gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de março de 2019

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 21 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, em especial à PO09. 

É com tristeza, que esta semana vemos quebrada a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de este seja apenas um episódio, e que continuaremos a ter com regularidade transmissões no feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
19.ª Jornada
Dia 02-03-19
Maiastars 17 - 17 SIR 1.º Maio/CJB
Passos Manuel 25 - 31 Colégio Gaia
CS Madeira 29 - 27 JAC-Alcanena
CA Leça 27 - 34 Alavarium
Assomada 30 - 25 ARC Alpendorada
Madeira SAD 33 - 22 Juventude Lis
20.ª Jornada
Dia 03-03-19
CS Madeira 26 – 30 Juventude Lis
Madeira SAD 37 – 27 JAC-Alcanena

Apuradas para o Play OFF – Colégio Gaia, Madeira SAD, Alavarium, e SIR 1.º Maio/CJB.

Fim-de-semana, onde se disputou mais uma jornada dupla para alguns clubes, como é normal (19.º e 20.ª jornadas) com três (3) resultados a serem diferentes do ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, e infelizmente tivemos um encontro onde se verificaram ocorrências disciplinares. Prova onde a discussão pelo apuramento para o Play OFF (oito primeiros classificados), está ao “rubro”.

O CS Madeira que defrontou para a Jornada 19.º o JAC-Alcanena, venceu, e desta forma rectificou o resultado ocorrido na 1.ª volta, num jogo bastante disputado e com grande equilíbrio, verificando-se ao longo do tempo regulamentar diversas alternâncias no marcador, assim com algumas igualdades, no entanto a equipa insular chegou ao intervalo a vencer por 14-13, no segundo tempo voltamos a ter grande equilíbrio, no entanto a equipa do CS Madeira ao assumir o comando do marcador, sensivelmente a meio do segundo tempo, não mais perdeu o comando do mesmo. Cláudia Aguiar com 8 golos, Ana Franco, Jessica Gouveia, e Catarina Ascensão, todas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, Neuza Valente com 9 golos, e Ana Henriques com 5 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena. No segundo jogo que realizou no fim-de-semana a equipa madeirense, defrontou a Juventude Lis, e tal como na 1.ª volta, voltou a perder, apesar de ter comandado o encontro e o marcador durante os primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo na frente do marcador por 15-12, mas a Juventude Lis, no segundo tempo, reagiu bem ao jogo e realizou um excelente período, que lhe permitiu terminar o encontro como vencedora, resultado provavelmente que não estaria nas previsões de muita gente (nós incluídos). Encontro que terminou com 15 exclusões, o que reflecte a entrega das atletas ao jogo. Cláudia Aguiar com 7 golos, Sara Sousa e Ana Franco, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CS Madeira. Margarida Oliveira com 9 golos, Rita Campos com 6 golos, e Patrícia Mendes com 5, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis, apesar desta vitória a equipa continental não garantiu ainda um lugar nos 8 primeiros, tal como o CS Madeira.

O Madeira SAD, defrontou este fim-de-semana, primeiro para a jornada normal, a Juventude Lis, num pavilhão muito bem composto, vencendo o encontro com toda a naturalidade, e confirmando o resultado da 1.ª volta, num encontro praticamente de sentido único, com a equipa do Madeira SAD, a chegar ao intervalo já na frente do marcador por 16-11, no segundo tempo foi progressivamente dilatando a diferença terminando como vencedor sem qualquer contestação, tendo ainda a possibilidade de realizar uma completa gestão do plantel, que se traduziu, em 10 atletas a marcarem golos, com Mónica Soares e os seus 10 golos, a ser a sua principal marcadora. Na Juventude Lis as suas melhores marcadoras, não passaram dos 4 golos (Nicole Fonseca, Francisca Marques). No Segundo da jornada dupla, defrontou o JAC-Alcanena, e voltou a vencer, em mais um encontro onde a sua superioridade foi manifesta, apesar da réplica condigna da equipa do JAC-Alcanena, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 18-13. No segundo tempo, foi feita mais uma vez uma gestão do esforço, com a utilização de todo o plantel inscrito no boletim de jogo (12 jogadoras apenas), e foi progressivamente aumentado o diferencial existente que chegou a ser de 12 golos (35-23), para terminar com uma confortável margem, que “espelha” bem a diferença existente entre os dois planteis. Sara Gonçalves, e Mónica Soares, ambas com 7 golos, cada foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, com Carolina Justino e os seus 7 golos, e Neuza Valente com 5 golos, a serem as melhores marcadoras do JAC-Alcanena. Com esta vitória a equipa do Madeira SAD ascende ao 1.º lugar à condição pois têm mais um jogo disputado que o Colégio Gaia.

Tivemos, na Maia, o Maiastars / SIR 1.º Maio/CJB, que terminou numa igualdade, e com este resultado, tivemos uma das alterações verificadas na 19.ª Jornada, em relação ao verificado na jornada homóloga da 1.ª volta. Foi um encontro muito disputado, com alternâncias no comando do jogo e do marcador, embora a equipa maiata, chegasse ao intervalo na frente do marcador (10-8). Na nossa opinião o facto de a equipa da Marinha Grande, já se encontrar apurada para o Play OFF, terá provavelmente influenciado o rendimento global da equipa, sem com esta a firmação retirar qualquer mérito à prestação da equipa maiata, no entanto no segundo tempo a equipa do SIR 1.º Maio/CJB, apresentou-se em campo com outra predisposição, equilibrou o resultado e o encontro, levando a mesmo terminasse numa igualdade, conforma já referimos. No Maiastars, as suas melhores marcadoras, não passaram dos 4 golos e foram, Sofia Jesus, Kelly Rodrigues, e Ana Silva, com Adriana Lage e os seus 5 golos, a ser a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB.

O Passos Manuel, defrontou na condição de visitado o Colégio Gaia, e voltou a perder tal como na primeira volta, mas oferecendo uma réplica não esperada por muita gente, obrigando a equipa do Colégio gaia, a usar tidas as suas “armas”, para levar de vencida o encontro, após um equilíbrio inicial, mas a forte equipa do Colégio soube reagir, conforme já referido chegando ao intervalo já na frente do marcador por 19-16, mas mais uma vez tivemos uma forte reacção da equipa do Passos Manuel, que se aproximou “perigosamente” no marcador da equipa do Colégio Gaia, mas nova reacção do Colégio Gaia, leva a equipa a vencer o encontro, embora não com a facilidade que por ventura esperaria. Joana Reis com 12 golos, e Mariana Faleiro com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, com Helena Soares e os seus 7 golos, e Sandra Santiago com 6 golos, a serem as melhores marcadoras do Colégio Gaia.

Em Leça da Palmeira, realizou-se o CA Leça / Alavarium, que tal como na primeira volta, terminou com a vitória da equipa do Alavarium, que apenas sentiu algumas dificuldades no início do encontro, pois após a assumir o comando do marcador e do jogo, não mais o largou e chegou ao intervalo a vencer por 18-14, para no segundo tempo dilatar a vantagem. Filipa Ventura com 7 golos, e Maria Santos com 6 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça, com Soraia Fernandes a marcar 9 golos, Mariana Azevedo, e Grecy Santos, ambas com 6 golos, cada, a serem as melhores marcadoras do Alavarium.

Tivemos o único encontro onde se verificaram ocorrências disciplinares, no Assomada / ARC Alpendorada, sendo igualmente um jogo, onde ao terminar com a vitória da equipa do Assomada, foi rectificado o resultado ocorrido na primeira volta desta Fase da Prova. Jogo muito equilibrado em especial nos primeiros 30 minutos, com o resultado ao intervalo a demonstrar esse equilíbrio, pois equipa da Assomada, vencia pela diferença mínima (15-14), No segundo tempo o jogo continuou a decorrer com forte equilíbrio, até cerca de meio do segundo período do jogo, momento em que a Assomada assume em definitivo o comando do jogo e do marcador, terminando o encontro como vencedora. Rute Fernandes com 8 golos, e Marta Coelho com 7 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, com Sara Barbosa e os seus 8 golos, e Beatriz Figueiredo com 6 golos, a serem as melhores marcadoras do ARC Alpendorada.

Classificação Actual – 1.º Madeira SAD (+1 jogo, 56 pontos), 2.º Colégio Gaia (54 pontos), 3.º Alavarium (51 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (42 pontos), 5.º CS Madeira (+ 1 jogo, 37 pontos), 6.º Juventude Lis (+ 1 jogo, 35 pontos), 7.º Maiastars (34 pontos), 8.º Assomada (33 pontos), 9.º JAC-Alcanena (+ 1 jogo, 32 pontos), 10.º ARC Alpendorada (31 pontos), 11.º Passos Manuel, e CA Leça (29 pontos).

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

O resultado do CSMadeira x Juve Lis, para quem esteve a seguir o jogo através do Potal da FAP, talvez não seja surpresa. Uma derrota da Juve poderia ter sérias consequências nesta parte final da 1ª Fase, onde várias equipas lutam por um lugar nos 8 primeiros classificados. Não me admira que a dupla de árbitros tenha ido à Madeira com uma lição bem estudada..... Pena de facto não termos podido assistir a este jogo na AndebolTV.