A Federação Portuguesa de Andebol, embora com algumas semanas de atraso, resolveu e bem (através de anexos ao CO N.º 46) publicar os documentos apresentados na acção de formação que levou a feito em Janeiro (14-01-12), para alguns quadros de arbitragem. Importa referir que a mesma entidade já tinha em tempo divulgado o documento “Esclarecimentos às Regras de Jogo IHF” e que por nós tem vindo a ser divulgadas.
Com a publicação destes documentos, não pretendemos mais do que a sua ampla divulgação, para que se estabelece um ambiente sereno nas fases decisivas em que as provas Nacionais vão entrar.
Dando continuidade aos nossos anteriores, publicamos dois slides relativos a Desqualificações. Considerando nós que este é um dos temas mais polémicos que se tem registado esta temporada.
Mais medidas para a desqualificação com relatório escrito (Regras 8:6, 8:10)
O catálogo da punição pessoal foi alterado significativamente com as recentes regras de jogo. O caso muito raro de uma expulsão por agressão foi substituída por uma desqualificação com relatório escrito.
Os critérios para esta nova punição de nível elevado estão definidos nas regras8:6 (para comportamento ilegal) e 08:10 (por comportamento antidesportivo); consultar também a regra8:03 seção2.
Como consequência de uma punição de acordo com a regra8:06 ou 8:10, durante o jogo, não diferem da punição de acordo com as regras8:5 e 8:9 (desqualificação sem necessidade de relatório escrito) a IHF acrescentou as seguintes normas complementares: "...eles têm apresentar um relatório escrito após o jogo, para que as autoridades responsáveis estejam em posição para tomar uma decisão sobre medidas adicionais".
Estas normas complementares vão ao encontro do princípio de que cabe à autoridade responsável decidir sobre medidas adicionais. Nem todo o texto da regra "...estão em posição" pode ser interpretado como um critério da autoridade responsável, se outras medidas forem tomadas. Isso significaria uma mudança de averiguação dos árbitros. Qualquer acrescento da punição de desqualificação não deve implicar relatório escrito como era intenção da IHF, e por isso não é mais necessário.
Critérios para a desqualificação não implicar relatório escrito / implicar relatório escrito (Regras 8:5, 8:6)
Os seguintes critérios auxiliam a distinguir entre a regra 8:5 e a regra 8:6:
a) O que define "particularmente irresponsável"?
• Acções de agressão ou similar
• Acção irresponsável ou sem qualquer senso de comportamento adequado
• Bater desenfreado
• Acções malévolas
b) O que define "particularmente perigoso"?
• Acção contra um oponente desprotegido acções
• Acções extremamente grave e arriscada que põe em perigo a saúde do adversário
c) O que define "acção premeditada"?
• Acção intencional e deliberadamente maliciosa
• Acção voluntária contra o corpo do oponente apenas para destruir a acção do oponente
d) O que define a "acção maliciosa"?
• Acção sorrateira e escondida contra um oponente não preparado
e) O que define “sem qualquer relação com a situação de jogo "?
• Acções cometidas longe do jogador de posse da bola
• Sem qualquer relação com as acções tácticas do jogo.
O Regras
a palhacada dos lances no ultimo minuto continua... agora cm o carneiro a ver 2m. vergonhoso...
ResponderEliminar...claro! Qualquer outro teria levado vermelho e...1 jogo!
ResponderEliminarAgora o sr. Carneiro?
Estes anonimos não vê um boi de regras.. nem ler sabem !! e agora com este post meu deus valha-me Sinfrónio da Ajuda ainda vão largar aqui mais veneno cobras !!!
ResponderEliminarHaja paciência santo tambem saco!!
O regulador
Estes anonimos não vê um boi de regras.. nem ler sabem !! e agora com este post meu deus valha-me Sinfrónio da Ajuda ainda vão largar aqui mais veneno cobras !!!
ResponderEliminarHaja paciência santo tambem saco!!
O regulador
Estes anonimos não vê um boi de regras.. nem ler sabem !! e agora com este post meu deus valha-me Sinfrónio da Ajuda ainda vão largar aqui mais veneno cobras !!!
ResponderEliminarHaja paciência santo tambem saco!!
O regulador
A questão das faltas no último minuto, foi a única coisa que os nossos apitadores aprenderam muito bem nas formações, agora apitar durante o jogo, tá quieto. a maior parte nem sensibilidade tem para apitar jogos de infantis, porque ainda deviam estar era a jogar e a aprender aquilo que se faz num jogo de andebol, mas graças aos cursos de árbitros que se fazem, daqueles de carregar pela boca, anda para aí gente nem na modalidade devia estar, quanto mais a apitar jogos.
ResponderEliminarOs árbitros desse jogo estiverambem!!!! Aí está 1 de muitos erros que tiveram.
ResponderEliminar