gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 10 – 2018 / 2019 – II


Regresso às nossas habituais crónicas, dedicadas á PO02, constituída por 3 Zonas.

Apuram-se para a Fase Final do Grupo A, a que dá acesso á 1.ª Divisão os 3 primeiros classificados de cada Zona, que transportam os resultados e pontos nos jogos entre si na 1.ª fase, não voltando a defrontar-se na Fase Final, que será disputada no sistema de TxT a duas voltas. Os 2 primeiros classificados da Fase Final ascendem ao Andebol 1.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

1.ª Fase
Zona 1
9.ª Jornada
Dia 16-11-18
FC Porto B 24 - 20 GC Santo Tirso
Dia 17-11-18
Marítimo 29 - 26 SP. Oleiros
Modicus 20 - 22 Xico Andebol
FC Gaia 24 - 23 Boavista FC
Póvoa Andebol Clube 34 - 33 CD Feirense

Jornada, que foi completamente disputada, com encontros de grande equilíbrio, e com alguns resultados, que são na realidade alguma surpresa, mas que foi a jornada com maior número de jogos onde se ocorreram ocorrências disciplinares (3 encontros), pensamos que é de mais. Começamos pelo FC Porto / GC Santo Tirso, com a equipa de Santo Tirso, a causar alguma surpresa, e oferecer uma resistência provavelmente não esperada, de tal forma que ao intervalo perdia pela diferença mínima (11-10), com o FC Porto a descolar apenas no segundo tempo chegando aos 17/14 e aos 19/16, para ainda aumentar a diferença até final do tempo regulamentar. No Funchal disputou-se mais um encontro que terminou com um resultado equilibrado, e a vitória dos locais, sobre o SP. Oleiros, que ao intervalo já venciam por 15-11, e com esta vitória deixaram o último lugar da tabela classificativa da zona, igualando em termos pontuais o seu adversário. No recinto do Modicus, realizou-se o Modicus / Xico Andebol (jogo com ocorrências disciplinares), este encontro que foi praticamente comandado pelo Xico Andebol, apesar de ainda no primeiro tempo se ter registado uma igualdade a 5 golos, para o Xico, rapidamente meter ordem na casa e chegar aos 13-9, que era o resultado verificado ao intervalo, no segundo tempo, e com uma reacção bastante positiva, a equipa do Modicus, conseguiu reduzir a diferença para somente 2 golos. Este resultado não provocou alterações significativas em termos de tabela classificativa. No jogo mais importante da jornada (na nossa opinião) e que colocava frente a frente os dois primeiros classificados, o FC Gaia / Boavista FC (jogo com ocorrências disciplinares), e que com alguma surpresa, ao intervalo verificava-se que o Boavista FC, se encontrava na frente do marcador por 13-9, obrigando a que a equipa do FC Gaia, tivesse de realizar um segundo tempo de grande qualidade, de forma a conseguir ultrapassar o seu adversário, e mesmo assim apenas diferença mínima. Com este resultado a equipa do FC Gaia, continua a ser a única equipa que apenas contabiliza vitórias nos jogos disputados até ao momento. Por último, tivemos mais um encontro de grande equilíbrio o Póvoa Andebol Clube / CD Feirense (jogo com ocorrências disciplinares), que surpreendentemente foi um jogo de total equilíbrio, conforme o próprio resultado ao intervalo confirma, pois já nesse momento do jogo é favorável ao Póvoa Andebol Clube pela diferença mínima, precisamente a mesma diferença verificada no final do encontro. Este resultado teve em conjunto com os outros resultados ocorridos na jornada a passagem do CD Feirense para o último lugar da tabela classificativa.

Classificação actual – 1.º FC Gaia (27 pontos), 2.º Boavista FC (23 pontos), 3.º FC Porto B (22 pontos), 4.º Xico Andebol (20 pontos), 5.º Póvoa Andebol Clube (19 pontos), 6.º GC Santo Tirso, Modicus, Marítimo, e SP. Oleiros (14 pontos), 10.º CD Feirense (13 pontos)..

Zona 2
9.ª Jornada
Dia 17-11-18
São Bernardo 30 - 17 SIR 1.º Maio
Benfica B 28 - 34 AD Sanjoanense
Juventude Lis 27 - 22 CD Mafra
Ílhavo AC 29 - 34 AD Albicastrense
ADC Benavente 17 - 20 AC Sismaria

Zona, que foi igualmente completamente disputada, e onde se verificou ocorrências disciplinares num encontro, com apenas um resultado que eventualmente poderá ser considerado surpresa (Benfica B / AD Sanjoanense), pois todos os restantes confirmaram o que se têm verificado até ao momento. No Benfica B / AD Sanjoanense, que terminou com a vitória da equipa visitante, que ao intervalo já vencia por 15-12, continuando a sua boa prestação ampliou o diferencial no decurso do segundo tempo, e com esta vitória a equipa da AD Sanjoanense, isolou-se no comando da Zona, com a o Benfica B, e passar a ocupar o 2.º lugar de parceria com a equipa do São Bernardo, que nesta jornada apesar de nos primeiros 30 minutos a equipa da Marinha grande lhe ter oferecido alguma réplica, o intervalo chegou com o São Bernardo a vencer o SIR 1.º Maio pela diferença mínima (12-11) (jogo com ocorrências disciplinares), mas no segundo período do jogo, o São Bernardo acelerou o jogo e terminou como vencedor por uma folgada margem. Continuando o SIR 1.º Maio a ocupar o último lugar da classificação da Zona. Em Leiria a Juventude Lis, venceu o CD Mafra, com o resultado final a dar-nos a ideia de algum equilíbrio, pois o resultado ao intervalo era apenas de 13-11, a favor dos locais. No Ílhavo AC / AD Albicastrense, que terminou com a vitória da equipa de Castelo Branco, que ao intervalo já vencia por 13-10, terminando por consolidar a vitória no segundo tempo, apesar de os locais ter chegado a igualar o resultado a 18 golos, e de terem estado na frente do marcador (21-20), este resultado não alterou as posições na tabela classificativa das equipas, embora possa ter dado maior tranquilidade à equipa local. Em Benavente, tivemos o ADC Benavente / AC Sismaria, onde apesar do bom começo dos locais, que chegaram a estar na frente do marcador (5-3, por exemplo), o que é demonstrativo de que esta equipa começa a renovar processos e a dar mostras de melhorias competitivas, permitiu que o AC Sismaria recuperasse, chegasse ao intervalo já frente do marcador por 10-6, com a equipa visitada a voltar a melhor o seu jogo, no segundo tempo, mas a não ser suficiente para altera o resultado final. O AC Sismaria com esta vitória, mantém o mesmo lugar na tabela classificativa, embora se tenha aproximado dos lugares de discussão para o acesso à Fase Final.

Classificação Actual – 1.º AD Sanjoanense (25 pontos), 2.º São Bernardo, e  Benfica B (24 pontos), 4.º AC Sismaria (21 pontos), 5.º Juventude Lis (19 pontos), 6.º AD Albicastrense (17 pontos), 7.º ADC Benavente, Ílhavo AC, e CD Mafra (13 pontos), 10.º SIR 1.º Maio (11 pontos).

Zona 3
9.ª Jornada
Dia 17-11-18
CD Marienses 23 - 30 1.º Dezembro
Alto Moinho 33 - 34 Vitória FC
CF Sassoeiros 24 - 23 Ginásio Sul
CDE Camões 28 - 26 Lagoa AC
IFC Torrense 33 - 24 Zona Azul

Zona que tal como as anteriores, foi totalmente disputada, mas que infelizmente teve dois (2) encontros com o registo de ocorrências disciplinares, sendo a zona onde se registaram encontros com boas assistências, e alguns resultados de equilíbrio não esperado, em especial os grandes equilíbrios ocorreram quase todos durante os primeiros 30 minutos. Destacando-se a segunda vitória consecutiva do IFC Torrense, que venceu o Zona Azul, com um resultado final dos mais dilatados da jornada, mas que ao intervalo registava, apenas a diferença de um (1) golo (13-12), favorável à equipa visitada, com este resultado conjugado com a derrota do Lagoa AC o IFC Torrense subiu uma posição na Tabela Classificativa. O Lagoa AC conforme já referimos, foi derrotado pelo CDE Camões, num encontro disputado no pavilhão Moniz Pereira (jogo com ocorrências disciplinares), apesar do resultado ao intervalo ser uma igualdade a 13 golos, com o CDE Camões a vencer o encontro apenas no segundo tempo, e com esta vitória ascender ao 4.º lugar de parceria com o CF Sassoeiros, que nesta jornada ia sendo surpreendido pelo Ginásio Sul (jogo com ocorrências disciplinares), em mais um jogo de grande equilíbrio, e onde mais uma vez o resultado ao intervalo era igualdade a 13 golos, com o CF Sassoeiros a ter grande dificuldade em vencer a equipa que até ao momento não regista qualquer vitória na Zona, pois o resultado final, vitória pela diferença mínima do CF Sassoeiros, reflecte as grandes dificuldades porque passou a equipa local. O Grande jogo da jornada, era e foi o Alto Moinho / Vitória FC, que terminou a vitória dos visitantes por um (1) golo de diferença, depois irem para intervalo já na frente do marcador por 16-14, mas com a equipa do Alto Moinho a dar forte réplica, com esta vitória a equipa do Vitória FC, isola-se no comando da Zona. A grande surpresa da jornada (na nossa opinião), registou-se nos Açores onde o 1.º Dezembro, venceu por dilatada margem, num encontro, em que o resultado ao intervalo, era para não variara uma igualdade a 13 golos, com esta derrota a equipa insular, desce dois lugares na tabela classificativa.

Classificação Actual – 1.º Vitória FC (25 pontos), 2.º Alto Moinho (23 pontos), 3.º 1.º Dezembro (22 pontos), 4.º CDE Camões, e CF Sassoeiros (18 pontos), 6.º CD Marienses, e IFC Torrense (17 pontos), 8.º Lagoa AC (16 pontos), 9.º Zona Azul (14 pontos), 10.º Ginásio Sul (10 pontos). 

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

Terceira vitoria consecutiva para o Torrense, nao a segunda

Anónimo disse...

Assisti ao jogo Gaia / Boavista, não torcendo por nenhum destes dois clubes achei que foi um jogo de grande divulgação para o nosso Andebol, bem disputado com excelentes jogadores individuais em ambas equipas e muito mais interessante de se assistir que muitos da PO01.
Em minha opinião o empate seria o mais justo, contudo ganhou o Gaia...
Dupla de arbitragem: Um desastre sem estar a altura de um jogo destes, sem qualquer qualidade técnica, apesar de ter errado para ambos os lados nos últimos 10m de jogo foi claramente e descaradamente tendenciosa para a equipa do Gaia, se foi de forma premeditada ou não isso já não o sei,e mais não digo...
Espero que na PO02 continuem a existir jogos a este nível, quanto às duas equipas intervenientes são sérias candidatas a fase final.

Anónimo disse...

Gaia 24-Boavista 23
excelente fi mde tarde a ver 3 equipas no pleno das suas faculdades e deu jogo grande, belos golos, evidência de alguns Atletas e jogo ganha na Sorte final aos 59' minutos. como não gosto de empates no Andebol!!! tal como noutros desportos o resultado esta certo, mas a 1ª parte os G.Redes do Gaia estiveram abaixo das suas possibilidades!
A Dupla de Arbitrários estiveram bem e não pertencem ás melhores duplas mas respiram andebol e seriedade não lhes falta!
Mais jogos com 2 treinadores Ricardo Costa e Jorge Carvalho de 1ª a dirigir na 2ª Divisão temporariamente!
Abraço a todos os presentes e publico a participar ao longo do jogo desportivamente!.
Jorge Ferreira

Anónimo disse...

"Dupla de arbitragem: Um desastre sem estar a altura de um jogo destes, sem qualquer qualidade técnica, apesar de ter errado para ambos os lados nos últimos 10m de jogo foi claramente e descaradamente tendenciosa para a equipa do Gaia, se foi de forma premeditada ou não isso já não o sei,e mais não digo..."
20 de novembro de 2018 às 10:35
anónimo

OUTRO COMENTARIO

"A Dupla de Arbitrários estiveram bem e não pertencem ás melhores duplas mas respiram andebol e seriedade não lhes falta!"
Jorge Ferreira
20 de novembro de 2018 às 12:44
Dois comentários sobre o mesmo jogo realizado em Gaia.

1º comentario linguagem pouco séria e desportiva
2º comentário mais de acordo com a positiva arbitragem com um jogo equilibrado e que segurou os bancos muito ativos e justificadamente.
Mais jogos , e recordar que estes Clubes são da 1ª Divisão face ao empenho dos clubes em manterem o Andebol organizado e bons planteis e treinadores .
Atento....

Anónimo disse...

Deixem o Diogo Marta mostrar o seu andebol...

Anónimo disse...

E quem é o jovem atleta que está a fazer um super campeonato cujo pai "o vende" se o clube que o quiser contratar também oferecer contrato ao paizinho???

Anónimo disse...

21 de novembro de 2018 às 23:59
anónimo
Como convém e sei muito bem quem és!
Martim grande futuro no andebol português e internacional.
Prof. Ricardo Costa faz parte da nova Vaga de Treinadores de Sucesso.
Abraço ao invejoso!
Rodrigues Marta