gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 27 – 2018 / 2019 – I – Actualizada


Mais uma crónica intermédia de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
13.ª Jornada
Dia 05-12-18
Sporting 45 – 15 Arsenal
Boa Hora 26 – 32 ABC
Madeira SAD 30 – 25 AC Fafe
Ismai 27 – 34 FC Porto
CCR Fermentões 20 – 32 Águas Santas
Dia 06-12-18
Benfica 33 - 30 Belenenses
Dia 12-12-18
AA Avanca - SC Horta (21H00)

Jornada praticamente toda disputada ao dia de semana, provavelmente devido ao facto de se disputar no fim-de-semana, os 1/8 Final da Taça de Portugal, esta jornada assinala o fim da 1.ª volta desta Fase da Prova. Todos os encontros disputaram-se sem ocorrências disciplinares.

Actualização

Benfica 33 – 30 Belenenses

No pavilhão da Luz com uma moldura humana, bastante fraca, tivemos um dos chamados clássicos da modalidade, que foi um jogo, que teve duas partes distintas, primeiros 30 minutos onde tivemos um Benfica a jogar em velocidade, com um uma defesa agressiva, e um ataque planeado, contra um Belenenses, demasiado passivo, tanto a defender como a atacar, a cometer muitas faltas técnicas, sem qualquer agressividade defensiva, e com um ataque lento e sem objectividade, de tal forma, que o seu melhor elemento em campo foi o seu guarda-redes, Roney Franzini (35% de eficácia), que prolongou a sua boa actuação no segundo tempo até ser substituído por Miguel Moreira (100% de eficácia), a 6 minutos do fim, mas realizando apenas duas defesas. No Benfica um dos seus melhores elementos foi Miguel Espinha, na baliza nos primeiros 30 minutos com (50% de eficácia), contra os 25% de Hugo Figueira no segundo tempo. No primeiro período de jogo o Benfica chega aos 12 golos de vantagem aos, 23 minutos, quando vencia por 18-6, chegando ao intervalo a vencer por 19-9. No segundo tempo parecia-nos que estávamos a assistir a outro encontro, pois a equipa do Belenenses, entrou com outra dinâmica em jogo, e a aproveitar bem a gestão que o Benfica fazia do seu plantel, e foi progressivamente diminuído a diferença com 15 minutos de excelência, onde os experiente Bruno Moreira (9 golos, 64% de eficácia, 4 em 5 e 7 metros), e Nuno Roque (6 golos, 55% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros) faziam toda a diferença e aos 45 minutos a diferença cifrava-se em apenas 4 golos, momento em que o Benfica teve de voltar a colocar em campo alguns dos seus principais elementos, com Alexandre Cavalcanti (6 golos, 60% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e Paulo Moreno (5 golos, 83% de eficácia), que estiveram bem acompanhados por David Carvalho (5 golos, 83% de eficácia), e voltou a chegar aos 8 golos de diferença (32-24) aos 52 minutos de jogo, para mais uma vez o Belenenses voltar ao jogo, e fazer um parcial de 5-0 nos minutos finais, colocando o resultado final em apenas 3 golos de diferença. Com grande destaque nos momentos finais pata Nuno Santos (5 golos, 71% de eficácia), na execução de contra-ataques e transições rápidas, para o ataque. Com esta vitória o Benfica, volta a encostar-se aos dois primeiros classificados. Jogo dirigido pela dupla de Lisboa, constituída por Miguel Ventura, e João Mendes, que embora comento alguns poucos erros de avaliação quer nos 7 metros, quer na sanção progressiva, ou ainda na lei da vantagem, não tiveram qualquer influência no resultado.

Sporting 45 – 15 Arsenal

Jogo disputado no Pavilhão João Rocha, com pouco público, pois a hora e o dia a isso são propícios, a equipa do Sporting, que fez descansar alguns dos seus principais elementos como Pedro Valdez, e Cudic, por exemplo, enquanto outros estiveram ausentes por lesão, como por exemplo Valentin Ghionea, apesar de disputar o jogo com o último classificado nesta Fase da Prova, apresentou-se a jogar com seriedade, e grande rigor, apresentando no seu plantel, 4 juniores (Nuno Reis, Gonçalo Grácio, Salvador, e Joel Ribeiro), a diferença de estatura entre as duas equipas, limitou o ataque em especial de 1.ª linha do Arsenal, e rapidamente o Sporting que iniciou o jogo com um dos sete principais, chegou aos 5-0 (5 minutos de jogo), para aos 15 minutos se encontrar a vencer por 12-1, momento em começa a rodar o seu plantel, chegando a ter os 4 juniores em simultâneo em campo, enquanto a equipa do Arsenal, tentava, com um ataque mais elaborado, chegar ao golo, o intervalo chegou com o Sporting a vencer por 22-5, Com a equipa bracarense a trocar de guarda-redes ainda no primeiro tempo ao substituir João Costa pro Bruno Silva, enquanto na baliza do Sporting Skok (52% de eficácia), foi defendendo e participando nas transições rápidas da sua equipa, dando origem a diversos golos, deve-se ainda destacar a honestidade e a forma competitiva com que a equipa do Arsenal encarou o encontro. O Sporting que teve os seus juniores com bastante tempo de jogo, construiu um resultado que reflecte a diferença existente entre as duas equipas. Na equipa da casa, destacar os 8 golos do seu júnior Nuno Reis (89% de eficácia), bem como os 7 de Tiago Rocha (78% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), que não jogou muito tempo e ainda os 6 golos de outro Júnior, Gonçalo Grácio (100% de eficácia), com 12 atletas seus a marcarem golos. No Arsenal, pela negativa, temos o guarda-redes João Costa que sofreu 19 golos em 19 remates, e Bruno Silva que o substituiu com apenas 16% de eficácia, destacamos ainda o Miguel Gomes (3 golos, 25% de eficácia), pelo que tentou jogar e fazer jogar, embora a sua eficácia de remate seja bastante baixa, Horácio Silva, que se lesiona aos 40 minutos, desejamos que não seja nada de grave, e exista uma rápida recuperação. Jogo dirigido pela dupla de Santarém constituída por Fábio Gonçalves e João Vinagre. Dupla que num encontro sem qualquer problema, também se soube integrar, não complicando, e acabando por realizar uma arbitragem bastante positiva.

Ismai 27 – 34 FC Porto

No pavilhão Municipal da Maia, disputou-se este encontro, que teve diversas interrupções na sua transmissão, mas que não são impeditivas de se fazer uma crónica sobre o mesmo. O FC Porto, apresentou-se a fazer gestão do seu plantel com o austríaco Thomas Bauer (29% de eficácia) na baliza durante os 60 minutos, e pouco assertivo em termos defensivos, diante uma equipa organizada e paciente, especialmente em termos atacantes, com o FC Porto, a ter de alterar a sua atitude o que só o conseguiu nos últimos 20 minutos de jogo, muito por força da velocidade imposta por Miguel Martins (7 golos, 88% de eficácia) em termos atacantes, que teve a ajuda de Angel Hernandez (5 golos, 50% de eficácia), que resolve com a sua velocidade de execução. O jogo decorreu com grande equilíbrio até cerca dos 46 minutos de jogo, com o FC Porto a vencer por 26-23, máximo diferencial registado até esse momento, com o intervalo a registar uma igualdade a 16 golos, que no momento reflectia o que se tinha passado em campo. A equipa do Ismai, que possuiu dois guarda-redes, que dão boas garantias, quer Manuel Borges no 1.º tempo com 20% de eficácia, quer Ricardo Castro com 25% de eficácia, que jogou os segundos 30 minutos, deram segurança à equipa que na nossa opinião cometeu demasiado faltas técnicas, que diante uma equipa como o FC Porto, paga.se caro, e nos +últimos minutos o diferencial entre as equipas foi-se, acentuando, por exemplo com a ausência provavelmente por cansaço de Délcio Pina (7 golos, 50% de eficácia). no ataque do Ismai, onde Afonso Lima (5 golos, 83% de eficácia), que fez igualmente um excelente jogo. O FC Porto começa a estabelecer a diferença final após os 50 minutos quando vencia por 28-24, e foi progressivamente aumentando a diferença até aos 60 minutos, terminando com 10 atletas a concretizarem golos, mas apenas conforme já referimos a meter velocidade e intensidade no jogo, nos momentos finais do jogo. Com esta vitória o FC Porto, continua no comando desta Fase, em igualdade pontual com o Sporting. Jogo dirigido pela dupla Internacional Feminina, do Porto, constituída por Marta Sá e Vânia Sá, que num jogo que não foi complicado ou souberam dirigir, realizando uma arbitragem positiva, não merecendo por vezes os comentários menos agradáveis dos comentadores (na nossa opinião).

No Pavilhão do Funchal realizou-se o Madeira SAD / AC Fafe, que terminou com a vitória da equipa madeirense, que praticamente comando o jogo e o marcador durante os 60 minutos, em encontro de sentido único, mas que face à excelente resposta da equipa minhota chegou ao intervalo a vencer por apenas 14-12, e apenas no segundo tempo conseguiu adquirir vantagens que lhe dessem mais segurança, como por exemplo quando aos 35 minutos de jogo venciam por 20-14, máxima diferença registada no encontro, depois foi gerir e tentar aproveitar as diversas superioridades numéricas de que dispuseram, mas a equipa do AC Fafe, conseguiu aos 48 minutos colocar o resultado, mais uma vez em apenas 2 golos de diferença (25-23),b e só a partir deste momento com uma nova superioridade numérica o Madeira SAD consolidou a sua vitória. Mais uma vez os guarda-redes, fizeram diferença, pois quer Gustavo Capdeville (38% de eficácia), quer Luís Carvalho (43% de eficácia), estiveram melhor que Nuno Silva (25% de eficácia), que esteve bem acima do seu colega de posto no AC Fafe. Elledy Semedo com 7 golos (58% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Daniel Santos (6 golos, 50% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Madeira SAD, Gualter Furtado com 7 golos (58% de eficácia), Luis Nunes (42% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros, e João Ferreira (56% de eficácia), ambos com 5 golos, cada, foram os melhores marcadores do Madeira SAD. Com esta vitória a equipa insular sobe à condição ao 6.º lugar da classificação, com mais um jogo disputado. O AC Fafe mantêm-se nos últimos lugares.

Em Fermentões, disputou-se o CCR Fermentões / Águas Santas, que foi um encontro de sentido único, durante os 60 minutos, com a equipa maiata a comandar o jogo e o marcador durante todo o tempo, de tal forma que aos 5 minutos de jogo, vencia por 4-0, chegando ao intervalo a vencer por 14-9, depois de ter estado a vencer por 6 golos de diferença aos 29 minutos de jogo. No segundo tempo o Águas Santas não abrandou o ritmo de jogo, e aos 45 minutos de jogo, vencia por 21-13, diferencial que aumentos nos últimos 15 minutos de jogo. Na equipa do CCR Fermentões, onde Pedro Carvalho na baliza com 26% de eficácia, esteve bem, e João Barbosa com 6 golos (67% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foi o seu melhor marcador, enquanto no Águas Santas, mais uma vez o experiente António Campos na Baliza com 39% de eficácia, fez diferença, tivemos ainda 12 atletas a marcarem golos, o que é plenamente demonstrativo da rotação do plantel maiato, e onde Mário Lourenço com 7 golos (100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foi o seu principal marcador. Com esta vitória a equipa maiata, mantêm-se no 4.º lugar da classificação, no final da 1.ª volta. Enquanto o CCR Fermentões, continua nos últimos lugares da tabela classificativa.

No Pavilhão Fernando Tavares, tivemos o Boa Hora / ABC, que terminou com a vitória dos minhotos, num jogo, que foi de grande equilíbrio até cerca dos 26 minutos de jogo, quando se registava uma igualdade a 14 golos, com a equipa minhota, no entanto a chegar ao intervalo a vencer por 16-14, e iniciando o segundo tempo com mais dois golos, realizando desta forma um parcial de 4-0, que na pratica lhe garantiu uma superioridade que soube gerir, e até aumenta até final do encontro, apesar da animosa réplica da equipa visitante, que soube manter o diferencial entre os 3 e 4 golos, até cerca dos 57 minutos, acabando por ceder nos momentos finais com o ABC a realizar um parcial de 3-0. Os quatro guarda-redes que actuaram no encontro, equivaleram-se, pois Manuel Gaspar e Digo Valério no Boa Hora, tiveram ambos 20% de eficácia, com Humberto Gomes (22% de eficácia) e Cláudio Silva (20% de eficácia) no ABC. João Raquel com 12 golos (75% de eficácia), e Pedro Pinto com 6 golos (86% de eficácia), foram os melhores marcadores do Boa Hora, com António Ventura com 8 golos (62% de eficácia) e Nuno Silva com 7 (70% de eficácia) a serem os melhores marcadores do ABC.

Classificação actual – 1.º Sporting, e FC Porto (37 pontos), 3.º Benfica (35 pontos), 4.º Águas Santas (31 pontos), 5.º ABC (30 pontos), 6.º Madeira SAD, e Belenenses (29 pontos), 8.º Boa Hora, e Ismai (24 pontos), 10.º AA Avanca (- 1 jogo, 20 pontos), 11.º CCR Fermentões (18 pontos), 12.º AC Fafe (17 pontos), 13.º SC Horta (-1 jogo, 16 pontos, 14.º Arsenal (13 pontos). 

O Banhadas Andebol

5 comentários:

Anónimo disse...

Srº Carlos Joaquim chegamos ao fim da primeira volta por favor deixe a folha exel para nomear arbitros , ja se viu que a dupla que apitou ontem o jogo Benfica- Belenenses nao tem qualidade para apitar po1 , ja chega o andebol agradece.

Anónimo disse...

O sr Carlos Joaquim perdeu a receita dos comprimidos. E agora anda a tomar aquela porcaria toa a balda.

Anónimo disse...

Tem de se avisar os árbitros que estão a apitar um jogo da Taça em Setubal as 16H00 que NÃO PODE HAVER PROLONGAMENTOS caso contrario faltam ao jogo que tem as 19H00 no Passos Manuel. Se calhar basta um engarrafamento na PONNTE. O homem das nomeações esta senil ( já há muito tempo).

Acacio Guerra disse...

e só para informar o senhor dos comentários anteriores que essa dupla subiu com mérito nao por compadrio e se for ver as notas dos testes antes de começar a época verá que um deles teve 100% na escrita e na física esse senhor se fosse Homem nao se refugiava no anonimato

Acacio Guerra disse...

quero eliminar o meu comentario