gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 1 de março de 2019

Arbitragem – Acções de Formação – CA – 2018/2019 – VIII


ACÇÕES DE FORMAÇÃO
E
 PREPARAÇÃO DA FASE FINAL (PO01)
DAS FASES FINAIS

Em 18-01-19, publica o CA (Conselho de Arbitragem da FAP), a sua circular N.º 016 da corrente época, onde indica, as próximas acções de Formação, informação relativa a formação para a época 2018 / 2019, e para a Época 2019 /2020. E pela nossa parte só temos de nos congratular pela antecedência da divulgação, que aqui reforçamos.

Publicita Um curso de preparação para a Fase Final da PO01 (que replica a informação da circular N.º 8 de 22-09-18) – com uma enorme diferença é que a anterior referia que a mesma era só apenas Árbitros de Nível IV, e a circular N.º 016 é completamente omissa, dos destinatários da mesma, referindo-se, genericamente a “quadros de arbitragem”. Esperávamos e questionávamos, “Será que está englobados os Oficiais de Mesa? Quem? Quais? Existem?” Mantém no entanto as datas de realização, em 15, 16 e 17 de Março de 2019, e informava que seria “em local ainda por designar, mas com uma novidade será na Região Norte”.

Em relação a este curso, perguntávamos na altura “…a quem é destinado, qual o nível dos árbitros que irão estar presentes? E quem serão? Estarão apenas presentes árbitros do Nível IV, ou haverá outros níveis? É de preparação para a PO01, significa claramente que só irão dirigir jogos da Fase Final da PO01, será que esta omissão terá a ver, com o facto de que a dupla internacional constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que esta época por “aberração” está colocada no Nível III? Responda quem souber!”

Questionávamos ainda:

“… que as outras Fases Finais ou 2.ª’s Fases em andamento, são completamente marginalizadas, em especial a PO09, pois apenas é referida a PO01, Porquê?”

E levantávamos a questão da programação, finalmente o CA Publica a Circular N.º 018 (28-02-19), que esclarece tudo, ou quase tudo, e onde se verifica que o CA, é apenas o seu Presidente pois tudo o resto é “paisagem pura”

Sobre esta circular começamos por verificar que deixou de ser de preparação para a PO01, mas começa por ter por Titulo “ CURSO DE FORMAÇÃO ÁRBITROS E DELEGADOS – FASES FINAIS ÉPOCA 2018 / 2019”. O que significa que tivemos razão em tudo o que afirmamos, pois deixou de ser exclusivamente para a PO01 (pelo menos na sua divulgação, veremos em termos de conteúdo), deixou de dizer quadros de Arbitragem, e passou a definir claramente que é para árbitros e delegados, “alguém nos lê”, pois não existiram comentários dos profissionais dos mesmos acercado tema. E finalmente divulga o programa, os prelectores, e o local (Hotel de Guimarães).
Os prelectores, são sem muita surpresa – António Marreiros, Dragan Nachevski, e Remi Galipeau, seria interessante saber os custos desta acção, pois não é certamente barata, e destina-se apenas a 18 duplas (Será que vão fazer as Fases Finais, todas?), e a 12 Delegados (A pergunta a colocar é a mesma), e já agora os Observadores vão observar o quê? Se não estão presentes, nem convocados para a acção?

Um outro motivo estranho, prende-se com a não convocatória da dupla de Nível 4 de Braga, constituída por Alberto Alves, e Jorge Fernandes, qual o motivo? No mínimo estranho.

Lista dos convocados
Mas continua a ser surpreendente, que nenhum técnico português tenha sido convidado, ou será que desta vez iremos ter relatório da acção, pois questionamos a validade destas opções, pois será? Que os técnicos, os atletas e os adeptos, não têm o direito de saber quais são as indicações futuras, ou será que iremos ter problemas nos jogos, devido à ignorância, por não divulgação atempada das directrizes e da forma de aplicação das Regras? Mas tenhamos esperança, até lá ainda existe tempo.

No entanto todas as acções que possam contribuir para um verdadeiro desenvolvimento e melhoria de qualidade da modalidade, e desde que não seja para satisfação do ego de alguns, são sempre bem-vindas

O Regras

3 comentários:

Anónimo disse...

Eis uma demonstração de quem serve ou se serve da modalidade

Anónimo disse...

O sr.DR. agora nem manda fazer comentários, pois os delegados que não estão indicados mas vão exercer funções são os seus amigos todos. Banhadas, isto também devia ser denunciado.

Grande Modalidade
Um adepto e dos velhos

Anónimo disse...

@banhadinhas

Ver a Circular nº14 onde está explícito o motivo da não presença da dupla de Braga, Alberto Alves, e Jorge Fernandes.

A pressa é tanta para dizer mal que nem confirmam os factos...


Mas continua a ser surpreendente, que nenhum técnico português tenha sido convidado, ou será que desta vez iremos ter relatório da acção, pois questionamos a validade destas opções, pois será? Que os técnicos, os atletas e os adeptos, não têm o direito de saber quais são as indicações futuras, ou será que iremos ter problemas nos jogos, devido à ignorância, por não divulgação atempada das directrizes e da forma de aplicação das Regras?

Ouvir dizer que todos os clubes foram convocados para estar presentes na acção... Surpreendentemente apenas um clube confirmou a sua presença e advinhem lá quem foi...

Vão lá fazer o trabalho de casa...