gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 15 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, em especial à PO09. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
13.ª Jornada
Dia 12-01-19
SIR 1.º Maio/CJB 19 - 14 CS Madeira
Colégio Gaia 39 - 26 JAC-Alcanena
Passos Manuel 15 - 18 Maiastars
Alavarium 17 - 22 Madeira SAD
Juventude Lis 21 - 21 ARC Alpendorada
Assomada 33 - 31 CA Leça
14.ª Jornada
Dia 13-01-19
Alavarium 27 - 18 CS Madeira
SIR 1.º Maio/CJB 20 - 20 Madeira SAD

Disputaram-se os jogos relativos à 13.ª Jornada, e ainda os normais encontros da jornada dupla relativos à 14.ª Jornada. E verificou-se que nos 8 jogos disputados, em apenas dois (2), foram confirmados os resultados verificados nas jornadas homólogas da 1.ª volta. Numa jornada ainda disputado sem ocorrências disciplinares o que se saúda. E com alguns resultados, pelo menos inesperados. Teremos de realçar o esforço feito por alguns clubes, para terem transmissões próprias, e aplaudimos esse esforço, mas temos de dizer, que o mesmo deve ser acompanhado, por existência de comentários, e que os resultados apresentados sejam desde o inicio relativos ao jogo que se está a transmitir, bem como uma indicação do tempo de jogo. E que a Andebol TV, que aproveita o sinal, deveria pelo menos auxiliar na resolução destes problemas.

Alavarium 17 – 22 Madeira SAD

No pavilhão do Alavarium com uma boa assistência, tivemos um encontro, onde foi rectificado o resultado ocorrido na 1.ª volta (empate), com os primeiros 30 minutos de grande equilíbrio, chegando ao intervalo com a equipa da casa a vencer por 10-9, onde na nossa opinião as figuras em destaque não só neste período, como ao longo do jogo, foram as guarda-redes Ana Ursu, pelo Alavarium e Mónica Correia pelo Madeira SAD. O Madeira SAD que chegou a comandar o marcador com uma vantagem de 3 golos (6-3), cerca dos 11 minutos de jogo, permitiu que o Alavarium, que apresentou os seus reforços (Greyce Santos, e Grace Araújo), vindos do Ílhavo, recuperasse e chegasse á igualdade a 9 golos, para estar na frente do marcador ao intervalo. Refira-se que foi um encontro com bastantes faltas técnicas, o que prejudicou a fluidez do Andebol praticado. No segundo tempo a equipa da Madeira SAD, que pediu jogo passivo a qualquer instante, equilibrou o jogo, a partir dos 37 minutos, quando se iguala o marcador a 12 golos, concretizando um parcial de 4-0, e chegando aos 42 minutos a vencer por 15-12, para a partir deste momento, nunca mais largar a frente do marcador, com Mónica Soares (10 golos) e Diana Oliveira (6 golos) a serem duas das suas principais figuras, chegando a ter 6 golos de vantagem quando venciam por 20-14, cerca dos 51 minutos. No Alavarium, destaque ainda para Ana Carolina Silva que com 5 golos, foi a sua melhor marcadora, e para Mariana Azevedo (1 golo) que na nossa opinião foi uma das melhores jogadoras da sua equipa. Na nossa opinião teremos de dizer que as duas equipas, têm a obrigação de ter mais qualidade no andebol apresentado. Dirigiu e bem o encontro a dupla feminina do Porto, constituída por Flávia Santos e Sara Pinto. No segundo encontro que disputou no Continente, o Madeira SAD, deslocou-se à Marinha Grande para defrontar o SIR 1.º Maio/CJB, num jogo, onde mais uma vez o resultado foi rectificado, e surpreendente, pois a equipa local impôs ao Madeira SAD uma igualdade, num encontro sempre de grande equilíbrio, embora as madeirenses, chegassem ao intervalo a vencer por 10-8, mas o SIR 1.º Maio/CJB, com uma excelente recuperação no segundo tempo impôs uma igualdade final. Com estes resultados a equipa do Madeira SAD, encontra-se em igualdade pontual com o Colégio Gaia, no topo da Classificação desta fase, a equipa da Marinha Grande a consolidar o seu 4.º lugar. Patrícia Fernandes com 9 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB, com Mónica Soares (7 golos), e Sara Gonçalves (5 golos), a serem as melhores marcadoras do Madeira SAD.

Novamente no Pavilhão do Alavarium, tivemos desta vez o Alavarium /CS Madeira, que terminou com a vitória do Alavarium, que assim confirmou o resultado da 1.ª volta, foi um encontro praticamente de sentido único como Alavarium a ir para o intervalo na frente do marcador por 14-8, vantagem confortável, e que lhe permitiu gerir o esforço da véspera e mesmo assim dilatar a vantagem final. Ana Sampaio e Greyce Santos, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do Alavarium, com Catarina Ascensão e os seus 4 golos, a ser a principal marcadora do CS Madeira, que neste encontro sentiu a falta da sua melhor marcadora, Ana Andrade. Na véspera a equipa da Madeira tinha defrontado O SIR 1.º Maio/CIB, onde tinha realizado um primeiro tempo de grande equilíbrio de tal forma, que ao intervalo se registava uma igualdade a 11 golos, mas com um segundo tempo atípico, onde apenas concretizou 3 golos, permitiu à equipa da Marinha Grande, vencer de forma relativamente folgada o encontro, e assim rectificar a igualdade, verificada na 1.ª volta. De referir que as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, foram Carolina Gomes, e Adriana Lage, ambas, com apenas 3 golos, enquanto, Ana Andrade com 8 golos, foi a melhor marcadora do CS Madeira. Com estas duas derrotas o CS Madeira, embora com 1 jogo disputado iguala em termos pontuais, no 6.º lugar, o JAC-Alcanena, o Assomada, e o Maiastars.

Em Leiria, realizou-se o Juventude Lis / ARC Alpendorada, que foi mais um encontro de grande equilíbrio conforme se prova, quer pelo resultado ao intervalo, que era uma igualdade a 11 golos, quer pelo resultado final, que registou nova igualdade, como ARC Alpendorada, a registar nos momentos finais do encontro um parcial de 2-0, que lhe valeram a igualdade registada, depois de ter estado na frente do marcador com 4 golos de vantagem como por exemplo aos 19-15. Margarida Oliveira com 5 golos, foi a principal marcadora da Juventude Lis onde 10 jogadoras marcaram golos, Ângela Pessoa com 6 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, com esta igualdade e embora com menos um jogo a equipa visitante consolida e isola-se no 5.º lugar da Classificação nesta Fase da Prova.

No Colégio Gaia, disputou-se o Colégio Gaia / JAC- Alcanena, que foi um dos poucos encontros, onde foi confirmado o resultado ocorrido na primeira volta, e que terminou com a folgada vitória do Colégio Gaia, que desta forma se mantêm como a única equipa sem derrotas, nesta Fase da Prova. Este foi um encontro de sentido único, e ainda nos primeiros 30 minutos, o Colégio Gaia chega aos 9-2, e posteriormente aos 11-3, registando-se a maior diferença nos primeiros 30 minutos, para o intervalo chegar com Colégio Gaia na frente do marcador por 21-14, no segundo tempo apesar da gestão feita dos seus recursos e do controlo do marcador e do jogo, o Colégio ainda aumentou esse diferencial. No Colégio Gaia, onde 12 jogadoras marcaram golos, Neide Duarte, e Helena Soares com 6 golos, cada, foram as suas principais marcadoras. Carolina Justino com 13 golos (melhor marcadora do jogo), e Sara Pinho com 10 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena.

Na Quinta Marrocos, tivemos o Passos Manuel / Maiastars, que foi um encontro disputado, com as defesas a sobreporem-se aos ataques, tal o escasso número de golos, e que foi um dos encontros onde o resultado foi alterado em relação ao resultado na jornada homóloga da 1.ª volta, terminando com a vitória do reforçado Maiastars, que no entanto perdia ao intervalo por 8-6, mas soube no segundo tempo dar a volta ao resultado e terminando como vencedora, “largando” a companhia do seu adversário em termos de tabela classificativa, estranho que neste encontro o somatório do número de golos, no Boletim de jogo, não correspondem ao resultado Final. Mariana Faleiro com 8 golos, foi a melhor marcadora do Passos Manuel, enquanto Souad Feraoune com 6 golos, foi a melhor marcadora do Maiastars.

No Pavilhão Carlos Queiroz, mais uma vez com uma fraca assistência, tivemos o Assomada / CA Leça, sendo mais um encontro onde foi rectificado o resultado em relação ao verificado na 1.ª volta, e temos de assinalar a excelente recuperação que a equipa da Assomada, têm vindo a fazer nos últimos jogos, e que com esta vitória já se encontra no 8.º lugar em igualdade pontual com diversas equipas conforme já referimos neste texto. Começamos por ter um encontro com algum equilíbrio, mas após uma igualdade a 4 golos, a Assomada passa para a frente do marcador e chega ao intervalo a vencer por 18-14, permitindo que a aguerrida equipa do CA Leça, realize um segundo tempo de grande equilíbrio e até recupere no diferencial final. Edna Oliveira com 9 golos, e Marta Coelho com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Assomada, por sua vez, Maria Santos, e Filipa Ventura, com 8 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CA Leça.

Classificação Actual – 1.º Colégio Gaia, e Madeira SAD (+1 jogo) (38 pontos), 3.º Alavarium (+1 jogo, 36 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (+1 jogo, 30 pontos), 5.º ARC Alpendorada (24 pontos), 6.º CS Madeira (+1 jogo), JAC-Alcanena, Assomada, e Maiastars (23 pontos), 10.º Juventude Lis (22 pontos), 11.º Passos Manuel (21 pontos), 12.º CA Leça (19 pontos).

O Noticias

16 comentários:

Anónimo disse...

Incrível a postura da treinadora da Sad, Sandra Martins, que passou todo o jogo a provocar a bancada, incluindo gestos impróprios com o dedo e no fim, para disfarçar o mau resultado e a sua postura veio para os jornais dizer que lhe atiraram bananas!
Por acaso merecia que isso tivesse acontecido mas na Mainha Grande somos pessoas de bem. Muito feio o comportamento desta senhora! Pessoas destas estão a mais no andebol português!

Anónimo disse...

Esta Sandra Martins... Passa uma vida inteira a provocar pessoas, a insultar jogadoras a incendiar animos e depois vem chorar para os jornais. Triste mulher!

Tenho vergonha que este ser humano tenha sido selecionadora do meu país. Quando os resultados não são bons arranja sempre uma desculpa qualquer, o que importa é desviar as atenções como um clube com mais orçamento que os outros todos juntos não consegue ganhar.

Maus treinadores há muito mas de tão mau caráter como ela não conheço nenhum.

Anónimo disse...

Toda a vida da Sandra Nina foi passada num clima de hostilidade. É assim que ela vive. Faz a porcaria e depois vai para as redes sociais fazer-se de martirizada.
Treinadora que insulta jogadoras adversárias em pleno jogo, que constantemente nas costas atraiçoa colegas de profissão. Um dia estas coisas viram-se contra nós.
Karma is a bitch.

Anónimo disse...

Vergonhoso o que aconteceu no Domingo no SIR-Madeira Sad, dentro e fora de campo:
- Postura nojenta e prepotente por parte da meNINA Sandra desde o apito inicial, para com os senhores do apito. Pressão rídicula que no fim teve frutos (Bananas e tudo pelos vistos).
- Srs. árbitros Fábio e Vinagre borraram-se todos com os gritos grotescos da Nina aos ouvidos. São tão bons, que em milissegundos consultam o VAR e visualizam que a Mónica Soares repõe a bola (pós-golo do SIR) em movimento, sem pé apoiado na linha de meio-campo e a meio segundo do fim, e ainda que as atletas do SIR estão fora do círculo de meio-campo. - Agora digam-me em que acção existe conduta anti-desportiva que justifique vermelho + 7m a favor do Madeira. (A resposta é: Nenhuma)
- (Se me repetir digam) Postura nojenta e prepotente da meNINA Sandra no final do jogo para com o público a mostrar uns dedos marotos, ainda com direito a insulto pessoal a mães de atletas do SIR ao sair do pavilhão.

"Excelente" imagem que transmites Sandra, de uma ex-selecionadora nacional e de um clube 12x campeão nacional nos últimos 20 anos... Difícil engolir em seco o fracasso e o insucesso perante os teoricamente mais fracos, as estatísticas, o palmarés e o ego. Mas daí a denegrir a imagem da Marinha Grande com falsas acusações, em praça pública, vai um bom bocado... Não julgues que estes mind-games te facilitam o jogo do próximo sábado, porque arrisco-me a dizer que o perdes.

Parabéns à equipa do SIR que controlou bem o jogo em todos os momentos do mesmo. Grande atitude defensiva, muita organização e lucidez no ataque. Acima de tudo muito combativas e leais, face ao poderio do Madeira e a todas as infelizes circunstâncias do jogo.

Anónimo disse...

O veneno da Martins é conhecido por portugal inteiro. falsa como uma snake. o problema nem é ela. o problema é o jornalista babado que nem sequer viu nada e inventa noticias. as bananas estavam em promoção no pingo doce

Anónimo disse...

Não é a 1ª vez que na Marinha acontecem coisas destas. Até as pessoas na bancada foram apertadas e ameaçadas. A treinadora exagerou mas quem tem de a punir são os árbitros e delegado da FAP presente.

Anónimo disse...

será que o que se passou na Marinha Grande não merecia pelo menos um inquérito por parte da Federação, aqui deixo a sugestão

Anónimo disse...

Em pleno acordo com o anónimo das 12:28, mas que se faça um inquérito não só ao que se passou fora do pavilhão, mas igualmente ao comportamento dos intervenientes em jogo, pois já começaram as pressões, devido a repetir-se o jogo agora para a taça, e alguns dos que escrevem na comunicação social, deviam era escrever e ouvir ambas as partes, e não só um dos lados, ou então escrevem de ouvido.

Anónimo disse...

Parem la com esta merXa de comentários.

Quem esteve presente, pessoas da Marinha Grande e pessoas de outros lados porque a equipa do Madeira SAD tem muitas atletas do continente que tinham la as famílias, não podem ter visto nada, pois nada aconteceu.

Até havia pessoas na rua com a bandeira da madeira pelas costas e estiverem sem qualquer problema.

E parem de tentar condicionar o jogo de sábado, pois se o Madeira SAD tem ganho o ganho, aposto o que quiserem que nada isto era notícia, certo?

Uma equipa com todos os apoios que tem da sua região, deve e pode fazer muito melhor…

Pelo que não se devem apoiar neste tipo de notícias para justificar que por um livre de sete metros já com tempo terminado não perderam o jogo.

O jogo de sábado será um jogo como outro qualquer e toda a gente é bem-vinda.

Anónimo disse...

Ja cá tou, fui so ali buscar as pipocas...

Anónimo disse...

Um inquérito? A FAP está para resolver desde o dia 7 de Dezembro o que se passou na PO09 em Alpendorada, e vai perder tempo com coisas que pelos vistos não existiram?

Anónimo disse...

Inadmissíveis as pressões que são feitas pelo Madeira SAD, no final gasta tanto dinheiro para quê, precisa de fazer este tipo actos, que são de puro antidesportivismo. Tenho pena da dupla que vai fazer aquele jogo

Anónimo disse...

Da forma como falam estes adeptos do 1º Maio até parece que essa é uma equipa barata e que andam ali à borla. É das equipas mais caras da 1ª divisão. Calem-se lá. A Sandra tem de ter outra postura porque a região que representa e o cargo que já desempenhou assim obriga. Agora que existiram ofensas da bancada ,foi verdade, mas em nada diferentes de outros locais.
Uma pergunta, os árbitros e o delegado o que estiveram a fazer no jogo?

Anónimo disse...

Pois, não se passou nada mas a Federação ordenou inquérito.

Anónimo disse...

A Martins e o Facebook sempre tiveram uns momentos tristes e infelizes.
Os amigos que lhe digam que fica feio certos gestos no jogo e nas redes sociais.
Ganhar e Perder é desporto. Fair Play Martins, Fair Play1

Anónimo disse...

Triste, triste, é ver o alavarium a jogar... até dá pena. Com aquela equipa praticam um andebol miserável.