gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 9 de março de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 50 – 2018 / 2019 – I


Penúltima crónica desta Fase da PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
19.ª Jornada
Dia 09-03-19
Benfica 26 – 25 Sporting
26.ª Jornada
Dia 09-03-19
SC Horta 26 – 24 AA Avanca
AC Fafe 22 – 23 Madeira SAD
FC Porto 31 - 19 Ismai
Águas Santas 36 – 23 CCR Fermentões
Dia 13-03-19
Arsenal - Sporting (20H00)
ABC - Boa Hora (20H00) Andebol TV
Belenenses - Benfica (20H00) Andebol TV

Equipas Já apuradas para o Grupo AFC Porto (37 Pontos), Sporting, Benfica, Águas Santas (30 pontos) e Madeira SAD (30 pontos).

Equipas Já apuradas para o Grupo B – AA Avanca (24 pontos), Boa Hora, SC Horta (20 pontos), Arsenal, CCR Fermentões (18 pontos), AC Fafe (17 pontos), e Ismai (25 pontos)

Nota – Equipas, apresentadas, sem nenhuma ordem específica, com a indicação dos pontos que transitam para a Fase Seguinte da Prova. Faltando ainda decidir, o 6 apurado para o Grupo A que sairá do duo Belenenses e ABC.

Crónica, onde infelizmente teremos de criticar a “originalidade” como termina esta Fase da Prova, pois nem no tempo da “LIGA”, se passaram situações com as referidas para uma jornada final de uma prova, onde existem pontuações para definir, pontuações que transitam para Fase Final da prova, embora a FAP, se possa defender sempre com o interesse da prova, e com os casos omissos, a realidade, é que não se compreende como: 1.º - Todos os Jogos da última Jornada, não disputados no mesmo dia, conforme prevê o Regulamento Desportivo da mesma.
2.º - Não se compreende e consideramos até anti desportivo, e poderia ser gerador de conflitos, que nos dias em que é disputada não sejam todos os jogos à mesma Hora conforme é previsto Regulamentarmente.
3.º - Não se compreende como um encontro relativo à 19.ª jornada, é disputado depois de já terem sido disputados jogos da última jornada, todas estas acções são uma imagem puramente negativa da modalidade e do seu planeamento.
Teremos de repetir, que estas não devem ser as vicissitudes do Andebol Nacional.
Tivemos nos jogos disputados este fim-de-semana, tivemos dois encontros com resultados diferenciados do verificado na 1.ª volta, e um jogo onde infelizmente se registaram ocorrências disciplinares.

Benfica 26 – 25 Sporting
Jogo disputado na Luz 2, que se apresentava com uma excelente moldura humana, que com as duas equipas a apresentarem novidades nos inscritos no Boletim de Jogo, com o regresso à competição de Pedro Seabra Marques (apenas concretizou livres de 7 metros), pelo Benfica, e de Cláudio Pedroso (nem jogou) pelo Sporting, em ambos os casos saudamos os seus regressos. Onde se verificou no final dos 60 minutos a vitória do Benfica, que desta forma, rectificou o resultado ocorrido na 1.ª volta. Tivemos 30 minutos onde as equipas alternaram os bons momentos com momentos menos bons, e onde cometeram bastantes falhas técnicas incluindo maus passes, sobressaindo neste período os dois guarda-redes Borko Ristovki (39% de eficácia) pelo Benfica, e o homem do jogo (na nossa opinião) e Matevz Skok (26% de eficácia) pelo Sporting, que aos 12 minutos vencia por 8-4 (maior diferença no primeiro tempo), mas a partir deste momento o Benfica começa a dar mostras de uma maior segurança defensiva, com a equipa do Sporting, a estar precipitada no seu ataque, e o Benfica onde o seu lateral Nyokas (5 golos, 63% de eficácia) a realizar uma excelente exibição, de tal forma que aos 26 minutos temos uma igualdade a 11 golos, situação que se foi mantendo até chegar ao intervalo com uma igualdade a 14 golos, tendo o Sporting, um esclarecido Tiago Rocha (7 golos, 78% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), neste período. No segundo tempo, verificamos mais uma vez um jogo de grande equilíbrio, e com a diminuição de falhas técnicas, onde na equipa do Benfica o seu guarda-redes tenha sido o homem do jogo incluindo a defesa no último segundo do jogo. O jogo teve jogadores em sub rendimento, sendo Carlos Carneiro um deles, e do outro lado tivemos Cavalcanti que não esteve ao nível dos últimos jogos. Uma referência para o facto de a equipa do Benfica ter tido onze jogadores a marcarem golos, sendo um deles João Pais (5 golos, 100% de eficácia), uma última palavra para Edmilson Araújo pelo que jogo que realizou (5 golos, 56% de eficácia). Neste segundo tempo aos o Benfica chega pela 1.ª vez ao comando do marcador aos 39 minutos (19-18), para aos 44 minutos estar novamente em desvantagem por 22-19, e realizando uma excelente recuperação com base na forma como defendeu, e não como atacou. Com este resultado teremos certamente uma segunda fase da prova grupo A (discussão do titulo), bastante interessante em termos competitivos. Jogo dirigido pela dupla Internacional da Madeira, composta por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que não tiveram tarefa simplificada bem pelo contrário, sendo decisivos em termos disciplinares, mas falharam em nossa opinião em termos da faltado atacante e da lei da vantagem. Uma palavra para o comentador de que apenas eiste Desqualificação quando se atinge o guarda-redes na cara, sem este se ter mexido, então sim é considerado intencional, e deste modo não é sempre desqualificado de cada vez que é atingido na face.

FC Porto 31-19 Ismai

Jogo disputado no Dragão Caixa, a uma hora que não permitiu, ter uma assistência, digna das que normalmente se verificam neste pavilhão. Assistimos a um jogo “morno” por assim dizer, onde as inúmeras faltas técnicas cometidas, foram o principal motivo, de alguma desconcentração que se verificou em alguns atletas de ambas as equipas, em especial durante os primeiros 30 minutos, onde o Ismai procurou levar os seus ataques até ao limite do jogo passivo, procurando desta forma minimizar os prejuízos, e o FC Porto, a responder com alguma passividade, de tal forma, que o resultado aos 16 minutos de jogo era uma igualdade a 6 golos, a partir deste momento o FC Porto assume o comando do jogo e do marcador, chegando aos 5 golos de vantagem (13-8) aos 27 minutos, para o intervalo chegar com o resultado em 15-9 a favor do FC Porto, onde Thomas Bauer (37% de eficácia) foi decisivo no nosso entender, pois Ricardo Castro na baliza do Ismai também esteve bem (26% de eficácia), de referir que o FC Porto sob aproveitar e bem as superioridades numéricas de que dispôs. No Segundo Tempo o FC Porto, apresentasse com outro ritmo de jogo, comandados e bem por Rui Silva (3 golos, 100% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e com Angel Hernandez (6 golos, 55% de eficácia), juntamente com Miguel Alves (6 golos, 67% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), a dar outra expressão ao resultado, apesar das diversas alterações táticas realizadas pelo Ismai, o resultado foi progressivamente dilatando-se chegando pela 1.ª vez aos 12 golos de diferença aos 25 minutos (29-12), e com a equipa maiata a dar mostras de conformismo e de cansaço, de referir nesta equipa o rendimento de Ricardo Mourão (5 golos, 100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), e falha de Hugo Santos (3 golos, 50% de eficácia, 1 em 3 de 7 metros), em especial nos 7 metros, bem como a desqualificação infantil de Délcio Pina (4 golos, 50% de eficácia) aos 48 minutos de jogo. Com esta nova vitória a equipa do FC Porto, confirmou o resultado ocorrido na 1.ª volta. Dirigiu o encontro a dupla madeirense constituída por Gonçalo Aveiro, e Hugo Fernandes, que na nossa opinião esteve bem na sanção progressiva, mas menos bem na falta do atacante, onde algumas foram transformadas em 7 metros.

No Pavilhão do Águas Santas, realizou-se o Águas Santas / CCR Fermentões, que foi mais um encontro, que confirmou o resultado ocorrido na primeira volta, com a vitória esperada da equipa maiata, que comandou jogo e o marcador durante os 60 minutos, e aos 10 minutos de jogo, já vencia por 6-1, situação que não mais largou com e ficou com a tarefa mais facilitada com a desqualificação de João Barbosa do CCR Fermentões, que ocorreu cerca dos 15 minutos de jogo, e aos 17 minutos de jogo, alcançou pela 1.ª vez o maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos (8 golos), quando vencia por 11-3, para o intervalo chegar com o resultado em 20-12, a favor do Águas Santas. No segundo tempo não se alterou o rumo do jogo, com a equipa maiata, cerca dos 50 minutos a vencer por 33-19 (14 golos de vantagem), maior vantagem registada em todo o encontro. Pedro Cruz com 11 golos (100% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e Belmiro Alves (5 golos, 100% de eficácia), foram os melhores marcadores do Águas Santas, que teve ainda nos seus homens de baliza duas prestações extremamente positivas, Alexandre Magalhães (44% de eficácia), e Henrique Carlota (33% de eficácia). Sérgio Ribeiro com 7 golos (54% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros) e Nuno Pinheiro com 6 golos (75% de eficácia), foram os melhores marcadores do CCR Fermentões, com David Cunha na baliza a ter uma boa eficácia (33%).

No Municipal de Fafe, disputou-se o AC Fafe / Madeira SAD, (jogo com ocorrências disciplinares), que foi um encontro de grande equilíbrio, em especial nos primeiros 30 minutos onde a equipa visitada, comandou a maior do tempo o marcador, vencendo por 5-1 à passagem do 9 minutos de jogo, para continuar na frente do marcador até cerca dos 22 minutos quando vencia por 10-7, momento em que o Madeira SAD, utiliza um Time OUT de equipa, que fi de uma oportunidade extrema pois de seguida faz um parcial de 4-0, e passa pela 1.ª vez para o comando do marcador por 11-10, para o intervalo ser atingido com uma igualdade no marcador a 11 golos. No segundo tempo, voltamos a ter um encontro de grande equilíbrio com diversas igualdades a verificarem-se, mas coma equipa do Madeira SAD a comandar por mais vezes o marcador, chegando a ter 3 golos de vantagem como por exemplo cerca dos 50 minutos de jogo, quando vencia por 21-18. E que terminou com a vitória da equipa insular pela diferença mínima, confirmando assim a vitória obtida na 1.ª volta. Na equipa do AC Fafe o seu melhor marcador não passou dos 4 golos (Gualther Furtado, com apenas 31% de eficácia), sendo o seu homem de baliza com 39% de eficácia (Nuno Silva), um dos grandes obstáculos da equipa madeirense, Daniel Santos com 5 golos (71% de eficácia) foi o melhor marcador da equipa do Madeira SAD, que teve na baliza o elemento “chave” do encontro com 48% de eficácia (Gustavo Capdeville).

Na Horta, realizou-se o SC Horta / AA Avanca, jogo, que tinha como principal interesse, a soma de pontos para a Fase Seguinte, pois qualquer das equipas está enquadrada no chamado Grupo B. Tivemos mais uma vez um primeiro tempo de total equilíbrio de tal forma que o resultado ao intervalo era uma igualdade a 11 golos, apesar da equipa continental ter comandado o marcador a maior parte do tempo, tendo chegado aos 3 golos de vantagem por exemplo aos 11 minutos quando vencia por 6-3, com o SC Horta em recuperação e iguala o marcador a 9 golos, aos 21 minutos de jogo, para o intervalo nos trazer a igualdade já referida. No segundo tempo apenas se registou equilíbrio nos momentos iniciais do mesmo pois a equipa insular, aos 45 minutos vencia por 22-13, para a AA Avanca, ter uma positiva reacção e cerca dos 48 minutos o resultado ser de 23-16, chegando aos 51 minutos com o resultado em 23-18, “obrigando” o técnico insular a solicitar um a Time OUT de equipa, na tentativa de meter ordem na casa, no entanto chegou aos 58 minutos a vencer por 26-22. Com a vitória da equipa insular, verificou-se uma alteração em relação ao verificado na 1.ª volta da prova. André Lima com 9 golos (64% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros). E Vinicios Carvalho com 6 golos (67% de eficácia), foram os melhores marcadores do SC Horta. Onde o seu guarda-redes Rui Pereira esteve bem com 37% de eficácia), Jenilson Monteiro (67% de eficácia), e Ruben Ribeiro (69% de eficácia), ambos com 6 golos cada, foram os melhores marcadores da AA Avanca, onde o seu guarda-redes com mais tempo ba baliza Luís Silva chegou apenas aos 20% de eficácia).

Classificação actual – 1.º FC Porto (74 pontos), 2.º Sporting (-1 jogo, 71 pontos), 3.º Benfica (-1 jogo, 69 pontos), 4.º Madeira SAD (60 pontos), 5.º Águas Santas (59 pontos), 6.º Belenenses (-1 jogo, 54 pontos), 7.º ABC (- 1 jogo, 53 pontos), 8.º Ismai (49 pontos), 9.º AA Avanca (48 pontos), 10.º Boa Hora (-1 jogo, 45 pontos), 11.º SC Horta (40 pontos), 12.º CCR Fermentões (35 pontos), 13.º AC Fafe (34 pontos), 14.º Arsenal (-1 jogo, 25 pontos). 

O Banhadas Andebol

13 comentários:

Anónimo disse...

Era bom que houvesse muitos jogos como este clássico Benfica-Sporting! No entanto o pavilhão não estava cheio, o que mostra a pouca "tradição" no Andebol por parte de adeptos! Sem o único central e o pivot mais completo, para além dum dos Lat dir, valeu um super GRedes! Resende é incrivelmente inteligente em termos táticos. Mas será que o Benfica é mesmo para lutar pelo título? Ouvem-se alguns rumores de vindas, será quem? Ver jogar Carlos Ruesga é um regalo, embora exagere nas solicitações a faltas e outras manhas. Cavalcanti foi quem mais evoluíu. Arbitragem com desacertos mas sem influencia. No entanto porque será que, são tão escolhidos para jogos desta envergadura? Talvez dado o equilíbrio entre os três candidatos, vá ver um ou outro jogo das decisões. Benfica mais á vontade devido a não andar por jogos Europeus. Sporting e Porto mais candidatos e uma grande desilusão o meu ABC.

Anónimo disse...

Não gostei de ver o Sporting perder o Derby de Lisboa. Dado o momento delicado pelo qual o clube passa, há que fazer escolhas entre modalidades! Este presidente terá de o fazer, sob pena de haver um desastre financeiro. Achei piada á festarola no pavilhão sem luz da EDP e, por momentos pensei que o Benfica estivesse em primeiro! Não sendo anti-Benfica ou anti contra qualquer das outras equipas, estranhei este comportamento e senti pena do nosso rival. Então o maior clube do mundo e que, tem mais de 60% da população de Portugal, por ganhar por um golito fica assim? Se bem estou informado em Andebol, nunca foram o maior clube de Portugal. A última vez que nos venceram foi num jogo de Taça e, nem é bom lembrar como foi...

Anónimo disse...

Pois, pois o SLB ganhou. Então não é que o treinador Resende perdeu o tino e contestou, contestou, esbracejou, esbracejou e não lhe aconteceu nada, nem árbitros nem delegados, nada. Coitado do Carlos Cruz! A máscara e os mitos caem com naturalidade, só que estes são muito mais protegidos.

Anónimo disse...

Falavam do Bruno mas que diferença há agora? Todos sabemos das dívidas monumentais a fornecedores, agora já é a clubes. Então e o sr. dr. continua a mandar vir jogadores tanto para futebol como modalidades? Até já se aposta no surf?! E gozam e tornam a gozar que, nós pagamos, não é? Sei de cor que o Benfica não nos ganhava á seis anos! Há quem se oriente bem a trazer os jogadores e o Zupo já nem está por cá!! Se o Benfica só tem um Central de raiz, porque temos três pontas esquerdos? Bem dizia o meu Pai que, desde João Rocha nunca mais existiu presidente neste clube! Meninos, bandalhos e vigaristas não faltam. Os mesmos que se iludiram com Bruno, agora atiram-lhe pedras! Há uma única verdade, os apoiantes do Sporting são os melhores e mais fiéis! Não nos julguem é masoquistas! Falta liderança!

Anónimo disse...

Assim não! Há no Sporting quem não corra. Se com os fruteiros estivemos a perder e recuperamos porque, eles na segunda deram o estoiro, agora estivemos a ganhar até aos 55 m. Esta equipa custa mais que os nossos rivais galinhas e fruteiros juntos, assim não! O Porto não tem dois Gr como nós. Falta-lhes ponta esquerdo e lateral. O Benfica tinha o central lesionado e laterais só o Cavalcantti. Tem lá estrangeiros que não os queria dados. Olhando a equipa técnica, nota-se que há dinheiro muito mal gasto. O treinador adjunto é um puto e o dos guarda redes, ninguém o conhece. Ao menos o principal ainda foi um bom jogador.
Sócio c\ Gamebox.

Anónimo disse...

Para o que se gasta no Andebol temos o direito de exigir mais. Esta modalidade é especial mas, está entregue á sorte ou ao desleixo. Perdeu-se uma oportunidade de ficar com um travesseiro em vez duma pequena almofada. Afinal, fomos campeões sempre um pouco á rasquinha. Porquê? Se calhar a motivação é maior em jogos Europeus. Tiago não pode pensar que é o dono do jogo e obrigar a que o tirem do retangulo. Por acaso o mais novo deu conta do recado. senão tinhamos um sarilho. Se o treinador acaba contrato, como estamos a preparar a época seguinte, sabendo que financeiramente o clube está a pagar a loucura da irresponsabilidade? Acabem com a porcaria dos juve leos e outros que, só dão multas e criam ódios! Como se perde um jogo com melhor equipa e tendo o adversário três lesionados, dois deles influentes, uma vez que um é associado da santa casa. Estivemos em peso em casa dos rivais. Não havia um lugar vago!

Anónimo disse...

Ter Seabra no banco para marcar livres de 7 M? Não concordo! È um crime que Paulo Pereira, vá-se lá saber porquê, não o tenha na selecção! Mas acho que, ou joga ou não joga. Da mesma maneira para quê 3 Guarda-Redes no banco. Se fosse em jogos seguidos, tudo bem. Quando o Benfica for buscar estrangeiros ou Tugas que, tenha muito cuidado! Como o Risto, isso sim! È verdade que Gilberto vem? No Pavilhão Ninho da Àguia-Real é pra vencer tudo! Terzic pode vir a ser uma surpresa!

Anónimo disse...

Sendo adepto do Belém gostava era que o Benfica, Sporting e Porto, não viessem aqui buscar jogadores e ainda juvenis.

Anónimo disse...

COMO PODE SER POSSÍVEL ESTARMOS Á BEIRA DA FASE DO CAMPEONATO, EM QUE TUDO DECIDE E, A FEDERAÇÃO NADA DECIDE QUANTO AO CASHABALL-SPORTING? NÃO CHEGA OUVIR-SE VOZES DUM ARREPENDIDO QUE, ATÉ FALA DE QUANTO SE PAGA? ENTÃO SÓ AS DO APITO DOURADO É QUE ERAM VERDADEIRAS? SERÁ QUE POR UM CLUBE TER SIDO FUNDADO POR UM VISCONDE TEM DIREITO A SER BENEFECIADO? FOI TAL O ESFORÇO QUE FIZERAM PARA NOS VENCEREM QUE, DEPOIS PERDEM COM OS GALINÁCIOS...

Anónimo disse...

Penso que, felizmente, poucos têm noção da gravidade da lesão sofrida pelo Seabra. Congratula-se portanto o seu regresso...demonstrativo, por em tão pouco tempo, do seu denodo e enorme capacidade de sofrer e vencer adversidades.Mesmo que e para já para no banco, onde a sua importância também pode ser útil...
Lá para a fase final talvez se justifique outra utilização.
quanto ao SLB ...foi bom esta vitória, que coloca a fase final apetecivel...Plantel curto e desiquilibrado, mas o Resende lá vai afinando a orquestra.
FCP e SLB com equipas fortíssimas, equilibradas, poderosas, a quem é justo parabenizar pelo seu desempenho europeu.
Boa fase final em perspetiva.

Anónimo disse...

Gilberto vem? Claro que vem... vem passar férias a Lagoa, antes de iniciar as duas épocas que tem no contrato com o Montpellier!

Máquina da propaganda dos galináceos no seu melhor, a espalhar boatos para disfarçar a pobreza do seu plantel comparada com o investimento que fizeram em 2 jogadores estrangeiros.

Anónimo disse...

Liberdade implica responsabilidade. Gilberto faz tempo que anunciou ir para o Montpellier! Para quê invenções? Quem é do Benfica sabe que, não é com ex-juniores que se ganha. Essa da formação dá um gozo especial, é verdade!Mas, sabemos que para vencer tem de se ter uma base. No andebol nacional não pode haver lirismos de comprar para ser campeão. Pavilhões com 23, ou 47 pessoas (tive o cuidado de contar) não dão para muito! Infelizmente, até o Vollei vai tendo mais espectadores que o Andebol no Benfica. As modalidades que, DÂO MAIS devem ser as mais injectadas financeiramente. Para isso há um director de modalidades. Bons jogadores, novos e regulares jogam em campeonatos onde há 5, 6, 7 e 8 mil espectadores. Em Portugal há mais audiência em programas de tv, a falar dos escândalos do Var e claques. Paciência! Enquanto há dez canais a debater porcarias... só a Sport Tv dá a Liga dos Campeões de Andebol! Triste cultura! E eu nem aplaudo que uma Tv tenha, tudo do negócio futebol e, muito menos que hajam imagens que desaparecem! Em Portugal o dito campeonato só vai começar agora...

Anónimo disse...

Não vem o Gilberto mas... vai haver surpresas no Andebol de cá...
Quem é que vai saír? Não é só o Cavalcantti...