quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Propósito de … Transmissões Televisivas …

Nos últimos dias tem sido notícia em diversos meios internacionais, a existência de um possível conflito de interesses entre as equipas da Bundesliga e a EHF, acerca dos dias de jogos das competições Europeias, e os jogos da competição Alemã, essencialmente relacionadas com as Transmissões Televisivas.

Recentemente viveu-se uma situação que gerou um completo desagrado nos clubes da prova Alemão, pois o Kiel jogava para a Liga dos Campeões com o AG Kobenhavn, e praticamente á mesma hora, o SC Magdeburg enfrenta o TBV Lemgo para a Bundesliga.

Esta é uma situação que se repete em muitos países, a EHF planeia os seus jogos referentes a Liga dos Campeões, durante os fim de semana e como é evidente os clubes participantes nessa competição e noutras a nível da EHF, têm de adiar ou antecipar os encontros referentes ás suas provas Nacionais, para dias de semana. Esta situação leva menos espectadores aos Pavilhões e as estações de Televisão, ao transmitirem a um domingo, jogos das provas Europeias, retiram espectadores nas outras partidas das competições Nacionais, que se disputam nesse dia.

Por isso os clubes alemães, parecem dispostos a não tolerar no futuro situações deste tipo. Em reunião do fim de semana de 17 e 18 de Dezembro, os 18 clubes que integram a Bundesliga, decidiram que a partir da temporada de 2012/2013 os encontros da competição Nacional, se disputarão somente durante os fins de semana.

Esta decisão é claramente contra os desejos da EHF, que pretenderá que a Liga dos Campeões prossiga jogando aos fim de semana. Isto implica um iminente conflito e com as transmissões pela TV pelo meio.

E se os clubes de outras poderosas ligas que sofrem dos mesmos males se unirem com a mesma finalidade? Será que lograram mudanças na postura da EHF?

No entanto segundo alguns cronistas, esta posição poderá em certa medida ser uma questão de pressão e táctica, antes das próximas discussões, no seio da EHF, nos grupos de trabalho em que estão integradas além das Federações as Ligas  e os Clubes.

(Fontes Mundo Handball e Team Handball News)

Nós, que temos denunciado a total anarquia das transmissões em Portugal, com canais a transmitir em simultâneo, com e em simultâneo a com a disputa de outros encontros da mesma prova, com evidentes prejuízos não só ao nível das assistências, como até dos possíveis anunciantes, perguntamos para quando uma regulamentação forte e transparente, e não sabor de interesses instalados, de forma a defender a modalidade.


O Banhadas Andebol

18 comentários:

  1. excelente noticia, parabens

    ResponderEliminar
  2. A unica solução possivel serão as jornadas duplas libertando fins de semana para a EHF, pois devido às competições da UEFA e Euroliga de Basket, que tem indices de audiencia superior ao Andebol, a nivel de Tv e se disputam de terça a quinta a EHF vai tentar manter os fins de semana onde não tem concorrencia em transmissões televisivas.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de dizer que "O Banhadas" tem razão. Gostaria mas não posso.

    A situação das transmissões televisivas não passa, apenas, pela Federação. É a RTP que "faz" o programa e encaixa cada partida no seu relativamente apertado mapa.

    As situações de transmissão em simultâneo, só podem ser evitadas - e seria aconselhável que o fossem - quando se trata de jogos já programados para a RTP2 e em que a FAPTv "resolve" sobrepôr-se com a transmissão de outro encontro.

    Não se pode colocar, em jeito de comparação, a SportTv, a BenficaTv e a PortoTv.
    Porque se com o canal público há um acordo mútuo, o mesmo não existe com os canais privados.

    Não há, com esta política, volta a dar.

    Nota: Refiro-me, apenas, a Portugal pois desconheço como funciona o mercado televisivo na Alemanha.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. envio os meus parabéns ao banhadas pela publicação deste texto, embora considere que se o mesmo fosse publicado noutro período talvez no inicio do novo ano registasse mais comentários, em relação ao anónimo das 17 e 58, devo esclarecer que segundo me recordo nos tempos da liga, nada disto se registava, pois no acordo com a sporttv havia a chamada hora do andebol, e com raríssimas excepções havia coincidências de horários, depois deste texto vão dizer que lá vem mais falara dos mortos, mas agora é hora de constatarmos factos

    ResponderEliminar
  5. Se bem me lembro, no tempo da Liga, as transmissões televisivas eram pagas pelos clubes (através de uma jóia de inscrição altíssima) e aí a televisão privada (fechada, chegava a um terço da população)dava essa primazia ao andebol, bem como às outras modalidades. Ao que sei, na actualidade, quer os clubes, quer a FAP nada pagam, pelo que a empresa que gere a transmissão passa os jogos quando quer. É o ideal? Não, mas é a lei do mercado. O ideal seria termos transmissão desenquadrada dos restantes jogos, mas os números falam mais alto. Também não deveria passar nenhum jogo nos canais Porto e Benfica, mas neste momento, muito mais importante que isso é a massificarão do andebol, portanto é pena que o Sporting não transmita também. Quando tivermos um produto com pernas para andar aí poderemos ser exigentes, no momento, apenas deveremos dar graças por tantos jogos na TV. Na TVFAP é incompreensível a transmissão de jogos em horário de outros jogos, mas aí é a FAP que temos!

    ResponderEliminar
  6. Uma vez que falamos em transmissão de jogos, gostava de pedir a vossa ajuda e opinião. É possível um clube passar um jogo em direto através de streaming? Por exemplo, ter uma câmara a filmar o jogo e a mesma estar a transmitir para um site em direto, como se fosse tipo uma conversa em chat? Existe algum impedimento nisso? Que tipo de autorização por parte da Federação/outros clubes é que tinhamos que ter? No meu entender apenas ia beneficiar mais a modalidade, uma vez que não seria só a RTP e o portal FAP a transmitir jogos, mas sim todos os clubes que estivessem interessados numa propaganda ao clube e à modalidade.
    Conseguem esclarecer-me?

    Obrigado.

    Jonas

    ResponderEliminar
  7. para esclarecimento do anónimo das 8 e 59, a liga pagava as transmissões, a um valos muito semelhante ao que é agora pago pela federação à RTP, só era das verbas do seu orçamento suportado pelos clubes e não só, falo daquilo que sei pois fazia parte de um dos clubes da liga, e participei em diversas reuniões, e agora são pagas do orçamento federativos, em verbas destinadas a subsidiar a principal prova nacional, ou seja são pagas por todos e não só pelos clubes que participam na divisão, para nós ainda bem, mas é um autêntico engano, aquilo que agora pagamos comparado com que se pagava na liga já é quase o mesmo, fomos bem enganados. Não me identifico por motivos óbvios pois ainda tenho Cipa , e ainda estou ligado ao clube.

    ResponderEliminar
  8. Tem toda a razão o comentador de 30 de Dezembro de 2011 08:59

    Permita-me dizer que a FAPTv não tem condições técnicas para fazer um trabalho com a mínima qualidade.
    Deveria, em minha opinião, a FAP fazer uma de duas coisas: investir na actualização técnica dos meios (o que é muito caro) ou deixar de transmitir até ter condições efectivas para o fazer.

    Quanto ao que o Jonas (30 de Dezembro de 2011 09:34) diz, tenho a informar que é rigorosamente proibido fazer o que sugere. Está na Lei.
    Não sendo inviável, com os adequados meios técnicos, é proibido.
    Dá direito a coimas e a apreensão do material.
    Cuidado!

    Sobre a Liga e ainda no que diz respeito às transmissões televisivas, toda a despesa era suportada pelos clubes. Directa ou indirectamente mas era.
    Além de que as transmissões eram feitas pela SportTv que emite em circuito "pay per view".

    Cumprimentos e um bom 2012 para todos.

    ResponderEliminar
  9. Jonas, chamo a sua atenção para o artigo 30º do Título 11 do Regulamento Geral da FAP e Associações (página 110 do pdf que vem no link http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/2597142000723460315.pdf), que me dispenso de copiar e de comentar por ser bastante extenso.

    Pode, sempre, tentar com que seja a FAP a divulgar a transmissão dos seus jogos através da FAP TV ...

    ResponderEliminar
  10. Para o comentário das 12.30: Está enganado! Quem paga as transmissões televisivas da FAP é uma empresa (privada) associada à RTP e tem parceria com a RTP2. Quem pagava o ano passado era uma empresa Espanhola. Essa empresa (Portuguesa) já esteve no nosso clube para tentarmos angariar publicidade juntos, na minha cidade, com divisão de lucros. Quando o meu clube estava na Liga era obrigado a pagar 20.000€ época e não tínhamos comparticipações para as viagens às competições europeias. Hoje pagamos 11.000, temos transmissões televisivas e temos 40% do valor das viagens para as competições europeias. O seu a seu dono! Isto não significa que tudo que a Liga fez foi errado, bem pelo contrário, a FAP aprendeu muito com a Liga. Mas na questão das transmissões a FAP foi mais inteligente, porque pelos mesmos valores, optou por canal aberto onde a audiência é maior.
    Para quem pergunta se pode transmitir jogos: O meu clube quis transmitir direto uma fase final de um escalão jovem e a FAP não deixou, porque é detentora dos direitos do "produto andebol". Tem que existir alguma disciplina nas transmissões e eu até compreendo que a FAP coloque entraves.

    ResponderEliminar
  11. Exmos Srs.

    Antes de mais o meu obrigado pela vossa ajuda. Tive a ler o regulamento e na página 110 do mesmo (obrigado Sr. Jorge Almeida), saltou-me à visto o ponto 4 e o ponto 6:
    "4 - Para efeitos do disposto no número anterior, o Clube ou Sociedade desportiva participante nas
    competições organizadas pela Federação de Andebol de Portugal, compromete-se a autorizar a
    exploração comercial dos direitos referidos nos números anteriores, comprometendo-se, em
    contrapartida, a Federação de Andebol de Portugal a pagar determinados montantes, a acordar com o
    Clube ou Sociedade, por essa exploração."

    "6 - Nas Provas Nacionais, as receitas serão atribuídas ao clube de onde a transmissão é efectuada, em
    conformidade com os montantes acordados entre a Federação de Andebol de Portugal e o Clube ou
    Sociedade desportiva, nos termos referidos no número 4."

    Segundo entendi neste artigo, a FAP sim senhor tem o direito ás transmissões televisivas. No entanto, o ponto 4 fala que o Clube que faça a transmissão, tem direito a receber "qualquer coisa": "...comprometendo-se, em
    contrapartida, a Federação de Andebol de Portugal a pagar determinados montantes, a acordar com o
    Clube ou Sociedade, por essa exploração..."

    Falando com a FAP e "esquecendo" o ponto 4, não era vantajoso para a modalidade e para os próprios clubes, a autorização para a transmissão de jogos via streaming? Quantos dos vossos clubes recebeu alguma coisa por parte da FAP relativamente à transmissão televisiva?

    Por isso sr anonimo de 30 de Dezembro de 2011 13:10, não me parece que seja de todo proibido... Além disso, você fala em despesas suportadas pelos clubes, e no entanto, segundo li, os clubes até têm direito a receber qualquer coisa.

    Mais uma vez obrigado a todos.

    Jonas

    ResponderEliminar
  12. BALHA-VOS DEUS.....


    JÁ NUM BALE A PENA PERDER TEMPO CUNBOSCO... SOIS FAXIOSOS E BONDA!

    ResponderEliminar
  13. Jonas
    (30 de Dezembro de 2011 21:22)

    Já aqui deixei dito que a transmissão via streaming é ilegal.
    Dou-lhe como exemplo o que algumas piratarias fazem em jogos de diversas modalidades.

    Quanto a outros assuntos, abstenho-me de falar.

    Cumprimentos e bom ano.

    ResponderEliminar
  14. Jonas: distribuição ou pagar qualquer coisinha pressupõe-se que houve contra-partidas, ou seja, se a FAP receber, distribui, deduzo eu. Tirando isso a FAP não só não paga, como não deixa transmitir, como foi o nosso caso. Eu acho bem que nesta fase (em que a modalidade não tem tanta expressão como isso )toda a gente transmita o que quiser (devidamente autorizado - e a FAP deveria autorizar), mas faz todo o sentido que a FAP regulamente e controle tudo quanto se transmite. Imagine que alguém decide transmitir um jogo de andebol, não tem nada a ver como o andebol, gera lucros e fica com eles integralmente? Faz algum sentido? Bom ano!

    ResponderEliminar
  15. A Gente que valhamos Deus !!!
    Dêem o Braço a torcer a Modalidade é devia estar de Luto por Vocês existirem.
    Andaram a mamar no saco e agora tudo o que ele faz está mal isso chama-se facciosismo !!!
    Torrinha vassoura neles cuidado com as costas e com os sorrisos cínicos de alguns meninos para-quedistas

    Zé da Cruz

    ResponderEliminar
  16. E então as gravações em video que muitos clubes, ou ás vezes os próprios pais dos atletas fazem?
    Sabe-se que há muitos jogos filmados em muitos pavilhões, sendo que muitas vezes até se fazem várias cópias dos dvd para dar a amigos e familiares.
    Vai tudo preso?
    Qual a diferença, em termos de direito de imagem, entre uma transmissão em directo e a gravação para distribuição posterior?
    Não seria mais inteligente deixar os clubes, nomeadamente nos escalões de formação, transmitirem livremente os jogos?
    Vejo várias vantagens para a modalidade:
    -Mais facilidade para os clubes de capatarem patrocínios e parcerias.
    -Tornar a modalidade mais visível para o publico em geral.
    -Tornar a modalidade mais atraente para novos atletas.
    Compreendo a protecção necessária no que respeita ás competições profissionais, mas acho um disparate fazê-lo nos escalões de formação.
    O que tem a FAP a ganhar com isso?
    O que têm os clubes a perder?
    Não é muito difícil de chegar a uma conclusão óbvia!

    ResponderEliminar
  17. Caro Anónimo de 31 de Dezembro de 2011 14:33

    Eu concordo quando diz que deveria haver um controlo nas transmissões, por isso é que falei em pedir autorização. Não vejo mal nenhum em se transmitir um jogo de andebol em streaming, claro está, desde que se tenha o consentimento da FAP. Nem que seja gratuitamente. No nosso clube estávamos a pensar em começar a transmitir os jogos em streaming, de forma a promover o clube e a modalidade, e nem sabiamos que tínhamos a receber por parte da FAP, por isso, os supostos lucros daí derivados nem estavam em questão. Acho que a FAP deveria dar essa hipótese aos clubes, ainda mais quando eles não querem receber nada em troca (como é o meu caso).

    Já agora, falando da pirataria, já pensaram que os próprios jogos transmitidos no portal da FAP podem estar sujeitos a isso? Não é por esta questão que se deve impedir a promoção da modalidade.

    Jonas

    ResponderEliminar
  18. Comentário à observação de Paulo (2 de Janeiro de 2012 12:17)

    Não está a ver bem a coisa.
    Uma situação é a transmissão em directo, outra a captação de imagens para uso de um clube.
    Saiba que em bom rigor os dvd pirateados são sujeitos a multas e a apreensão dos mesmos.
    O que considera divulgar a modalidade? Filmar com uma simples câmara e distribuir uns dvd's pelos amigos e vizinhos?
    Que magnífica ideia!!!
    A conclusão óbvia é que o Paulo (2 de Janeiro de 2012 12:17) não sabe o que diz.
    Não se lhe pode levar a mal o facto de não saber mas, como se costuma dizer, quem não sabe pergunta ou fica calado.
    Cumprimentos

    .......................

    Para o Jonas (2 de Janeiro de 2012 12:22)
    A FAPTv está legal. Não interessa, assim, falar mais sobre o assunto.
    Repito o que disse anteriormente. As transmissões em streaming são proibidas.
    Quem pretender 'conquistar' um lugar na lista de transmissores legais tem, não só que possuir autorização da FAP mas não só. A ERC terá sempre uma palavra a dizer. O que é a ERC? Ver http://www.erc.pt/
    Os outros pormenores, porque são mesmo menores ... adiante.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar