segunda-feira, 4 de abril de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 26 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
6.ª Jornada
Juventude Lis 25 – 19 Juventude Mar
7.ª Jornada
Madeira SAD 28 – 21 Alavarium
João Barros 19 – 12 Juventude Lis
Académico FC 21 - 27 Colégio Gaia
Juventude Mar 26 – 38 Gil Eanes

A última jornada desta fase final teve resultados esperados embora quer o Madeira Sad quer o Colégio João de Barros tiveram mais dificuldade em bater o Alavarium e a Juve Lis do que seria de esperar e do que os resultados finais indicam. Comecemos pelo jogo da Madeira.

O Alavarium fez uma primeira parte de top no Funchal. Qualidade na circulação da bola e uma defesa que não nos cansamos de elogiar criaram muitos problemas ao Madeira Sad. Ao intervalo venciam por 15-12 perante umas madeirenses irreconhecíveis, com erros defensivos assustadores. Na segunda parte, as jogadoras do Madeira Sad arregaçaram as mangas mas apenas se conseguiram verdadeiramente distanciar nos últimos 15 minutos, num jogo que se tornou muito mais difícil do que esperavam e beneficiando de boas exibições de Rita Alves e Cláudia Aguiar, enquanto no Alavarium Cláudia Correia, Diana Roque e Filipa Fontes foram as melhores. Acabou por ser um jogo muito mais interessante do que se esperava e que espelhou bem o actual momento das duas equipas: Um Madeira Sad sem chama, sem motivação, sem organização e um Alavarium cheio de garra, muito bem orientado e com um espírito de grupo que facilmente salta à vista e mostrou porque é a grande sensação deste campeonato, apesar da baixa média de estatura da sua equipa.

Quem quer ver bom andebol nunca deve ir ver os jogos entre o Colégio João de Barros e a Juve Lis. As equipas conhecem-se tão bem e os treinadores conseguem tão bem neutralizar os pontos fortes do oponente que os jogos têm sempre poucos golos e as defesas prevalecem sobre o ataque. E este jogo foi o espelho do que tem sido os confrontos entre estas equipas. Apesar de todo o mérito da estratégia engendrada por Paulo Félix, 12 golos da Juve Lis em 60 minutos é mau demais para ser verdade. Falhas técnicas consecutivas e a tentativa de servir a sua jogadora pivot quando ela estava a ser implacavelmente marcada pelas suas oponentes. Apesar disso, conseguiram equilibrar toda a primeira parte, fruto de uma defesa notável e de uma excelente exibição da sua Guarda-redes. Contudo, na segunda parte, a incapacidade ofensiva foi gritante e faltou uma Rita Chaves ao seu melhor nível. Aliás, ela e Diana Pereira estão uns furos abaixo do que já lhes vimos fazer e tem sido a jovem Inês Silva a aguentar a sua equipa. O Colégio João de Barros não fez um bom jogo, mas a sua notável defesa ao longo de todo o jogo chegou para vencer, beneficiando de uma Inês Catarino que continua a fazer um grande campeonato e da eficácia na baliza, algo pouco referenciado esta época. As jogadoras estão confiantes e isso nota-se na forma como conseguem resolver os jogos.

O Colégio de Gaia conseguiu a sua primeira vitória no campeonato. E quando isso sucede na última jornada da primeira volta, acho que isso diz bem da péssima prestação da equipa de Paula Castro. Contudo, neste jogo, desde cedo o Colégio mostrou que era a melhor equipa em campo com uma defesa que limitou muito o jogo ofensivo do Académico do Porto. Fernanda Carvalho, apesar da má época da sua equipa, continua a fazer uma boa época e parece que os anos não passam por ela. Desta vez, teve a companhia de uma Andreia Ramos que efectuou uma das melhores exibições da época e a equipa precisa bastante da sua central. E Ana Rita Costa efectuou uma excelente exibição, algo que não tem sido prática corrente nesta fase final. Pelo Académico, Joana Oliveira e Isabel Oliveira foram as melhores mas a equipa parece estar claramente em má forma física. As atletas não têm velocidade de reacção, faltam pernas e assim é difícil vencer.

O Gil Eanes continua o seu caminho rumo ao título. Desta vez a vítima foi a Juve Mar que até realizou uma boa exibição, sobretudo em termos ofensivos sob a batuta de Sandra Peixoto que sabe jogar e fazer jogar. Mas o ataque rápido e contra-ataque do Gil Eanes eram difíceis de travar e a jovem Soraia Lopes continua a aproveitar muito bem todos os minutos que lhe são dados e foi bonito ver uma excelente exibição de Celeste Viana no seu regresso a uma casa que a viu nascer. O Gil está muito perto do título, a equipa respira confiança por todo o lado e ainda não fez uma má exibição nesta fase final. Quando assim é, facilmente se pode concluir que o mais que provável título ficará bem entregue.

Finalmente, a jornada anterior ficou acertada depois da realização, este Domingo, do Juve Lis – Juve Mar. As leirienses acabaram por levar a melhor, apesar do equilíbrio na maior parte do jogo. Nota-se que as leirienses não estão mesmo em grande forma mas que a sua excelente defesa consegue resolver os jogos com as equipas mais débeis. Desta vez, além da inevitável Inês Silva, finalmente Diana Pereira fez um bom jogo, ela que tem sido uma das grandes desilusões esta fase final. Na equipa da Juve Mar, Sandra Peixoto voltou a ser a melhor, mas é justo destacar uma jovem que vai aparecendo e que tem ajudado a equipa: Ana Couto.

A próxima jornada pode decidir o título. Se o Gil Eanes conseguir vencer em Pombal, ninguém conseguirá impedir as algarvias de revalidarem o título nacional. Nós estaremos lá para contar tudo o que se passou.

Críticos Femininos

39 comentários:

  1. No Funchal a equipa de Duarte Freitas apanhou novamente um tremendo susto, imposto pela surpreendente equipa aveirense do Alavarium que conseguiu chegar ao final do 1ºtempo a vencer por 15-12. No segundo tempo a equipa madeirense fez jus à sua condição de favorita e deu a volta ao marcador, acabando por vencer por uma margem bastante confortável 28-21. Rita Alves e Claudia Aguiar com 7 e 8 golos respectivamente, deram o mote para a reviravolta enquanto que do lado aveirense a inevitável Claudia Correia bem tentou prolongar o desespero madeirense mas só deu para assustar no 1ªtempo.

    No derby leiriense, vantagem para o João Barros numa partida onde o aspecto defensivo de ambos os conjuntos superiorizou-se claramente aos ataques. Equilíbrio em todos os aspectos do jogo no 1ºtempo, vantagem de 1 golo (8-7) para a equipa da casa que só no 2ºtempo conseguiu um ligeiro ascendente com destaque para Inês Catarino (8 golos) que foi claramente a figura do jogo.

    Em Ermesinde, o Gil Eanes como já é hábito ligou o turbo e passeou a sua classe vencendo sem qualquer sobressalto. A confiança é tanta no campeão nacional, que praticamente as jogadoras já sentem o “glorioso peso” das faixas de campeão e quando o motor gripa (Ana Seabra) os sobressalentes lá estão a carborar, destacando-se desta vez Soraia Lopes (10 golos). Sandra Peixoto e Andreia Escrivães (6 golos cada) pelo lado das nortenhas bem tentaram puxar a equipa e remar contra a maré, mas o seu esforço não compensou.

    No derby portuense, finalmente o sabor da vitória a cair nas mãos do Colégio Gaia que resolveu o jogo no 1ºtempo ao chegar ao intervalo já com a vantagem de seis golos (14-8). Vantagem essa gerida no 2ºtempo com Fernanda Carvalho (10 golos) a ser a figura do jogo.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma prova que o Duarte não percebe nada do que faz.

    ResponderEliminar
  3. Banhadas e Críticos Femininos:

    Tudo indica que vamos ALL STAR Feminino no final desta temporada.

    Mais pormenores no link http://andebolfemininoportugal.blogspot.com/2011/04/pombal-recebe-all-star-game-de-andebol.html

    Eis a concretização duma excelente ideia manifestada já na época passada pelo Cid Ramos, e que não pode ser realizada naquela época desportiva, mas está em marcha para esta época.

    Façam o favor de passar a palavra, em ordem a termos um andebol (neste caso, feminino) cada vez melhor ...

    ResponderEliminar
  4. melhor marcadora é sinónimo de melhor jogadora?

    um jogo ganha-se também na defesa e não apenas no ataque ..

    ResponderEliminar
  5. Quem é que jogou em Ermesinde ???

    ResponderEliminar
  6. Se existir o All Stars feminino nao se esqueçam de convocar o Duarte para treinador!!!!

    ResponderEliminar
  7. Vocês gostam de picar...
    Para o All Star o Duarte nem era mau, é para o espectaculo!!!

    ResponderEliminar
  8. tenho uma pergunta para o treinador da SAD: quais sao os seus objectivos para este ano? ganhar as provas onde participa ou promover uma atleta onde todas as jogadas da equipa sao para a mesma jogadora e quando faz falhas constantes ao longo do jogo so lhe passa a mao na cabeça?é assim que quer ganhar jogos e praticar o mau andebol que pratica?

    ResponderEliminar
  9. Só falta o Duarte fazer uma palestra com o tema "como levar um projecto de milhares de euros ao insucesso?"

    ResponderEliminar
  10. Um campeonato equilibrado com algumas equipas a apresentar no momento certo as credenciais na luta pelo título e outra menos preparadas ou novas na fase final ou pouco experiencia caso do Académico e Juv.Mar que tudo fazem mas os recursos são escassos.
    Há que tirar e analisar quanto ao futuro desta equipas para que o andebol feminino possa evoluir interna e externamente.
    No jogo do Academico-Colegio de Gaia vitória justa e bem construída pelas atletas do Col.Gaia e sua treinador Marisa e um académico com problemas de condição física(quando o treino não minimamente elaborado e com a presença das atletas principais os resultados são inconstantes e normalmente negativos.
    Vamos dar tempo ao tempo, mas o desnível de capacidade dos planteis na fase final é muito grande.
    Vilhena

    ResponderEliminar
  11. Tanto quanto sei o Presidente da A A Braga informou na ultima AG da FAP, que a AAB, com colaboração da FAP, vai organizar a 1ª Gala Nacional do andebol, que inclui o Feminino e Masculino. Esta Gala acho que será coincidente com um torneio sénior internacional e mais um conjunto de acções que decorrerá no último fim-de-semana de Agosto, durante oito dias, que Augusto Silva aplida de "uma semana com o andebol em festa". A All Stars está incluía nesta Gala? Se não está, não será possível incluir no programa da Gala?

    ResponderEliminar
  12. Transferências…. desejos / já concretizadas /saídas

    1ª Divisão
    Gil Eanes -» Cláudia Correia, Ana Andrade / Nenhuma / Ana Seabra
    Sad -» Cláudia Correia, Ana Pereira, Maria Pereira e Ascensão / Maria Pereira/ Ana Andrade e Ana Correia
    João de Barros -» Inês Silva e Diana Pereira / Daniela /Maria Pereira, Natalina Melo e Helena Corro
    Alavarium -» Ana Araújo, Shorty e Ana Seabra/ Ana Seabra/ Célia Couto e Daniela Santos
    Juve Lis -» Beatriz Santos/ Beatriz Santos/ Inês Silva e Diana Pereira
    Colégio de Gaia » Viviane e Regadas / nenhuma / Sara Torres e Andreia Ramos
    Juve Mar -»
    Académico do Porto -» Regadas e Andreia Ramos / /

    2ª Divisão
    MaiaStars -» Sara Torres, Elisabete, Catarina Luís e Sara Andrade / Sara Torres / Ana Pereira e Shorty
    S Bernardo -» Daniela Santos, Andreia Madaíl, Regadas, Mónica Soares, Lisa Antunes e Helena Corro/ Helena Corro/ Ana Araújo e Ana Arede
    Sta Isabel-» Cátia Prata e Cátia Sousa / /
    Académica-» Ana Arede e Marta Loureiro / Ana Arede /
    Alpendorada -» / / Catarina Luis
    Sta Joana -» acaba!
    Palmilheira -» Acaba!

    ResponderEliminar
  13. Curioso, o Duarte não pegou num Madeira SAD campeão... mas quem vos ouvir até parece que são as campeãs em titulo... Os Madeirenses são mesmo um bando de abutres, só estão bem com sangue...

    Um Continental

    ResponderEliminar
  14. Ultima hora
    Renata Tavares a caminho do Gil Eanes
    Inês Santos quase certa no Alavarium
    Patrícia Correia mais perto do Gil Eanes
    Catarina Luis no Maiastars
    Cláudia Aguiar com proposta aliciante para o nuestros hermanos
    Mónica Soares mais perto da Madeira

    ResponderEliminar
  15. Mercado de treinadores já mexe!
    Florêncio de regresso aos masculinos
    Paulo Félix de saída
    Filipe Calado pode voltar
    Sandra Fernandes de saída da FAP

    ResponderEliminar
  16. 1ª divisão, 2ª divisão??? estou a ver que o anónimo das 17:27 já sabe muito.
    Há desejos que não são muito fáceis de concretizar, e tantas coisas já concretizadas que afinal não o são.

    ResponderEliminar
  17. Grandes tangas...muito inventam!!

    ResponderEliminar
  18. PAULO FÉLIX NO PORTO SALVO!

    ResponderEliminar
  19. E o CALE, Salgueiros e Garrett já não contam ou acabam também?

    ResponderEliminar
  20. Dança de Treinadores nas Seniores Femininas
    Duarte Freitas --> Académico Funchal
    Paulo Félix --> Gil Eanes
    Jorge Tormenta --> Col. Gaia
    Paula Castro --> Madeira SAD
    Filipe Calado --> Sports Madeira
    Luisa Estriga --> Santa Joana
    Paulo Dias --> Académica Espinho
    Ulisses Pereira --> Selecção Junior A
    Hélder Marques --> Santa Isabel
    Daniela Monteiro --> Palmilheira SAD
    Rui Ferreira --> Salgueiros
    Nuno Fontes --> S. Félix Marinha
    Silvia Fernandes --> Almeida Garrett
    Paulo Martins --> Juve Lis
    André Afra --> J. Barros
    Paulo Costa / Brousse (adj.) --> Juve Mar
    Vasco Ramos --> Alpendorada
    António Cunha --> Académico Porto
    Cristophe Pedro --> Cale
    Carlos Resende --> Selecção Senior A
    Florêncio --> Maiastars
    Paulo Faria --> Alavarium
    Vitor Rodrigues --> B. Perestrelo
    Paulo Gato --> Selecção Junior B
    Manuel Brito --> Assomada
    Pedro Gama --> Passos Manuel
    Mena --> Porto Salvo
    Marco Santos --> 20 km Almeirim
    Luis Miranda --> JAC Alcanena
    Fernando Pereira --> SIR 1 Maio

    ResponderEliminar
  21. anónimo
    5 de Abril de 2011 22:38

    Esqueceu-se de varias atletas e treinadores que vão mudar de ares o que é normal no Feminino.
    Informo que a treinadora do Academico que está de viagem até ao Gil Eanes, após a saída do joão Florêncio.
    Ela merece um clube mais organizado face á sua ambição ilimitada.
    Destino

    ResponderEliminar
  22. A brincar a brincar vão aparecendo algumas novidades

    ResponderEliminar
  23. ha!ha!ha!ridiculo o pessoal do feminino!!

    ResponderEliminar
  24. Fernanda Carvalho dex golos melhor em campo...lolololol e se vissem mais do que a ficha de jogo...??? Andreia ramos fez a exibição da época e Inês Domingues, apesar de alguma falta de confinça, reflexo das ultimas apostas da treinadora, continua a crescer... jogadoras experientes que não comprometem e arriscam ...isso é que é preciso... Paula Castro quando deixa de inventar as coisas correm...

    ResponderEliminar
  25. Maria Domingues para o alavarium... helena corro fica... sara torres sai... andreia ramos e regadas para o academico... claudia aguiar espanha...

    ResponderEliminar
  26. So RIR com estas trocas e baldrocas :)
    Estou mesmo a ver o Paulo Félix a sair... e o Afra a substituir LOOOOOOL
    Mas isto foi publicado no dia das mentiras? é que senão devia...
    O Alavarium ganhou o euromilhões só pode...
    Viva a mim que eu é que sou....

    ResponderEliminar
  27. Ultima hora:
    Melhor jogadora chinesa (Ping À Qui) da actualidade no Colégio de Gaia. E para acompanhar esta transferência já foi sabido que uma francezinha está em negociações com o clube nortenho.

    ResponderEliminar
  28. Essa do Brousse ir para Adjunto da Juve Mar não é novidade, não é o que já se passa ??

    ResponderEliminar
  29. Resposta:
    Dança de Treinadores nas Seniores Femininas
    Duarte Freitas --> Académico Funchal = acabou-lhe o rendimento minimo vai ter que regressar ao trabalho

    Paulo Félix --> Gil Eanes = era uma boa opção

    Jorge Tormenta --> Col. Gaia = não era já ele o treinador?

    Paula Castro --> Madeira SAD = iam de mal a pior

    Filipe Calado --> Sports Madeira = aranjou tacho

    Luisa Estriga --> Santa Joana = lá vão mais 10 atletas mudar de clube

    Paulo Dias --> Académica Espinho = seniores?

    Ulisses Pereira --> Selecção Junior A = sempre o libertava em termos de tempo

    Hélder Marques --> Santa Isabel = não estou a ver quem é, mas se sair a Silvia não me parece que haja clube para este ou outro treinador

    Daniela Monteiro --> Palmilheira SAD = sem Rui não há Palmilheira quanto mais SAD

    Rui Ferreira --> Salgueiros = Não

    Nuno Fontes --> S. Félix Marinha = já lá está e entrou para isso, só faltam as jogadoras

    Silvia Fernandes --> Almeida Garrett = não acredito no abandono do clube do coração

    Paulo Martins --> Juve Lis = o de lá de cima?

    André Afra --> J. Barros = se o Néné saisse era uma boa troca

    Paulo Costa / Brousse (adj.) --> Juve Mar = está a subir no mapa, espera-se a todo o momento uma fuga para Espanha, o adjunto seria uma opção caricata

    Vasco Ramos --> Alpendorada = de cavalo para burro?

    António Cunha --> Académico Porto = era a projecção do feminino e ele sempre arregalava mais os olhinhos

    Cristophe Pedro --> Cale = continuação

    Carlos Resende --> Selecção Senior A = bom de mais para ser verdade

    Florêncio --> Maiastars = era bom mas e o Ribas?

    Paulo Faria --> Alavarium = se ao Alavarium tivesse saído o euromilhões

    Vitor Rodrigues --> B. Perestrelo = se é quem estou a pensar é um bocado longe

    Paulo Gato --> Selecção Junior B = na federação não podem entrar gatos senão caçavam os ratos, era lá uma confusão

    Manuel Brito --> Assomada = Possivel

    Pedro Gama --> Passos Manuel = tá tudo louco?

    Mena --> Porto Salvo = a melhor treinadora chinesa da actualidade

    Marco Santos --> 20 km Almeirim = sem comentários

    Luis Miranda --> JAC Alcanena = Sim

    Fernando Pereira --> SIR 1 Maio = Aprovado

    Parabéns ao autor e espero que o tempo lhe dê razão. Se conseguir acertar em apenas metade das transferências era sinal que o feminino afinal cativa alguns bons tecnicos e cada vez mais clubes e mais atletas. Seria sonho ter Resende, Cunha, Florencio, Paulo Faria, Pedro Gama, todos no feminino.

    Se o seu esforço foi tentar colocar e valorizar alguns que estão a ficar sem margem de manobra nos seus clubes por nada mostrarem foi uma boa tentativa.

    Alpista

    ResponderEliminar
  30. o Alavarium já pagou o mês de Dezembro/ janeiro?
    E as restantes atletas que nada recebem, vão continuar a trabalhar sem receber?

    ResponderEliminar
  31. O Alavarium vai feliz da vida. Vamos em 4º, acima de todas as expectativas e se acham que é com estas coisas que nos destabilizam, atletas, estão enganados. Tudo corre bem e queremos tentar aguentar este lugar que para nós era fantástico.

    Se calhar por alguma razão quando se está no Ala não se quer sair. Não há clube organizado e com bom ambiente como este.

    ResponderEliminar
  32. Eu gostava de saber a razão pela qual ainda falam no Professor Filipe Calado ?Deve ser dores de cotovelo pelo seu historial e se hoje não treina uma equipa não é de certeza pelo facto de não ter convites porque eles estão sempre a aparecer..tem a ver pelo desgaste de muitos anos a lutar pela causa do Andebol Feminino em Portugal.
    Um amigo e nada mais

    ResponderEliminar
  33. Não sou do andebol feminino e com tantas saídas e entradas até parece que existem grandes interesses económicos na modalidade.
    Muita informação desconexa e sem sentido, mas de facto ouvi para os lados de Gaia o interesse de convidarem o Prof. Cunha para renovar o clube escola?
    Quem ganha é o andebol feminino quando vêm treinadores do masculino dar uma ajuda por falta de clube no andebol feminino, caso do João Florêncio, Alex. Donner e outros.
    As atletas merecem uma dinâmica diferente no processo de treino e mais treino e menos bastidores de balneário. Há clubes que quase não se treina e só ficam a resolver os problemas internos...
    Vamos ver quem entra para melhorar e quem devia sair porque não tem tempo para treinar durante a semana… é preciso respeitar o que se aprende na Faculdade e não esquecer os princípios éticos que estar presente em todos os treinos e jogos.

    ResponderEliminar
  34. esqueçeram-se da Académica de Coimbra...

    ResponderEliminar
  35. O trabalho do Duarte tem sido muito mau mesmo. Eu uma vez mais fui ao pavilhão e ao ver o tamanho das jogadoras do Alavarium a aquecer pensei que no mínimo 20 golos de diferença. Nem queria acreditar no que os meus olhos viam com a Sad a perder ao intervalo.
    Não querendo tirar o mérito ao Alavarium, até porque o que eu gostava era que a Sad jogasse com aquela garra e organização, a exibição da Sad foi vergonhosa. E se o treinador não as consegue motivar tem que se ir embora! Se o treinador não consegue pôr a equipa a jogar organizada vai embora! O Duarte nesta altura já devia ser uma carta fora do baralho.
    E insisto que isto não é tirar o mérito à boa exibição do Alavarium que se vê que tem um técnico competente que motiva as atletas e as prepara. O Duarte acha que as vitórias caem do céu. Quem viu a Sad e quem a vê. Mudemos porque para o ano não podemos repetir isto!

    ResponderEliminar
  36. O amigo Marco willy não percebe que o tem que mandar embora...a Sad esta a jogar mal e porcamente! Ganha vergonha e pede tu para sair sr. Duarte.
    Filipe volta e salva este projecto desta vergonha,chamada era Duarte Freitas.

    ResponderEliminar
  37. ...o Duarte também lá estava na época passada?... Foi o Filipe que começou a cair, pois não esteve a altura do A. Donner, de contrariar a equipa do GEanes. Esse sim, fez omoletas com muito poucos ovos! A SAD nem está a decair, os outros é que melhoraram e muito, mesmo com menos recursos...apesar do Duarte não ter perfil...

    ResponderEliminar
  38. "Se calhar por alguma razão quando se está no Ala não se quer sair. Não há clube organizado e com bom ambiente como este.

    6 de Abril de 2011 19:45"

    Não digas isso, porque sabes que não é verdade, poderás ter 2 ou 3 jogadoras "felizes" mas temporariamente. A partir do momento que passas a "semi-profissional" com 2 ou 3 atletas remuneradas o bom ambiente também é temporário. Olha o que está a acontecer ao teu amigo da Madeira. Jogadoras felizes, bons resultados, e um técnico para todo o serviço. Todo.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar