sábado, 25 de junho de 2016

Encontros Nacionais de Minis – 2015 / 2016 – II

ENCONTROS NACIONAIS DE MINIS
MASCULINOS (PO37) E FEMININOS (PO38)

A Federação através do Comunicado Oficial n.º 85 e do Comunicado Oficial n.º 112 e seus anexos (Divulga todas as equipas inscritas), confirmando não só o local da realização dos Encontros Nacionais de Minis, tanto em Masculino como em Feminino, como a sua estrutura, informando ainda das equipas participantes em cada escalão.

Existe uma nota, que nos leva a deduzir que voltamos a ter limites de inscrição “ Mais se informa que a ordem de entrada na Federação do processo de inscrição será prioritária para o limite de inscrições”. Mas como de costume ultrapassasse todos os números possíveis.

Ambas as provas serão realizadas em Godim (Peso da Régua). A data da realização é de 30-06-16 a 03-07-16, e não se verificou limites nas inscrições, como aconteceu no encontro de Infantis.

Finalmente, e voltamos a repetir: - “É permitido e até se incentiva a participação de equipas mistas, que nestes escalões são perfeitamente admissíveis, conforme se pode verificar os grandes torneios Internacionais.”

Ao tornar estas provas, mais lúdicas (além da natural competitividade) e de divulgação do que em competições (apesar de existirem sempre comportamentos adversos), que normalmente trazem, na nossa opinião uma forte carga negativa às mesmas. Temos a consciência plena de que existem opiniões plenamente contrárias á nossa, que as aceitamos e respeitamos.

Continua a não se entender:

E repetindo o que já árias vezes afirmamos (…é verdade que provavelmente nem sabemos do que estamos a falar…mas isso fica para os eruditos, os respetivos comentários), discordamos da realização dos dois eventos em simultâneo. Será certamente por se pretender efetuar grandes ações de divulgação da modalidade, pois como todos sabemos, ao escolher o mesmo local pelo menos, evitam-se dispersão de meios às equipas participantes, deixando de haver este fator que na nossa opinião era limitativo, e provavelmente levava á tomada de opções por um ou outro encontro, no entanto não altera a nossa sensibilidade do princípio de separação dos encontros, permitindo a divulgação da modalidade em outros locais.

Normas especiais

Forma de Disputa – Vertentes Andebol 7 e 5.

Os clubes (pensamos que será as equipas), serão agrupadas em séries, jogando no sistema de TxT. Na vertente 7 haverá um jogo de encerramento.

Tempo de Jogo
Andebol 7 – 2x15minutos, com 5 minutos de intervalo (no dia 03-07-16, os jogos terão a duração de 2x10 minutos, com 5 minutos de intervalo, incluindo jogos de encerramento.
Andebol 5 - Os jogos terão a duração de 2x10 minutos, com 5 minutos de intervalo

Regras técnicas especiais

  • Não há Time-Out em qualquer das vertentes
  • Substituição só em posse de bola
    • O GR pode ser substituído aquando dos livres de 7 metros
    • Em caso de lesão grave durante o jogo, pode substituir um jogador de acampo, mesmo que o Clube não tenha a posse de bola.
  • Substituição pedagógica, quando se verifiquem exclusões, na versão de Andebol 5
  • Em qualquer das variantes todos os atletas inscritos no Boletim de Jogo, devem obrigatoriamente participar no mesmo.
  • Reinício após Golo – Na vertente Andebol 5, o jogo é reiniciado pelo GR no interior da sua área de baliza

Consideramos extremamente positivo, a aplicação destas regras, mas colocámos o seguinte problema, e quem as vai controlar, pois até ao momento, nunca se ouviu falar na arbitragem para estes encontros. Será que são para acabar as nomeações para estes encontros? Ou serão em regime de voluntariado? Haverá responsáveis da mesma?

Quadro competitivo
Dia 30-06-16 – Jogos de tarde
Dia 01 e 02-07-16 – Jogos manhã e tarde
Dia 03-07-16 – Jogos de manhã

Outras Atividades
Dia 30-06-16 – Reunião Técnica, Cerimónia de Abertura.
Dia 01-07-16 – Espetáculo Dança.
Dia 02-07-16 – Noite de Insufláveis.
Dia 03-07-16 – Cerimónia de Encerramento (Hora Prevista 13H30)

Na PO38 – Femininos

Não se confirmaram as previsões iniciais e assim das 23 equipas (19 na vertente 7 e 4 na vertente 5), confirmaram sua presença 17 na vertente 7 e 4 na vertente 5, num total de 21 equipas ou seja o aumento é insignificante, mas é sempre um aumento em relação á época anterior onde se tinham inscrito um total de 20 equipas.

Época 2010 / 2011 – 10 equipas
Época 2011 / 2012 – 16 equipas
Época 2012 / 2013 – 21 equipas
Época 2013 / 2014 – 16 equipas
Época 2014 / 2015 – 20 equipas (17 na vertente 7 e 3 na vertente 5)
Época 2015 / 2016 – 21 equipas (17 na vertente 7 e 4 na vertente 5)

Na nossa análise consideramos que existem condições para de ultrapassarem todos os números verificados nos últimos anos, são números positivos, demonstrando uma evolução significativa a partir de 2010 / 2011, mas teremos de cuidar com bastante atenção para não se verificar uma estagnação.

Na PO37 – Masculinos

Estavam previamente inscritas 68 equipas (52 na vertente 7 e 16 na vertente 5), mas felizmente foram ultrapassadas estas previsões e teremos um total de 71 equipas (54 na vertente 7 e 20 na vertente 5) verificando-se na prática um aumento não muito significativo, mas maior que na vertente feminina, e não estamos contabilizando as equipas mistas. Eis os números verificados nas últimas épocas, para análise, de quem quiser:

Época 2010 / 2011 – 32 equipas
Época 2011 / 2012 – 43 equipas
Época 2012 / 2013 – 41 equipas
Época 2013 / 2014 – 43 equipas
Época 2014 / 2015 – 67 equipas (49 na vertente 7 e 18 na vertente 5)
Época 2015 / 2016 – 74 equipas (54 na vertente 7 e 20 na vertente 5)

Na nossa opinião, os números excedem as nossas expectativas (pelo menos as nossas), e já se podem considerar significativos, face ao momento atual em que vive, onde é notória falta de apoios, e onde não vê uma palavra sobre esta atividade nos principais Órgãos da Comunicação Social.

O Número final de clubes inscritos é de 58, para um total de 99 equipas, com um numero de 1355 praticantes, números finais que apesar de todas criticas, incluindo as nossas, não podem ser desprezados.

O Noticias

4 comentários:

  1. Dois eventos em simultâneo é coisa para evitar. A menos que outros interesses se sobreponham.

    ResponderEliminar
  2. O numero de equipas ultrapassa as expectativas... imaginem só...porque....entre outras razoes...este encontro é para os dois géneros. Foi esta formula que permitiu que este encontro se torna-se grandioso pelo menos para o feminino.Foi assim que se arranjou motivação no meu clube para as miúdas participarem num grande evento, pois antes disto quase nem dava gozo participar.
    O meu clube quis inscrever 6 equipas, mas a FAP só deixou inscrever 3. Segundo a FAP acima dos 1500 jovens fica impossível garantir segurança e alojamento.
    Dou os parabéns à FAP pois já percebi que este ano ainda terá mais distracções para os jovens o que é de realçar.

    ResponderEliminar
  3. Cerimonia de Abertura à mesma hora do jogo da Selecção Portuguesa!!!!

    ResponderEliminar
  4. podiam adiar por 1 hora a cerimonia de abertura, acho que todas as crianças gostariam de ver o jogo da seleção

    ResponderEliminar