Esta breve crónica intermédia da PO01, diz respeito apenas aos jogos que se disputaram esta 4.ª feira (16-01-13).
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
18.ª Jornada Águas Santas 34 – 25 AC Fafe Madeira SAD 36 – 33 Xico Andebol Sporting 36 – 29 ABC
Avanca - Camões (09-02-13 ás 18H00)
Belenenses - FC Porto (09-02-13 ás 18H00)
SC Horta - Benfica (09-02-13 ás 18H00)
Avanca - Camões (09-02-13 ás 18H00)
Belenenses - FC Porto (09-02-13 ás 18H00)
SC Horta - Benfica (09-02-13 ás 18H00)
Mais uma jornada incompleta e desta vez não foram as viagens que originaram estes adiamentos. O Sporting / ABC foi o jogo que se destacou nesta 4.ª Feira e terminou com a vitória da equipa do Sporting. Na Madeira, realizou-se o Madeira SAD / Xico Andebol, onde a grande curiosidade era ver qual a equipa que os madeirenses apresentariam, depois de todos termos conhecimento do litígio existente, entre o Madeira SAD e alguns dos seus atletas. A equipa insular que se apresentou com alguns dos seus Juniores, e apenas com doze atletas, venceu o a equipa de Guimarães, num encontro de aparente superioridade Madeirense, apesar de, após estar a vencer por 6 golos permitir a recuperação da equipa vimaranense, que iguala aos 43 minutos a 25 golos, para adquirir novas vantagens, vencendo aos 55 minutos por 34-29. Foi um jogo em que o número de falhas técnicas foi enorme (36), 17 para o Madeira SAD e 19 para o Xico Andebol. Desta vez o guarda redes em evidência no Madeira SAD foi desta vez Luís Carvalho (41% de eficácia), destacando-se na equipa Gonçalo Vieira (10 golos) foi o marcador de serviço e jovem André Correia (Júnior de 1.º ano) com 7 golos. No Xico Andebol, mais uma vez Jaime Barreiros foi o marcador de serviço com 9 golos, mas inúmeras falhas técnicas, destacando-se na equipa o ex - Madeira SAD Daniel Santos com 6 golos e várias assistências para golo. Em Águas Santas, a disputou-se o Águas Santas / AC Fafe, onde o favoritismo ia totalmente para a equipa da Maia, no entanto a equipa de Fafe nos primeiros 30 minutos deu “água pela barba” ao Águas Santas, comandando o marcador até aos 27 minutos (13-12), chegando inclusive a disfrutar por várias vezes de uma vantagem de 3 golos, sendo a última aos 25 minutos (13-10), mas a equipa da Maia, recuperou e chegou ao intervalo já na posição de vencedor (15-14). Nos segundos 30 minutos a equipa de Fafe apenas resistiu até aos 34 minutos (16-16), pois a partir daqui a superioridade do Águas Santas foi-se acentuado atingindo desníveis que não esperados. Uma das grandes diferenças registadas entre estas equipas esteve no rendimento dos seus guarda redes, com o António Campos no Águas Santas a atingir os 46% de eficácia, destacando-se ainda nesta equipa Pedro Cruz que foi o seu melhor marcador com 8 golos, no AC Fafe Luís Nunes esteve com uma prestação muito negativa, destacando-se o jovem João Santos com 5 golos e João Afonso com 6 golos foi o melhor marcador da equipa. Após a realização destes encontros, a classificação ficou assim ordenada: 1.º FC Porto (49 pontos), 2.º Benfica (48 pontos), 3.º Sporting (42 pontos), 4.º Águas Santas (41 pontos + 1 jogo), 5.º ABC (40 pontos +1 jogo), e 6.º’s Madeira SAD e SC Horta (33 pontos – 1 jogo), continua em último lugar o CDE Camões (17 pontos) apenas com derrotas.
Sporting 36 – 29 ABC
Um clássico do andebol Nacional, disputado sem o ambiente de outras épocas (pouco publico), mas o Sporting a realizar na nossa opinião 30 minutos iniciais de excelente nível, com uma defensiva “agressiva” e um contra ataque “letal”, e no atacante realizando excelentes combinações. Por sua vez o ABC mostrava-se irreconhecível, com Humberto Gomes distante do que já lhe vimos fazer, “obrigando” o seu técnico a fazer entrar Bruno Dias aos 18 minutos de jogo, O ataque do ABC sem uma 1.ª linha digna desse nome não existia e as constantes percas de bola no ataque, permitiam a resposta pronta da equipa lisboeta, que foi construindo um resultado que atingiu os nove golos de diferença, por diversas vezes, ao intervalo registava-se o resultado de 21-12 favorável a equipa do Sporting. No segundo período de tempo manteve-se a toada do primeiro, atingindo-se a maior diferença no marcador (14 golos) cerca dos 42 minutos, quando a equipa de verde estava a vencer por 30-16, mas parece-nos que aqui a equipa da casa “parou2 no ritmo e o encontro entrou numa fase em que acompanhando o “relaxar” dos verdes coincidiu com a grande melhoria dos academistas, que reduziram fortemente a diferença no marcador. João Pinto no Sporting, tal como na jornada anterior voltou a entrara mal no jogo, sofrendo uma desqualificação directa cerca dos 46 minutos (exagerada no nosso entender), e não entendemos a pouca utilização dos jovens da equipa do Sporting, quando o resultado permitia uma melhor gestão do plantel, pois apenas Sérgio Barros jogou e só a partir dos 44 minutos. No Sporting Nuno Silva está de regresso à boa forma, e o cubano Marzo com 9 golos foi o marcador de serviço, sendo bem acompanhado por Pedro Solha que marcou 6 golos e esteve com o bom rendimento e ainda Ricardo Dias com 6 golos e 100% de eficácia, no Sporting pela negativa mais uma vez Novica Rudovic, que ainda não justificou a sua contratação. No ABC, Bruno Dias (36% de eficácia), esteve bem, mas o grande jogador desta equipa foi mais uma vez Pedro Seabra com 10 golos e o melhor marcador da equipa, foi o único jogador da sua equipa a concretizar de 1.ª linha. Dirigiu o encontro a dupla Internacional de Leiria composta pelos Daniel Martins e Roberto Martins, que num jogo fácil de dirigir, tiveram um critério disciplinar duvidoso, e por vezes exagerado. Também se deve dizer que estiveram bem nos livres de 7 metros e nas faltas do atacante.
O Banhadas Andebol
o jovem de quem falam no aguas santas-fafe chama-se josé santos e não joão santos.
ResponderEliminarbom dia
Há petróleo no Restelo?
ResponderEliminarSai o Ronny e entram Pina, Carlos Siqueira e João Paulo Pinto.
Muitas situações a esclarecer sim decerto...mas será só no Madeira? Donde virá esta postura recente do ABC?
ResponderEliminarPedro Seabra contra todos, segundo expressão do comentador Nuno Trancoso no SCP X ABC!!! Não dá...Parece que o miúdo, o anão (afinal é gigante) é que nasceu no ABC e os outros são de fora...Rolo, Zé Coelho, Humberto. Vdrago, Sarmento, Rebelo...Bogas...onde está a vossa alma e brio?
Luís Teles abre olhos... Andarás a facilitar ou a falhar em algo?
Resende também...
Comentário feito antes de acabar o jogo...
Como pode aquele miudo carregar sózinho uma equipa? Não pode! Vai esgotar-se fisica e animicamente...
ResponderEliminarseabra foi ijustiçado no SCP (está a mostrá-loe mostrou-o novamente ontem, é a alma do ABC atual (onde os seus laterais valem zero...ou produzem zero pelo menos)e merece novamente outros voos!!!
O ABC que se cuide...pois os adeptos já lhe reconhecem a alma academista e o simbolismo que ele já representa no clube, pela sua alma e entrega à camisola!!
O melhor em campo no SPORTING>ABC foi P. Seabra e até nem me custa nada dizer isto. Adorei Francis, o cubano é completo e um ótimo jogador de equipa. Com tempo cheira-me a um caso muito sério. Criticam o treinador por não lançar os mais jovens, mas ele conhece-os e o Sérgio não vai substituir qualquer um, mas sim o melhor ponta do país. È natural que haja pressão, todos dizem mal mas, há sete cães ao osso. Quando toma uma decisão o director de modalidades do clube? Não vi o jogo anterior mas, ontem a arbitragem roçou o vergonhoso. Piada que quem mais dá, é precisamente quem mais finge. Péssimo.
ResponderEliminarOs mesemos que antigamente diziam que o Seabra era pequeno para assumir no sporting cclamam agora para que volte. Os que diziam que o João Paulo Pinto só dava para o S.Bernardo e o madeira clamam agora que volte. Porquê???
ResponderEliminar... Pressão!
O Rudovic continua a enterrar a equipa com indecisões e falhas técnicas. Muito bem Solha, e Ricardo Dias, assim como Francis Marzo e o guarda-redes Hugo Figueira. Eu não me esqueço dos da baliza. Lugar ingrato, heim?
O Nuno está melhor só que "só" assiste enquanto o Rui faz tudo sendo mais novinho. Que se passa com o Fábio que desliga tão cedo?
Não queria falar disso mas, por amor de deus, aquela arbitragem foi horrenda. Céus! Se não gostam do clube ao menos sejam discretos. E depois lá está o Fanã a defender o grupo e, ficar na queima. Obrigado Fanã. Três claques para quê?
Aqui á uns anos havia jogadores\as a quererem emigrar prá ilha da madeira. Ali as leis da nação são bem diferentes...
ResponderEliminarPERANTE A VERGONHA QUE Á MUITO SE PASSAVA E QUE CULMINOU NAS RESCISÕES NO MADEIRA SAD O QUE FARÁ A FEDER. ?
Pior vai sêr os clubes, que deixam sair jogadores ou têm muitas lesões, a vislumbrarem mão de obra baratuxa. Estes jovens têm muito a receber? Quem pagará? Como pode a verdade desportiva não sêr assasinada, permitindo-se que este clube inscreva jogadores? E claro á pressa vá aos juniores, que entretanto já jogaram ontem? O silêncio e vista grossa da feder. é conivente! O belenenses com tanta má fama em dívidas, vai agora acitar dois outrora seus jogadores? Fora um outro... È que por lá, há muito a pagar e nunca se paga o que vem no contrato! Nem a horas! Ao que se sabe vão têr uma equipa técnica nova, com o surfista pedro matias, que podia era fazer o exame de medicina homeopática aos dirigentes, ou levar o polígrafo, aquele do teste da verdade! Já agora será que a ida de RonnY para o Catar, ainda dará algo ao clube? A quem é que não deve o belenenses? Porque fugiram atletas do S. Bernardo\Aveiro para o Alavarium?
Vergonha!!
Depois de perdermos com os águias esperava-se que descarrilássemos. Por isso vos dou os parabéns. Grande Figueira e FranKis. Golos muito bonitos e bom controle, evitando lesões, porque sábado há mais mas na bola tv.
ResponderEliminarDo são Bernardo para o Alavarium? Deve estar enganado. O Alavarium já nem tem seniores masculinos...
ResponderEliminarNo Sporting-ABC para mim os melhores em campo foram o Sergio Barros e o Nuno Gonçalves. Isto prova que o Professor Frederico está atento ao futuro e quando suge opurtunidade dá espaço aos jovens para que estes cresçam. Ou estarei enganado? Penso que nao! Nao cronometrei o tempo de jogo, mas quer um, quer outro, jogaram muitos minutos e fez bem o professor, pois o resultado nao estava em risco. Parabens Professor Frederico!
ResponderEliminarO Pedro é simplesmente o mais inteligente e criativo andebolista Português... E o tempo só vai amadurecer isso, está no local certo, no ABC. O Sporting é um entreposto de promessas de estrela, que se esbatem antes mesmo de o serem, e intimamente relacionado com isso, está o progressivo encher dos bolsos de projetos de jogador. Qual é o melhor jogador do Sporting? É dificil identificar, mas porque todos já vimos melhores dias de quase todos. Dá que pensar. O Andebol precisa de um Sporting forte, mas quem manda percebe tão pouco.
ResponderEliminaro nuno gonçalves nem sequer entrou. parabéns pelo trabalho frederico, vais ficar em 3º ou 4º lugar, fantástico.
ResponderEliminarO Fernando Nunes continua a alimentar os cofres da FAP.
ResponderEliminarMais um amarelo.
E que tal a passividade do delegado Armando Pinho?
Se o Frederico tem perdido aquele jogo e o 3º. lugar, aposto que estes jovens iam passar mal. Não tenham pressa, um jogou o normal para um junior de último ano, e o outro pra um junior de segundo ano. Só se vão afirmar ( no Sporting espero eu) daqui a sensivelmente 2\3 anos. Pra já é bom que quando os foram buscar, outros clubes andassem interessados. Daí as cenas ridiculas que fizeram. Grave quando em seleções haja "pombos-correio", fazendo sondagens. Mas ó amigo, viu mesmo o jogo? Algo me diz que lhe contaram coisas. Deu em que canal? O mal não é o treinador, mas sim de liderança!
ResponderEliminarHá ironias francamente fracas.Cuidado Fred. há lobos em alvalade, e bem por perto. Traições...
Andam sempre muito preocupados com as dividas do belem, mas ninguém fala nas dividas do Xico e companhia. Deixem em paz os rapazes do Restelo. Aquilo é mau mas eles voltam todos ao mesmo local.
ResponderEliminarfrederico é limitado, ponto final, não vai ganhar nunca. todos os jogos complicados este ano, ele perdeu. Ponto. Competições europeias fora, jogos com porto e benfica todos derrota, jogos fora dificies não ganhou, Abc e Aguas santas. Queres musica? não brinques comigo, o frederico é fraco.
ResponderEliminar