sábado, 24 de agosto de 2013

Andebol de Luto – Aleksander Donner

Faleceu inesperadamente hoje um dos mais controversos técnicos que passou pelo andebol Nacional, estamos certamente referirmo-nos a Aleksander Donner.
Donner que atualmente vivia na ilha da Madeira onde treinava o Madeira SAD, foi um dos mais galardoados técnicos existentes no Andebol Nacional, sendo certamente um pioneiro na introdução dos métodos de disciplina de treino.
 
Donner figura bastante controversa, treinou em Portugal desde o ABC, seu primeiro clube, até ao Benfica, passando pelo Gil Eanes em feminino, e treinando inclusive a Seleção Nacional de Seniores Masculinos.
 
Certamente que no dia de hoje serão esquecidas muitas das maledicências que lhe fizeram e disseram, e alguns provavelmente até vão idolatrá-lo.
 
Pela nossa parte apenas lhe desejamos paz e descanso, onde se encontre, não deixando de agradecer-lhe tudo o que de inovador trouxe ao Andebol Nacional.
 
À família de Aleksander Donner, apresentamos as nossas sentidas condolências
 
Banhadas Andebol

14 comentários:

  1. Fica o lamento pela sua morte e o reconhecimento do valor que deixou ao andebol português.

    Nem sempre consensual. Acredito que a perfeição não existe, talvez depois da vida. O importante é que o Homem e o Técnico, nas suas diferentes razões e proporções, nos deixou um legado.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Lamento profundamente o falecimento de Donner.

    ResponderEliminar
  3. o cinismo atinguiu niveis imperssionates, como é possivel ler nos jornais, deidcação de prémios , foram os mais importantes da minha vida etc, etc, quando foram os grandes culpados de o mesmo ser corrido de um grande clube, eu sou benfiquista e não esqueço, das queixas com o excesso de trabalho, sejam honestos ou estejam calados.

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar de concordar com o comentário das 13:21. Na gala do andebol quem ouviu o comentário do nomeado Carlos Carneiro ficou atónito.
    Antes de, infelizmente falecer, Donner já tinha sido enterrado.

    ResponderEliminar
  5. no madeira queriam correr com sr doner dev estar alguem com remorsos.

    ResponderEliminar
  6. sim, que grande cinismo e que falta de carácter.
    foi uma surpresa o Carlos Carneiro, assim como o foi o Carlos Galambas. do Paulo Faria é habitual.
    já o autor do texto o predizia e é verdade. no "melhor pano, cai a nódoa".
    enfim, falta de honestidade intelectual, da mais abjecta.

    ResponderEliminar
  7. sim, que grande cinismo e que falta de carácter.
    foi uma surpresa o Carlos Carneiro, assim como o foi o Carlos Galambas. do Paulo Faria é habitual.
    já o autor do texto o predizia e é verdade. no "melhor pano, cai a nódoa".
    enfim, falta de honestidade intelectual, da mais abjecta.

    ResponderEliminar
  8. È impressionante que mesmo num momento tao triste como o falecimento do Aleksander Donner se aproveitem para a critica barata e cobarde, para a mentira sem fundamento. Uma coisa é os atletas, dirigentes estarem insatisfeitos num determinado momento outra é nao haver gratidao. O Carneiro teve uma enorme humildade em dar o devido merito a quem o projectou, isto é diferente pois foi o Donner quelhe ensinou, foi ele que o levou para todos os clubes que treinou por isso acho que estes comentarios sao completamente estupidos cobardes e insensiveis... e o que sabem de quem lhe fez a cama?? é facil falar sem saber, tipico to tuga frustado que so quer o mal dos outros... tristes

    ResponderEliminar
  9. O treinador mais genial que passou pelo andebol Português.
    Não ha tempo para ressentimentos, mas sim lembrar o seu grandioso trabalho. Donner, foi é e sempre será uma espécie de Candido Oliveira, ou até António Livramente - Passo o paradoxo para as outras modalidades. Foi durante toda a sua vida um treinador dedicado, onde toda a gente que quisesse trabalhar tinha sempre a porta aberta. Donner, foi controverso, mas acima de tudo deve ser lembrado como uma personalidade onde o rigor e a exigencia eram a palavra chave no dia a dia de trabalho. O Donner, foi brutal e na minha opinião em vez de ser recordado, como o treinador controverso, devia ser recordado como o melhor treinador que alguma vez passou por Portugal.

    O andebol portugues está de luto.

    ResponderEliminar
  10. carneiros e galambas fizeram mal a doner e agora entrevistas!

    ResponderEliminar
  11. Carlos Pereira andava a empurra-lo para fora do clube. Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  12. Como pode este jogador Carlos Carneiro falar daquela maneira. Quantas pessoas sabem da influência deste jogador na saída de Donner do Benfica.De facto este jogador vale zero como homem.

    ResponderEliminar
  13. Na verdade sempre se ouviu no meio andebolístico que Donner não ficou no Benfica,no ano é que foi campeão, porque Carlos Carneiro e mais dois ou tres encostaram o Filipe Vieira à parede ameaçando deixar o clube saindo para o FCP se o russo não fosse embora.
    O que é certo é que o Benfica não voltou a ser campeão.

    ResponderEliminar
  14. O valor e a intenção das palavras remete e fica na consciência de cada um.

    Obrigado Donner

    ResponderEliminar