gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Torneios de Selecções Regionais (Masculinos e Femininos) - II


Serão provas onde teremos de sempre de louvar o esforço que alguns vão ter de fazer incluindo sacrifícios pessoais, para acompanhar os seus jovens, e para que os mesmos tenham as condições mínimas.

Esta época com a agravante de que apenas se poderão candidatar associações com um mínimo de 4 clubes e de 50 atletas (ver CO N.º 25 de 05-09-18), infelizmente é mais um passo para a eliminação de associações, e quem vai perder mais uma vez será certamente o interior do Pais.

Assim a FAP através do seu CO N.º 33 (22-10-18), deu a conhecer a estrutura da prova masculina.

Torneio Selecções Regionais Iniciados Masculinos - Prova destinada a atletas nascidos em 2003 e 2004.

Apenas se verificaram as inscrições das seguintes Associações – Algarve, Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Setúbal, e Viseu/Guarda. Total de 9 Associações, mas duas constituem uma única equipa, pelo que teremos apenas 8 equipas, voltando a verificar-se uma diminuição de participante, pois de 14, em 16/17, e 10 em 17/18, passamos para apenas 9 em 18/19, será que esta diminuição não leva os altos responsáveis da modalidade a pensar e a meditar, no mínimo, nas consequências para a modalidade desta continua diminuição.

Como primeira consequência, temos a não existência da Fase Intermédia, na verdade uma diminuição de despesa, será que é este o objectivo? Duvidamos!

Assim a 1.ª Fase: 2 Zonas (1 zonas com 5 equipas e 1 zonas com 4 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta (a Zona 1 será disputada em duas concentrações, porquê?), apurando-se os 3 primeiros classificados de cada Zona para a Fase Final.

Zona 1 – n.º 1 Porto, n.º 2 Viseu/Guarda, N.º 3 Braga, n.º 4 Aveiro, n.º 5 Leiria;
Zona 2 – n.º 1 Lisboa, n.º 2 Algarve, n.º 3 Madeira, n.º 4 Setúbal;

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo a zona 2.

Esta Fase será disputada:
Zona 1
1.ª Concentração – 05 e 06-01-19
2.º Concentração – 16 e 17-02-19
Zona 2 – 05 e 06-01-19

Fase Final – Participam as 6 equipas apuradas. Que numa 1.ª Fase serão agrupadas em 2 zonas de 3 equipas, jogando TxT a 1 volta, com os 1.º e 2.º classificados de cada zona, a disputarem as 1/2 Final, enquanto os 3.º Classificados farão um jogo de definição do 5.º e 6.º Lugar.

Esta Fase será disputa de 24 a 26-05-19, o que dará origem a 1 concentração.

Apesar do CO ser omisso, pensamos que estas zonas foram sorteadas, pois não existe razão para ser de outro modo.

A prova dará origem a um total de 4 concentrações, será que vai haver candidaturas para todas? Duvidamos (data limite para a 1.ª Fase 30-11-18), e neste caso, o local será sorteado, com os pavilhões a serem da responsabilidade da Associação sorteada, mas alimentação da responsabilidade de cada participante, e temos esta época uma grande novidade, pois o alojamento se houver necessidade do mesmo é da responsabilidade de cada Associação?

A data limite para candidatura da Fase Final é 29-03-2019

Como grande novidade e face ao meritório trabalho em prol do desenvolvimento da arbitragem, as mesmas serão da responsabilidade das Associações na 1.ª Fase.

Iremos elaborar artigo semelhante para a prova Feminina.

O Formador

Sem comentários: