gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 34 – 2018 / 2019 – I


Crónica intermédia de fim-de-Semana, sobre a PO01, devido á realização de uma jornada a meio da semana.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
15.ª Jornada
Dia 04-03-19
Benfica - Madeira SAD (19H30)
Dia 13-02-19
SC Horta - Arsenal (21H00)
16.ª Jornada
Dia 06-02-19
Madeira SAD - Ismai (19H00)
Sporting - Águas Santas (20H00)
Dia 27-02-19
AA Avanca - AC Fafe (21H00)
17.ª Jornada
Dia 16-01-19
Belenenses 27 – 33 Madeira SAD
Ismai 22 – 21 CCR Fermentões
Benfica 33 – 17 Boa Hora
Águas Santas 37 – 18 Arsenal
ABC 41 – 18 SC Horta
FC Porto 39 – 18 AA Avanca
Dia 13-02-19
AC Fafe - Sporting (21H00)

Iremos escrever apenas sobre os jogos relativos à 17.ª Jornada, que se disputaram hoje (16-01-19), pois esta Fase da Prova, está em completo “descontrolo”, tantos são os jogos adiados, como por vezes os antecipados, pelos mais diversos motivos, mas na nossa opinião o maior problema reside no excesso de clubes nesta divisão, e aos difíceis problemas de planeamento. Foi uma jornada onde foram confirmados todos os resultados da 1.ª volta, e existiu um jogo com ocorrências disciplinares.

Belenenses 27 – 33 Madeira SAD

No Pavilhão Acácio Rosa. Que se apresentou com pouco público, tivemos na nossa opinião o jogo de maior relevância desta jornada. Mas que acabou por totalmente comandado, pela equipa Madeirense, que impôs o ritmo de jogo que mais lhe convinha, e a que o Belenenses não soube responder, apesar de ter em Miguel Moreira (31% de eficácia) na Baliza um dos seus principais elementos, e em Nuno Roque (11 golos, 73% de eficácia) o seu elemento mais esclarecido, cometendo em especial no primeiro tempo um número de falhas técnicas que não é usual, com o seu técnico a tudo tentar para altera o rumo do jogo, alterando por diversas vezes o seu sistema defensivo, indo desde o 6:0, até ao 4:2 ou 5:1, mas parecendo que hoje era dia não, e o intervalo chega com o Madeira SAD, na frente do marcador por 16-10, Madeira SAD que conseguiu sempre ou quase sempre evitar as ligações entre a 1.ª e a 2.ª linha do Belenenses e que contou com Gustavo Capdeville (34% de eficácia) em bom plano, assim como o jovem Francisco Pereira (9 golos, 82% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), a jogar a fazer jogar, igualmente em bom plano, tendo ainda um Ruben Sousa a realizar um excelente jogo (8 golos, 100% de eficácia). No segundo tempo o Madeira SAD recuou as suas linhas defensivas, permitindo ao Belenenses, alguma recuperação no marcador que chegou a ser de 9 golos de vantagem à passagem dos 39 minutos quando a equipa insular vencia por 22-13. Difícil, falarmos sobre a classificação destas equipas pois o número de jogos em atraso, vai certamente provocar algumas alterações, pois o Madeira SAD, têm dois jogos em atraso, que neste encontro confirmou o resultado obtido na 1.ª volta. Foi dirigido pela dupla internacional de Leiria, composta por Eurico Nicolau e Ivan Caçador, que realizou uma prestação arbitral bastante positiva, num jogo, pautado pelo extraordinário comportamento dos seus intervenientes.

Na Luz realizou-se o Benfica / Boa Hora, disputado num pavilhão quase sem público, para a 1.ª Divisão Nacional, que foi um jogo de sentido único, com o Benfica a comandar o jogo e o marcador, vencendo o encontro sem qualquer contestação, e confirmando o resultado ocorrido na 1.ª volta. No final do primeiro tempo o resultado já era completamente esclarecedor com o Benfica a vencer por 18-7, para nos segundos 30 minutos indo progressivamente aumentar o diferencial que chegou a ser de 18 golos (32-14), cerca dos 57 minutos. Com esta vitória o Benfica continua na discussão dos primeiros lugares nesta Fase da Prova, e contou neste jogo, com as excelentes prestações dos seus guarda-redes, pois quer Hugo Figueira (50% de eficácia), quer Miguel Espinha (56% de eficácia), estiveram muito bem pois por sua vez os seus colegas de posto no Boa Hora, prestações que não contribuíram em nada para um melhor resultado da sua equipa, sendo o melhor dos três usados, o experiente António Ribeiro (13% de eficácia). A gestão do Plantel do Benfica resultou, em 12 jogadores a marcarem golos, com Nyokas (83% de eficácia), e Alexandre Cavalcanti (50% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foram os seus principais marcadores com 5 golos. Por sua vez o melhor marcador do Boa Hora não foi além dos 4 golos, e foi Tiago Figueiredo (100% de eficácia). Com esta nova derrota dificilmente a equipa do Boa Hora, poderá discutir um lugar no Grupo A na Fase seguinte da prova.

No Dragão Caixa, que se apresentou com menos público do que o norma, tivemos o FC Porto / AA Avanca, que foi mais um encontro onde foi confirmado o resultado da 1.ª volta, e que terminou com a esperada vitória do FC Porto, apesar da sua entrada em jogo, ser passiva, e adormecida, de tal forma que o seu técnico solicitou um time Out, cerca dos 11 minutos, quando o resultado era uma igualdade a 6 golos, ainda se repetiu aos 7 golos, para a partir desse momento a equipa do FC Porto, altera completamente a sua postura em jogo, e assumir o seu comando na totalidade, realizando um parcial 7-0, entre os 17 e os 26 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 17-10, com uma AA Avanca em nítida quebra anímica. No segundo tempo o FC Porto, não abrandou o ritmo de jogo, e apenas permitiu que a equipa da AA Avanca, concretizasse apenas 8 golos, e tivesse um novo período em que sofre um parcial de 9-0, entre 42 e os 52 minutos, com o FC Porto a estabelecer uma diferença final de 21 golos. Uma referência para presença do jovem de Francisco Oliveira na baliza do FC Porto (40% de eficácia), depois de ter substituído Alfredo Quintana (38% de eficácia). Na equipa do FC Porto, com 12 jogadores a marcarem golos, o que diz bem da gestão realizada pelo seu plantel, António Areia com 6 golos (86% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), foi o seu principal marcador. Na AA Avanca, com os seus guarda-redes, abaixo do desejado, o seu melhor marcador, não passou dos 4 golos (Nuno Carvalho, 80% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros). O FC Porto, mantêm-se assim no comando da classificação nesta Fase da Prova.

Na Maia, disputou-se o Ismai / CCR Fermentões, que foi o encontro mais equilibrado da jornada, apesar da vitória do Ismai, a confirmar a vitória da primeira volta, sendo também o único com ocorrências disciplinares. O equilíbrio manteve-se durante os 60 minutos, com o resultado ao intervalo a ser o espelho puro desse equilíbrio, com o Ismai a vencer por 11-10. No segundo tempo o CCR Fermentões, deu a volta ao marcador e aos 37 minutos vencia por 15-12, para aos 55 minutos ainda estar na frente do marcador por 20-19, e ainda colocando o marcador em 21-19, para sofrer um parcial de 3-0, nos minutos finais que deram a vitória a equipa maiata, pela diferença mínima. No Ismai, Ricardo Castro na baliza com 32% foi um dos seus principais elementos, mas superado por Pedro Carvalho de 40% de eficácia, na baliza do CCR Fermentões. Hugo Santos com 9 golos (82% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), a ser o melhor marcador do Ismai, e com José Pintos com 6 golos (60% de eficácia, 6 em 6 de 7 metros), a ser o melhor marcador do CCR Fermentões.

No Pavilhão do Águas Santas, realizou-se o Águas Santas / Arsenal, jogo, que confirmou o resultada da primeira volta, e que estranhamente teve uma fraquíssima assistência. Encontro em que o Arsenal conseguiu equilibrar, o jogo e o marcador até cerca dos 15 minutos, momento em que se registava uma igualdade a 6 golos, mas a partir desse momento o Águas Santas assume o comando do jogo e do marcador, realizando um parcial de 6-0, entre os 19 e os 25 minutos, colocando resultado em 15-7 a seu favor, e terminou a boa prestação que o Arsenal vinha realizando, para o intervalo chegar com os maiatos a vencer por 18-9. No segundo tempo a diferença de planteis foi notória e a equipa maiata foi aumentando o diferencial. Apesar de tudo o Arsenal que não foi ainda desta vez que obteve os seus primeiros pontos positivos na prova, por outro lado o Águas Santas com esta vitória, iguala o Belenenses embora tendo menos um jogo, em termos pontuais na tabela classificativa. Na Baliza do Águas Santas, mais uma vez o experiente António Campos com 59% de eficácia, foi uma das sua figuras, com a sua equipa a ter 14 jogadores a marcarem golos, sendo Pedro Cruz com 10 golos (63% de eficácia, 1 em 3 de 7 metros), a ser o seu principal marcador, uma referência para Nuno Brito na baliza do Arsenal com 33% de eficácia, com os seus melhores marcadores a não irem além dos 4 golos (Miguel Gomes, 50% de eficácia, e Pedro Pando, 67% de eficácia).

No Flávio Sá Leite, tivemos o ABC / SC Horta, que se apresentou, na nossa opinião “despido” de público. Tivemos um encontro de sentido único, com a equipa bracarense a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos, de tal forma aos 15 minutos de jogo já vencia poe 11-3, para chegar ao intervalo a vencer por 19-8, após um parcial de 4-0, nos minutos finais do primeiro tempo. No segundo tempo não se registaram alterações, embora o ABC, tenha gerido o seu plantel, realizando um parcial de 9-0, entre os 43 e os 55 minutos de jogo, colocando o resultado em 37-14. Este resultado permitiu, que o ABC utilizasse os seus 3 guarda-redes, com Carlos Oliveira a ter 50% de eficácia, e a ter 12 jogadores a marcarem golos, com Dario Andrade (100% de eficácia), e Francisco Silva (55% de eficácia), a serem os seus principais marcadores com 6 golos, com José Silva no SC Horta ser o seu melhor marcador com 5 golos (83% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), mas eficácia dos seus guarda-redes, desta vez, esteve abaixo do normal, sendo Tiago Braga com 18% de eficácia, o seu elemento mais eficaz. O ABC com esta vitória mantêm-se na discussão pelos lugares de acesso ao Grupo A, por sua vez o SC Horta, embora com menos um jogo, continua nos últimos lugares da tabela classificativa.

Classificação actual – 1.º FC Porto (+1 jogos, 52 pontos), 2.º Sporting (-1 jogo, 46 pontos), 3.º Benfica (- 1 jogo, 44 pontos), 4.º ABC (17 pontos), 5.º Águas Santas (-1 jogo), e Belenenses (39 pontos), 7.º Madeira SAD (-2 jogos, 33 pontos), 8.º Boa Hora (+1 jogo, 32 pontos), 9.º Ismai (-1 jogo, 29 pontos), 10.º AA Avanca (-1 jogo, 26 pontos), 11.º CCR Fermentões (24 pontos), 12.º SC Horta (-1 jogo, 20 pontos), 13.º AC Fafe (-2 jogos, 19 pontos), 14.º Arsenal (17 pontos). 

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

Olhando os resultados temos de indagar se isto é um campeonato? Continuem! No futebol fomos campeões da Europa e é o que se vê| A Europa a rir alto de nós!

Anónimo disse...

Banhadas, última jornada n deveria ser toda à mesma hora e dia??

Anónimo disse...

Depois de ver estes resultados para quando um campeonato com 10 equipas no maximo, nem que se faça a 3 voltas isto é uma vergonha.
Para quando a federaçao mete maos nisto e nao deixa equipas inscrever jogadores se devem os vencimentos aos que ja la estao.

Anónimo disse...

Quanto é que o mad sad paga a fap para ter esta dupla em 80% dos jogos??