Já em 10-09-2008, tínhamos publicado um texto que versava, a forma como a Associação de Andebol de Braga comentava as arbitragens dos jogos em que intervinham as equipas suas filiadas.
Julgávamos que era facto ultrapassado, mas eis que voltamos ao mesmo, e agora com sucessivas repetições, basta ver por exemplo as crónicas relativas aos seguintes jogos: AC Fafe / Águas Santas – PO01, Cale / Maiastars – PO09 e Cale / Maiastars em Juniores Femininos.
Guardamos em ficheiro os textos dos jogos acima referenciados, onde se pode verificar a discrepância e falta de equidade na forma como são analisados os árbitros, conforme são ou não filiados na Associação referida. Pelo que o texto publicado em 10-09-2008, se mantem actual, embora desta vez também se refira a provas Nacionais, mas o âmbito em que foi escrito é completamente actual, pelo que, o voltamos a publicar.
Texto Publicado em 10-09-2008
“Por esta ninguém estava à espera. Alertados por um leitor, fomos ao site da AAB e constatamos (Juntamos imagem comprovativa), o inimaginável procedimento da Associação de Andebol de Braga, que hierarquicamente está sujeita aos Regulamentos da FAP e ás Leis Desportivas deste Pais, sustentada com dinheiros públicos, publique artigos, criticando as arbitragens, quando os Clubes seus Filiados, perdem. Nós interrogamo-nos?? E quando as arbitragens forem efectuadas por árbitros da sua própria Associação ??? Qual é o Procedimento!!!!
Este procedimento não lembra ao “diabo”, parece que estamos na “Republica das Bananas”, e os senhores da FAP, o que dizem e o que fazem, “Vão ficar quedos e mudos “. Será por ser uma prova que não está sob a sua jurisdição... Mas os quadros de arbitragem tem cumprir as normas emanadas pela FAP, ou não será...
É incrível, este procedimento, num Site de uma entidade, que tem a obrigação de defender a modalidade e não de ataca-la. Não está em causa a critica que quando construtiva é benéfica, não está em causa, a defesa dos Clubes seus filiados, que é uma obrigação, o que está causa são os métodos, incorrectos e pouco éticos. Será que este procedimento não é considerado uma forma de pressão inaceitável !!! Deixem este tipo de criticas para os Órgãos de Comunicação Social!!!”
O Analista
Simplesmente vergonhoso!!!
ResponderEliminarSite www.aab.pt
ResponderEliminarRetrospectiva 28-10-2012
Prova Nac. Não Fixa - Camp. Nac. Juniores Fem.
Maiastars - A. Garrett
O Maiastars entrou melhor e chegou aos 10-6, permitindo a reação do A. Garrett até ao intervalo que chegou aos 12-10 para a maiatas. Vantagem essa que se manteve até aos 22-20. Depois as visitantes passaram para a frente, beneficiando de uma exclusão inexplicavel a uma jogadora do Maiastars, colocando o resultado em 22-23 a 40 segundos do fim. O Maiastars não se adaptou ao tipo de arbitragem com a equipa forasteira a beneficiar de ataques de 2/3 minutos, no entanto ainda conseguiu chegar ao empate a 6 segundos do fim. O jogo tornou-se com isto lento, feio, um bocejo, morto, perdendo muito o espetaculo e tornando-se por isso quizilento e dificil de controlar por parte da equipa de arbitragem, sem que a ajuda das equipas se fizessem sentir, quando assim é... quem perde é o ANDEBOL. !!!
- "Depois as visitantes passaram para a frente, beneficiando de uma exclusão inexplicavel a uma jogadora do Maiastars";
- " O Maiastars não se adaptou ao tipo de arbitragem com a equipa forasteira a beneficiar de ataques de 2/3 minutos";
Árbitros nomeados e que arbitraram o encontro são Árbitros Nacionais e pertencentes aos quadros da AAB.
O principal escritor é o Sr Augusto Silva que agora tem o apoio e paga á empresa do Sr Ricardo Andorinho para fazer esses comentários !!!
ResponderEliminarNuma FAP sem dinheiro todos os dirigentes são profissionais !!!
Finalmente começam a levantar o véu da associação de andebol mais corrupta do pais!!! Vejam as nomeações que os clubes de Braga têm? São sempre os mesmos que lá vão(já sabem o que têm a fazer.) Vejam as nomeações que os árbitros desta associação têm? Vejam o que acontece quando os árbitros de braga apitam os clubes de braga (mas não é num jogo, é em todos!). Aquilo que esta associação faz é uma vergonha. Há anos que fazem tudo menos competir o jogo pelo jogo. E depois são protegidas pelos arranjinhos na federação com o augustinho e o ferrão. Mas finalmente esta associação está a entrar em declinio. O ABC e o Xico estão muito á quem daquilo que já foram em tempos. Os árbitros que surgem são cada vez mais medíocres. Arrisco a dizer que existem duas duplas neste momento! Os arranjinhos estão a acabar! Finalmente estão a tirar a saia á deslavada!
ResponderEliminarVai haver bronca!
ResponderEliminarAfinal o andebol não sai pacificado depois das eleições.
E é pena.
Concordo em absoluto com o anonimo das 15:19, finalmente está a acabar a corrupção feita pela AAB, sempre protegida pela FAP mas esquecem-se que as pessoas não dormem.
ResponderEliminarPode ser que se acabem as fases finais em braga e os caldinhos para as equipas organizadoras ganharem, sim, porque apesar de muita gente querer tapar o sol com a peeira, contem os titulos que as equipas de braga ganham quando são organizadoras, e depois contem quando não são.
Terá sido a arbitragem desta semana, da dupla Ana Silva e Ana Afonso, boa para a AAB no jogo de juniores Gaia x Fafe, ou continou confusa e esquisita?
ResponderEliminarCaros amigos o Andebol esta quase a ficar limpo e para muita vida social e desportiva.
ResponderEliminarSairam o Luis Santos, Henrique Torrinha, Miguel Fernandes, Antonio Galambas,Fernando Pais, Pedro Feist,João Correia, s falta saltar fora o maior no jogo dos bastidores Augusto Silva da AAB e depoís vai dar gozo ver andebol, organizar andebol e conviver no andebol.
força Ulisses Pereira
Qualquer associação deve abster-se deste tipo de comportamentos, agravados pelo facto de serem produzidos no site oficial e assim serem públicos.
ResponderEliminarMais mais grave é esta associação ser presidida por um ex-arbitro, Manuel Moreira (que fez dupla com o Ferrão), que deveria ser o primeiro a condenar este tipo de atitude. Quando se é árbitro é-se para sempre, e é feito, muito feio, este comportamento para com os colegas.
Continuou esquisita desde que vale tudo ate dar socos em pleno terreno de jogo!
ResponderEliminarEsta semana foi boa, aliás se lerem a crónica, não tem lá nenhum ataque às arbitras e claro, a equipa da associação ganhou,está tudo bem.
ResponderEliminarAo que parece as meninas do Porto aprenderam depressa a lição do SITE da AABraga, e cortaram-se no jogo Gaia-Fafe, mandaram dois jogadores nossos muito importantes para a rua e o Fafe ganhou.
ResponderEliminarAssim não, não pode ser, falta-lhes carater e determinação, e o Sr João Moreira não as vai colocar na jarra?
Afinal parece que os de Braga(Maia) tinham razão, mas quem pagou a factura fomos nós os Gaienses.
Mas alguma vez esse "senhor" João moreira tem algum caracter ou tem alguma disciplina? é outro que faz o que quer e bem lhe apetece na AAP e não dá o mínimo de condições às duplas de arbitragem
ResponderEliminarBraga sabe mais a dormir que o João Moreira acordado, dão-lhe cada mó cego, aprendam com eles, pois tem escola, enquanto os da AAPorto tem a mania que sabem muito, mas não são uns nabos, agora foi o GAIA, depois vai ser outro e outro, pois estas meninas sabem pouco e eles parecem que tinham razão.
ResponderEliminarJá agora o João Moreira é assim que diz defender os Clubes da sua Associação, parece que só lhe doi por alguns e nós os de cá do lado do rio não temos direito a nada.
João Moreira, faz um favor à modalidade e DEMITE-TE! és o sistema! és uma VERGONHA! nao por esta dupla, pois toda a gente já percebeu ha muito tempo (menos tu) que elas são fraquissimas, arrogantes e umas coitadas. Por amor de deus, deixa a AAP e deixa entrar outra pessoa a ver se corrige este caos antes de se entrar no abismo!
ResponderEliminarSr. Presidente da AAP, se nao tem coragem de demitir esse Sr. entao DEMITA-SE você!
Para quem esteve no Pavilhão a assistir ao jogo Gaia-Fafe facilmente percebe como a equipa da casa perde o jogo.Ao longo de toda a partida a dupla Ana Afonso/Ana Silva estiveram a um nivel positivo num jogo facil de dirigir,o Gaia esteve quase sempre por cima em quase toda a partida, a excepção da dupla foi nos critérios no capitulo disciplinar.Basta ver a ficha de jogo e vêr o numero de exclusões para uma equipa e outra.A equipa da casa perde o jogo ao ver 2 atletas desqualificados(1 deles corretamente o 2º não) e ao passar por algumas dificuldades deixa o jogo por 2.A ganhar apenas por 2 a 10 minutos do fim entrou em ação a Ana Silva que não teve maturidade e se deixou influenciar por alguns insultos da bancada.
ResponderEliminarOu seja o público reagiu a desqualificação do 2º atleta do gaia e a Ana Silva passou a fatura ao atletas do Gaia.Nada mais que isto
As duplas do Porto são, raras excepções, muito fracas e com muita pouca preparação técnica: agora em vaidosismo, cinismo e arrogância ganham a qualquer outra associação. Mas a culpa não é dos árbitros mas sim do seu responsável pela arbitragem que pouco e pouco vai acabando com aquela que foi em tempos uma das maiores associações do país e tinha na pessoa do professor cunha um verdadeiro líder desse departamento. agora não há rumo, não há formação, não há acompanhamento. privilegiam-se os fracos e débeis como as duplas femininas (que não percebem nada de andebol)e como outros que por aí arrastam as sapatilhas como o nunos, andrés e xicos entre outros. acho bem que esse senhor se demita ou pelo menos que a fap o demita já que o presidente da aap não tem coragem para fazer nada.
ResponderEliminar