gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 4 de novembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 18 – 2018 / 2019 – I – Actualizada


Crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01, dedicada aos jogos em falta da 8.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
7.ª Jornada
Dia 07-11-18
Madeira SAD - AA Avanca (18H00)
8.ª Jornada
Dia 31-10-18
Sporting 34 – 29 Madeira SAD (J/Comentado)
Dia 03-11-18
Boa Hora 24 – 25 Belenenses
AA Avanca 25 – 21 CCR Fermentões
SC Horta 17 – 29 Benfica
ABC 24 – 25 FC Porto
Arsenal 23 – 30 Ismai
Dia 04-11-18
Águas Santas 42 - 22 AC Fafe

Disputaram-se os jogos em falta relativos à 8.ª Jornada, que tinha como encontro principal (na nossa opinião) o ABC / FC Porto. Após a disputa de os encontros disputados na jornada apenas tivemos um encontro com o registo de ocorrências disciplinares.

Actualização

No Pavilhão do Águas Santas, disputou-se o Águas Santas / AC Fafe, que terminou com a natural vitória do Águas Santas, mas por números que certamente muito boa gente não esperaria, num encontro em que a equipa maiata comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, com o resultado aos 15 minutos de jogo a ser um significativo 10-1, e que esclarece completamente o que se passou em campo, com o intervalo a chegar com um 21-9 a favor do Águas Santas. No segundo tempo nada se alterou, e o Águas Santas, continuou a aumentar o seu diferencial que chegou a ser de 22 golos, aos 58 minutos de jogos, quando o marcador estava em 40-18, a favor da equipa da casa. E até final do encontro nada mais existe digno de registo em termos de jogo, e mesmo com este resultado os homens de baliza do AC Fafe chegaram às seguintes eficácias, Nelson Reyniel (23%) e João Carvalho (35%), mas na baliza do Águas Santas, tivemos António Campos com 52% de eficácia, e Henrique Carlota com 44%. No Águas Santas, onde 10 jogadores marcaram golos, Pedro Cruz (8 golos, 53% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Mário Lourenço (9 golos, 100% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), como principais marcadores. Mário Pereira (63% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Tiago Silva (45% de eficácia), ambos com 5 golos, cada, foram os melhores marcadores do AC Fafe.

ABC 24 – 25 FC Porto

Jogo disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, que se encontrava, com uma boa moldura humana, que assistiu a um encontro de grande equilíbrio, com supremacia das defesas sobre os ataques, e com grande destaque em especial para a prestação competitiva dos dois guarda-redes, pelo ABC, o experiente Humberto Gomes com 39% de eficácia, pelo FC Porto, Alfredo Quintana com 31% de eficácia, e que foi decisivo nos últimos momentos do encontro, com defesas decisivas que impediram uma maior aproximação do ABC no marcador. Encontro, que teve o treinador do FC Porto, com bastante ousadia, pois atacou a maior parte do tempo de jogo, com 7 jogadores de campo, de forma a criar grandes dificuldades defensivas ao ABC, tendo momentos em que foi uma situação visível, embora o treinador do ABC, tenha tentado reverter a situação, chegando ele próprio a utilizar o mesmo sistema nos últimos 10 minutos do encontro, foi disputado com uma agressividade positiva, mas com algumas faltas técnicas, tendo o ABC cometido um maior número das mesmas, o que lhe criou dificuldades acrescidas. Foi um encontro onde a recuperação defensiva, foi decisiva em alguns momentos, poi ambas as equipas utilizaram não só os ataques rápidos (contra-ataque), como as transições rápidas, em especial nos lançamentos de saída. Ambas as equipas estiveram bem em termos defensivos, embora a diferença dos planteis, tenha criado maior dificuldades no ABC, que não pode gerir o seu plantel da mesma maneira que o FC Porto, com um plantel maior e mais rico de soluções. Tivemos um forte equilíbrio até aos 16 minutos (igualdade a 5 golos), como o FC Porto a realizar um parcial de 3-0, e passar para o comando do marcador, chegando aos 8-5, maior vantagem no primeiro tempo, chegando no entanto ao intervalo a vencer pela margem mínima 12-11. NO segundo tempo o ABC com uma excelente entrada em jogo chega ele agora a estar na frente do marcador por 16-13, mas o FC Porto, com novo parcial de 3-0, iguala a 16 golos, aos 44 minutos, para aos 46 minutos se registar a última igualdade no encontro (17 golos), com o FC Porto, a assumir em definitivo o comando do marcador, chegando aos 4 golos de vantagem (maior diferença registada nos 60 minutos), quando vencia por 23-19 cerca dos 53 minutos, com o ABC a tentar recuperar no restante tempo que faltava jogar. De destacar Nuno Silva no ABC com 8 golos (80% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), no FC Porto, de realçar a excelente entrada em jogo, no segundo tempo de António Areia com 5 golos (71% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e igualmente de André Gomes com o mesmo número de golos e a mesma eficácia), não nos esquecendo da eficácia de Alexis Borges nos 6 metros (5 golos, 83% de eficácia).Encontro dirigido pela dupla de Aveiro, composta por Ruben Maia e André Nunes, que teve um critério disciplinar demasiado apertado, e por vezes sem equidade, estando bem nos 7 metros, mas com algumas falhas na falta do atacante.

No recinto Adelino Costa em Avanca, realizou-se o AA Avanca / CCR Fermentões, com a equipa visitante a causar alguma surpresa nos momentos iniciais do encontro chegando com alguma facilidade ao 5-1 (9 minutos de jogo), para se manter na frente do marcador até cerca dos 19 minutos, com um João Martins desqualificado directamente, por falta grosseira, e só partir deste momento a equipa da AA Avanca começa a conseguir equilibrar o resultado num dia em que as coisas não lhe estavam a correr de feição, mesmo assim conseguiu chegar ao intervalo com uma igualdade a 11 golos. No segundo tempo, tivemos os momentos iniciais de algum equilíbrio, para a partir dos 32 minutos de jogo, e com a equipa visitada a fazer um parcial de 6-0, quando iguala a 12 golos, e chega aos 41 minutos a vencer por 17-12 (maior diferencial registado em todo o encontro), depois até aos 60 minutos regulamentares, fez uma total gestão do jogo e do seu marcador. Com esta derrota a equipa do CCR Fermentões, continua sem registar qualquer vitória até ao momento, os homens nas balizas não estiveram mal com Luís Silva na AA Avanca a chegar aos 27% de eficácia, e Pedro Carvalho no CCR Fermentões a ter 24% de eficácia, Ruben Ribeiro com 11 golos (79% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), juntamente com Jenilson Monteiro (5 golos, 83% de eficácia) foram os melhores marcadores da AA Avanca, Rui Rolo (50% de eficácia), e João Barbosa (100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), ambos com 5 golos, cada, foram os melhores marcadores do CCR Fermentões.

No Pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / Belenenses, (jogo com ocorrências disciplinares), foi um encontro totalmente comandado nos primeiros 30 minutos pela equipa do Belenenses, que aos 19 minutos de jogo vencia por 11-5, e aos 23 vencia poe 13-6 (máximo diferencial registado durante todo o encontro), para chegar ao intervalo a vencer por 14-9. No entanto no segundo tempo tudo se alterou, e a equipa do Boa Hora, iguala o marcador a 14 golos, quando estavam decorridos 37 minutos de jogo, após ter feito um parcial de 5-0, a partir deste momento sucederam-se as igualdades e as alternâncias no marcador, de tal forma que aos 54 minutos de jogo tínhamos uma igualdade a 22 golos, para a equipa do Belenenses voltar a assumir o comando do jogo, e acabar por vencer pela diferença mínima. Na Baliza do Belenenses, que onde esteve a maior parte do tempo Roney Franzini, que chegou aos 35% de eficácia, com Manuel Gaspar na baliza do Boa Hora a chegar aos 32% de eficácia, Rui Barreto (7 golos, 88% de eficácia), e Pedro Santana (6 golos, 50% de eficácia) foram os melhores marcadores do Boa Hora, Bruno Moreira (7 golos, 88% de eficácia), e Nuno Roque (6 golos, 55% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), foram os melhores marcadores da equipa do Belenenses.

Em mais um jogo disputado no Flávio Sá Leite, tivemos o Arsenal / Ismai, que foi um encontro de sentido único com a equipa maiata a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos, e ainda nos primeiros 30 minutos, o Ismai chegou ao intervalo a vencer por 18-9, resultado que foi ampliado nos minutos iniciais do segundo tempo, quando chegou aos 23-11 cerca dos 35 minutos de jogo, para o Arsenal ter uma ligeira diminuição no diferencial, em acções mais consentidas pelos maiatos, que passaram a gerir o marcador e plantel, e aos 40 minutos de jogo o resultado era de 24-14 a favor do Ismai, continuando a equipa bracarense a diminuir a diferença num encontro sempre controlado pelo seu adversário. Com esta derrota a equipa do Arsenal continua a ser a única equipa desta fase da prova, que apenas contabiliza derrotas até ao momento. Mesmo perdendo por diferencial significativo destaca-se na baliza do Arsenal, Bruno Silva com 32% de eficácia, e tendo 10 jogadores a marcar golos, com José Silva e os seus 7 golos (88% de eficácia) juntamente com Carlos Saldanha (5 golos, 63% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), como os seus principais marcadores. Na equipa do Ismai, os seus homens na baliza estiveram bem Com Manuel Borges a chegar aos 25% de eficácia, e Ricardo Castro aos 39% de eficácia, tendo como melhores marcadores Délcio Pina (6 golos, 86% de eficácia), e Ricardo Mourão com o mesmo número de golos e de eficácia (1 em 1 de 7 metros).

Na Horta, realizou-se o SC Horta / Benfica, Com a equipa do Benfica a não deixar os créditos por mãos alheias, e a comandar o jogo e o marcador desde os minutos inicias do encontro, e aos 23 minutos de jogo, já vencia por 13-5 (8 golos de diferença), precisamente a mesma diferença com que se atingiu o intervalo (14-6). O Benfica continuou a comandar o jogo e o marcador e aos 40 minutos de jogo, vencia por 18-11, diferencial que voltaria a aumentar passados que foram alguns minutos, pois aos 43 minutos já estava o marcador em 21-11, com o técnico do Benfica, a dar tempo de jogo aos menos utilizados, como por exemplo o francês Kevynn Nyokas (5 golos, 63% de eficácia) e melhor marcador da equipa, o resultado do encontro aos 57 minutos (27-16), é completamente elucidativo da forma como o jogo decorreu, e terminou com uma clara vitória da equipa que era a favorita. Na equipa do SC Horta o seu melhor marcador foi Pavel Hernandez com 6 golos (50% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros). Com a grande figura do encontro a ser Hugo Figueira na baliza do Benfica a chegar aos 67% de eficácia), com Rui Pereira na baliza do SC Horta a ter 30% de eficácia.

A Classificação é fornecida sob reserva, pois a que se encontra disponível no Portal da FAP, não está correcta no nosso entender.

Classificação actual – 1.º Benfica (+1 jogo, 25 pontos), 2.º Sporting, e FC Porto (22 pontos), 4.º Águas Santas, e Belenenses (20 pontos), 6.º ABC (18 pontos), 7.º Madeira SAD (-1 jogo, 15 pontos), 8.º Ismai (14 pontos), 9.º AA Avanca (-1 jogo), e Boa Hora, e AC Fafe (+1 jogo) (13 pontos), 12.º SC Horta (12 pontos), 13.º CCR Fermentões (9 pontos), 14.º Arsenal (8 pontos). 

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

O Porto será candidato de forma assumida? Hernandez é bom mas o outro, começa a desiludir! Parece que as aquisições de Estrangeiros para as laterais, nos dois últimos anos têm sido falhanços incríveis! Já na ponta direita há equilibrio mas, na esquerda há distracção de Branquinho e o novato é novato! Depois há o caso da baliza, em que um é um fora do comum e, a lesão do suplente pode fazer perigar! Não podemos, ou não devemos, gastar como o Sporting. Temos é de acertar mais! Ou o ABC não está mais fraco?

pjjsrr disse...

Ocorrencias disciplinares no Boa-hora - Belenenses se alguem devia ter essa ocorrencia disciplinar era mesmo o delegado ao jogo que so arranjou problemas desde que chegou ate se ir embora, ate ao ponte de querer interferir no jogo ao querer que a dupla de arbitros marca se uma falta ainda bem que foi uma dupla experiente e nao foi na cantiga daquele senhor que ja como arbitro era uma nodoa e continua como delegado, pois a federaçao devia era fazer uma reciclagem e meter pessoas como delegados ao jogos que nao querem ser protagonistas do jogo.
Onde andam antigos arbitros que andaram muitos anos na primeira divisao , porque nao convidam essa gente em vez de andarem com estes senhores que sao uma vergonha para arbitragem nacional.

Anónimo disse...

Os gajos do ABC são sempre assim. Os ovos estrelados jogam com os nervos dos outros e depois, a arbitragem escorregou e foi escorregando, sempre para o mesmo lado. È um prazer para quem gosta de Andebol entrar naquele pavilhão mas, há uma meia dúzia de radicais que, gosta de gozar connosco e com o presidente. Tenho pena, afinal andam perdidos no tempo. Ainda vivem nos tempos dos primeiros passos do Andebol de sete. O mundo andou muito, Acordem! Deixem-se de piadas parvas! Ficarem contentes por proíbirem a Porto canal de entrar no vosso pav. nada resolve quanto ao Gomes ou outros. Se somos ladrões de gado, o que dizer dos atletas que desviam doutros clubes mais pequenos do minho inteiro?

Anónimo disse...

Excelentes jogos este fim de semana e destaca-se o ABC-Porto com uma luta constante e permanente do ABC para dificultar e tentar ser "Igual" ao Porto mais porto com outros argumentos orçamentais, o ABC já foi assim mas nos últimos tempos tem pouca ambição desde a saída do e presidente João Nogueira que consegui Titulo de Campeão Taça de Portugal e Super Taça ??. aconselho a atual Gerencia a ter reuniões como o João Nogueira para ele explicar como sem ovos se pode fazer uma boa e saborosa omelete!
Um detalhe quando se requalifica o Pavilhão prometido pelo CMB ou um dia destes é desconfortável ir ao Flavio Sá Leite com luz insuficiente, balneários sem sentido nos dias de Hoje, falta de energia na bilheteira e a sala de Musculação já ERA!

-Outro Jogo muito interessante mas por razões diferentes o Aguas Santas-Fafe desnível no marcador mas mérito da equipa da casa da atitude dos jogadores durante todo o jogo o Tr.José Antonio Silva está a recuperar o Clube para o local habitual nso últimos anos TOP5. O Fafe local de tradições na modalidade depois de varios anos a experimentar coisas fracas retomou um trabalho sério com o Tr. Chicolaev e alguns cubanos e emprestados! mas o Fafe sempre teve jovens a jogar bom Andebol!

-Arbitragem de Ruben Maia /Andre Nunes (Aveiro) nos 2 jogos! a mesma dupla no jogo de Braga muito mais complicado que em Aguas Santas e analisar a regras nos duelos não foi tarefa fácil! boa atitude capacidade de decidir e dominar os comportamentos dos jogadores em campo.Boa aplicação nas 4 regras básicas e nos duelos 1x1 assim como o Jogo passivo!Fiquei na duvida em algumas violações ou não em Braga e tive oportunidade de usar o VAR na TV i24 no bar do pavilhão!

Anónimo disse...

Não sou advogado do ABC, nem do Andebol. No entanto tenho de perguntar o porquê de tanto dinheiro para o Futebol, quando quem mais deu nome e, continua a dar é o Andebol e o ABC!
Bom jogo com o Porto que pese embora ter desinvestido um pouco, tem um banco bom para ajudar. Já agora gostava de saber, como se resolveu, se é que, se resolveu o caso Gomes! È que o F C Porto é useiro e veseiro, em provocações e actos pouco nobres! Basta ver a guerra instítuida no Futebol ou noutras modalidades! Se calhar julgam que somos mansos como o Benfica ou o Sporting! Nunca vão dar-nos ordens no nosso pavilhão! Quanto a ovos estrelados, desde que não sejam podres, tudo bem! Aqui não se falsifica nada, porque temos o nosso nome no Andebol Nacional e, até Internacional! Temos orgulho nisso e não levamos as arbitragens, a passeios nocturnos. Muito menos a Caves onde se faz vinho, com uvas doutras terras e, onde se põe no rótulo "vinho do porto-port wine"! Aqui a Câmara nem ajuda num simples pavilhâo, enquanto a nova capital do país ajuda e, é ver aquele ministro a quem chamavam o penteadinho, ex-pres.de Câmara agora responsável pelas finanças do F C Porto! Aqui não vale tudo e não queremos dirigentes que, antes de chegarem ao desporto apenas, tinham falido negócios de electrdomésticos, como o Capo Costa! Hoje vive á grande, á custa de negócios com desporto, sobretudo futebol! Ele que até era chefe do Hóquei... mas, compreendemos que o futebol dá muito mais! E quando controlamos a disciplina, os outros clubes e arbitragens... melhor para enriquecer, não é? Dizem que os pres. no futebol nunca vão presos, apesar de tantas provas! È o que se diz... mas, como até são convidados a ir á assembleia da Républica, enfim! Por ali já sabemos o que se gasta!

Anónimo disse...

6 de novembro de 2018 às 15:05
anónimo como convém,


Mas recordo que estamos em Democracia!!!
O seu comentario é um cesto de coisa nenhuma e meter futebol no andebol e outros assuntos ficam mal a quem fala e Braga é conhecida pela Cidade dos 3 P....rs
O Assunto do ANDRÉ e BRANQUINHO FOI RESOLVIDO ENTRE AS DIREÇÕES COM CEDENCIA DE JOGADORES AO ACTUAL PLANTEL SENIOR E NÃO VAI FICAR POR AQUI!
LAMENTO TAL ACORDO...
Se os Presidentes fossem o Maximino mota, Engº jorge Rodrigues, Alberto Araujo, Antonio Xavier e João nogueira o assunto nunca teria este desfexo!
Acorda ABC!

Anónimo disse...

Dar tanta conversa a azeiteiros vindos ada noite portista nunca será o nosso forte. Eles queriam era claques futeboleiras a mandar no nosso pavilhão que, não foi construído com a amizade da Caixa geral de depósitos! E pago por todos os contribuintes. Em Portugal há mais tv´s a falar de escandaleiras de futebol que uma hora de Andebol. Obrigado á tvi pela ajuda de mostrar este desporto. Se forem canais de clube +e tudo adulterado. Os políticos ajudam á festa e aparecem nas fotos, retribuindo depois! Em Braga o money é para o futebol e, no porto aquilo é um estado! Olhem para um pres. de Câmara, o Filipe Menezes que, dizia ser sportinguista desde pequeno e, permite um centro de treinos com rendas sociais! E sái bem visto fazendo votos que, tira á Câmara do próprio Porto\cidade! Não admira que esse todo-poderoso ande nas malhas da justiça! Tanta conversa? Perdemos por um e não é impossível ganhar lá!