gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Torneios de Seleções Regionais (Masculinos e Femininos) - III



Hoje iremos abordar a prova feminina, mantendo a introdução de abordagem que fizemos para o masculino.

Serão provas onde teremos de sempre de louvar o esforço que alguns vão ter de fazer incluindo sacrifícios pessoais, para acompanhar os seus jovens, e para que os mesmos tenham as condições mínimas.

Apenas referi-mos, que se não se registarem candidaturas á organização das diversas Fases, cada Associação será responsável pela sua Seleção, com excepão da Selecção da Região Autónoma da Madeira, que será da responsabilidade da Federação, incluindo o Alojamento, ver CO N.º 32 (22-10-18) desta época, onde é colocada a possibilidade do alojamento, ser da responsabilidade, de cada Associação participante, situação que não se entende.

Esta época com a agravante de que apenas se poderão candidatar associações com um mínimo de 4 clubes e de 50 atletas (ver CO N.º 25 de 05-09-18), infelizmente é mais um passo para a eliminação de associações, e quem vai perder mais uma vez será certamente o interior do Pais.

Assim a FAP através do seu CO N.º 32 (22-10-18), deu a conhecer a estrutura da prova feminina.

Torneio Seleções Regionais Iniciados Femininos - Prova destinada a atletas nascidos em 2004 e 2005.

Apenas se verificaram as inscrições das seguintes Associações – Algarve, Aveiro, Viseu, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, e Porto. Total de 8 Associações, verificando-se um retrocesso em ralação à época anterior (10 equipas), verificando-se uma diminuição de participantes, será que esta diminuição não leva os altos responsáveis da modalidade a pensar e a meditar, no mínimo, nas consequências para a modalidade, com esta diminuição.

Como primeira consequência, temos a não existência da Fase Intermédia, na verdade uma diminuição de despesa, será que é este o objectivo?

A Prova será dividida em apenas 2 fases:

1.ª Fase – 2 Zonas com 4 equipas cada, jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se os 3 primeiros classificados de cada Zona para a Fase Final.

Zona 1 – n.º 1 Porto, n.º 2 Braga, n.º 3 Aveiro, n.º 4 Viseu;
Zona 2 – n.º 1 Lisboa, n.º 2 Madeira, n.º 3 Algarve, n.º 4 Leiria;

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo a zona 2.

Esta Fase será disputada em 15 e 16-12-18, o que dará origem a 2 concentrações.

Fase Final – Participam as 6 equipas apuradas. Que numa 1.ª Fase serão agrupadas em 2 zonas de 3 equipas, jogando TxT a 1 volta, com os 1.º e 2.º classificados de cada zona, a disputarem as 1/2 Final, enquanto os 3.º Classificados farão um jogo de definição do 5.º e 6.º Lugar.

Esta Fase será disputada de 10 a 12-05-19, o que dará origem a 1 concentração.

Apesar do CO ser omisso, pensamos que estas zonas foram sorteadas, pois não existe razão para ser de outro modo.

A prova dará origem a um total de 3 concentrações, será que vai haver candidaturas para todas? Duvidamos (data limite para a 1.ª Fase 09-11-18), e neste caso, o local será sorteado, com os pavilhões a serem da responsabilidade da Associação sorteada, mas alimentação da responsabilidade de cada participante, e temos esta época uma grande novidade, pois o alojamento se houver necessidade do mesmo é da responsabilidade de cada Associação, conforme já referimos?

A data limite para candidatura da Fase Final é 30-01-2019

Como grande novidade e face ao meritório trabalho em prol do desenvolvimento da arbitragem, tal como nos masculinos, as mesmas serão da responsabilidade das Associações na 1.ª Fase.

Felizmente, e até ao momento a FAP, não considera a possibilidade de os jogos da 1.ª Fase (ambos os géneros), serem disputados num só dia, até ver uma norma positiva.

O Formador

Sem comentários: