Realizou-se este fim-de-semana (de
2 a 5-06-16) no Pavilhão de Gândara (Leiria) a Fase Final da PO08 (Campeonato Nacional
Iniciados Masculinos), prova não fixa, que tal como todas as provas
não fixas, teve a sua 1.ª Fase a ser disputada sob a responsabilidade das
associações.
ÁGUAS SANTAS CAMPEÃO
NACIONAL
(Sucede ao FC Porto)
PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos
Sagrou-se
Campeão Nacional o Águas Santas que assim sucede ao FC Porto, este ano
classificado somente em 5.º lugar, vencendo na final o Sporting A, após um jogo
equilibradíssimo, que terminou com a diferença mínima de golos (24-23).
Modelo Competitivo:
A Fase
Final será disputada por 6 clubes (1ª Fase 2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1
volta, 2.ª fase – Meias Finais e jogos de classificação final) em regime de
concentração.
Fase Final
Resultados e Constituição das Zonas
Zona 1 – Águas Santas, Benfica A e
AC Sismaria
1.ª Jornada
Águas Santas 30 – 29 Benfica A
2.ª Jornada
AC Sismaria 18 – 21 Águas Santas
3.ª Jornada
Benfica A 34 – 28 AC Sismaria
Classificação Final De Zona – 1.º
Águas Santas (6 pontos), 2.º Benfica A (4 pontos) e 3.º AC Sismaria (2
pontos).
Zona 2 – Colégio Carvalhos,
Sporting A, e FC Porto
1.ª Jornada
FC Porto 28 – 29 Sporting A
2.ª Jornada
Colégio Carvalhos 33 – 23 FC Porto
3.ª Jornada
Sporting 31 – 28 Colégio Carvalhos
Classificação Final de Zona – 1.º
Sporting A (6 pontos), 2.º Colégio Carvalhos (4 pontos) e 3.º FC Porto (2
pontos)
1/2 Finais
Águas Santas 25 – 23 Colégio
Carvalhos
Sporting 33 – 29 Benfica A
3/4 Lugar
Colégio Carvalhos 31 – 30 Benfica A
(C/prolongamento)
5/6 Lugar
AC Sismaria 21 – 31 FC Porto
Final
Águas Santas 24 – 23 Sporting A
Classificação Final – 1.º Águas Santas,
2.º Sporting A, 3.º Colégio Carvalhos, 4.º Benfica A, 5.º FC Porto e 6.º AC
Sismaria.
Algumas Notas
Final disputada entre as duas
equipas que se consideram do “topo” do andebol Nacional, e que foram as
vencedoras das suas zonas, por coincidência terminaram as mesmas com o mesmo
número de pontos (6), e apenas contabilizando vitórias até á disputa da Final.
Uma
palavra para a excelente moldura humana, na grande maioria dos jogos.
A curiosidade de nos 4 (quatro)
primeiros lugares da Classificação serem disputados em encontros decididos
todos pela diferença mínima, e um deles a obrigar a prolongamento, o que diz
bem do equilíbrio com esta Fase Final foi disputada.
De
destacar que além da extraordinária presença de publico na maioria dos jogos e
foram 11 (onze) encontros disputados, ainda como fator de grande positivismo o
exemplar comportamento disciplinar das equipas, pois
em apenas um encontro (o que definia o 3.º e o 4.º lugar se verificaram o
registo de ocorrências disciplinares), o que
significa que o ambiente entre os participantes foi no mínimo saudável.
O Formador
O filho do Ricardo Costa marca muitos golos, mas é muito fraquinho tacticamente, achei piada o treinador do benfica andar a falar com todos os jogadores bons das outras equipas, equipa do benfica a mais fraca, equipa do porto a desilusão, sismaria perante as dificuldades lutou com unhas e dentes, aguas santas um central do outro mundo e um guarda redes do outro universo, a equipa do cic aproveita-se o guarda redes e o pivot, a equipa do sporting tem uma equipa excelente mas não estavam preparados psicologicamente, faltava lá o svensson
ResponderEliminarÁguas Santas com central do outro mundo? Benfica a pior equipa?
EliminarFraquinho?! Ele é infantil e marca golos que se farta nos iniciados. Há que valorizar o seu esforço e qualidade, ainda tem muito tempo para evoluir e crescer
Eliminar"O filho do Ricardo Costa marca muitos golos, mas é muito fraquinho tacticamente" que palhaçada é esta? vir aqui falar de fulano e sicrano... é um miudo como os outros que joga andebol porque certamente gosta de o fazer!
ResponderEliminarFraquinho?! Por amor de Deus, ele é infantil e marca golos que se farta nos iniciados. É um ótimo jogador e tem muito tempo para evoluir e ficar ainda melhor.
EliminarFase final muito competitiva a ver pelos resultados.
ResponderEliminarFormações no geral bem equilibradas destacando-se em todas elas alguns elementos chaves sendo no entanto preponderante o factor trabalho de
equipa e capacidade de esforço dado a forma de competição.
Excelente campanha de andebol.
Todos os atletas estão de parabéns.
No mínimo incongruente e pouco conhecedor da modalidade é o que educadamente se pode dizer da pessoa que fez este comentário!Da primeira à ultima frase só baboseiras!!!
ResponderEliminarFase Final equilibradissima, decidida mais por factores psicologicos e pormenores do que pela real valia das equipas. O Andebol e os seus agentes estão de parabéns porque vi qualidade em TODAS as equipas e seus atletas!!!
Falar individualmente de atletas é no mínimo "estranho", miúdos de 15/16 anos com tudo para aprender e consolidar! O que faltou a equipas como Sporting, Benfica e Colégio dos Carvalhos foi resistir psicologicamente à pressão em momentos de todos os jogos. Vimos ótimos momentos destas 3 equipas serem alternados com momentos de desnorte mas isso é próprio da idade! Para concluir acho que o andebol tem nestas 6 equipas MUITOS atletas com um futuro promissor caso não sejam trabalhados, apoiados e acompanhados por pessoas que façam comentários como o deste nosso "amigo"!
O grande destaque aqui pela negativa foi o porto. Uma equipa que foi campeã regional e ai fizeram uma festa como se fossem campeões europeus e depois tiveram que ir a uma fase de apuramento e na fase final foi o que se viu.
ResponderEliminarPela positiva o Águas Santas de quem ninguém dava nada e limparam tudo sendo certo que a final teve um opositor a sua altura e foram uns dignos vencidos.
Não há dúvidas que neste momento o Águas Santas e o Benfica no geral dominam os campeonatos de formação pois durante dois anos seguidos, todas as suas equipas jogam as fases finais o que por muita inveja que façam, é prova de um excelente trabalho de base, principalmente para a equipa maiata que não tem dinheiro para comprar Cubanos, Brasileiros, Espanhóis, Croatas, etc, etc, etc.
Só mais uma achega, será que este senhor é um dos que teve coragem de assobiar a equipa do Colégio dos Carvalhos quando foi anunciado que iriam receber o Trofeu de Fair Play? Gosto da Mediocridade destes ditos desportistas, ou apoiantes de...
ResponderEliminarA entrega do prémio fair-play ao colégio dos carvalhos foi tremendamente injusta. Embora possa ter sido a equipa com o registo disciplinar mais limpo, jogou o jogo com o sporting de propósito para perder, andando o seu treinador a dizer que is perder de propósito para jogar com o aguas santas... Chamam a isto fair-play???
ResponderEliminarParabéns ao aguas santas que mereceu ganhar por ter apresentado o melhor espírito de grupo de toda a competição. De destacar a sua primeira linha, o seu pivot e guarda redes. Os selecionadores deviam olhar mais para estes atletas e não só para os grandalhoes do sportingo ou benfica porque já se viu que a qualidade e os espirito de guerreiro nada tem a haver com a altura... Saudações andebolisticas e parabens a todas as equipas pelo espetaculo apresentado.
ResponderEliminarNo final de uma competição onde os atletas do Colégio dos Carvalhos lutaram para ganhar (independentemente da gestão do treinador), não me pareceu nada justo serem assobiados! Percebo a indignação para com o seu responsável, eu próprio não quis acreditar, no entanto aqueles miúdos nada tiveram a ver com a situação e foram eles a receber o prémio! Em relação ao filho do Ricardo Costa parece-me injusto o comentário, é infantil e isso por si só é de louvar, as suas características e a leitura de jogo para a sua tenra idade devem ser destacadas pela positiva! Nunca deve ser utilizado como arma de arremesso para atingir quem e o que quer que seja!É inquestionável o seu trabalho e a sua evolução, lembro que pela sua idade estaria somente a disputar uma fase final no dia 16 em Braga!
ResponderEliminarProtejam os miúdos, é só isso que peço!
As rivalidades não devem chegar a isto!
Não sou apoiante do Colégio dos Carvalhos mas sou sem duvida nenhuma de TODOS os atletas!!!
Estes comentários resultam somente em apoio ao Aguas Santas e o deitar abaixo os outros Clubes,os melhores jogadores para estas pessoas foram os do AAS (do outro mundo, do universo), ao que parece para quem ler, o AAS só teve um jogo renhido, foi o da Final, podem dizer quais os resultados deles em todos os outros jogos? SLB ganharam por 1, Sismarias por 3, Colégio dos Carvalhos por 2, SCP por 1. Então? A superioridade foi assim tanta? Tenham decoro e mais desportivismo, deixem as rivalidades e sectarismo de parte e sejam justos para com todos os intervenientes. Saudações andebolisticas!
Maiatos é graças aos cubanos, croatas e brasileiros que recebeste jogadores com qualidade/selo fc porto: moniz; hugo; belmiro. Agora foram buscar os restos aos outros: afinal a Vossa grande formação não chega para mais do que um 6º lugar nos seniores! aprendam com os melhores!
ResponderEliminar7 ideal:
ResponderEliminarPE Filipe Morais/Diogo Ferreira
LE Tiago Costa/Daniel Neves
C Miguel Neves/Martim Costa
LD Rafael Paulo/ Fábio Teixeira
PD António Carvalho
PV Pedro Barbosa
GR Carlos Oliveira/ José Freitas
De fora desta selecção ainda temos vário atletas com muito talento, como por exemplo: João Marques, André Silva, Joel Ribeiro, Salvador Martinho, Tiago Sousa, Afonso Sequeira e Tiago Pereira.
Ola neves
EliminarPenso que se tem de valorizar a sismaria e o seu atleta de futuro Rafael , com grande qualidade técnica , e que levou a equipa as costas até à fase final , mas infelizmente lesionou se e não conseguiu dar o seu melhor. Mas mesmo assim marcou 12 e 11 golos contra Benfica e Porto respectivamente .....
ResponderEliminarE agora deixar um Parabéns pela organização desta fase final , eu como apoiante da modalidade gostei muito.
Um último reparo em que o Sporting era um justo vencedor mas faltou lhes cabeça
Apesar de nao ter estado presente na fase final realizada no ultimo fim de semana considero Vasco Silva proveniente de uma equipa de excelencia um pivo, considerado por muitos apoiantes do andebol portugues um dos melhores nacionais!!
ResponderEliminarNa minha opiniao o colegio carvalhos nunca pode ganhar o premio fair play, no fim do tempo regulamentar do jogo entre carvalhos e venfica, martim conta faz peito ao jogador do benfica, joao nobre...
ResponderEliminaristo é falta de respeito, e ainda para mais no fim do prolongamento, um dos jogadores do carvalhos leva vermelho direto por cortar a bola dentro dos limites dos 3 metros! isto é falta de respeito e ainda mais, é anti-desportivismo!!
Comtudo nao digo que em outros jogos nao tenham mostrado respeito pelo adversario, tendo ganho o premio de fair play!
E so apra deixar uma critica, no andebol nao há filhos nem entiados, sao apenas atletas a lutarem pelo titulo!!!
Também houve excelentes atletas que nao tiveram presentes na fase final. Saliento o canhoto Bernardo Poças que atua no Boavista Fc estando a jogar na primeira divisão de juniores sendo uma peça fundamental para esta equipa marcando varios golos que ajudaram a consolidar a permanencia na primeira. outro atleta promissor é o gonçalo silva mostrando muito potencial. so nao entendo o porque de o Afonso Sequeira nao estar incluido no 7 ideal sem desvalorizar os outros. Saudações Andebolisticas!
ResponderEliminarSaliento aqui também os jogadores do Avanca Alfredo Torres e João Ferreira que nao estiveram presentes na fase final do campeonato, mas que têm um grande potêncial e que até ja estiveram em estagio na seleção de juniores C
ResponderEliminarBela fase final, com jogos disputados e um vencedor meio inesperado mas merecido. Pareciam estoirados desde o primeiro dia, mas o calculismo e atitude do Águas não deixou grandes hipóteses. Se fosse o Sporting também não ficava mal, em especial porque praticam o melhor andebol. Boa surpresa o Carvalhos, que evoluiu bastante. O Porto é mais do mesmo, com pouco jogo e muita garra. Às vezes resulta, como no ano passado, mas o que é normal é acontecer isto que aconteceu. Sismaria esforçada mas com poucos recursos e muitas lesões. E o Benfica, maior desilusão, e completamente à nora, a confiar apenas nas "bombas" de um jogador e na altura dos restantes, mas que quando aquilo apertava lá tinham que chamar os pequenos.
ResponderEliminarE no final, concluímos que isto não serve para nada. Depois de uma fase final segue-se uma seleção de juniores C, onde Miguel Neves, Daniel Neves, Rafael Paulo e Afonso Sequeira ficam em casa a ver pessoal que nunca teve jogos competitivos ir a Cabo Verde, certamente com uma extensa equipa técnica.
Não há qualquer hipótese de evolução. A FAP ignorou esta prova, e os selecionadores fazem o mesmo. Acima de tudo, os miúdos não mereciam isto...
Quem escreveu isto não sabe do que está a falar de certeza .Não sei aonde é que o aguas santas era inesperado como vencedor , é preciso não ter 2 dedos de testa para não saber que eram das equipas mais favoritas . o Sporting pratica melhor andebol ? Que comentário mais ridículo , o Sporting è a equipa da fase final que menos joga a largura do campo . jogam apenas com a primeira linha com jogadores grandes a rematar de fora ..... Isso não é andebol coisa nenhuma , destaque ao Joel que é um excelente jogador , não se limita a rematar ! Enfim , nao me dou ao trabalho de ler o resto
Eliminar