jogo a vitória acabou por pertencer ao CA Leça, pela diferença mínima, com o golo da vitória a ser obtida nos últimos momentos do jogo, após uma igualdade a 20 golos, que se registava, já nos momentos finais do mesmo. Começou melhor o CA Leça, que esteve na frente do marcador nos primeiros momentos do encontro para o Passos Manuel, conseguir equilibra o jogo e o marcador e chegar ao intervalo a vencer pela diferença mínima (12-11), no segundo tempo apesar do forte equilíbrio continuar a ser uma constante o CA Leça reiniciou o encontro da melhor maneira e chegou a estar a vencer por 16-14, para posteriormente termos uma igualdade a 19 golos, e outra que já assinalámos. Com esta vitória a equipa do CA Leça, continua ser uma das duas equipas, que apenas regista vitórias, com a equipa do Passos Manuel a sofrer a sua primeira derrota na prova. Mariana Faleiro com 7 golos, e Joana Reis com 6, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, com Catarina Silva e os seus 6 golos, a ser a melhor marcadora do CA Leça.

Classificação Actual – 1.º Colégio Gaia, e CA Leça (9 pontos), 3.º Madeira SAD, e Alavarium (8 pontos), 5.º ARC Alpendorada, e Passos Manuel (7 pontos), 7.º Juventude Lis, e Maiastars (5 pontos), 9.º CS Madeira, e SIR 1.º Maio/CJB (4 pontos), 11.º Assomada, e JAC-Alcanena (3 pontos).

O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que a Neuza foi a melhor marcadora, quando outras se estavam a destacar? Vantagens? O JAC passou quase o jogo inteiro em inferioridade numérica. Para não falar na dualidade dessa "dupla". Basta consultar a ficha de jogo. 9 Exclusões para jogadoras do JAC, 5 para as do ARCA. 6 livres de 7 metros contra o JAC, nenhum a favor. Por favor... Não é desculpa, pelo resultado final e pelo periodo de 11-2 (não sei se é assim, mas), mas houve influência...

Anónimo disse...

A Assomada continua a somar derrotas! João Florêncio Jr. se calhar já pedias ajuda ao pai!!!!