sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Federação – Eleições – 2012 - III

As notícias sobre estas eleições estão na ordem do dia, e conforme dissemos no primeiro texto publicado sobre este tema, sempre que tivéssemos informações credíveis, as divulgaríamos aos nossos leitores. Assim hoje informamos:
 
António Goulão assume candidatura ao Conselho de Arbitragem
 
Através de correio electrónico recepcionado no blog, com o seguinte texto:
 
António Goulão
Anunciou hoje a sua candidatura ao cargo de Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal para o período 2012/2016.”
 
O mesmo remete para um blog criado para o efeito (Link sobre a imagem)
E é assinado por uma Comissão de Candidatura, não divulgando no entanto quem a compõe, estranho!
 
Estranha-se de igual modo que nos textos de apresentação existentes no bolg de candidatura, não tenha sido divulgada a composição da lista a apresentar para o órgão CA da FAP.
 
O Noticias

25 comentários:

  1. Lista de transmissões de jogos de Andebol para hoje e para o próximo fim de semana:

    http://andeboltv.blogspot.pt/2012/09/lista-de-transmissoes-entre-1-e-7.html

    ResponderEliminar
  2. A candidatura de António Goulão não é surpresa.
    Está na linha de Ulisses Pereira quer nas orientações programáticas quer por ser proveniente de uma região (Aveiro) que há muito pretende impor-se no andebol português.
    Não é igualmente estranho que não seja apresentado o elenco com que Goulão se apresentará a sufrágio.
    A razão é simples: não há, até ao momento, uma lista completa para dar a conhecer.
    António Goulão já teve uma ou outra recusa e tem agora pouco tempo para conquistar o mercado.
    É bom dizer-se que Goulão criou alguns anti-corpos no actual Conselho de Arbitragem. E com alguns elementos vai ter que conviver.
    Recorde-se que o facto de Goulão ter apresentado a sua candidatura representa para já apenas isso e mais nada. Uma "confissão" do que como disse há algum tempo é seu desejo.
    Vamos esperar para ver quais as outras candidaturas.
    Ao que consta pelo menos uma é certa. Liderada por António Marreiros que tem o apoio do presidente da APAOMA, o árbitro António Trinca.
    E se Marreiros tem apenas esse apoio, é curto. Muito curto.
    Voltando a António Goulão é bom que se saiba que Rui Coelho o tem como um valor a aproveitar. Logo é de crer que também o prestigiado colaborador da EHF o apoie.
    Durante a próxima semana teremos novidades.
    Lembro que António Marreiros apoiou António Salvador aquando das intercalares para a FAP. Assistiremos a uma retribuição do apoio?

    ResponderEliminar
  3. Se António Goulão tem o apoio de Rui Coelho e espera que este o coloque a nível internacional, o Goulão bem pode esperar sentado. Se o Rui Coelho precisar das costas do Goulão para se guindar mais um pouco, nisso o Coelho é mestre. Agora, ajudar o andebol nacional, ou o Goulão, esqueçam! O grande exemplo foi no último congresso, onde o Goulão se fiou no Rui Coelho e foi o que se viu!
    O Goulão foi bom árbitro mas é fraco candidato, porque falta-lhe capacidade de liderança. E se ele é pouco consistente, será normal que um conjunto de pessoas com boa estrutura mental não o queira acompanhar. Dito isto, facilmente se conclui que não poderá ser uma lista forte. Se ela se basear no último CA, com Costas, Conceiçoes e Cª Lª, não precisamos de grandes análises para perceber que não presta: basta ver o trabalho do atual CA ao qual o Goulão pertence!
    Se do outro lado vem o Marreiros, carregando as orientações do passado, numa guerra aberta, onde predomine a terra queimada, que esqueça, porque já foi. Se não é essa a sua intenção, vai ter muito que trabalhar para dar a volta a tudo isto, num terreno que atualmente não lhe é nada favorável. Apesar de tudo, com todos os defeitos que encarna, parece-me melhor candidato que o Goulão.
    Já agora: acredito na honorabilidade da direção da FAP, que me parece séria e bem melhor do que eu estava à espera, visto que emergiu do passado com todas as vicissitudes que isso implica. Quando a direção da FAP assume que não toma partido (e bem no meu entender) isso significa que está recetiva a trabalhar com quem quer que seja eleito. Todos nós sabemos que se alguma das candidaturas fosse hostil à direção, esta não teria esta atitude. Isto significa que está aberto o caminho para uma discussão saudável e aberta onde ganhe quem tem que ganhar.

    ResponderEliminar
  4. Meus Senhores, o que interessa é que, quem seja eleito para o Conselho de Arbitragem, escolha bem as duplas de árbitros para os jogos, especialmente para os jogos das 2ªs, 3ªs divisões, e dos escalões de formação das provas organizadas pela FAP.

    Ainda ontem vi uma má exibição da dupla de arbitragem no jogo Salgueiros vs São Bernardo, a contar para a PO10. Más decisões para ambos os lados, mas a prejudicar bem mais o Salgueiros, cartões vermelhos mostrados de forma incompreensível para quem estava na bancada, etc ... Trata-se duma dupla de àrbitras dos quadros da AA Porto, uma dupla nova, que ontem arbitrou com falta de senso comum, e isso estragou o jogo que até começou bem. Mas a culpa não foi delas, mas sim de quem as escolheu para um jogo destes, entre 2 equipas com historial de rivalidade conhecida em Seniores Femininos. Deviam ter tido mais cuidado, mas foram nomear uma dupla manifestamente inexperiente.

    ResponderEliminar
  5. Fora de tópico:

    "Ricardo Correia lesionado"

    http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Andebol/notand_andlesaoricardocorreia_051012_99903.asp

    Rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
  6. Alguma especulação do Sr Rui Silva, pois ao que sei a lista está e esteve sempre completa e nunca sofreu alterações, pois foram nomes de uma 1ª escolha.

    Ela representa o todo nacional do andebol e vai desde Braga a Setubal, no que diz a representação, por isso há que esperar para ver, julgo que é muito importante para o Andebol e para a arbitragem em particular o aparecimento de mais do que uma LISTA a concorrer.

    Há que discutir ideias e formas de aplicação prática, pois a arbitragem está carente delas.

    Aguardamos por mais informações úteis sobre o assunto, assim como o posicionamento equidistante deste Blog em relação a todas as candidatura.

    ResponderEliminar
  7. Para a lista do Marreiros já todos sabem quem são os nomes que irão aparecer, senão vejamos:
    - Serão aqueles que fariam parte da lista do Salvador;
    - Henrique Silva, José Correia, Armando Pinho, José Francisco, Dario Ramos, Fernando Humberto, Jorge Gil, isto só para lembrar alguns.
    Os contatos já foram feitos e alguns já deram resposta positiva.
    Aguardem pelos próximos dias.

    ResponderEliminar
  8. Fundamentalmente o que se pretende é uma lufada de ar fresco no Conselho de Arbitragem.
    O que nem com António Goulão nem com António Marreiros acontecerá.
    Na verdade um CA com esses Conceições, Costas, Goulões, Pinhos, Ribeiros e outros rasteirinhos a coisa está preta.
    Espero que surja ainda uma lista com credibilidade.
    António Trinca, árbitro do sistema e presidente da APAOMA, quer um CA novo mas não avança com propostas. Sei que apoiará Marreiros.
    E as equipas meus senhores?
    Quem acompanha quem?
    Espero por uma surpresa durante a próxima semana.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo de
    6 de Outubro de 2012 15:37

    "Para a lista do Marreiros já todos sabem quem são os nomes que irão aparecer, senão vejamos:
    - Serão aqueles que fariam parte da lista do Salvador;
    - Henrique Silva, José Correia, Armando Pinho, José Francisco, Dario Ramos, Fernando Humberto, Jorge Gil, isto só para lembrar alguns."

    E digo eu: mal do Conselho de arbitragem se ficar entregue a oportunistas.

    Had I make my self clear?

    ResponderEliminar
  10. eixstem aqui comentários de quemsabe alguma coisinha , mas é muito pouco, pois ao misturarem o henrique silva com o marreiros, é porque não conhecem nem um nem outro.

    ResponderEliminar
  11. Andam aqui uns papagaios que dá pelo nome de Rui Silva que nós todos sabemos que é bastará para fazer um pouco de exercício de memória que lançam uns palpites para o Ar a ver se pegam mas isso já é do passado amigo não pega.
    Força Goulão e para te roeres de inveja aqui vai uma peça de um Blog sobre António Goulão.

    A DESPEDIDA DO MELHOR ÁRBITRO PORTUGUÊS...
    27 ANOS EXEMPLARES DE UMA PESSOA DECIDIDA

    Mais uma das figuras do andebol deixou recentemente o “activo” na arbitragem. Depois de Macau na época passada ter terminado a sua interessante carreira na arbitragem, este ano foi a vez do seu colega de sempre, Antonio Goulão fazer o mesmo.

    A sua decisão apanhou todos de surpresa, dado que no final da época nada faria prever este desfecho. Contudo como a sua dupla de momento, Paulo Jorge terminou a carreira nos Play offs da taça de Portugal, Antonio Goulão ficou em mãos com a decisão de continuar, e arranjar uma dupla credível e consistente, ou terminar. E foi a segunda hipótese que escolheu. Diríamos que fez bem, porque a credibilidade, a qualidade e o empenho que colocou ao serviço do andebol enquanto esteve no activo na arbitragem poderiam ser postos em causa com a criação de uma dupla pouco consistente. Goulão sai assim de cena com dignidade, mostrando que afinal de contas foi até ao momento o melhor árbitro nacional.
    Dizemos melhor, porque na nossa opinião a qualidade de Goulão era ligeiramente superior à de Macau, contudo como dupla funcionavam na perfeição. Se calhar também era melhor, porque Macau o complementava. Goulão era mais autoritário e decidido nas decisões do que Macau.
    Mas essas analises agora não interessam.
    Goulão despediu-se dos andebolistas no torneio de S. Mateus e com o seu colega de sempre, contudo gostaríamos que o tivesse feito com a final do Play off Porto-Benfica. Isso sim teria sido a cereja no topo do bolo. Mas não aconteceu. Contudo nada disto tira a dignidade da despedida e tudo o que Goulão trouxe ao andebol.

    ResponderEliminar
  12. Andam aqui uns papagaios que dá pelo nome de Rui Silva que nós todos sabemos que é bastará para fazer um pouco de exercício de memória que lançam uns palpites para o Ar a ver se pegam mas isso já é do passado amigo não pega.
    Força Goulão e para te roeres de inveja aqui vai uma peça de um Blog sobre António Goulão.

    A DESPEDIDA DO MELHOR ÁRBITRO PORTUGUÊS...
    27 ANOS EXEMPLARES DE UMA PESSOA DECIDIDA

    Mais uma das figuras do andebol deixou recentemente o “activo” na arbitragem. Depois de Macau na época passada ter terminado a sua interessante carreira na arbitragem, este ano foi a vez do seu colega de sempre, Antonio Goulão fazer o mesmo.

    A sua decisão apanhou todos de surpresa, dado que no final da época nada faria prever este desfecho. Contudo como a sua dupla de momento, Paulo Jorge terminou a carreira nos Play offs da taça de Portugal, Antonio Goulão ficou em mãos com a decisão de continuar, e arranjar uma dupla credível e consistente, ou terminar. E foi a segunda hipótese que escolheu. Diríamos que fez bem, porque a credibilidade, a qualidade e o empenho que colocou ao serviço do andebol enquanto esteve no activo na arbitragem poderiam ser postos em causa com a criação de uma dupla pouco consistente. Goulão sai assim de cena com dignidade, mostrando que afinal de contas foi até ao momento o melhor árbitro nacional.
    Dizemos melhor, porque na nossa opinião a qualidade de Goulão era ligeiramente superior à de Macau, contudo como dupla funcionavam na perfeição. Se calhar também era melhor, porque Macau o complementava. Goulão era mais autoritário e decidido nas decisões do que Macau.
    Mas essas analises agora não interessam.
    Goulão despediu-se dos andebolistas no torneio de S. Mateus e com o seu colega de sempre, contudo gostaríamos que o tivesse feito com a final do Play off Porto-Benfica. Isso sim teria sido a cereja no topo do bolo. Mas não aconteceu. Contudo nada disto tira a dignidade da despedida e tudo o que Goulão trouxe ao andebol.

    ResponderEliminar
  13. Goulão escreve no blog da sua candidatura as seguintes asneiras (bem à sua imagem):


    - "Propor a equiparação do Estatuto de Atleta de Alto Rendimento aos árbitros internacionais e de nível 4". Que tristeza desconhecer a Lei. Então não é que a Portaria n.º 325/2010, de 16 de Junho já regula esta matéria?!;

    - "Apresentar propostas de alteração legislativa como incentivo aos jovens árbitros e facilitadoras ao acesso à carreira, com regime especial de propinas e bolsas de estudo". António Goulão esteve vários anos no CA e nunca fez qualquer proposta, nem no seio do CA! Goulão, acorda! Nem o deputado Ulisses Pereira fez qualquer proposta, quanto mais tu? E a que titulo o irias fazer? Enquanto presidente do CA? Acorda! Estas coisas não se fazem assim. Antes de escreveres estas barbaridades pergunta que a FAP até tem deputados que te podem esclarecer;

    - "Aumentar o número de quadros de árbitros para fazer face às necessidades dos quadros competitivos". Como? Não pagando aos árbitros atempadamente como aconteceu sempre desde que o Goulão é dirigente do CA? Dizendo aos árbitros que vão pagar IRS (com os agravamentos recentemente anunciados)e Segurança Social?

    - "Nos últimos anos temos assistido a uma diminuição dos quadros de arbitragem e concomitantemente uma diminuição da qualidade da maioria das duplas". Pois é, neste aspecto o Goulão tem razão, só é pena ele esquecer-se que a responsabilidade também é dele pois fazia parte do CA!

    - Por fim é importante saber se Goulão e os restantes membros do CA irão finalmente cumprir com a Lei que os proibe de desempenhar qualquer outra função adentro da modalidade (artigo 49.º do Regime Juridico das Federações). Se disserem aos membros que integram a sua lista que não podem ser observadores, delegados, etc., eles desistem de participar na lista!

    ResponderEliminar
  14. Realmente, anónimo de 7 de Outubro de 2012 00:02, tem razão. Henrique Silva e António Marreiros são polos opostos que fazem faísca.
    Contudo, quando se jogam interesses, sejam eles quais forem, tudo pode ser diferente.
    Além de que já vi outros "inimigos" tornarem-se "amigos" em circunstâncias idênticas.
    O maior problema será depois. Os "inimigos" falsos "amigos" instalam-se e desatam à bofetada, desentemdem-se.
    Lá se vão a boa intenção e a arbitragem para o mesmo sítio. O lixo.

    ResponderEliminar
  15. ao anonimo das 02:34, quano ao seu anonimato é bemn questionavel, pois todos sabemos quem é pelo menos aqueles que andam ou andaram ligados ao fenomeno da arbitragem e até da apaoma, mas para defender a arbitragem, temos de ser mais coerentes, e não nos escondermos debaixo da capa de "dr" e sabichões, olhe que o meu portuguiês tambem é macarronico, mas tem uma virtude é o que sinto e anado em campanha senão uioto haveria para dizer.

    Bem hajam todos os que verdadeiramente gostam da modalidade

    ResponderEliminar
  16. Anónimo de 7 de Outubro de 2012 01:17
    Traz-nos a história da vida da dupla António Goulão/José Macau.
    Tomei conhecimento e vou guardar para memória futura.

    Qundo diz " Andam aqui uns papagaios que dá pelo nome de Rui Silva que nós todos sabemos que é..."

    Fala no plural (papagaios) mas dirige-se a mim (Rui Silva).

    Todos sabem quem sou? Talvez. Mas diga lá. Publicamente. Aqui mesmo. Se acertar ganha o reconhecimento do mundo andebolístico e um chocolate.

    Também percebo que você tenta uma pequena desestabilização. Só que não consegue assumi-la por deficiência hormonal.

    Volte quando quiser mas com algo de concreto.

    ResponderEliminar
  17. Falam, falam e não dizem nada, ou quase nada, pois misturam nomes de pessoas em projetos que estão longe da sua maneira de ser e estar na arbitragem.

    Façam um intervalo na ESTUPIDEZ PURA, esperem e vão ter surpresas agradaveis tanto para a direção como para o CA.

    Aliás por falar em listas para o CA, o Marreiros se vencer não sei como vai lidar com algumas das Associações, tais como Aveiro, Braga, Viseu etc, etc...

    A lista do Marreiros tem um problema grave, nomes não trabalham, e atualmente o CA precisa de muito trabalho, não se fazem arbitros só porque é preciso, ou porque o nosso passado foi de Internacionais, percebem!!!

    Em contra partida a lista do Goulão se se confirmar os nomes que me facultaram, tem mais gente que trabalha no terreno, isso pode ser bom para a formação, pois esse é o calcanhar de aquiles da arbitragem atual. Tambem pelo que parece a sua composição cobre o territorio nacional, de braga a setubal o que é bom.

    Esperem e vejam e comparem, não falem de cor e salteado do que não dominam,

    Eu cá espero a indicação oficial para os orgãos da direção e ca da fap, vamos ter calma e bom senso.

    Não esquecer que a campanha não tem qualquer interesse feita para personagens que não votam, ou sejam arbitros internacionais, agentes da modalidade colocados em lugares que não votam, quem vota são os 51 delegados à AG da FAP-

    ResponderEliminar
  18. Cinco a Zero, chega??
    Marreiros faz-nos um favor: distância-te da Apaoma, são personagens quem têm somente boa pinta; enquanto árbitros são muito fraquinhos enquanto dirigentes nem sequer o são...
    Marreiros, corres o risco de não conseguires ir a sufrágio, o que era bom para lançar alguma discussão e retitar-se algum proveito desta "campanha".
    Marreiros, que pensas fazer com ilustres desconhecidos do andebol?? Há quantos anos andam vocês desaparecidos? Provavelmente mais de metade dos nossos quadros de arbitragem não vos conhecem...foi tempo a mais de fora somente a lançar lenha para a fogueira.
    Marreiros, porque não incluís o Hugo na lista? Deixa-lo a trabalhar por fora? Cuidado, caso ganhes(lol), vais ter aí uma sombra com argumentos para te tomar o poder em pouco tempo...
    Marreiros, dá abraço ao Gil, não te esqueças!

    ResponderEliminar
  19. Caro Jorge Almeida - 6 de Outubro de 2012 11:18

    Plenamente de acordo com o seu comentário, Não assisti ao jogo que mencionou, mas falei com algumas pessoas que participaram no jogo e confirmaram tudo aquilo que o senhor mencionou no seu comentário relativamente às meninas que apitaram esse jogo. Não assisti a esse jogo, mas assisti ao jogo do dia imediatamente seguinte da PO.6 Juvenis Masc entre o AAAsantas X Santo Tirso, que foi um verdadeiro recital de mau apitar, sobranceria, má educação, má postura, incoerência entre outras coisas ao ponto de que quando apitavam não se saber o tipo de faltas que estavam a apitar.
    Mas também infelizmente concordo consigo quando diz que elas não têm culpa (PORQUE ELAS NÃO SABEM MAIS), culpa tem que as tem levado ao colo e lhes tem dado prémios pelas excelentes arbitragens que fizeram durante as últimas épocas. Como é possível uma dupla que só está nos nacionais e no nível 1 apita jogos da 1ª Divisão de Juvenis Masculinos? Espero que o novo CA possa resolver estas situações a bem do Andebol.

    ResponderEliminar
  20. Depois de ler o comentario do anónimo do dia 07/10 as 02.34 fui ler ao blog da candidatura de Antonio Goulão e o que ele diz é um pouco diferente do que estipula o artº 7º da Portaria 325/2010, só os Arbitros Internacionais e nem todos podem ser equiparados a ateltas de alto rendimento, mas ele propõe mais, que os ar~bitros nivel 4 o possam ser tambem.
    Não vejo onde o Antonio Goulão pode desconhecre a lei.
    Quanto ao Artº 49º alinea a) do regime Juridico das Federações Desportivas que diz que não podem dsempenhar outro cargo na Federação, interessa saber qual qual interpretação juridica que se dá a "outro cargo" pois a função de Delegado/Observador não será incompativel com a de membro do CA, mas a ver vamos. Se o for é evidente que não poderão exercer essas funções.
    O que resulta, para quem está de fora desta guerra é que o titular do comenatrio me parece muito bem informado, talvez ressabiado de algo dentro da FAP.
    Que podia Goulão ou outro membro do CA fazer relativamente aos pagamentos aos arbitros? Fazerem greve aos jogos? Pararem os campeonatos?
    Deixem correr o processo eleitoral com elevação e deixem de lavar roupa suja para bem do ANDEBOL.
    Quem vota são os 56 delegados o resto é treta.

    ResponderEliminar
  21. O que é e o que vale neste momento a APAOMA?
    Zero!!!
    Perdeu o quorum. O único elemento que julgo andar por lá perdido é o Trinca.
    A APAOMA não pode votar.

    ResponderEliminar
  22. Duas listas com 2 arbitros internacionais mas de fraco nivel cultural e social, mas com imagem de marca como arbitros da modalidade.
    Vai ser mau para o CA um orgão de excelencia pelo impacto que tem no jogo e no efeito da evolução do jogo. Mas o condidato a Prsidente da FAP afastou-se do assunto para assumir com coerencia a indicação de elementos para o CA.
    Nao vai ter paz e harmonia o novo CA.
    Enfim...
    abraço e desejo da melhor das sortes ao novo CA.

    ResponderEliminar
  23. Com estes candidatos, mais valia o jumbo paresentar-se a eleições com uma equipa de pessoas sérias, e provavelmente até ganhava, mas segundo consta não está para aí virado.

    ResponderEliminar
  24. O CA precisa era de elementos que trabalhassem e não de pessoas que pelo seu passado nada dizem à arbitragem, caso do Sr Marreiros que nunca fez nada por ela, antes pelo contrário serviu-se dela a todo o momento, que exemplo é ele para os jovens, zero...zero...zero...

    O Gooulão pode na realidade ser um bom gestor, mas se se rodear de pessoas "boas" isso sim pode ser um bom presidente do CA, pois ele contrariamente do Marreiros nunca se "ausentou" da arbitragem, assim como, continuou com cargos e funções internacionais muito interessantes e importantes para o andebol portugues.
    Mas como quem vota são os ditos delegados, que representam a modalidade no seu todo, associações, clubes, treinadores, jogadores e arbitros pela primeira vez vão estar todos na mesma linha de votação e eles tem o dever e direito de escolher bem, e perdoem-me os elementos da lista do Marreiros, mas neste caso e como conheço a composição das duas, julgo que se votasse, votava ANTÓNIO GOULÃO, porque até não há candidatos perfeitos e listas otimas, mas umas são melhores do que as outras, neste caso Goulão representa perfeitamente o que deve ser feito pela arbitragem nacional, e ao que julgo terá apoio das associações mais importantes, tais como Porto, Aveiro, Braga, Leiria, Viseu, Algarve, Madeira entre outras como são Viseu, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Santarem, Viana do castelo... mais algumas das que faltam, assim como da ANCANP, e a maioria dos treinadores e jogadores de Andebol... o Marreiros ao que parece só tem apoio de um elemennto da APAOMA que os outros já não existem, por isso Marreiros o melhor é desistires, porque sou teu amigo e não deves mais uma vez passar por novo vexame...

    ResponderEliminar
  25. acabei de ver as listas para a fap, e só posso concluir, que alguns dos comentadores são muito ingénuos ou sabem muito pouco, com os nomes que diziam para o ca.

    boa sorte ulisses e companhia

    ResponderEliminar