terça-feira, 14 de agosto de 2012

Delegados nos Jogos

A propósito do curso de Delegados que a FAP leva a efeito nos dias 25 e 26 de Agosto de 2012, em paralelo com o Torneio de São Mateus, recorda-se as palavras proferidas por um “ilustre” formador na FAP, numa acção de formação para Árbitros e Oficiais de Mesa, tenha reduzido as funções de delegado (também exerce, mas felizmente só a nível Nacional) na seguinte expressão "… que os delegados ao campo existem para manter os ânimos dos bancos calmos, e que caso seja necessário, mande parar o tempo, chame os árbitros e dê a ordem de aplicação de sanção aos bancos…”

Esperamos que este senhor, não seja o formador da acção de Viseu, pois ficaria muito mal, á Federação que a função de Delegado fosse a descrita por aquele “senhor” que demonstrou um total desconhecimento do que é / deve ser o Delegado aos jogos.

Resta dizer, que com a sua afirmação, contraria as próprias indicações da FAP, que em documento entregue na última acção de formação para Delegados, diz textualmente:

Delegado
A mais alta entidade no Recinto de Jogo
Coordena as questões e situações ANTES, DURANTE e APÓS

Mais, as funções de Delegado, que devem ser funções executadas com “nobreza” e conhecimento da modalidade, têm ser efectuadas por pessoas com passado na modalidade, conhecimentos dos regulamentos e das regras de jogo, credibilidade, isenção, respeito, capacidade de decisão e de comunicação, ele deve ser o garante da equidade das condições de competição para as duas equipas, e possuir muita calma e bom senso, ele é durante o tempo de jogo um colaborador dos Árbitros e Oficiais de Mesa, e não um polo gerador de conflitos.

Esperamos que este texto sirva de reflexão para o curso que se vai realizar e que na próxima época, os Delegados sejam, polos de bom senso e não de conflito, actuando apenas quando for estritamente necessário.

O Formador

22 comentários:

  1. Finalmente, um texto quase imaculado por parte do Banhadas.
    Apenas uma chamada de atenção se me é permitido: o curso realiza-se dia 25 e não a 25 e 26.
    Mas isso é irrelevante.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, só falta chamar os bois pelos nomes.

    Quem foi o autor de semelhante afirmação?

    Se não esclarecerem isso, estão a lançar suspeitas sobre todos os formadores que intervieram nas acções de formação para árbitros e oficiais de mesa. É preciso separar o trigo do joio!

    ResponderEliminar
  3. Ai Ai Banhadas tanta dor de cotovelo junta só desmostra que azia é coisaa que não falta por esses lados nem as eleições na FAP vos conseguio curar!! não fossem vocês um autenticos batatas da modalidade que só foram alguma coisa no tempo do Andebol com Bola Quadrada !!!!!

    ResponderEliminar
  4. O banhadas ou alguem sabe se o formador é o mesmo que se fala no artigo?

    ResponderEliminar
  5. Grande parte dos Delegados atuais não foram ex-árbitros sem qualquer outro curriculum ,o que é manifestamente pouco para a função.Depois são escolhidos por compadrio e não por virtudes pelo que logo à partida condiciona.Outro aspeto é os formadores.Quem são? Que conhecem do jogo? Mais uma vez são quase sempre ex árbitros que só têem uma visão sobre as regras de jogo o que é manifestamente pouco para o exercicio.

    ResponderEliminar
  6. ÁH "Mula", o banhadas se calhar só não diz o teu nome para evitar-te constrangimentos, mas elel acertou em cheio, pois só tu és capaz de afirmações deste tipo, pois é assim que procedes, sem nunca esquecer os km-zinhos que dão um jeitão não é.

    Força banhadas diz-nos mais, pois parece que está tudo na mesma

    ResponderEliminar
  7. Anónimo de 15 de Agosto de 2012 09:55
    Diz você que "Grande parte dos Delegados atuais não foram ex-árbitros..."
    Não é verdade. Praticamente todos os delegados foram árbitros.
    Aliás, todo o seu comentário é algo confuso.
    Fica-se com a ideia de que parece que quer dizer uma coisa e diz outra.

    Caro Jorge Almeida,
    Estou totalmente de acordo consigo.
    É que lançar suspeitas é complicado.
    Desafio, por isso, o Banhadas em dizer nomes.
    A bem de todos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Caros senhores do Banhadas,
    Quem disse esta barbaridade?

    "… que os delegados ao campo existem para manter os ânimos dos bancos calmos, e que caso seja necessário, mande parar o tempo, chame os árbitros e dê a ordem de aplicação de sanção aos bancos…”

    Só pode ter sido alguém com os intestinos ligados ao cérebro.

    ResponderEliminar
  9. Para completo esclarecimento deste item solicito as declarações de tres personalidades independentes, a saber.
    1 - O pai do Nuno Grilo.
    2 - O presidente da Ass. de Andebol de Aveiro ( se o PCP deixar).
    3 - O fiscal dos contadores de agua de Sines
    Daaaaaaaaaaaaa-seeeeeeeeeeee que a barraca está abanar ou já caiu.
    Bay

    ResponderEliminar

  10. Este banhadas no seu melhor !!
    Então o Delegado que representa a Federação é que é um colaborador dos árbitros e dos Oficias de Mesa (estes por vezes até são representantes dos clubes em competição).
    Oh meus amigos primeiro informe-se falem com quem percebe destas questões leiam os regulamentos para não fazerem figurinhas.
    Só falta vocês dizerem que o delegado e responsável por limpar o chão.
    Vocês é que são os maiores pólos geradores de conflitos com este tipo de artigos !
    O que querem é sangue porque é essa a vossa missão.
    Tenham vegonhinha na carinha seus velhos do Restelo.

    ResponderEliminar
  11. ao anónimo das 16:07, o texto que escreve é de uma total ignorância, não quem o escreve, mas o seu conteudo, que apenas serve para lançar a confusão, diga lá quem são os delegados aos jogos que são dos clubes, pois já vimos que você escreve por encomenda provavelmente para defender o indefensavel. sem quere ser amavel para ninguem o texto está corrceto e todos sabemos quem é o "artista" que proferiu aquelas barbaridades.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo de 16 de Agosto de 2012 18:11
    Não fala sem saber o que diz.
    O anónimo das 16:07 tem razão.
    É verdade que existem alguns oficiais de mesa que pertencem aos clubes intervenientes, quando estes actuam em casa.
    Isto acontece, pelo menos, na PO2.
    E não negue. Informe-se.

    ResponderEliminar
  13. DEixem-se de tretas.Então o secretário geral não jogava ao mesmo tempo num clube?Quantos exemplos são precisos.O que é preciso é saber nomear as pessoas e saber escolher.

    ResponderEliminar
  14. Está a referir-se a quem, anónimo de 16 de Agosto de 2012 23:45 ?

    O que afirma está errado.
    Intencional ou não, diga-me você.

    ResponderEliminar
  15. Senhores do Banhadas
    Não deturpem a informação.
    No portal da FAP está lá, bem claro, o texto que informa sobre o curso pera delegados.
    Deixo-vos o que rectifica o que foi escrito por vós.
    Cumprimentos

    "O Curso - no que respeita a candidatos a novos delegados - está limitado a dez (10) vagas."

    ResponderEliminar
  16. ao anonimo das 16:39, eu não entendi o que está deturpado no texto, importa-se de explicar, pois aquilo que eu vejo é o que o texto nem fala sequer no número de vagas para novos delegados, agora peço-lhe porque eu ás vezes tenho dificuldades, que me diga o que está deturpado, desde já lhe digo que não gosto dos delegados, mas diga-se que alguns têm uma paciência.


    Um dos atentos

    ResponderEliminar
  17. Caro "Um dos atentos"
    O comentário que fiz refere-se ao texto colocado pelo banhadas num post anterior com o título 'Abertura da época...' (dois posts abaixo).
    tem razão no facto de estar o meu comentário fora de sítio. mas, se quiser fazer o favor de ver o que digo, constatar´´a a seguinte frase, do banhadas:

    "Em simultâneo com o Torneio a FAP organiza uma acção para Delegados, com a originalidade de abrir concurso ao público em geral (limitado a 10 vagas)."

    ResponderEliminar
  18. Já agora e se não se importar, caro "Um dos atentos", por que motivo não gosta dos delegados? São feios, têm olhos castanhos, são magrinhos?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Eu dou um dos Atentos, não gosto porque simplesmente apenas complicam os jogos e não agem quando devem agir, é muito simples.

    ResponderEliminar
  20. Caro anónimo de 17 de Agosto de 2012 22:22, um dos atentos (não seremos todos?)

    Está a generalizar. O que nunca é conveniente.
    Se me disser que não existe uniformidade de 'postura, de acção, concordo plenamente. Mas disso se encarrega uma minoria.

    ResponderEliminar
  21. Sanke vc não sb do que fala portanto abstenha-se. MF trabalhava ba FPA e jogava andebol,percebe agora ???
    Mas este é apenas um dos muitos exemplos que lhe podia dar de por exemplo delegados-observadores-àrbitros que intervêem na função e estão a tomar atitudes protecionistas dos seus clubes. Então àrbitros e oficiais de mesa...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo de 18 de Agosto de 2012 00:14
    Acalme-se.
    O sistema nervoso alterado não ajuda.
    Quem lhe disse que não sei do que falo?
    Posso, e muitas vezes quero, omitir. O que é substancialmente diferente.
    O exemplo que você aponta, ou seja o Miguel Fernandes ser jogador e funcionário da Federação tem algum mal?
    Só na sua cabeça!!!

    Agora vem com essa ideia quase macabra de, e cito, "...por exemplo delegados-observadores-àrbitros que intervêem na função e estão a tomar atitudes protecionistas dos seus clubes."

    Já reparou que está a passar um atestado de desonestidade a esses elementos?
    E o que tem para provar a sua tese? Um grande bocado de nada!

    Se tem, diga. Aqui, preto no branco.

    ResponderEliminar